Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




22005135_sKFpK.jpeg

O Conselho de Disciplina (CD) não despenalizou João Palhinha no recurso apresentado pelo Sporting ao 5º cartão amarelo que o médio viu frente ao Boavista. Desta forma, mantém-se a suspensão de um jogo e Palhinha falha o dérbi de segunda-feira frente ao Benfica. 

Ao que consta, o CD seguiu o princípio da autoridade do árbitro em campo. No âmbito do recurso do Sporting, Fábio Verissimo testemunhou ter avaliado o lance em toda a sua extensão e o organismo seguiu o princípio da autoridade do árbitro em campo (Field Play Doctrine), que sustenta o critério que tem utilizado nestes casos (como o caso Otamendi).

Esta doutrina pretende preservar o sentido do jogo na ideia de que o árbitro, sob pressão própria de um jogo, tem mesmo de decidir e as suas opções devem ser respeitadas; com isto pretende-se evitar que o jogo em campo continue por uma via decisória como se o órgão disciplinar pudesse continuar a arbitrar.

Curiosamente, no entanto, este mesmo organismo anulou o castigo de um jogo ao médio Nuno Coelho, do Chaves, que também tinha visto o 5º amarelo no jogo com o Arouca, da 2.ª Liga. A decisão foi tomada após os árbitros terem testemunhado que não viram o lance em toda a sua extensão.

Bem... não se pode afirmar que esta decisão é surpreendente. Como já tive ocasião de aqui referir, a encomenda foi instrumentalizada e Fávio Veríssimo cumpriu. Não seria agora com um simples abrir e fechar de olhos que tudo seria rasurado.

Ainda reflectindo sobre a despenalização ao jogador do GD Chaves, nomeadamente o seu fundamento, quem assistiu ao jogo no Bessa e teve entretanto ocasião de rever as muitas imagens do lance que foram disponabilizadas - inclusive da foto deste post - é bastante claro que Fábio Veríssimo também não viu o lance "em toda a sua extensão", uma vez que os jogadores estavam de costas para ele.

Enfim... teremos de ir a jogo sem João Palhinha e dedicaremos a vitória a ele.

_________________________________________________

A mensagem de João Palhinha, no Instagram, após ter conhecimento da decisão do CD:

"Sempre juntos contra tudo e contra todos"

_________________________________________________

Sporting reage à decisão do Conselho de Disciplina:

Através do Twitter, o responsável pela comunicação do Sporting deixou duras críticas ao Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na sequência da decisão de não despenalizar João Palhinha. Na sua publicação, Miguel Braga transcreve parte do testemunho de Fábio Veríssimo sobre o lance em questão:

"Um Conselho de Disciplina que não privilegia a verdade desportiva não representa os interesses do futebol e não deve ter lugar no futebol português", começa por escrever Miguel Braga.

"O Exmo. Senhor Fábio Veríssimo respondeu então: Sim. Devido ao meu posicionamento no momento da jogada, levou-me a agir disciplinarmente por ter considerado que o jogador do Boavista se encontrava liberto de opositores e preparado para rematar à baliza quando foi empurrado pelo jogador n° 6 do Sporting. Após visionar as imagens da jogada (ângulo oposto ao meu posicionamento) considero que a mesma não cumpre os critérios para ataque prometedor. Deste modo, a acção disciplinar não foi adequada."

ADENDA

O Sporting já recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) da decisão do Conselho de Disciplina em manter um jogo de suspensão a João Palhinha, que afasta o médio do dérbi com o Benfica, marcado para segunda-feira. O recurso foi enviado na manhã deste sábado.

Os leões procuram desta forma esgotar todas as vias para reverter o 5.º cartão amarelo de João Palhinha, conscientes, porém, de que muito improvavelmente o TAD irá deliberar em tempo útil. No limite, isso ainda poderá acontecer até à hora do jogo.

publicado às 14:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


46 comentários

Imagem de perfil

De Greenlight a 30.01.2021 às 08:45

O cartão amarelo a Palhinha não foi um simples erro de Veríssimo mas sim um erro premeditado e encomendado pelos mafiosos. Quem acreditou que Palhinha poderia ser despenalizado, estava a ser ingénuo pois os mafiosos não permitiriam que isso acontecesse. A ausência de Palhinha enfraquece a equipa do Sporting especialmente se o SLB repetir o estilo de jogo caceteiro que exibiu no Dragão. O árbitro Artur Soares Dias é o árbitro ideal para deixar passar as cacetadas. Os mafiosos têm tudo bem pensado para que o SLB não perca o jogo em Alvalade. Os restantes jogadores do Sporting têm que ser todos Palhinhas na próxima segunda-feira.
Força Sporting!
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 30.01.2021 às 08:55

A situação que mais me incomoda não é a ausência do Palhinha. Em circunstâncias normais é sempre possível não dispor de um jogador, por mais importante que ele seja.

O que mais me revolta é a forma premeditada como o afastaram e a tentativa, através de um lógica argumentativa, de o justificar.
Por mais que membros do conselho de (in)disciplina, opinadores, cartilheiros... argumentem, fico sempre com a sensação que não estão a defender uma teoria geral de base, mas sim a tentarem justificar o resultado desejado (e já previsto) para este caso específico.
Leva-me mesmo a suspeitar que o procedimento, desde o acto em campo até à explicação da decisão final de não despenalização, estava delineado à partida.

Como foi dito no post teremos de ir a jogo sem João Palhinha e dedicaremos a vitória a ele.
À maxima "Onde vai um vão todos" teremos de somar a mensagem do Palhinha.
"Sempre juntos contra tudo e contra todos"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2021 às 08:57

"Leva-me mesmo a suspeitar que o procedimento, desde o acto em campo até à explicação da decisão final de não despenalização, estava delineado à partida".

Sem imagem de perfil

De Sel a 30.01.2021 às 10:31

"Sempre juntos contra tudo e contra todos". Ora aqui está o defecho que eu estava à espera. Era óbvio que tendo havido a não despenalização do 4º amarelo do Otamendi, não poderia haver a despenalização deste 5º amarelo do Palhinha. O Sporting sabia disso.
Quando vejo por aqui defenderem a hipótese de que o cartão ao Palhinha teria sido premeditado, devo confessar que concordo com essa hipótese. Quantos jogadores estavam com 4 cartões amarelos? Coates, Neto, Palhinha e Nuno Santos? Qual destes ficou no banco e proporcionou que o jogador alternativo fizesse o jogo quase todo com o resto da equipa, num 11 que será muito provavelmente o 11 contra o Benfica? Porque razão este árbitro, muitas vezes apelidado de Verdíssimo, não mostrou um cartão amarelo a Coates num lance onde o mereceu (a bem da verdade, também perdoou cartões amarelos a jogadores do Boavista)? Porque razão neste jogo o Palhinha entra quase no final, a tempo de ver um cartão amarelo? Porque razão após o final do jogo alguém foi segredar qualquer coisa ao Palhinha e pouco depois ele fez aquela cena do choro, a qual deu para tirar uma fotografia para aparecer na primeira página do Record? Como eu disse antes, isto é um excelente pretexto para unir as tropas. Na gestão dos 5ºs cartões amarelos, os adeptos nunca iriam entender que algum jogador do Sporting forçasse o 5º amarelo precisamente para falhar um jogo contra o Benfica. A solução encontrada é de grande nível imaginativo. Tiro o chapéu à equipa técnica do Sporting. Para já, no próximo jogo, o Sporting entrará em campo com muito mais motivação do que o Benfica.

P.S: Na minha visão dos acontecimentos, o Palhinha não fez ideia nenhuma de que estaria marcado para ser o "sacrificado". Ele certamente gostaria de estar num Sporting-Benfica.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2021 às 11:07

Li o seu comentário e fiquei preocupado. Anda a tomar algum medicamento especial?

Endereço rápidas melhoras!
Imagem de perfil

De Greenlight a 30.01.2021 às 11:32

Este comentário de Sel é, de facto, extraordinário. É de uma imaginação delirante.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2021 às 11:37

Vai além de mera imaginação.
Sem imagem de perfil

De Sel a 30.01.2021 às 11:32

Isto de estar tanto tempo confinado pode efetivamente ter algumas consequências. Obrigado pela preocupação.
Gosto de pensar que as pessoas são inteligentes. Acho o cúmulo da estupidez um árbitro mostrar um cartão amarelo num lance daqueles, sabendo que isso tiraria o jogador do Derbi.
Mas agora alguém defender que o Benfica terá movido forças para que o árbitro mostrasse propositadamente o cartão amarelo a Palhinha para este não estar no Derbi parece-me ainda mais estúpido. Se fosse para afastar jogadores, então que fossem os 2 defesas centrais, a exemplo do que aconteceu com o Boavista antes de jogar contra o Sporting.
Se no meio de tantas teorias só sobrar a da incompetência atroz do árbitro, ficamos com uma história muito sensaborona.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2021 às 11:36

Reitero as melhoras, apesar de duvidar que haja cura para a sua condição.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.01.2021 às 11:49

O que lhe parece mais estúpido a sua espantosa teoria que narrou acima ou o Benfica ter movido forças para que o árbitro tramasse o Palhinha para enfraquecer o Sporting no jogo?
Sem imagem de perfil

De Joao Daniel a 30.01.2021 às 12:16

As melhoras Sel. Assim se percebe as consequências do confinamento na saúde mental.
Credo! que delírio.
Sem imagem de perfil

De Sel a 30.01.2021 às 12:37

Obrigado Rui Gomes e João Daniel pelos desejo de melhoras. Pode ser que isto passe, ou talvez não, sei lá!
Julius, se o Benfica "escolheu" tirar do jogo o Palhinha em vez dos defesas centrais, então eu vou ter que chamar a esse pessoal do Benfica: grandes asnos. Isso sim, só se compreenderia como efeito da Covid. Afinal presidente e equipa técnica foram "apanhados" pela doença e ainda não se conhecem bem os seus efeitos.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.01.2021 às 13:37

Se eu fosse o "jasus" e se me dessem a escolher um jogador a sacar da equipa do Sporting seria precisamente o Palhinha que escolheria sem pestanejar.
Sem imagem de perfil

De Sel a 30.01.2021 às 15:25

Julius, sabe quem é Fábio Veríssimo?
Há um célebre golo apontado pelo Vinicius que ia na direcção da baliza e que sofreu um desvio de um jogador adversário, entrando na mesma na baliza. O Veríssimo considerou auto-golo. Depois do jogo e perante as imagens, o árbitro recusou-se a alterar o relatório. Cito aqui o que se escreveu na altura:
"A Liga Portugal, guia-se, tal como impõe o regulamento, pelas fichas oficiais dos jogos relativos às competições que organiza e, por isso, tem de ter em conta os relatórios elaborados pelos árbitros responsáveis. Na prática, as estatísticas oficiais só se tornam efetivas depois de validadas pelo árbitro. A Bola apurou que, “por ser tão claro que a bola ia para a baliza”, que a Liga contactou Fábio Veríssimo, que se mostrou inflexível e sem intenção de alterar o relatório. Também o Record dá conta que o árbitro foi contactado por várias pessoas após a alteração resultante da ficha de jogo, mas que recusou a alterar a decisão. Tanto a Bola como o Record consideram que o golo é da autoria do avançado brasileiro". Compare na disponobilidade em alterar decisões arbitaris de um jogo do Benfica com o que aconteceu agora num jogo do Sporting. É o mesmo árbitro.

Portanto dizem-me que este árbitro terá tentado beneficiar o Benfica no caso Palhinha?

O Palhinha dá equilíbrio ao meio campo, o Coates para além de dar equilíbrio à defesa ainda provoca desiquilíbrios no ataque. É o Coates que sobe às áreas adversárias para meter as bolas na baliza. De todo que não acredito que se lhe fosse colocada em escolha, o "jasus" preferisse retirar o Palhinha ao Coates.

A propósito, deixo aqui os meus votos de boas melhores ao JJ.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 30.01.2021 às 16:42

Sel,
Sem entrar em questões clínicas e supondo que somos todos inteligentes admira-me ter invocado a ausência dos dois centrais do Boavista (observou os dois lances? há alguma dúvida do cumprimento da lei?). E também acho fantasioso a possibilidade de cartão ao Coates no Bessa.

Registo a sua capacidade para nos entreter (ou gozar?) neste período de confinamento, umas a sua teoria sobre o cartão mostrado ao Palhinha está ao nível daquela em que um árbitro assinala um penalty inexistente e, perante os protestos da equipa prejudicada, diz que a pretendia beneficiar, pois o marcador do penalty iria rematar ao poste, o que originaria um contra-ataque perigoso e uma oportunidade soberana de golo para essa equipa.

E assim vamos gozando uns com os outros!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.01.2021 às 17:13

Tudo bem oleado, por parte do lobby vermelho nas altas instâncias futeboleiras deste país, que como se vê, se pavoneiam alegremente, num outro mundo (sobrenatural). Número muito bem ensaiado pela equipa de arbitragem, que, como se adivinha, se não cumprisse o guião iria 1 semana ou 2 para a jarra e levaria um rombo na nota de avaliação no final da época (... com Janela, Marques e Salvador umas semanas à perna). Fábio, qual Egas Moniz arrependido, só faltou chorar à saída do Bessa. ... embora sabendo que tais lágrimas seriam sempre de crocodilo. ..... Mas não será que outra das "estratégias", e mais eficaz, dos lobistas não passaria pelo vermelho "directo" ao Palhinha no inicio do próximo jogo de 2ª feira, sabendo - (como todos nós) -, de antemão, quem irá ser o árbitro ? Cuidado com as cenas dos próximos capítulos ... Mas toda esta novela, esperemos, só servirá para dar mais força ao grupo de trabalho e aos adeptos, que se terão de portar como verdadeiros leões.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2021 às 18:03

Não voltará a ser publicado se não se identificar!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 30.01.2021 às 10:46

Não joga o Palhinha, joga o Matheus Nunes e haveremos de ganhar na mesma !
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2021 às 11:08

Sempre juntos contra tudo e contra todos!!!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.01.2021 às 11:45

Temos que ver o lado positivo de tudo isto, Palhinha como eu sempre disse se não joga contra o Benfica vai jogar no Funchal contra o Marítimo com a cabeça limpa do peso do peso dos cartôes e onde dificilmente teremos o Coates o que seriam 2 baixas de peso.
Amorim saberá muito bem como fazer e teremos de certeza um Sporting forte e preparado para fazer um grande jogo.

No meio de toda esta confusão fico muito decepcionado com a inesperado atitude do Plata que tambem desfalca a equipa num momento que estava a ser uma excelente aleternativa nas 2ªs partes dos jogos, é de todo importante não jogarmos as fichas todas na 1ª parte deixando sempre alguém no banco que possa alterar as coisas e meta respeito, 2ª feira não estando Palhinha salta o Matheus e com esta atitude do Plata fragiliza bastante o nosso banco na altura das substituiçôes com menos 2 alternativas importantes.

Plata está a cometer um erro estúpido e estou do lado do treinador por o atirar para a equipa B, já nas NOTAS DE JULIUS referi que Plata tinha ja estava a ser castigado na final da Taça da Liga quando ficou no banco durante todo o jogo, aquela historia do Cádiz fez -lhe a cabeça e tem que aterrar de novo, Plata tem que entender que se não vingar nesta equipa onde a maioria dos colegas do plantel têm a idade dele não vai vingar em parte alguma, é aqui no Sporting que tem que mostrar o que vale e ir á luta pela conquista do seu espaço e duma titularidade que está ao seu alcance num futuro próximo mas nunca com este tipo de atitudes.
O Sporting perde bastante na 2ª feira com esta sua atitude e merece ser castigado até como exemplo para todos.
Nestes 3 dias concentração máxima no trabalho e preparação do jogo, o Sporting vai fazwer um grande jogo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2021 às 11:48

Leva a crer que a atitude dele foi para forçar o empréstimo. Clara imaturidade!
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.01.2021 às 11:55

E com empresários a puxar os cordelinhos sem duvida e ele a ir na conversa.
So tinha que se atirar ao trabalho de corpo e alma e esperar a sua hora que aos poucos a ía tendo, Amorim tem que ter atitude inflexivel neste tipo de atitudes e ser radical no castigo só dessa forma com tratamento de choque percebem onde estão.
Sem imagem de perfil

De Rui a 30.01.2021 às 11:53

Já o referi diversas vezes: acredito que um dos problemas do Sporting nos últimos anos tem sido a mentalidade de que, se um jogador não é titular habitual, quer ser emprestado ou vendido. Uma equipa - sobretudo quando joga em várias frentes - precisa de 22 a 24 jogadores à altura, mesmo que tenha um 11 dorsal. Se Plata quer ser titular, que seja vendido e que dê o lugar a outro: Gelson, Bruno Tavares, etc.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.01.2021 às 12:00

Creio que a chegada do Amorim ao Sporting pode mudar essas atitudes que tanto prejudicam um balneário.
Todos juram entre todos usarem sempre a verdade, a justiça no trabalho e no sacríficio e essa é sempre a lei mais forte e que prevalece no balneàrio com o acordo de todos.
Se alguém brinca com os treinos é uma falta grave no respeito de todos e tem que ser imediatamente resolvido, aquilo é para homens e não para putos com manias ou com caprichos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2021 às 13:20

O Plata assim não vai longe, o que se lamenta, porque talento não lhe falta. Mas para se ser um bom/grande jogador, é preciso mais.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.01.2021 às 13:26

Foi aqui neste mesmo tipo de beco que o Carrillo começou a baquear e assim se perdeu e passou ao lado de uma grande carreira, espero que alguêm faça com que o Plata abra a pestaña porque corre o risco de ir pelo mesmo caminho.

Tem a grande possibilidade de se manter num excelente barco com um excelente comandante que o levará certamente ás aguas do paraíso, não o pode perder mas se insiste com este tipo de atitude vai acabar por ser atirado borda fora.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 30.01.2021 às 11:56

Bom dia. Como é que queriam que Palhinha fosse despenalizado, se estamos a falar de predemitação..?! Depois de terem enviado um "Boaventura" qualquer, para ordenar ao Veríssimo fazer aquilo que toda a gente viu, porque raio é que o C. D,, ia agora estragar tudo, sob pena de ser "irradiado" pelo "sistema".?! A isto chama-se , "futebol na "lama" , onde o sr: Pinto da Costae o sr: Vieira , se sentem como peixes na água. Felizmente no Sporting, não temos esta modalidade, e somos os únicos que podemos andar de cabeça irguida.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2021 às 13:18

"A isto chama-se, "futebol na "lama", onde o sr. Pinto da Costa e o sr. Vieira , se sentem como peixes na água".

Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 30.01.2021 às 12:45

Rui Gomes

É óbvio que o CD não iria voltar atrás, depois de ter negado aos nossos vizinhos a despenalização do cartão amarelo dado ao jogador ex-FCP. Volto a dizer todos os gamanços que têm acontecido, apontam no sentido de evitar o SCP estar com uma vantagem assustadora em relação aos habituais campeões nacionais (FCP/SLB) e nesse sentido os apitadores de serviço sabem o trabalho que devem efectuar. Repito os gamanços em Famalicão , contra o FCP, e o Rio Ave, em Alvalade foram 6 pontos que nos roubaram, que nos davam uma almofada, para pensarmos de outra forma.
Veja-se tudo o que estão a fazer para desestabilizar a nossa equipa, que tem um jogo importante, que pode arrumar com um candidato ao título. Fedorentos
Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2021 às 13:16

Nunca depositei grande esperança na despenalização.
Sem imagem de perfil

De Leão da Guia a 30.01.2021 às 13:13

É por demais evidente que, com esta nova e absurdamente justificada decisão, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol sustenta, descaradamente, a mentira, em vez de pugnar pela verdade desportiva, como devia ser sua obrigação.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2021 às 13:15

Assim parece, mas considerando que se trata do futebol português será que devíamos esperar melhor?
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.01.2021 às 13:29

Que tem mais peso? Expôr uma mentira ou o Benfica poder ficar a 9 pontos do 1º lugar em ano de arrasamentos ?
Sem imagem de perfil

De AlexandreP a 31.01.2021 às 01:34

Ou seja,basicamente é mais uma entidade que na prática não faz nada.
Sem imagem de perfil

De verdesangue a 30.01.2021 às 14:12

No fim desta história toda só houve um pequeno pormenor que falhou e saiu fora do plano, de resto saiu tudo dentro do previsto. O que falhou.... Coates não deu sequer hipotese de se marcar uma falta feita por ele, porque eu não tenho dúvida nenhuma que o plano previa tirarem-no a ele também do derbi.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.01.2021 às 14:24

É muito provável. Só houve um lance, mas seria muito descarado.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 30.01.2021 às 14:35

Ás vezes penso que aquela atitude do árbitro desde o início deixar andar o jogo e não parar logo todo aquela agressividade dos jogadores do Boavista perante o Jovane (um saco de pancada) foi como um convite, um engôdo, uma armadilha para o Coates ir na onda, mas o Coates já anda nisto deste futebolzinho português há uns bons anininhos e não caiu e depois frustrado e já com o jogo quase no final atirou-se ao Palhinha na mínima, já com tolerância zero.
Sem imagem de perfil

De António Vieira a 30.01.2021 às 14:47

Não restam dúvidas nenhumas que que o cartão ao jogador Palhinha foi premeditado e encomendado por alguém, num lance em que os dois jogadores se encostam um ao outro e ambos caem, um jogador acabado de entrar leve um cartão amarelo, mas gente é esta que gere a arbitragem querem enganar quem, só os invisuais que apenas ouvem os relatos, são uma cambada de taxistas e chulos que vivem a custa do suor alheio....

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo