Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Já está de malas feitas ?

Rui Gomes, em 14.07.14
 

 

Pela exclusão de Valentin Viola, Fito Rinaudo e Salim Cissé do lote dos 25 convocados para o jogo nos Açores, escrevi em um outro post que esta decisão era uma indicação, para mim, de que o seu futuro foi decidido pela Sporting SAD mesmo antes do primeiro treino, ou seja, que não são jogadores para ficar em Alvalade.

 

A esta minha observação surgiu um leitor a comentar: "Viola é um jogador ainda jovem e interessante, com muitas qualidades, e já tem o destino traçado sem fazer a pré-época ?".

 

A resposta ao leitor é que as qualidades do avançado argentino não entraram nas contas na época passada e não vão entrar agora, por razões que só Bruno de Carvalho e Augusto Inácio poderão explicar. A ser emprestado em 2013/14, nunca deveria ter sido ao Racing da Argentina - o seu clube de origem - porque o jogador necessitava de uma mais extensa exposição ao futebol europeu de modo a contribuir para a sua evolução.

 

Segundo as informações disponíveis esta segunda-feira, tanto Viola como Salim Cissé já foram relegados para a equipa B, uma ocorrência que sustenta a minha afirmação original. O caso de Cissé - uma das contratações "flop" da nova liderança - não surpreende, mas o bom senso indica que Viola iria ter, pelo menos, a oportunidade de se mostrar a Marco Silva durante a pré-época. Fica claro que após apenas meia dúzia de treinos, esta decisão não conta com o aval do treinador.

 

Durante o período de empréstimo ao Racing - que, aliás, tinha uma opção de compra que se sabia antecipadamente que o clube não teria condições para exercer - Valentin Viola participou em 32 jogos da Primeira Divisão argentina, 25 como titular e 7 como suplente utilizado, acumulando 2156 minutos de jogo (23,9 jogos) e marcando 2 golos.

 

Na sua primeira época no Sporting - 2012/13 - o jovem avançado realizou 7 jogos como titular e 18 como suplente utilizado pela equipa principal, inclusive de 4 jogos na Liga Europa, e 3 jogos como titular e 1 como suplente utlizado pela equipa B.

 

Nunca saberemos quanto poderia ter evoluído a ser treinado por Leonardo Jardim, face a mais um decisão sem o aval de treinador.

 

publicado às 12:26

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


27 comentários

Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 14.07.2014 às 12:49

A potência e a rapidez não fazem um jogador. Viola, no mais, é banal. Pode até tirar um coelho da cartola, como aquele golo de bicicleta pelo Racing, mas aposto que não é jogador para grandes feitos na Europa. Pouca criatividade, previsível no um para um, não acrescentaria nada às alas do SCP. Matador também não é, como se percebe pelo número de golos que marca. Esta, sim, foi uma contratação flop, porque cara.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2014 às 12:55

Vindo de quem vem, outra opinião não era de esperar. O Heldon, por 1,4 milhões de euros, é que é um craque.

A título de curiosidade: um jogador é avaliado pelas suas qualidades ou mediante quem o contratou ?

Mais do mesmo...
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 14.07.2014 às 13:04

Não percebo por que diz isso... Heldon, até agora, é contratação falhada. Se na próxima época não mostrar mais, é flop! Cissé é flop (menos caro)! Vítor Silva... flop!
Não vamos é comparar com flops tipo Caicedo, tipo Sinama-Pongolle, tipo Jeffrén, e por aí fora... Julgo que até o Rui concorda comigo...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2014 às 13:12

O Caicedo, sem ser craque, acabou por ser melhor do que se viu em Alvalade.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 14.07.2014 às 13:12

Curiosa essa sua ultima observação :)

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2014 às 13:25

Qual observação ?... Se é sobre Caicedo, aconselho-o a ver o registo do jogador que, aliás, esteve no Mundial.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 14.07.2014 às 16:40

Não tem nada a ver com o Caicedo que também considero bom jogador, tal como por exemplo o Pinilla

Tem a ver com esta observação

"A título de curiosidade: um jogador é avaliado pelas suas qualidades ou mediante quem o contratou ?"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2014 às 13:48

O Felipe Caicedo chegou ao SCP por empréstimo do Manchester City, onde tinha marcado 8 golos em 27 jogos. Depois do SCP foi para o Málaga, onde marcou 4 golos em 18 jogos, e depois para o Levante onde marcou 13 golos em 27 jogos.

Acabou por ser transferido para o Lokomotiv de Moscovo onde em duas épocas marcou 11 golos.

Não é um craque, longe disso, mas era muito melhor do que mostrou ao serviço do Sporting. Fez parte da selecção do Equador no Brasil e chegou a jogar, embora na condição de suplente.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 14.07.2014 às 13:59

E o Rui? Avalia os jogadores pelo rendimento ou por quem os contratou?

Viola é mais do mesmo. Ou seja, é mais um extremo mediano, a juntar a outros extremos medianos/irregulares/inconsistentes que temos e que representam nenhuma mais valia para o Sporting. Obviamente que aqui se inclui Heldon, que nem os golos que trouxe do Maritimo e que o tornavam em janeiro um dos melhores marcadores da liga, são o suficiente para lhe dar o beneficio de duvida, pelo menos de minha parte. Foi um flop e este ao contrário de outros contratados por esta direcção ( que teve outros "flops" ), custou bom dinheiro. Menos que outros no passado, mas ainda assim não é outra coisa que dinheiro desperdiçado.

O Sporting precisa de reformular o seu quadro de extremos. Quase nenhum serve.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2014 às 15:03

Para que saiba, a mim tante se faz que um jogador seja contratado pelo José como pelo Joaquim. A minha avaliação sobre Viola é porque acredito que ele tem muita margem para progressão.

E... já agora, quanto custou o Viola, concretamente ?

O Heldon, salvo no primeiro jogo frente ao Benfica, não justificou a contratação e Leonardo Jardim deu-lhe várias oportunidades. Veremos o que faz esta época, mas não me impressionou até este momento.
Sem imagem de perfil

De Luis Franco a 14.07.2014 às 19:52

A razao para mim muito simples. BDC esta a tentar mudar a % que detemos dos jogadores. Nao faz sentido ficar com viola quando temos so 32% do passe. vamos valorizar mais para o fundo do que o propio clube que paga os salario e seguros. igual ao rinaudo(35%) e rojo com certeza vai sair agora(25%). O cisse ja mesmo por opcao tecnica visto que temos 75%.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 14.07.2014 às 13:00

Já agora, Rui, e nestes tempos de "ressaca", seria interessante começar a especular sobre quem sai ou que fica no plantel e até conjecturar um possível onze-tipo. Só para entreter.
Plantel: Rui Patrício, Marcelo Boeck e Luís Ribeiro; Cedric, Geraldes, Maurício, Tobias, Paulo Oliveira, Rabia, Jonathan Silva e Jefferson; William, Rosell, Adrien, Slavchev, João Mário, Gauld; Shikabala, Carrillo, Mané, Heldon; Montero, Tanaka e Slimani. (e mais uma entrada para compor 25)
Onze-tipo: Rui Patrício; Cedric, Maurício, Paulo Oliveira e Jefferson; William, Adrien e João Mário; Shikabala, Mané e Slimani.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 14.07.2014 às 13:12

Teríamos assim uma sociedade "sms" no ataque do Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2014 às 13:20

Acho que devemos ver mais da pré-época para dar palpites sobre a equipa.

Mas o Rabia e o Jonathan Silva já foram contratados ?

E... ainda não temos a certeza sobre saídas.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 16.07.2014 às 00:30

Essa frente de ataque é para rir, só pode...

Mas quantas vezes preciso de repetir para não depositarem esperanças no Shikabala? Muito gostam de viver de ilusões...
Sem imagem de perfil

De Guttman Consulting a 14.07.2014 às 13:34

Julgo que a saída de Rinaudo e Viola a confirmarem-se terá acima de tudo a ver com a relação ordenados(alta)/percentagem do passe(baixa).

Cissé sim foi flop, mas também concordo que o conceito de flop terá de ser comparado com o valor pago pelo jogador.

Em relação á qualidade em si, julgo que Rinaudo devia ficar apenas se William sair, e julgo que Viola apesar de ter bons pormenores é um jogador que ocupa o mesmo espaço de Wilson, Mané ou Tanaka. No entanto concordo que a ambos devia ser dada a oportunidade de fazerem a pré-epoca e depois deixar que o treinador decida.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2014 às 13:40

É esse o meu pensamento.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 14.07.2014 às 13:56

Viola nunca encontrou uma boa equipa quando chegou e sempre que entrava jogava sob pressão, os resultados da equipa eram muito negativos e todos pressionavam, um clima indesejável para qualquer jogador jovem que precisa de evoluir.
Assim é possível que tenha outros problemas por trás, quizá o seu contrato esteja acima do contexto da nova política de vencimentos. Quizá lhe tenham feito alguma proposta de revisão que não aceitou e já todos percebemos que quando isso acontece a Direçao exerce um clima de chantagem nao promovendo o jogador passando a treinar na equipa B e depois emprestado a um campeonato de menor expressão. Nao ajuda também o facto do Sporting ter uma percentagem baixa do seu passe .
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2014 às 15:09

Segundo consta, o Sporting detém 32% do passe do jogador. 48% é da Leiston Holdings e acho que 20% é da Holdimo.
Sem imagem de perfil

De carlos a 14.07.2014 às 15:18

Na altura que o Viola foi contratado, não percebi o motivo.
Foi esforçado, ainda deu um ar da sua graça, mas nem se enquadrava no esquema táctico da equipa, pois ele nem é PL, nem Extremo.

Este ano com o Marco Silva, que joga com "meio avançados-meio extremos", ainda pensei que tivesse uma hipótese.
É um jogador lutador, tem alguma técnica e bastante velocidade.

A exemplo, não percebi da mesma forma a contratação do Heldon. E é o mesmo tipo de jogador.
E aparentemente também temos o Tanaka que joga "por ali", entre o PL e o Extremo, sem ser especificamente nenhuma das posições.

Entre os dois, prefiro o Wilson Eduardo.
Mas o facto é que são jogadores do Sporting, ou visto de outro ponto de vista, são activos. E como activos, deviam ser valorizados. Esta fome de contratar, de trazer novos jogadores, de inventar negócios - que normalmente são de entrada - e não potenciar as saídas, É RUINOSO. Não compreendo.

Assim de repente, penso no que teria sido o Acosta com este tipo de gestão (que não é desta estrutura, nem sequer do Sporting, mas um problema geral)

Uma direcção que contrata um jogador, deveria prestar contas a alguém. Mesmo, a sério. E se tivesse de o mandar embora de graça ou de o vender perdendo dinheiro, devia de prestar duas vezes contas.

Se fossem filhos de gente pobre, ou se estivessem a gerir uma casa de pobres, tinham mais critério a comprar o que comer e não estragavam tanto.

É imoral.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 14.07.2014 às 16:56

Sobre Cisse, também acho que nunca vai ter qualidade para jogar no Sporting, mas para mim Flop é mais um jogador que se esperava muito ou que custou muito e não cumpriu minimamente - é uma relação entre expectativa/rendimento

Em relação a Viola - não me parece que acrescente nada ao que já lá estão e tem a desvantagem de ter um salario alto e o Sporting tem uma % pequena do passe - ou seja nem se justifica a aposta com o objectivo de vender,

Aliás em relação a extremos penso que temos muitos mas de valor mediano

Capel, Weldon (não justificou ainda o investimento) Wilson, e Carillo são jogadores com caracteristicas e até pontencialidades diferentes, mas em termos de rendimento não variaram muito na ultima epoca

Penso que Shikabala (que me parece que será extremo) e Mané são os dois que mais se podem evendiciar, até pelo jogo interior que também conseguem fazer, mas creio que ainda vem mais alguem
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2014 às 17:06

O Shikabala não é extremo natural, mas é expectável que seja adaptado.

Mas, já agora, a título de curiosidade, qual é o salário de Valentin Viola ?

Continuo a não perceber qual foi a minha observação que o surpreendeu.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 14.07.2014 às 17:33


"um jogador é avaliado pelas suas qualidades ou mediante quem o contratou "

Concordo com a observação, mas não é o que o Rui faz - por exemplo nunca "ouvi" chamar flop a contratações da anterior direcção.

Não me leve a mal mas é a minha opinião

Em relação ao salario de Viola não sei ao certo, mas uma coisa sei - se conseguimos estancar a ferida dos milhões e milhões de euros anuais foi graças ao que se cortou em salarios de jogadores contratados pela anterior direcção

Passou-se de 40M ou 50M de prejuizo para uma situação de equilibrio, numa ano sem competições europeias - de certeza que os que foram contratados não vêm ganhar mais do que os que lá estavam
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2014 às 18:06

O Iorda9 de uma forma muito subtil - por vezes nem por isso - passa a vida a defender a "causa" mesmo quando esta não está a ser alvo de acusação alguma.

Não me diga o que eu faço ou deixo de fazer, tenho plena consciência dos meus actos. O que ouviu ou o que não ouviu sobre contratações da Direcção anterior não me dizem respeito nem quero saber. Eu aprecio um qualquer jogador pela minha percepção das suas qualidades. A exemplo, neste oblíquo contexto, não me lê a elogiar Carrillo ou a criticar Slimani ou Montero.

Não pretendo revisitar essas contas que apresenta, não me interessam neste momento e em nada se relacionam com o post .

Quando diz que não sabe ao certo o salário do Viola, na realidade, não faz a mínima ideia, mas como todas as contratações anteriores ficaram com salários elevados e é comum evocá-los ao mais pequeno pretexto, segue esse mesmo curso.

O meu post tem a ver com questões e opções de futebol nada mais. Por isso eu indiquei que se existem outras disposições relevantes a Viola, só BdC ou Inácio poderiam explicar.

Espero que me faça compreender de uma vez por todas.

Sem imagem de perfil

De iorda9 a 14.07.2014 às 18:16

Longe de mim estar-lhe a dizer o que deve ou não fazer no seu blog

Passe bem
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.07.2014 às 18:28

Não é o que eu "faço" ou não "faço" no blogue, mas sim, por implicação, o que eu penso ou os meus actos. Nunca me viu fazer qualquer elogio ou crítica a qualquer jogador, assente somente em quem o contratou, por isso não o deve dizer.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 14.07.2014 às 19:10

Realmente há coisas que não compreendo. Viola vai à viola, ou por ser muito caro ou por não adiantar muito aos que cá estão. Salomão cujo contrato foi prorrogado até 2019, é para quê ? Para passar a ser aposta ( já não é assim tão novo) ou para servir de moeda de troca, ou só porque sim ?

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo