Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




João Benedito em Munique

Rui Gomes, em 04.09.18

 

img_920x518$2018_09_04_00_35_22_1443608.jpg

 

João Benedito visitou a nova Academia do Bayern, em Munique, com o objectivo de retirar ideias adaptáveis à Academia Sporting.

 

O candidato à presidência do Sporting conversou com Karl-Heinz Rummenigge sobre as camadas jovens e, depois, conheceu, ao pormenor, como o clube alemão cria as estrelas de amanhã. O FC Bayern Campus, inaugurado no ano passado, é um centro de treinos inteiramente dedicado ao futebol de formação.

 

"Primeiro que tudo, devo dizer que Karl-Heinz Rummenigge (CEO do Bayern Munique) demonstrou um grande conhecimento e respeito pelo Sporting enquanto clube formador. O nosso projecto é dotar de conteúdos programáticos os vários escalões de formação, ter os melhores treinadores que possam construir carreiras nesses mesmos escalões e olhar para a formação de homens. Queremos que o Sporting tenha uma formação que leve fornadas de jogadores para a equipa principal.

 

Aqui, encontrámos uma estrutura semelhante à que queremos implementar, que nos faz ter confiança no modelo, que tem duas áreas de intervenção, a das infraestruturas e da direcção técnica. Ficámos a saber que o Bayern tem um sistema de transporte para recolher jovens até 100 quilómetros de distância e tirámos notas de como poderemos adaptar à realidade do Sporting. É bom beber este conhecimento".

 

publicado às 05:32

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De antonio a 04.09.2018 às 08:25

Parece-me que esta foi uma atitude inteligente do João. Não creio que tenha sido para inglês ver.

Podia também ter ido visitar o Seixal, sempre poupava nos transportes ;-)
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 04.09.2018 às 11:31

Quantos campeões da Europa e bolas de ouro sairam do Seixal? Nao me consigo recordar!!!
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 04.09.2018 às 11:45

Quantos campeões da Europa e Bolas de Ouro foram ganhas com a camisola de SCP... não me consigo recordar? :-)
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 04.09.2018 às 14:43

Francisco Maria,
Campeões da Europa?... 5
Patricío, William, J. Mário, Adrien, Cédric..
Bolas de Ouro??. 0,5 LOOOOOLL!!
Cristianoo
E no Seixal.??.. Boleta. 😁
Perfil Facebook

De André C. Figueiredo a 04.09.2018 às 12:35

Quantos Bolas de Ouro foram produzidos na Academia de Alcochete?

ZERO.

S.L.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.09.2018 às 13:23

Mas campeões da Europa em vários escalões, SIM!

Além do mais, a Academia abriu em 2002 e ainda apanhou Cristiano Ronaldo, muito embora ele já estivesse mais ligado às equipas B e principal nessa altura.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 04.09.2018 às 14:37

Uff!!.. André.
Interessante sportinguista!.
Perfil Facebook

De André C. Figueiredo a 04.09.2018 às 17:57


Quem é você para questionar o Sportinguismo dos outros? Faz lembrar o maluquinho que há uns tempos dizia nas AGs que deveria rever o perfil de quem se poderia tornar sócio.

Hoje em dia, todos os "Tom, Dick and Harry" percebem que fomos ultrapassados na Prospecção e Formação, mas o único que há 12(Doze) anos dizia isso a Filipe Soares Franco fui eu. E o único que alertou FSF, JEB e BdC disso fui eu. Todos eles viviam numa mentalidade de que éramos hegemónicos, que nunca iríamos perder a dianteira, que Aurélio Pereira era um "Ubermensch", etc....

Mas, para algumas pessoas, ser Sportinguista é viver num mundo de ilusão. Eu não tenho idade para isso. E modéstia à parte, muito raramente me enganei sobre o SCP nos últimos 15 anos, apesar de ter sido fortemente contestado sobre as minhas opiniões quando as proferi, nunca tendo receio de ser impopular em defesa dos interesses e futuro do SCP.


O que não falta por aí são "Sportinguistas de Teclado" que nunca estiveram no teclado, e defendem e atacam pessoas e assuntos que nem sequer conhecem pessoalmente, modéstia à parte só opino sobre o que sei e conheço em pormenor.

S.L.
Perfil Facebook

De André C. Figueiredo a 04.09.2018 às 17:58

*nunca estiveram no TERRENO.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 04.09.2018 às 19:24

André,
Não sei o que você leu
E a resposta é.. . Uff!.
Não gostaria de ter um responsável por miúdos respondendo assim, nem a pais, nem aos futuros craques.

Eu não questionei o seu sportinguismo, simplesmente achei interessantemente estranho um sportinguista responder a um benfiquista com letra maiúscula, ZERO bolas de ouro formados na Academia.
Orgulho desmedido, pareceu-me!. Ou é só mesmo uma qualquer...... ?!
O tal maluquinho também diz que é sportinguista. E eu acredito!.

P. S. Recorrido?.. 🤔
Em bico de pés, parece-se mais alto.
Talvez ficasse agradado se me conhece-se😊

Abrazzzo
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.09.2018 às 20:27

O André respondeu à letra, desnecessariamente.

O Luís Figo não foi formado na Academia, porque esta ainda não existia. O Cristiano Ronaldo só apanhou algum (pouco) tempo na Academia.

Mas o ponto da questão não é a Academia, mas sim a formação do Sporting. E ambos vieram daí.
Sem imagem de perfil

De Luís a 04.09.2018 às 16:28

Quem ganhou mais títulos em todos os escalões, desde que há academia?
Vá verificar.
Perfil Facebook

De André C. Figueiredo a 04.09.2018 às 18:04


Isso é importante para quê? Para massajar os egos daqueles que permitiram que o Sporting desbaratar 20 jogadores promissores desde que a Academia foi inaugurada e que em teoria nos poderiam ter rendido uns 200 milhões de euros caso houvesse capacidade de gestão no pós-Formação.

Ou serão aqueles 90% que em Fevereiro deram louvores a uma Direcção que nos custou entre 12 a 20 promessas durante os 5 anos de Virgílio na Academia?

Só falta dizerem que um título de Iniciados do Sporting tem o mesmo valor que um de Juniores do Benfica, ou que um título de Juniores do Sporting tem o mesmo valor que uma transferência de um Gonçalo Guedes para o PSG.

Isto é para ser gerido com racionalidade, e não para agradar aos egos de pessoas inseguras. O Benfica é gerido como uma empresa, e o Sporting como um Partido Político preocupado com "likes", indices de popularidade, aclamações em AGs, controlar a narrativa da imprensa, propaganda e outras coisas que só interessam a tolos.

S.L.
Sem imagem de perfil

De antonio a 04.09.2018 às 22:29

Eu não pretendia abrir uma discussão tão acesa mas o que é isso de uma academia ser melhor que a outra?

Títulos? Bolas de ouro? Campeões?

A academia deve servir os objetivos do clube e não tem necessariamente de ser a melhor do mundo numa qualquer estatística redutora.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.09.2018 às 23:13

Para ser sincero, não estou disposto a argumentar consigo os méritos da formação do Sporting, em geral, e da Academia em particular.

O registo de sucessos é evidente. O resto é adorno inconsequente.
Sem imagem de perfil

De Luís a 05.09.2018 às 15:46

Já o conheço da blogosfera há muitos anos e sei o que pensa sobre a formação do Sporting. E isso não lhe permite colocar-se em bicos de pés e escrever certas e determinadas coisas. E até li coisas suas na Academia de Talentos que nem pareciam de um sportinguista, mas enfim, devo ser eu que tenho uma visão muito tacanha.

Infelizmente você respondeu com uma misturada de coisas, e baralhou-se e entrou em várias contradições. Fruto da sobranceria e vaidade.
Em primeiro lugar não daqueles sportinguistas obtusos que ache que tudo está bem e que não consegue criticar objetivamente os Presidentes e a estrutura do Sporting , qualquer que ela seja. E é obvio para si e para mim que a Formação do Sporting estagnou e alguns não compreenderam que era preciso continuar e investir, não sendo suficiente ter Aurélio Pereira a comandar, porque a Formação é ou foi Aurélio Pereira + uma equipa vastíssima de gente. Eu ainda sou do tempo dos olheiros do Sporting que estavam espalhados por todos os campos de futebol de Portugal, havia uma rede de olheiros nacional. Hoje tem de ser nacional e internacional e não se compadece com amadorismo. No consolado de Bruno de Carvalho e fruto do JJ isto agravou-se e o fosso aumentou drasticamente, sendo visível nas seleções jovens e se não for invertido daqui a 10 anos serão outros a reinar na seleção A. Ainda vamos atempo, mas o tempo urge.

Agora vou responder aos seus pontos:

1º Claro que importa, pois é sinal de que formamos bom jogadores e que os formamos a ganhar ou seja ainda há muito potencial naquela Academia e como muito bem diz foi desaproveitado e desbaratamos 200M ou mais nestes últimos anos, nos que vendemos abaixo do preço fruto dos deficits de tesouraria e agora fruto do que aconteceu em Alcochete. O Sporting parte quase sempre em posição fragilizada para a venda de jogadores e acabem por sair a preço de saldo. As mais vitorias em todos os escalões nestes anos de Academia certificam a qualidade que lá existe.
2º Não me insiro nos 90%, mas sei ver que BdC fruto de ter ido buscar JJ correu um risco enorme, porque ao não ganhar nada, como foi o caso ficava ele e o clube totalmente expostos. Ele porque iria ser contestado e o clube porque a investimentos na ordem de 80M/época não haveria retorno. E em cima disto como todos sabíamos o JJ, não liga peva a formação, deixou que esta definha-se e que o que ia para a equipa principal fosse retirado há formação e desconfio que até houve desinvestimento rela na formação.
3º Qualquer titulo nos escalões jovens é importante e não se mede como está a fazer querer. E já que toca na caso dos outros vou explicar-lhe o que se está a passar nos outros lados. Julgava que sabia, mas eu explico-lhe. É obvio que a formação dos outros evoluiu, mas não tanto. E o que acontece com os 15M é um mistério ou nem por isso. O que se passou e passa, é coisa de empresários, jornais e amigos que promovem e ajudam todos a mesma instituição. Não vamos agora dizer que são mais inteligentes que todos e que todos eles valem 15M, porque 90% deles nem vale 1,5M, quanto mais 15M. São promoções fictícias e que até hoje só se materializaram em 2 ou 3 jogadores. Quantos jogos fazem: André Gomes, Renato Sanches, Semedo, etc... É tudo uma questão de marketing, comunicação, Jorge Mendes, negociatas para lavar dinheiro e um enorme embuste. Não querendo isto dizer que não tenha formado 2 ou 3 jogadores de qualidade superior. Mas não consigo ainda vislumbrar nenhum Figo, quanto mais um Cristiano Ronaldo.
4º Inteira razão, o Sporting continua a ser gerido com amadorismo e com os amigos dos amigos e com pagamento de favores. O Sporting tem de ir ao mercado buscar os melhores profissionais para todas as areas. Se forem do Sporting melhor, se forem sócios do Sporting, ainda melhor, se forem do Sporting, Sócios do Sporting e antigos atletas, então temos a cereja no topo do bolo. Mas cuidado com assalariar antigos atletas; mesmo que tenham sido muito relevantes, mas que nada percebem da area ou estão a tirar o lugar a outros profissionais muito mais habilitados.
E parece-me que foi o que aconteceu na Academia onde não se promoveu o profissionalismo e a capacidade, mas o compadrio e o amiguismo.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 04.09.2018 às 13:59

Foi tentar ver como fazem os melhores da Europa, caro............

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo