Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




João Pereira! E se der certo?

Naçao Valente, em 13.11.24

A saída abrupta de Rúben Amorim, contra o que estava planeado, obrigou a Direcção do Sporting a antecipar a solução, que vinha a ser preparada para o final da época. Portanto, a substituição da equipa de Amorim pela de João Pereira, não foi uma solução de recurso, mas uma solução planeada com antecedência, como já é hábito da Direcção do presidente Varandas.

maxresdefault.jpg

Antevejo que não vão faltar as aves agoirentas, a criticar a nova direcção técnica da equipa de futebol,  e até quem deseje que não tenha êxito. Desde que a saída da equipa de Amorim foi anunciada, que apareceram aqui os treinadores de bancada, a dar “bitaites” sobre qual seria o técnico que se devia contratar. Cada cabeça, cada sentença e foram adiantados vários nomes. É uma realidade a que estamos habituados.

Bastava estar um pouco atento para perceber que a substituição já estava preparada, tendo até o agora ex-técnico dado esses sinais, salientando por diversas vezes, que o João Pereira estava preparado para assumir a função. Ninguém pode garantir se o novo técnico terá ou não êxito, mas acredito que terá, pela simples razão que foi  preparada pela Direcção, com a conivência do técnico que ia ser substituído.

Por outro lado, estou certo que João Pereira não será um Amorim 2.0. É outra pessoa, com outra personalidade, ao que parece, com as mesmas tácticas e que estava a trabalhar com o técnico que saiu. Por isso, penso que os métodos de trabalho deverão ter continuidade, assim como o modelo de jogo. A nova equipa técnica não precisa de inventar nada, apenas tem que aproveitar a dinâmica que já existe, e penso que o fará.

A argumentação que João Pereira não tem experiência alguma de primeira liga, é fácil de desmontar. Pergunto: que experiência tinha Rúben Amorim quando veio para o Sporting? Recuando uns anos, que experiência tinha Paulo Bento, quando assumiu o comando da equipa principal, vindo do comando dos juniores? Podem dizer que não ganhou nenhum campeonato, mas que condições existiam? Apesar disso, ganhou títulos, podendo queixar-se veementemente de lhe terem sonegado um título. Ao invés, que resultados conseguiu um técnico experiente, como Jorge Jesus?

Antes que questionem, quero esclarecer, que não comparo Paulo Bento a Amorim: são pessoas diferentes, com métodos diferentes, e que trabalharam, em contextos, que não são comparáveis. Os tempos são outros, pressente-se que algo está a mudar no nosso futebol, e que mudou radicalmente no Sporting. Sem esquecer a imponderabilidade que é o futebol, confio na nova equipa técnica, confio na estrutura do futebol, e sobretudo numa equipa motivada competente e que, como se diz, joga de olhos fechados. Por fim, desejo longa vida à nova equipa. Usando uma expressão batida... “e se der certo?”

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel a 13.11.2024 às 06:45

Caro Nação Valente
Gostei muito da reflexão e quero contribuir. Apesar de tudo, parece-me que há uma diferença de percepção entre JP e RA. RA em poucos jogos com o Braga tinha ganho a porto Benfica e Sporting e tinha ganho uma taça da liga. Tinha empolgado, pelos resultados também. Em curto espaço de tempo. JP não tem nada disso. Mas como disse, é muito de percepção. No caso do RA resultou muito bem. Mas já houve outros casos em que contratações por fezada não resultaram (lembro o Raul Águas ou o Carlos Manuel). Confio que o tempo da fezada já passou e agora temos decisões informadas e bem reflectidas. Mas é futebol, logo a fezada não anda longe.
Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.11.2024 às 13:09

Caro Manuel

A o seu contributo que faz todo o sentido. De facto ,Amorim e João Pereira não têm experiências idênticas, mas apenas similares. Por outro lado, Rúben Amorim entrou quando a equipa estava afastada dos grandes objectivos. Teve tempo, sem pressões, para preparar a época seguinte. O novo técnico vai ter muito mais pressão, mas tem uma equipa muito bem preparada. Aguardemos.
Sem imagem de perfil

De Pedro Silva Santos a 13.11.2024 às 08:24

Todos concordamos que o treinador tem de ser ao mesmo tempo o líder de balneário e da equipa.
Se o plantel estiver unido e reconhecer JP como mais um para ajudar a seguir o caminho trilhado do sucesso, então será muito mais fácil a vida do treinador.
A 2ª parte em Braga reflete esta mesma ideia: os jogadores quiseram ganhar o jogo pelo Ruben, por ser o seu último jogo com eles e ficar essa memória. Só assim se explicam os abraços e os festejos efusivos com ele.
Para mim, o sucesso de JP estará sempre ligado àquilo que os jogadores fizerem. A máquina está afinada e quando está afinada é só deixar rolar e quando precisar de pequenos ajustes para dar mais ou menos, aí se verá o dedo do "mecânico".
SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.11.2024 às 13:12

Pedro Silva

A questão do comportamento do plantel é fundamental, mas creio que conhece e novo técnico e estava a ser preparado para a mudança. Com as devidas reservas, estou confiante.
Sem imagem de perfil

De Allfacinha a 13.11.2024 às 09:13

Tem tudo para dar certo. É a escolha da nossa direção que tudo tem feito sem grande alarde para recuperar o prestígio do nosso Sporting. Já não se fala de Sporting de Lisboa, que não me incomoda nada, para Sporting de Portugal. Tudo tem mudado desde as cadeiras, aos colchões, desde as obras na Academia ao fecho do fosso, da instabilidade à estabilidade. A tónica tem sido planeamento. Chegou a vez de um treinador planeado, trabalhado, com conhecimento profundo do Clube e ainda por cima Sportinguista de coração. Hoje não é o primeiro dia do João Pereira é ‘praí’ o 2520 dia.
Perfil Facebook

De Fúlvio Amaral a 13.11.2024 às 10:12

Abel é outro exemplo, Artur Jorge, bem podemos ver que no Braga é uma prática recorrente com relativo sucesso, no Sporting as coisas são exacerbadas devido à dimensão do clube!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.11.2024 às 13:16

Fúlvio Amaral

É mais fácil ter sucesso num clube de menor dimensão. No Sporting só triunfam os grandes técnicos. Espero que seja o caso.
Sem imagem de perfil

De Carlos Estanislau Alves a 13.11.2024 às 10:35

Nação Valente

Partilho do seu optimismo moderado com a opção escolhida!

Concordo que não se pode comparar pessoas.
Paulo Bento teve o seu êxito e também não tinha muita experiência.
Ruben entrou com experiência reduzida, mas sustentada com vitórias inesperadas, mas que mesmo assim levou o seu tempo a mostrar resultados e agora com o João Pereira, no imediato ninguém pode adiantar se vai ter sucesso imediato ou apenas a longo prazo!

O que sei é que sem dúvida há um excelente trabalho deixado pelo Ruben, um excelente grupo e espírito e por isso esta nova equipa que entra e já conhece os cantos todos da casa, os processos, as táticas e o ambiente, terá sempre (na minha opinião) melhores condições para manter os bons resultados!

Olhando para todos os discursos feitos e pelas opções tomadas pelo Dr. Frederico Varandas, tenho que acreditar que este plano já estava traçado e por isso olho com confiança para a decisão, pois quem acompanha o trabalho feito e acredita que há base para manter o sucesso, eu que estou por fora, tenho que dar suporte e apoio às decisões para assim contribuir positivamente para os resultados positivos que todos pretendemos.

Nada nos garante que a vinda de um grande nome traria sucesso, pois a experiência, para esta situação específica não sei se seria o melhor aliado. Todos sentimos que não é preciso mexer muito para mantermos a equipa focada nas vitórias, todos olhamos (como treinadores de bancada) para a equipa e mandamos os nossos bitaites sobre quem é que vai ou devia entrar e vindo alguém completamente estranho e novo para a estrutura iria levar o seu tempo a descobrir se as suas ideias funcionavam ou não com este grupo, enquanto esta solução será menos tumultuosa para todos.

Por isso, acredito no Mister João, acredito no Dr. Frederico e acredito que os adeptos e sócios saberão manter o apoio com o objetivo final de atingir as vitórias que todos desejamos e sentimos estar ao nosso alcance.

SL
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.11.2024 às 17:43

Carlos Estanislau Alves

Obrigado pelo contributo. Aparte o que dissermos, com mais ou menos especulação, a verdade é que o nosso treinador já está escolhido. Pelo forma como correu o processo temos que acreditar que parece ser um passo seguro. Resta-nos, como adeptos, desejar boa sorte `à nova equipa (também é preciso) e dar-lhe o nosso apoio.

Ao Rúben Amorim foi dado tempo para compor uma situação complicada, João Pereira, herda uma situação favorável, e uma equipa competente e motivada que tem que saber gerir.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.11.2024 às 11:55

Quando olho e revejo a apresentação, tudo tem um toque aristocrata, até mesmo o João Pereira.😄
A famosa porta, o símbolo, as cores, etc..
Isto de descender de Viscondes e Barões é outro perfume.🤭
Isto é Sporting..! 💚🤍

Certamente o Sr. Excelentissímo Visconde de Alvalade está lá no céu com um sorriso, dizendo ao seu neto.. o que você fez José Alfredo!. Em boa-hora lhe dei dinheiro, para as suas brincadeiras. Nem nos meus melhores sonhos, imaginava esta obra que você começou, seria parte do nosso grande Portugal e das nossas gentes.
Viva o Sporting.!💚🤍
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.11.2024 às 13:27

Caro Carlos N.T.

É sempre um gosto ler os seus bem humorados comentários. Não chamaria, á apresentação, toque aristocrático, mas é sem dúvida algo diferente no nosso panorama.

Sem dúvida que o Sporting CP tem o a marca dos viscondes de Alvalade, e se assim não fosse, a existir, talvez fosse diferente, mas acrescento que nasceu da vontade de várias pessoas e teve continuidade com muitas outras. Nesse sentido, o nosso Sporting é uma obra colectiva, da qual também fazemos parte.
Sem imagem de perfil

De carlos a 13.11.2024 às 14:36

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 13.11.2024 às 18:10

A vontade de todos pode ser muita, mas sem estes sacos 💰💰💰 ..🤷‍♂️
Estes sacos são como as bolas que entram na baliza,.. são golos. As demais, são bonitas bolas no poste.😄

O Sporting é um clube de todos e popular...e ainda bem que assim é!.
Sem imagem de perfil

De Luís Carvalho a 13.11.2024 às 15:43

Para começar já tem a ANTF a tentar criar problemas, mais do mesmo, há que ignorar. Por outro lado, sendo eu um claro defensor da conclusão que Amorim traiu o Sporting (falta esclarecer o porquê de ter contrato até junho 2026 e ter acordado que sairia em junho 2025, os sócios como “ donos” do clube têm direito a sabê-lo, pela simples razão de que a SAD tem um acionista maioritário , o Clube), isso não me impede, bem pelo contrário, desejar a João Pereira e à sua equipa todos os êxitos. Só pode dar certo!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.11.2024 às 17:23

Luís Carvalho

Desconheço a informação que acrescenta, mas não me admira. Não gostei da forma como Amorim saiu do Sporting, embora não saiba se a palavra traição será 'adequada, porque, apesar do contrato terminar em 2026, pelo que se sabe a Direção já tinha concordado com a sua saída em 2025. Portanto, não sabemos tudo e duvido que venhamos a saber, apesar de concordar que os sócios têm direito de ser informados.
Sem imagem de perfil

De CARLOS BARROS a 13.11.2024 às 16:30

Genial, não a da escolha de JP como treinador, mas sim a preparação de JP para a inevitável substituição do treinador a que sucesso obriga.

Quanto à inexperiência do treinador... Apenas ridículo.

Que experiência tinha Guardiola, Xavi e L. Henrique no Barcelona? E que experiência tinha Zidane no RM?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.11.2024 às 16:43

A grande diferença, é que eles treinam/treinaram equipas com plantéis galácticos.
Sem imagem de perfil

De CARLOS BARROS a 13.11.2024 às 17:16

Verdade, mas tb com outras exigências.

Acho que ninguém pede ao JP que ganhe a CL.
Sem imagem de perfil

De Leão de Porto Salvo a 13.11.2024 às 18:00

Boa tarde.

Confesso que a escolha da JP não me entusiasma.
No entanto, a de RA também não e deu no que deu.
De qualquer forma, e dando razão àquilo que sempre defendi que o principal pilar do projecto é o presidente e a administração, está substituição já estava a ser planeada há muito tempo, cerca de três anos, o que me deixa mais descansado, pois confio no planeamento feito antecipadamente e não me espantaria se brevemente se começasse a planear a substituição de JP, para daqui a quatro ou cinco anos, como prevê o presidente.
Acho, contudo, que está solução foi antecipada não sete mas dezanove meses, pois, em princípio, RA tinha contrato até ao fim da época 25/26. Ao comunicar ao presidente que iria sair no fim desta época , deve-se de antecipar a "formação" do JP em 12 meses. Quando sai em Novembro, aí sim, antecipou-se em sete meses

P.S. Há coincidências, neste processo, que me deixam muito descansado:
- Ambos foram benfiquistas,
- Ambos passaram pelo Braga,
- Ambos são da mesma geração,
- Ambos foram/são alvo de processos da ANTF.

Bons pronúncios !!!!!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 13.11.2024 às 21:29

Leão de Porto Salvo

Depois de Amorim e do que fez no Sporting, fosse qual o fosse o substituo, iria dar azo a discussão. O ex-treinador fez um bom trabalho, mas não o fez sozinho. Teve sempre apoio qualificado nos bons e nos maus momentos. Às vezes dou-me a pensar na conquista do primeiro campeonato, com uma equipa que não era a melhor tecnicamente. Interrogo-me como teria sido com espectadores nos estádios, com um ambiente de cortar à faca.

Agora, João Pereira, tem um clube pacificado, um bom plantel, uma equipa que joga com alma. E começa a haver dinheiro, para segurar alguns bons craques. Deste ponto de vista, há muitas mudanças.
Sem imagem de perfil

De carlos a 13.11.2024 às 18:09

Mais um que se vai começa a ficar duro Eduardo Rosalino

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo