Seis candidatos para as eleições no dia oito de Setembro - há quem diga que há oito, mas duas eu prefiro ignorar. João Benedito João vai formalizar a candidatura à presidência do Sporting esta quinta-feira e já temos as primeiras reações dos outros candidatos:
Frederico Varandas
"É um grande sportinguista, grande atleta. Foi meu doente e tenho um grande carinho por ele. Está no direito de se candidatar se tiver esse sonho. O Benedito vai contar sempre. Ele pertence ao Sporting. Os presidentes chegam e saem, mas ele é para sempre uma figura do Sporting".
Pedro Madeira Rodrigues
"A candidatura do João é positiva, vai enriquecer o debate certamente. Via-o com o perfil para ser vice-presidente das modalidades".
Dias Ferreira
"Está no seu direito, como todos os outros, desde que reúna as condições legais para o fazer. Aliás, até há quem se candidate sem as condições legais. Até ao dia 8 qualquer um pode dizer que é candidato. Depois desse dia é que vamos ver quem são os candidatos".
João Benedito é o sexto sócio em pleno gozo dos seus direitos a confirmar a vontade de ir a votos a 8 de Setembro. O antigo guarda-redes de futsal junta-se a Frederico Varandas, Fernando Tavares Pereira, Pedro Madeira Rodrigues, Dias Ferreira e Zeferino Boal.
Ainda assim, fica no ar a dúvida se até ao dia 8 de Agosto - data limite para a oficialização de candidaturas - vão surgir mais candidatos à presidência do Sporting. Muito dá para pensar que os sportinguistas continuam à espera de uma candidatura de "peso", mas não me parece que vai acontecer.
Muitos candidatos, algumas boas ideias, mas nenhuma extraordinária inspiração no que ao futuro do nosso Clube diz respeito.
Temas principais abordados por João Benedito no seu discurso de apresentação:
Projecto
"Assim me apresento, João Benedito, rodeado de uma equipa de campeões, sempre focados na próxima vitória. Apresento aos sócios um projecto de futuro, inovador, baseado em cultura desportiva, focado no desempenho desportivo. Sou candidato ao Sporting Clube de Portugal."
"O sucesso desportivo tem de ser o motor da estabilidade financeira do clube. O núcleo duro que me orgulho de liderar integra campeões com experiência, com provas dadas na alta competição internacional, tendo melhorado organizativa e financeiramente as respectivas organizações, de forma a levá-las a grandes triunfos, em Portugal e no Mundo. Trata-se de uma geração que se preparou para poder olhar olhos nos olhos todos os sportinguistas e para pode levar a cabo uma missão desta importância."
Os 'vices'
"Tenho a meu lado três candidatos a vice-presidentes que já fazem parte da história do clube e que comigo querem construir uma nova história. São eles Carlos Pereira, Ricardo Andorinho e Pedro Miguel Moura. Sabemos ganhar, a nossa história enquanto atletas, de dedicação ao desporto e à alta competição dão-nos a confiança para construirmos um projecto vencedor e sustentável, da base ao topo."
União
"Temos mais de mil jogos feitos ao serviço de 1000 jogos ao serviço do Sporting, sabemos o que é sentirmos fortes quando todos estão ao nosso lado e vulneráveis quando tal não acontecia. Não se une um clube com chavões, une-se com vitórias e com valores."
Apostas para manter
"Lideraremos pelo exemplo, pela raça, pela alma e pelos valores do nosso clube. Se alguém tem dúvidas sobre a manutenção do que é acertado, connosco podem ter a certeza que o que está bem não será alterado. Vamos manter a aposta vencedora nas modalidades, a manutenção da SAD pelo clube, o crescimento da militância, a introdução da tecnologia no futebol e a luta pela verdade desportiva."
Controlo da SAD
"Queremos um Sporting independente, com controlo maioritário da SAD e tudo faremos para recuperar o que for viável. Um Sporting que se lance no futuro, com ideias, projecto, sem sportinguistas mais notáveis que outros. Que vote a encher os sportinguistas de orgulho e muitas vitórias."
Orientações do programa
"Esta cultura desportiva terá de ser transversal a atletas, formação, escalões seniores e dirigentes, focada na optimização do desempenho desportivo. Isto constrói-se com elevados níveis de exigência, com recurso a tecnologia de ponta com profissionais especializados na área psiquiatria, psicologia, física e nutricional. Queremos para o Sporting uma cultura de vitórias em que os nossos treinadores têm apenas de estar focados nas vitórias. E vão ter condições para lá chegar."
CEO
"Esta liderança é apoiada por uma equipa de campeões em outras áreas. Passará a existir no Sporting a figura de um CEO transversal, do clube à SAD, responsável pela gestão de todos os recursos não desportivos."
Pavilhão
"Queremos ter um pavilhão aberto mais dias, com mais equipas, mais jogos, mais escalões das várias modalidades em ação. Pode representar um investimento, mas servirá para afirmar ainda mais a relevância do nosso ecletismo."
Modelo para o futebol
"Para o futebol apresentamos um modelo de organização diferente do actual, coordenado pela administração da SAD assente em 3 áreas: sénior profissional, formação e Sporting performance. Temos um director desportivo, um ex-atleta, também campeão no clube. Temos um responsável por toda a formação, fará a ligação entre a direcção técnica e as infraestruturas. Quem irá dirigir a SAD é o presidente do clube, escolhido pelos sócios. É com estas ideias que me apresento aos sócios do Sporting. Com sentido de dever, sinto que chegou a hora de retribuir tudo o que o Sporting me deu."