De LionClaw a 23.11.2015 às 18:21
Obviamente, caro Zargo, os 3 jogos consecutivos referir-se-iam dentro duma mesma época desportiva. O facto que refere faz transporte de uma para a época seguinte.
Só o Zargo é que não percebeu?
De LionClaw a 23.11.2015 às 18:24
E, já agora, que estamos numa de implicâncias menores, a palavra certa é derby. Com certeza conhecerá de onde veio o termo e por que motivos. Aportuguesar a palavra é só "parvo" (sem ofensa)...
O LionClaw chama-lhe "implicâncias menores", quando na realidade se trata da História do Sporting que não pode andar a reboque de quem quer que seja.
Em princípio utilizo sempre a expressão portuguesa. Por isso não escrevo "derby" como também não utilizo "football".
De LionClaw a 23.11.2015 às 18:57
Eu chamo-lhe implicâncias menores porque é o que são. Não custaria nada ao Zargo admitir que se precipitou nesta sua tentativa falhada de correcção.
Quando eu ouvir algum inglês a usar algum agnlicismo de alguma palavra portuguesa, aviso-o. O caro Zargo também escreve cruássães para dizer croissants? Só por curiosidade...
LionClaw
Sou professor de História e há muito que aprendi a importância do rigor histórico.
Apanhou-me com essa dos croissants! De facto, não conheço a palavra portuguesa e por isso não a utilizo. Há a expressão espanhola.
De LionClaw a 23.11.2015 às 19:45
"Sou professor de História e há muito que aprendi a importância do rigor histórico."
Sempre gostei muito de história, era uma das minhas disciplinas favoritas. Aprende-se um pouquinho de tudo através da História...
Quanto ao rigor histórico, e percebendo a sua intenção, neste caso específico deu-lhe um bocadinho ao lado. Jorge Jesus referia-se a 3 vitórias consecutivas em derbies numa só época. Fica esse registo, só isso...
LionClaw
O que importa é o que Jesus disse e não o que agora à conveniência se diz que ele disse. Mas, fica assim, eu na minha e o LionClaw na sua!
Há algum tempo atrás havia quem dissesse existir o Marco Silva FC. Pelos vistos, se existiu agora foi substituído pelo Jorge Jesus FC!
De LionClaw a 23.11.2015 às 20:16
Da minha parte, não é de todo o caso, posso garantir-lhe, por muito que lhe dê jeito essa narrativa. E quanto ao "Marco Silva FC", basta atentar num sub-director do jornal Record, que dá pelo nome de Nuno Farinha. É também ele factual...
Posso também dizer-lhe que não sou especial fã da pessoa Jorge Jesus, mas reconheço nele de facto grandes competências técnicas (no que, enfim, mais importa). É um excelente comunicador que articula mal as suas ideias. Sempre foi assim. Mas passa a sua mensagem e, mérito lhe seja dado, é eficaz.
Jorge Jesus não especificou, de facto, se as 3 vitórias consecutivas seriam na mesma época ou independentemente disso. No entanto, bastaria um bocadinho de raciocínio lógico para o perceber. Você, Zargo, "optou" (note as aspas) por não seguir esse raciocínio. E eu até percebo porquê, mas não deixa de ser uma (ab)uso da questiúncula, para tentar chegar a outro raciocínio. E já que o deve estar a imaginar por esta altura, eu respondo-lhe: não considero ninguém - NINGUÉM - acima do Clube. E assim como os critico também os elogio, quando acho ser caso disso. Não uso e absuso de tudo e de nada em prol de uma narrativa; esse é um caminho por onde só enveredam os Pedros Guerras desta vida...
A partir do momento em que só de vez em quando é que benfica e Sporting jogam 3 vezes na mesma época, dizer que desde 1954 que o Sporting não ganhava 3 vezes seguidas ao benfica. Será que isto não é um raciocínio lógico?
Vocês aparecem aqui com a habitual banha da cobra, mas nem toda a gente é assim tão parva como o teu chefe julga!
Se calhar até percebo qual é o teu problema... Não enganam ninguém!
* dizer que há 60 anos que o Sporting não ganhava 3 vezes seguidas ao benfica é desonestidade intelectual. Na verdade, não foi referido que as 3 vitórias foram na mesma época.
Enfim, é algo factual, que nem merecia ser assunto, apenas ficando a curiosidade do post do Zargo.
LionClaw
O Jesus é um comunicador que só aparentemente articula mal as ideias. Se considerarmos os erros gramaticais pode-se pensar que haverá dificuldade na emissão das ideias. Quando verificamos a movimentação dos jogadores no campo sabe-se que transmite as ideias com precisão.
Se o critério for 3 vitórias consecutivas na mesma época, isso dos 60 anos passa a ser uma falácia, já que normalmente o benfica e o Sporting só jogam duas vezes por época para o campeonato.
De LionClaw a 23.11.2015 às 18:42
Dê-lhe o nome que quiser. Não se tente é subverter os factos como tão inteligentemente (?!) o tentou o Zargo...
Não percebo qual é o teu problema, sinceramente...
De LionClaw a 23.11.2015 às 20:59
Profeta, não seja ou não se queira passar por ingénuo. "Aqui não somos anjinhos", já dizia o outro...
Profeta
Exactamente, foi o que aconteceu na época de 1994-95 pois não houve dérbi para a Taça de Portugal e mantinha-se a interrupção da Taça de Honra da AFL.
LionClaw
Ouvi no sábado à noite de Jesus a afirmação de que "o Sporting há 60 anos que não ganhava três vezes seguidas ao Benfica". Precisamente assim, sem palavra a mais, nem palavra a menos.
Em 1994 e 1995 o Sporting venceu o Benfica três vezes consecutivas. Refiro no post as datas e sublinho que não houve outro dérbi entre eles.
Percebi tudo, como pode verificar!
De LionClaw a 23.11.2015 às 18:48
Eu também ouvi o Rui Vitória dizer que "há um penalty contra nós, clarinho, que devia ser marcado". Quer-me vender a ideia de que era mesmo isto que Rui Vitória quereria dizer?
O "numa época" estava, obviamente - repito, subentendido.
LionClaw
Não parece ser vantajoso trazer o Rui Vitória para esta conversa. Obviamente que ele está a vender o peixe dele.
De Rodrigues Alves a 23.11.2015 às 20:59
São só duas vitórias. Duas vitórias e um empate. Um empate que no prolongamento daria lugar a uma vitória. No tempo regulamentar Jesus e Vitória empataram.
Está bem-visto.
Factos são factos. Pena que nem todos tenham inteligência para lá chegar, infelizmente.
De jose a 23.11.2015 às 18:35
Caro Zargo,
Não podemos imputar este erro ao JJ. Ele disse que lhe tinham dito ou tinha acabado de ouvir que há 60 anos que o sporting não ganhava 3 vezes seguidas ao SLB, acrescentou ainda que nem tinha nascido.
Em todo caso, 3 vitorias seguidas na mesma época, temos que ir aos tais 60 anos atrás.
Aproveito para lhe dizer, embora seja off topic, ontem vi o playoff, raramente vejo esses programas e ao contrário de si, acho que o Inácio tem feito boa figura, neste momento e na minha opinião, acho que é o que melhor defende o seu clube e para surpresa minha coloco o João Alves no pior a defender o seu clube. Por mais simpatia que tenha pelo Manuel Fernandes, a troca foi francamente melhor para o Sporting.
Caro José
Agradeço o seu comentário. Estamos de acordo quanto à necessidade dos 60 anos para três vitórias numa mesma época, mas o mais frequente é haver apenas dois dérbis por época.
Não menosprezei o feito conseguido sob a orientação técnica de Jesus (chamei-lhe "memorável"), mas pareceu-me necessário fazer uma rectificação.
Vejo o Play Off com alguma frequência e considero o Inácio eficaz a falar para dentro do Sporting. Isto é, ele dirige-se aos sportinguistas e insiste até à exaustão no que interessa ao Clube. Por essa razão haverá satisfação com a sua intervenção.
Quem procura o debate informativo desiste rapidamente pois aquilo parece uma discussão de café. Ontem, depois de ouvir o Rui Santos, baixei o som pois não vi grande interesse na gritaria.
O Manuel Fernandes é um péssimo comunicador. O João Alves está lá para a peixeirada. No novo registo do programa o Rodolfo Reis sente-se às mil maravilhas. Vejo o programa pelo Rui Santos, em suma.
De Petinga a 24.11.2015 às 08:14
De facto o erro (ou incorreccao) é factual e o Zargo fez o trabalho de casa verificando-o. A maior conclusao deveria ser "porque é que é uma ocorrencia tao anormal vencer o slb 3 vezes seguidas? porque é que ainda nao tinha acontecido este século?".
Nao deixo, contudo, de notar que com tantos títulos possíveis para o post escolheu logo aquele que permitiria maior polémica (e possivelmente mais comentários...). Sejam todos os "enganos" de Jorge Jesus deste calibre (e convém nao esquecer que aquela história do melhor arranque de campeonato dos últimos 25 anos, essa, é mesmo factual...) e estaremos muito bem.
Às vezes um post somente de regozijo por mais uma vitória bem merecida sobre o eterno rival também geraria muitos comentários. Para evitar que as pessoas fiquem com falsas impressoes.
Saudacoes Leoninas
Caro Petinga
O seu comentário é muito pertinente pela assertividade e argúcia. Defende muito bem as suas ideias sem recorrer a muletas como "aziado" ou "lampião infiltrado" ou coisas do género.
Direi apenas que considero o Jesus um treinador muito especial. Detesto a pessoa, admiro o treinador. No entanto, já me habituei há muito em determinadas circunstâncias a valorizar mais a competência profissional do que o carácter pessoal. Este é um dos casos.
Sobre o Jesus publiquei no Camarote Leonino em 8 de Junho o seguinte:
"Jesus pela primeira vez na sua carreira profissional vai ter de mudar o 'chip'. Acredito que será capaz de o fazer, até porque já foi anunciado como o mentor de todo o futebol do Sporting, passando a ser o técnico responsável pela Formação e pela problemática da integração progressiva dos formandos em escalões superiores. Pela primeira vez desde há muitos anos o Sporting terá um Chief Executive Officer (CEO) nos seus quadros."
De Petinga a 24.11.2015 às 15:32
Caro Zargo
Tudo bem. É só porque, quando no único post que publica após a (muito importante e difícil) vitória escreve uma única vez que "a sequência de três vitórias sob a orientação técnica de Jorge Jesus é memorável", mas apelida a Wiki Sporting duas vezes de "utilíssima" e "notável" (que o é, mas a questao nao é essa...) as pessoas podiam ficar com a impressao errada.
Registo com apreco que "já me habituei há muito em determinadas circunstâncias a valorizar mais a competência profissional do que o carácter pessoal."
Espero que o consiga fazer também com o presidente do Sporting Clube de Portugal (mas calculo que me responderá que "esse NAO é um dos casos"

).
Brincadeiras à parte, JJ é de facto muito mais que um treinador no Sporting. Basta ver a forma como decorrem as conferencias de imprensa para se perceber que, por mais voz grossa que BdC possa fazer, é a presenca daquele treinador que conhece tantos "podres" e "meandros" do futebol portugues e que, no rival de carnide, ganhou mais títulos que qualquer outro, que realmente faz a diferenca.
Isso, e a forma surpreendente como certos jogadores subiram de produtividade em relacao a 2014-15 - mas essa releva do foro técnico, onde já sabíamos que JJ representava um "upgrade" em relacao ao que o Sporting teve nos últimos 10 anos.
Saudacoes leoninas
Caro Petinga
Adivinhou. Para BdC não abro excepção no que se refere a questões de carácter. Provavelmente porque tenho paciência para um “pintas” dos bairros populares, mas não suporto um “pintas” das avenidas novas.
Concordo consigo quanto à retórica de Jesus e de BdC. Jesus é um compêndio no que refere ao futebol português. Sabe tudo (ou quase tudo) e revela isso em cada comunicação com os jornalistas. Há quem se confunda com os erros gramaticais ou ria com os nomes mal pronunciados, mas no que é fundamental o Jesus faz passar com elevada eficácia a sua mensagem.
Em BdC é tudo essencialmente gritaria e nunca me convenci com alguém que utiliza o berreiro como instrumento de comunicação. Um dia essa estratégia comunicacional esgota-se e o que fica à vista é pouco ou nada. Aliás, se a estratégia resultasse havia dirigentes a gritar por tudo o que é estádio de futebol ou corredor das instituições desportivas.
Um abraço leonino
De Duartecalf a 24.11.2015 às 12:04
Já agora, em termos oficiais até ganhámos 3 vezes seguidas ao SLB em 1994 e 1995, mas em jogo jogado não: é que numa daquelas originalidades à portuguesa, o jogo SLB 1 - Sporting 2 de Abril de 1994 foi anulado por alegado erro do Coroado ao expulsar o Caniggia, e no jogo de repetição, no Restelo, penso que perdemos por 2-0 (golos do Ednilson), embora ninguém tenha querido jogar com grande vontade. Lembro-me do Queiroz em jeans com ar de quem estava ali obrigado... Mais tarde a FIFA anulou esse jogo e contou mesmo a vitória na Luz. Ou seja, entre essas 3 vitórias, houve uma derrota num jogo que não interessou nada e não ficou para a história...
De Duartecalf a 24.11.2015 às 12:05
Não era para desmentir ou confirmar o que disse o JJ ou o Zargo, apenas quis apontar a curiosidade!
Duartecalf
Agradeço muito o seu registo. Confesso que já me tinha esquecido dessa repetição do jogo com o Benfica que foi anulado pela UEFA ou pela FIFA. Incrível!!! Malhas que o Império tece...