Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Já não somos os “coitadinhos”!

Leão Zargo, em 09.09.22

22354056_CSCum.jpeg

Decorreram quatro anos desde que Frederico Varandas tomou posse como presidente do Sporting Clube de Portugal. Pouco antes, o Clube chegou a ser um caso de estudo pela autofagia, pela autodestruição que dilacerava uma instituição centenária. Depois, o tempo correu depressa e muita coisa aconteceu, grandes vitórias, também derrotas, mas o saldo no campo desportivo é francamente muito positivo. Agora, o grave passivo financeiro foi controlado e ultrapassado, a Academia prospera, as modalidades batem-se em inúmeras frentes, e principalmente o Sporting deixou de ser o “coitadinho” que estava condenado à “belenensização”.

Frederico Varandas tem o mérito de ter conduzido o Clube até ao estádio actual. Não leva a cabo uma presidência perfeita e isenta de erros, aliás isso é coisa que não existe, mas agora tornou-se mais fácil controlar a ocasião e as circunstâncias, nem um simples deslize tem consequências imprevisíveis. No Sporting quase tudo é motivo de discordância, de controvérsia e de conflitualidade, somos assim os sportinguistas, vivemos o Clube desta maneira, fonte de força e de fraqueza, mas já não somos os “coitadinhos” e constitui bom sinal sermos de novo temidos e até invejados.

A finalidade de todos nós, sportinguistas, tem de ser a mesma desde a fundação do nosso Clube: absoluto orgulho leonino e vontade férrea na procura da vitória. Não se pede uma unanimidade castrante e acéfala, mas uma unidade racional e inteligente. No desporto, como afinal na vida, não há tempo para parar, mas para seguir em frente com confiança, força, determinação e resiliência.

publicado às 14:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Sem imagem de perfil

De FF a 09.09.2022 às 17:01

Boa-tarde, caro Leão Zargo
Absolutamente de acordo com o teor do seu texto.
Mas com determinados indivíduos, sobejamente conhecidos, não há volta a dar.
Saudações Leoninas.
FF
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.09.2022 às 19:04

Caro FF

Tem razão, há indivíduos que não têm emenda, mas esses serão uma minoria.

Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 09.09.2022 às 17:26

O Sporting nunca foi o “ coitadinho” e nunca o será, porque com a grandeza que tem, mesmo caindo, erguer-se-á com força redobrada, assim saibam as novas gerações de Sportinguistas, fazer o que os mais velhos fizeram, passar essa paixão, essa devoção imensa, única, para os mais novos. Não concordo contudo com a afirmação que o grave passivo financeiro, foi controlado e ultrapassado. A situação financeira é ainda muito difícil, delicada, aliás o R&C não a esconde, não o poderia fazer. Existem dados muito positivos nas contas apresentadas, sendo de realçar o facto de se ter obtido em 21/22 um resultado operacional positivo, mas também a diminuição do passivo corrente é importante para a gestão de tesouraria. O trabalho feito por esta Administração é meritório, não isento de erros obviamente, mas muito positivo. O alerta principal está na questão das receitas da Champions, sem essas receitas( que não as tivemos muitos anos) haverá um empobrecimento enorme da SAD e o futuro para o futebol Português apresenta-se difícil, se, como parece provável, Portugal perder o sexto lugar do ranking UEFA no final desta época. Se tal acontecer em 24/25 a nossa Liga terá só 5 clubes nas competições UEFA, e na Champions só um directo e outro nas pré-eliminatórias. Não é nada fácil, equilibrar contas, reduzir passivo, comprar VMOC( uma particularidade nossa) e ter uma equipa competitiva( Amorim habituou-nos mal, obrigado Amorim), é necessária muita competência, muita entrega de todos, a começar por nós pelos sócios. O Sporting precisa de todos nós, que se paguem as quotas( as modalidades que tanto aprecio agradecem), que o Estádio se encha jogo a jogo, que o Merchandising cresça em vendas( até eu que já vou andado de vida, tenho as minhas camisolas bem recentes), enfim, sem os sócios o Sporting terá mais dificuldades, mas nunca será “ coitadinho”, porque há muitos como eu, felizmente.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.09.2022 às 19:30

Luís Carvalho

Evidentemente que o Sporting nunca foi um “coitadinho”. Tratou-se de uma ironia dirigida, nomeadamente, a comentadores desportivos que afirmavam com ar sério de que “um Sporting forte faz falta ao futebol português” e agora andam preocupados e não têm pejo em nos atacar porque agora somos muito fortes e disputamos de facto as provas nacionais em que participamos. Como refiro no texto “constitui bom sinal sermos de novo temidos e até invejados”.

Estamos de acordo quanto às dificuldades financeiras que ainda se verificam no nosso Clube e ao trabalho desenvolvido pela Direcção. Mas, felizmente estamos longe do perigo de sanções financeiras por parte da UEFA.


Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 09.09.2022 às 21:57

O meu comentário não é de forma alguma, uma crítica ao que escreveu, e muito bem. Pelo que leio da sua pena, sei bem que é daqueles que nunca aceitará um Sporting “ coitadinho”. As “ Contas” são globalmente boas, melhor, vão num caminho positivo, mas, como disse, estão longe de sossegar quem as conhece. O perigo, como referi, é perder um lugar na Champions, não estar lá e sabendo como funciona o nosso “ pequeno” futebol, o perigo é muito real.
Sem imagem de perfil

De João Gil a 09.09.2022 às 19:15

Nunca fomos. Não foi por alguns repetirem sem descanso a teoria da belenensização do Sporting que o quase fatal destino do Belenenses se replicaria no Sporting. Clubes como o,Sporting não se belenenssizam. SL
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.09.2022 às 19:33

João Gil

Nunca fomos, obviamente. O Sporting é uma instituição resiliente e capaz de se superar em situações difíceis.

SL
Sem imagem de perfil

De Rui Maside a 09.09.2022 às 21:39

Coitadinhos são os que têm adeptos a rasgar cartões e a renegarem o clube se ficarem mais que 6 meses sem vitórias.
O Sporting conta pelos dedos as vitórias no futebol nas últimas décadas e mesmo assim tem uma massa adepta enorme. Se isso é ser coitadinho, coitadinho do Liverpool, do Bilbao ou do Dortmund. Isso é que "os" lixa, pela lógica o Sporting devia ter tantos adeptos como a Academica, mas tal teima em não acontecer.
Sim, em Portugal *é* difícil ter massa adepta sem cultura de vitórias (deve ser para compensar outras áreas), porventura seríamos bem mais caso se vencessem títulos, mas mesmo assim os sportinguistas têm feito um bom trabalho em passar a paixão aos seus e próximos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.09.2022 às 21:55

Rui Maside

Tem razão, a paixão dos sportinguistas é notável e invulgar, para mais num clube que atravessou duas fases prolongadas sem conquistar títulos. Temos fortes motivos para sentir orgulho.
O Sporting é um dos clubes fundadores do futebol e considerado um dos "grandes" do nosso país. A palavra "coitadinho" está entre aspas para sublinhar que é em sentido figurado e irónico.
Sem imagem de perfil

De Rui Maside a 09.09.2022 às 22:12

Eu percebo a ironia.
Na linha pre isamos de um sporting forte ou de perguntar aos putos por que é que são do Sporting, taditos.
Sem imagem de perfil

De Rui Maside a 09.09.2022 às 21:51

as modalidades batem-se em inúmeras frentes

Algumas, algumas...
Futsal anda sozinho, tipo máquina de movimentoperpétuo, é um exemplo de projecto e gestão a longo prazo.
Basquete tem sido competitivo, vamos ver o que se faz na formação, numa modalidade em que somos 3a divisão.
Hoquei tem dado títulos, a teoria era de que o treinador era o ponto fraco, mesmo plantel cara nova no banco... a ver, é de longe a modalidade mais competitiva em Portugal.
Andebol tem sido ao vento, saiu-nos a sorte grande com o clã Costa (se os porquitos não tivessem vindo roubar o Valdes...), mas vejo no Carneiro um dirigente com um plano, este ano a coisa encarreirou.
Volei é a pior, entra e sai todos os anos, equipa pouco competitiva. Pelo director e treinador, *este* ano o plantel foi pensado com mais tempo, pelo que os reforços serão melhores, mas o slb tem um grupo consolidado e um bom treinador.

Depois há aqueles casos recorrentes, o futsal feminino é parente pobre (já com a anterior direcção), o hóquei feminino este ano foi em cima do joelho. No futebol o Sporting está a fazer aquilo que deve numa modalidade com estas características, formar... desenvolver jogadoras para ajudar o clube e o país. Não dará para vencer, a curto prazo, mas...
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 09.09.2022 às 22:00

O panorama nas modalidades é frequentemente de grande competividade. O que se passa no futsal revela que se trata de um projecto que vem de trás, planeado e organizado visando o sucesso. Oxalá sirva de exemplo para outros casos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 09.09.2022 às 22:20

O clã Costa, sendo a sorte grande, não foi sorte. Foi uma jogada genial por parte do Sporting como resposta a um ataque traiçoeiro. Era conhecido o enorme potencial que os dois jogadores tinham, principalmente o Kiko, e trazer o pai como "chamariz" foi genial.
Não alinho na teoria de que no hóquei o ponto fraco era o treinador. Veremos esta época.
Sem imagem de perfil

De Rui Maside a 10.09.2022 às 10:06

A verdade é que o plano passava pelo Rui Silva, com Pedro Valdes e Miguel Batista. O Porto veio dar uma de forte, saíram-se mal. Mas já era de conhecimento público que o Costa pai (que ficou muito mal visto lá enquanto treinador, pois "ofereceu " o campeonato ao Sporting) não estava contente com a forma como o FCP geria a carreira dos filhos.
No hóquei, o plantel é 100% idêntico, logo...
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 09.09.2022 às 22:35

Caro amigo Leão Zargo,
Entendo perfeitamente a expressão coitadinhos com aspas. Não associada ao sentimento transmitido pelos sportinguistas, mas pelo epíteto que os adversários nos queriam colocar.
Mas a força inerente à massa adepta do Leão é incalculável e, para os adversários, injustificável. O segredo não está na existência, ou não, dessa força, mas em mobilizá-la e concentrá-la no objectivo primordial que é o sucesso do Sporting CP.
E esta direcção tem, na generalidade, conseguido essa tarefa.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 10.09.2022 às 09:11

Caro amigo Leão do Norte

A recente entrevista do presidente Frederico Varandas à Sporting TV revela que ele tem uma concepção elevada da essência do nosso Clube e dos caminhos que se devem seguir. Um excelente instrumento de reflexão para os sportinguistas.
Sem imagem de perfil

De Dariuss a 10.09.2022 às 12:26

Se nos soubermos unir, distinguir o essencial do acessório e não sermos nós próprios a colocar as pedras no nosso caminho, o futuro será risonho.
Sem imagem de perfil

De José Batista a 10.09.2022 às 15:23

Controlar a dívida com o perdão dos bancos e pagamos todos nós sportinguistas ou não !! Que dizer deste destale gabarolas assim era fácil para todos nos
Sem imagem de perfil

De Joe Freitas a 10.09.2022 às 17:48

Somos os seis milhoes de LUCRO.
Imagem de perfil

De Helder Baltazar a 11.09.2022 às 20:53

Concordo em parte com o texto, não na totalidade. Porque o futebol e todo o seu projeto gira em torno de Ruben Amorim. E todos sabemos que a realidade não é a mesma que o futsal ( em que Nuno Dias vai para 11 anos no Sporting); até Ruben Amorim entrar parecíamos um barco á deriva . O objetivo é haver um projeto duradouro, não se vender os melhores jogadores todos os anos e não se depender exclusivamente do treinador (por muito bom que ele seja, só vejo Abel Ferreira capaz de o substituir)

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo