Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

  

... concedidas por Bruno de Carvalho, durante os cerca de 18 meses da sua presidência. Há que reconhecer que ele vive para o milieu mediático e procura-o ao mais pequeno ensejo, permitindo-lhe ouvir a sua própria voz e ver a sua própria imagem.

 

Desta vez, no programa "Você na TV", da TVi - entre brincadeiras e o almoço com Cristina Ferreira - proferiu diversas considerações, entre as quais, esta, que mais me impressionou:

 

«Sinto um prazer e uma honra muito grandes em ser presidente do Sporting. Enquanto sentir que sou uma mais-valia para o Sporting, quero continuar e sei que se for para o resto da vida, serei feliz. Mas tenho de ter os pés bem assentes na terra e ter noção do meu valor. A partir do dia em que não for uma mais-valia, serei a primeira pessoa a dizer "chega".»

 

Pois... vou esperar sentado, ou melhor, deitado, por esse dia de suprema autocrítica. Não tenho dúvida alguma que a partir do momento em que Bruno de Carvalho decidiu procurar um outro modo de vida e escolheu o Sporting Clube de Portugal como o veículo mais à mão para a realização das suas ambições pessoais, o objectivo sempre foi de uma estada permanente, desde que os sócios (e os resultados) o permitam.

 

Gostaria de dizer "CHEGA", neste momento, mas reconheço que não tem validade alguma, dado que é aparente que a noção terá de partir da sua pessoa...

 

Mais a "sério", e por incrível que pareça, concordo com Bruno de Carvalho em uma consideração. Muito embora o nosso Clube sempre tenha constado de um certo elitismo - quer se queira, quer não, uma das razões da sua diferença - chegou ao ponto de autêntico exagero, especialmente no que diz respeito a posturas interventivas no futebol. Tive ocasião ao longo dos anos de afirmar, dentro e no exterior de Alvalade, que o futebol leonino era uma vítima constante do que eu então apelidava "a cultura do senhor doutor". Assisti a cenas que só posso descrever como dolorosas, no âmbito do poder de decisão, que em nada beneficiaram o Clube, em contrário. Em um outro sentido, no presente, vive-se um outro ambiente, mais distanciado do elitismo e mais assente no ucasse, que nem por isso se torna mais salutar. Não é por mero acaso que "alguém" é muito conhecido por clamar (por vezes aos berros): "No Sporting eu sou Deus !".

 

Enfim... já CHEGA por hoje. Fico à espera do tal dia...

 

publicado às 17:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


45 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 05.09.2014 às 17:56

Boa tarde,

Se o Rui pretender, depois mude este comentário de local.

Vim agora do site da Uefa onde já se encontram as listas A e B. Com um pouco de paciência, aqui vão uns dados curiosos dos 3 grandes, gostava de ter acrescentado o Barça e Ajax mas a falta de conhecimento de alguns jogadores, não me permite.Assim sendo:

Sporting: 54 jogadores

36 Portugueses e 18 não PT
*PT na equipa principal 6 a 7
34 Formação
Média de idades 20,44

FcP: 49 jogadores

27 Portugueses e 22 não PT
* PT na equipa principal 1 ou 2
25 Formação c/ 2 do Sporting
Média de idades 21,44

Slb: 36 jogadores

18 Portugueses e 18 não PT
*PT na equipa principal 2 a 4
12 Formação

Média de idades 23,50



SL
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 05.09.2014 às 17:59

O Sporting apresenta no total 36 jogadores da sua formação e Porto e Benfica juntos 35.

Vale o que vale, mas não deixa de ser interessante. Para bem gosta de estatísticas e suas respectivas análises, vou tentar futuramente comparar estes dados com outros clubes Portugueses e Estrangeiros.

SL
Sem imagem de perfil

De phanatik a 05.09.2014 às 18:05

é um facto Bruno de carvalho não gosta de fotos e entrevistas, isto dito pelo próprio!.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 05.09.2014 às 18:09

Caro Rui

Acha que era positivo para o Sporting, que BC dissesse "CHEGA" ?

Acha que ele não é uma mais valia para o Sporting ?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.09.2014 às 18:15

O passar do tempo e... os resultados dirão.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 05.09.2014 às 18:33

Já não é mau :)
Sem imagem de perfil

De sergiom a 05.09.2014 às 23:08

A época 2013/2014, já teve resultados.
Sem imagem de perfil

De Tony a 06.09.2014 às 12:08

O Sr. Rui Gomes devia preferir um presidente que comprasse árbitros ou os tentasse tramar ou fosse de que maneira fosse, só que haja resultados.

O fazer uma gestão contida mantendo a equipa competitiva. Trazer jogadores jovens com potencial para ter equipa para 5-6 anos. Ser comunicativo com os adeptos. Ter uma postura de quem realmente não concorda com o sistema instalado (em vez dos habituais discursos de retórica contra, mas com todas as atitudes e maneiras de actuar de quem não quer fazer nada). Uma estrutura directiva, comandada a uma voz mas com um núcleo duro á cabeça de quem já havia servido o clube e com experiência em diversas áreas. Um clima de protecção dos direitos do clube, face a agentes, dirigentes, estruturas e jogadores. Respeito pelos adeptos e interesse em interagir com eles (em vez de andar só com encontros em iates e nos montes no alentejo ou lá onde é que o raio dos notáveis que decidiam os destinos do clube se juntavam, e fugir pela porta do cavalo se houver algum adepto mais emotivo nas redondezas.) Uma cultura de exigência para os jogadores com ao mesmo tempo empenho para os proteger em publico (excepto quando o respeito pelo Sporting e os compromissos acordados com este estão em causa.) Juntar todas as claques. Criar um plano para construir um pavilhão que desde que se foi o velhinho estádio de Alvalade, tanto precisamos. A manutenção de jogadores relativamente cobiçados sem cair na tentação dos milhões. As conversas/interpretações/opiniões provocadas em pessoas como o Sr. Rui Gomes que não gostam deste novo caminho.

Enfim, espero que quem não goste deste novo modus operandi nunca esteja sequer perto de voltar a ter poder no clube. Enquanto quem mostrar este entusiasmo, empenho e interesse em que o Sporting se levante perante injustiças, e se houver razão para acreditar que é melhor um novo projecto, que tenhamos novo presidente. Mas, por outro lado parece que pessoas com carácter com vontade de liderar aparecem um ou dois por século no nosso futebol (o desafio ao carácter é particularmente forte nos três grandes.)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2014 às 13:17

Em termos muito simples, eu preferia um presidente com um pouco de classe, que BdC não tem nenhuma e com carácter, algo que lhe é também alheio.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 06.09.2014 às 16:22

Para mim se trouxer sucesso ao clube, está bom.
Sem imagem de perfil

De Tony a 07.09.2014 às 00:36

Tem a classe que tem, e não me parece que esteja desaquada ao meio de que se trata. Quando fala de negócios não é a mesma postura de quando faz criticas para a concorrencia.

Em termos de carácter, parece ser o que tem mais nos ultimos 20 anos...

O problema é não ver o lado bom nunca...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.09.2014 às 00:43

O problema meu caro, é falar sem conhecer, mais do que superficialmente.

Mas enfim...
Sem imagem de perfil

De Tony a 07.09.2014 às 01:12

O Bruno de Carvalho pode ser o que quiser como individuo, mas a forma como se apresenta e as acções que tem como representante em defesa do clube tem mostrado muito mais carácter do que os que por lá passaram nas ultimas décadas.

É muito melhor os Ilustres de boas aparencias que é só conversa, bem parecida e com palavras saidas dos melhores livros de retórica. Mas que quando se vai a ver é tudo fachada. Eu prefiro nu e cru em vês de bem aparelhado mas fingido.

Os seus problemas privados são seus, se os não consegue separar da sua função como autor, o problema é outro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.09.2014 às 01:21

Mas que disparate !!!... Quais problemas privados ???

Este tipo de conversa é uma perda de tempo e energia.

Passe bem.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 05.09.2014 às 19:30

Vale o que vale e nao tenho dados concretos da garantia dos numeros mas li que O Sporting desde a Presidencia de Bruno de Carvalho consegiu garantia de receitas de + de 100.000milhões de Euros entre Vendas de jogadores já vendidos , receitas de bilheteira 2 epocas das competições internas, venda de imagem, venda das game boxs e camisolas, novo contrato para equipamentos das equipas, contrato com a Sporttv, Passagem directa na champeon league, receita de bilheteira champeon league e publicidade.
Se o orçamento fosse cumprido teria um saldo deveras positivo algo que nao se passa desde á muitos anos neste clube o que impressiona.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.09.2014 às 21:03

Meu caro,

Essa "leitura" só de um Relatório e Contas e, mesmo assim, exige muita análise e discussão.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 05.09.2014 às 21:40

Julius,

Pelo que me recordo a renovação do contrato com a SportTV foi feita por JEB e julgo ser ainda esse o contrato atual.

A gestão financeira de BdC tem sido a sua principal mais valia que trouxe para o SCP, o rigor por ele imposto neste últimos 18 meses permite que o SCP hoje seja novamente um clube compridor (ao contrário do que aqui foi afirmado pelo MENTIROSO do Ricardo Leão!) .

SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 05.09.2014 às 22:21

Sim foi ainda na presidencia do "temos que jogar á porto" mas nao deixam de ser receitas anuais. O pagamento dos jogos transmitidos pela sporttv são feitos em parcelas. Mas tenho ideia de Bruno de Carvalho ter feito um reajuste nesse contrato com a inclusão da transmissão de alguns jogos da Equipa B na época passada.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 05.09.2014 às 22:28

Desconhecia caro Julius!

SL,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.09.2014 às 23:29

Caro Juliuscoelho,

A título de curiosidade, gostaria de saber a origem dessa sua informação, dado que é novidade total.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 05.09.2014 às 23:33

Tirei de um comentário que escreveram ao Rui Santos e foi enviado com cópia para mim. Retirei só essa parte.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 05.09.2014 às 19:49

Já agora Caro Rui,

"desde que os sócios (e os resultados) o permitam"

Mas que raio de ditadura ou doutrina é essa em que o seu "querido Lider" está dependente dos resultados e da vontade dos socios ?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.09.2014 às 20:58

Meu caro Iorda9,

Não tenho dúvida alguma que saberá distinguir entre uma circunstância eleitoral e outra de cariz operacional.

O post visa tanto ou mais humor, com algum sarcasmo à mistura, do que crítica. Mas, no essencial, o que é indicado é factual e, além do mais, sem ser segredo algum. Acredite se desejar.

Dito isto, ainda não leu qualquer escrito meu a advogar a demissão antecipada desta liderança. Não seria benéfico para o Sporting, neste momento, e houve um processo eleitoral que deve ser respeitado. Como o passado recente ilustra, nem todos pensam assim.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 05.09.2014 às 23:48

Eu percebi o post e claro que não tem qualquer pedido para que BC se demita - não disse isso

Só queria que percebesse que tal como disse, BC estará no Sporting desde que o Sporting tenha sucesso, são os resultados e a vontade dos socios que mandam - tal como outro qualquer presidente que já passou pelo clube

A conversa da ditadura, da censura, da propaganda, do igreja, são como sabe tretas - no fim o que conta sempre são os resultados que contam
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2014 às 00:26

Meu caro, estamos a falar de duas questões distintas: uma, o sucesso de qualquer mandato, muito em função dos resultados desportivos; outra, a integridade dos homens e a sua conduta.

Uma coisa não anula a outra, porque se assim for, não devemos criticar Pinto da Costa por ter tido o comportamento que nós bem conhecemos, para atingir fins.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 06.09.2014 às 00:54

Que eu saiba não há qualquer paralelismo entre as praticas sobejamente conhecidas de pinto da costa e Bruno de Carvalho

Aliás - a unica vez que nos aproximamos de tais praticas, sabe bem quando foi

Imagem de perfil

De Julius Coelho a 05.09.2014 às 20:26

Este post pode pedir-nos a cada um de nós sportinguistas um breve momento de refleção para os 18 meses já efectuados de Presidencia de Bruno Carvalho e como o que interessa, o que importa é para onde pende a balança entre erros e acertos entre defeitos e virtudes , nao me parece difícil acreditar que a esmagadora maioría dos Sportinguistas têm a uma opinião unanime de que os resultados até ver são comestíveis.
O clube ainda não está como queremos e como gostaríamos que estivesse mas podia estar bem pior, as previsões eram negras, um abismo incontornável mas Bruno a pouco e pouco e a pulso tem conseguido elevar o Sporting , e já afastou no mínimo algumas dessas nuvens negras portadoras da destruição cruel e iminente...e já deixou para trás muita gente estupefacta.
Aparentemente o Sporting parece hoje já governável e pode tornar-se apetitoso para os futuros candidatos á Presidencia em eleiçôes futuras.
A César o que è de César e temos que dar todo o mérito a Bruno de Carvalho por isso.
Era de opinião que sería muito difícil chegarmos lá, mais acima e lá conseguimos chegar mas muitíssimo mais difícil será manter-mos aí. O verdadeiro desafio para Bruno de Carvalho começou agora. Uma nova queda ainda está a...um simples passo mal dado.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.09.2014 às 21:00

"O verdadeiro desafio para Bruno de Carvalho começou agora. Uma nova queda está a... um simples passo mal dado."

Excelente análise caro Juliuscoelho. É bem verdade.
Sem imagem de perfil

De Alexandre Borgia a 05.09.2014 às 21:05

"Excelente análise caro Juliuscoelho. É bem verdade."

Especialmente pela abstenção de opinião que decidiu por bem fazer quanto a todo o anterior dese mesmo comentário. ;)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.09.2014 às 21:20

Já fiz assim, de modo deliberado, a pensar que permitiria a intervenção oportuna do Alexandre Borgia !
Sem imagem de perfil

De Alexandre Borgia a 05.09.2014 às 21:37

Ainda bem, é uma prova cabal de que a sua omnisciência é de facto infalível. A sua e ado Bruxo de Fafe, ambas. ;)
Sem imagem de perfil

De Eduardo a 05.09.2014 às 22:50

A cláusula do Rojo era 20K ou 25K considerando o empréstimo do Nani ou era mais e o homem já está a perder faculdades como o outro?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.09.2014 às 23:08

A cláusula de rescisão de Rojo era de 30 milhões de euros. O Man U pagou 20 milhões e emprestou Nani.
Sem imagem de perfil

De Eduardo a 05.09.2014 às 23:11

Não me parece que um empréstimo por uma época valha 10K logo...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.09.2014 às 23:32

Sobre o empréstimo, e há quem alegue que não se pode associar à verba da venda de Rojo, a única disposição conhecida é que o Man U é suposto ter assumido a totalidade do seu salário, que será um pouco acima de 5 milhões de euros.

Mas a que propósito menciona isto ?
Sem imagem de perfil

De Eduardo a 05.09.2014 às 23:40

Caro Rui
A propósito dos PR que ao venderem jogadores abaixo das cláusulas demonstram " perda de faculdades", segundo as palavras do próprio BdC.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 06.09.2014 às 00:20

O BdC ao contrário do seu presidente nunca afirmou "os jogadores só saem pela clausula" de certo que perceberá a diferença se não perceber peço desculpa mas o meu jeito para o desenho é pouco!

SL,
Sem imagem de perfil

De Eduardo a 07.09.2014 às 19:52

Sérgio
Sendo assim o homem já vem a perder qualidades pelo menos desde a saída do Deco ou será que JM foi o 1º a ser vendido abaixo da cláusula.
Vá lá que mesmo perdendo faculdades desde essa altura tem ganho umas coisitas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.09.2014 às 00:30

Caro Eduardo,

Isso faz parte da usual "venda da banha da cobra", a que nós já estamos acostumados. Quando chega à hora verdade, os números é que falam.
Sem imagem de perfil

De Eduardo a 07.09.2014 às 20:02

Completamente de acordo apenas acho "banha da cobra" uma expressão pesada, são negócios e ninguém vai dizer à cabeça que vende mais barato do que o inicialmente acordado mas , como a palavra indica, quando se fazem negócios estabelecem-se plataformas de entendimento para as quais são necessárias cedências de ambos os lados.
Agora acho que deve perceber o BdC bate tantas vezes na mesma tecla que achei interessante tocar no assunto num blog sportinguista.
Sem imagem de perfil

De Judas a 06.09.2014 às 01:39

Realmente..... Acho que devíamos voltar a ter um presidente em part-time...

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2019
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2018
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2017
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2016
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2015
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2014
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2013
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2012
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D




Cristiano Ronaldo