Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Jogo de vantagens desperdiçadas

Rui Gomes, em 05.06.20

Perante um Estádio D. Afonso Henriques vazio e sem adeptos, o Sporting foi a Guimarães empatar a dois golos, no primeiro jogo depois da paragem devido à pandemia de COVID-19, com Sporar a ser a figura do encontro, com dois tentos (18' e 54') e, em geral, a rubricar uma excelente exibição. Preparou-se bem durante o período de paragem.

Jogo da 25.ª jornada do campeonato, que marcou ainda a estreia de Rúben Amorim fora de portas, que, na generalidade, agradou, mas que também deixou a ideia que no próximo embate em Alvalade haverão algumas coisas a melhorar e outras ainda a corrigir.

vscscp_2.jpeg

Muita juventude em campo com Eduardo Quaresma, Rafael Camacho, Jovane Cabral e ainda Matheus Nunes, este a acusar a responsabilidade de momento e porventura a dar indicações que ainda tem muito a "pedalar" para assegurar a titularidade na equipa.

Entre os considerados "prata da casa", no que à equipa principal diz respeito, Luciano Vietto com uma exibição muito discreta, e Luís Maximiano a cometer um erro deveras grosseiro no primeiro golo vimanerense. Não pode de algum manchar a sua ainda jovem carreira com decisões irreflectidas desta natureza, que comprometem a equipa.

O Sporting desperdiçou por duas vezes a vantagem no marcador e ainda o último quarto de hora do jogo com superioridade numérica. Questões que decerto merecerão alguns reparos por Rúben Amorim.

Com este resultado, o clube de Alvalade mantém o quarto lugar na tabela, agora com 43 pontos, a três do último lugar do pódio, ocupado pelo SC Braga, que esta sexta-feira volta aos relvados frente ao Santa Clara.

P.S.: Acrescento, que apesar de não ter estado a um nível superior, parece-me que se viu uma equipa leonina com muita personalidade, indubitavelmente a reflectir a influência do novo técnico. Oferece optimismo para bons dias num futuro não muito distante.

Talvez... talvez, que quem assumiu o grande risco da contratação tenha feito uma leitura da pessoa e dos seus dotes muito além do comum adepto.

publicado às 05:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


67 comentários

Imagem de perfil

De Greenlight a 05.06.2020 às 06:46

O V.Guimarães tem uma boa equipa e o Sporting fez um jogo positivo, merecendo, porventura, a vitória. Sporar fez um grande jogo. Vietto desiludiu. Jovane e Quaresma justificaram a titularidade, já a exibição de Matheus ficou aquém das expectativas (mal) criadas. O meio campo foi, aliás, um sector com deficiências pois Battaglia e Doumbia também não convenceram. É um sector a merecer especial atenção.
Sem imagem de perfil

De Paulo Ferreira a 05.06.2020 às 07:03

Caro Rui e Greenlight,

Não acho que o Matheus tenha ficado aquém das expectativas, fez um jogo equilibrado no meio campo diria até que esteve melhor do que o Bataglia, não esteve muito activo ofensivamente mas equilibrou sempre o meio campo e conseguiu pressionar o adversário, enquanto que o Bataglia teve diversas perdas de bola e faltas perto da grande área que poderiam ter provocado alguns problemas ao Sporting.

Em destaque Sporar pelo golos e pelas movimentações e por não desistir dos lances mas na minha opinião julgo que o Jovane esteve melhor, foi praticamente o único jogador que conseguiu criar desequilibrios, e bom jogo tambem do Quaresma que teve um jogo sempre muito equilibrado.

O resultado acho que foi justo, não houve dominio claro de nenhuma das equipas e os guarda redes tiveram pouco trabalho.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 07:09

O Quaresma, nas circunstâncias, esteve bem, mas ainda muito tímido, tanto no corte como no excesso de passes laterais e para trás.
Imagem de perfil

De Greenlight a 05.06.2020 às 10:37

É verdade. Isso notou-se, especialmente na primeira parte, depois melhorou.
Também gostei do Camacho, embora se tenha precipitado nalguns momentos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 10:54

Surpreendeu-me a aposta no Camacho a lateral, embora mais adiantado do que é usual para a posição.

Veremos se é para continuar...
Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 05.06.2020 às 13:42

Já aqui tinha deixado essa forte possibilidade!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 09:29

P.S.: O Wendel fez falta no meio campo.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 05.06.2020 às 08:31

Nova tática, novo treinador, erros antigos...
Novamente pela defesa...
Jogo num campo difícil mas espero mais e melhor já no próximo jogo.
Gostei especialmente da aposta nos jovens e da conferência de imprensa de R. Amorim.
E viva o SPORTING
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 09:30

Creio que vai levar 2/3 jogos para ver a equipa num melhor nível.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 05.06.2020 às 09:48

Gostaria de ver implementada no Sporting uma política de "Zidanes e Pávones", mas em bom e em bem sucedido.

Claramente há qualidade no plantel, que com reforços cirúrgicos e aposta firme nos melhores da formação pode dar-nos alegrias no próximo ano.

O que não posso aceitar é a falta de cultura de vitória que ontem foi gritante no final do jogo: a partir dos 87 minutos os nossos jogadores trocaram inofensivamente a bola até ao final, para segurar o pontinho em vez de tentar ganhar o jogo e isso é, quanto a mim medíocre.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 10:12

Algo que me terá escapado... o que é a política de "Zidanes e Pávones"?

Quanto aos últimos minutos, creio que não se deve a falta de ambição mas sim ao desgaste. Recorde-se que este foi o primeiro jogo em muitas semanas, nem nos treinos foi possível ensaiar.
Sem imagem de perfil

De Juskowiak a 05.06.2020 às 10:32

Zidanes e Pávones foi a política que o Florentino Perez tentou implementar no Real Madrid, que consistia em contratar jogadores galáticos como Zidane, e na mesma equipa jogarem com jogadores da cantera, como Pávon.

Na altura o resultado foi desastroso, mas o Real é um clube comprador, e o Sporting formador.

Montar uma equipa de miúdos e graúdos? Pode bem resultar!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 10:53

Sim... poderá resultar, mas não a um nível galáctico.
Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 05.06.2020 às 09:55

Acho que mereciamos mais mas, como já escreveram acima erros antigos vieram ao de cima.

Sobre as estreias gostei do que vi Eduardo Quaresma a DC do lado direito rápido, terá pecado como o Rui escreve nos atrasos para o GR mas isso só com o tempo e o crescer da confiança.

Rafael Camacho esteve relativamente bem, mesmo no apoio à sua defesa, no ataque tem uma grande jogada na parte final do jogo em que veio ao de cima o seu egoismo ... um passe a um dos companheiros e era só encostar. A centrar muito melhor que o Risto apesar de ter menos intensidade que o Risto.

O Matheus teve a tarefa ingrata de se estrear num campo dificil numa zona do terreno em que estávamos em desvantagem numérica e sempre sobre pressão , ainda assim ao nivel do passe muito melhor que o Batta que foi um desastre, com constantes perdas de bola ao tentar sair em posse em zonas perigosas ... inadmissivel para um jogador de selecção.

Sobre o Jovane & Sporar os melhores em campo, Jovane teve o espaço entre linhas (soube sair da linha 1ª linha de pressão), Sporar uma melga para defesa contrária, não se dando a marcação e com um excelente timing para as desmarcações.
Vietto muito perdolário ... exige-se mais a um jogador destes.

Sobre o RAM, gostei do posicionamento da equipa a cortar linhas de passe apesar de estar subida no terreno, controlo de profundidade nas costas da defesa, a forma como pressionamos o adversário nas sua defesa, o onze e a aposta na juventude .... só pecou para mim talvez um pouco mais de acutilância no final para procurar a vitória, mas ai tb terá pesado a classificação actual e os riscos que podemos vir a correr.

Gostei do que vi!

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 10:09

É verdade, a timidez de Quaresma deve-se principalmente à falta de confiança a um nível que é obviamente novidade para ele. Veremos a sua evolução com o passar do tempo e jogos, especialmente se o treinador continuar com o sistema de três centrais.
Sem imagem de perfil

De Bento a 06.06.2020 às 00:56

Cenas talvez

"do terreno em que estávamos em desvantagem numérica"

Aí a responsabilidade é do treinador, que deveria ter mexido na equipa.
Sem imagem de perfil

De Bento a 06.06.2020 às 01:01

Cenas talvez

"forma como pressionamos o adversário nas sua defesa"

Fizemos isso poucas vezes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.06.2020 às 01:06

Cada vez mais chego à conclusão que assistimos a jogos diferentes!
Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 05.06.2020 às 10:27

Rui sobre o seu P.S Varandas jogou a sua última cartada fazendo o "All-IN" com a aposta extravagante de gastar 14M€ num jovem treinador sem currículo.

Que seja agora sensato nas opções que coloca ao dispor do RAM, que não se intrometa (o facto do Matheus Oliveira ter voltado é um bom sinal), que esteja caladinho sobre as apostas nos jovens jogadores ... eles não precisam de mais pressão do que a já devem ter.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 10:51

Já vai em 14 milhões?... Cada vez que referem a contratação o preço aumenta.
Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 05.06.2020 às 12:02

Foram o acréscimo dos juros negociados pelo atraso no pagamento segundo li na CS.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 12:08

Tem havido muita especulação sobre isso, até sobre o IVA. Seguindo essa (i)lógica, o Sporting pagará 4 milhões de juros num valor de 10 milhões, ou seja 40%.

Não me parece credível.

Será melhor esperar pela eventuais contas oficiais.
Sem imagem de perfil

De Cenas Talvez a 05.06.2020 às 12:21

Sim e tal como falaram o IVA é dedutível!
Será sempre 10M€ + Juros;
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.06.2020 às 11:32

Ganhar em Guimarens nunca foi fácil para ninguem , mas o Sporting perdeu uma boa oportunidade de o ter conseguido ontem perante um adversario sem o apoio do seu publico e depois de estar em vantagem por 2 vezes.
Depois de uma paragem de 3 meses foi o jogo possivel e é difícil avançarmos para qualquer tipo de avaliaçao , ficou clara a falta de competiçao dos jogadores e como vimos a nivel geral dos 3 grandes em que nenhum conseguiu ganhar.

Os índices físicos nao sao os mesmos entre jogadores e ontem só deu Jeovane Cabral claramente melhor físicamente que os colegas e adversarios.

Aos poucos vamos ter uma equipa nova , veremos como os novos se aguentam .

Este treinador quisa mereça um plantel melhor , vai espremer ao máximo o que tem e tentar curar da melhor forma a doença crónica das nossas equipas , estar em vantagem e ser atacada pela pereza que provoca o facilistismo , as vantagens dao mais tranquilidade mas tranquilidade nunca foi sinónimo de desconcentraçao .
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 11:57

O Sporar também está em bom nível físico. Treinou-se bem durante a paragem.

Correu muito e nota-se um acréscimo de velocidade. Gostei muito dele.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.06.2020 às 12:06

Sim esteve bem mas o Jeovane esteve acima deles todos , tem uma explosao fantástica no arranque deixa-os todos para tras e so na falta o conseguiam parar , se treinar mais a finalizaçao e o timing do passe pode transformar-se num jogador de grande valor.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 12:11

Exige-se muito mais reflexão nos últimos 20 metros. Não pode ignorar um colega para fazer um remate para as núvens.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.06.2020 às 12:17

É o tal timing , o mais difícil de treinar , normalmente ja faz parte do jogador mas pode ser treinado e melhorado .
O jogador entusiasma-se com a sua propria açao e sente a baliza á mercê e perde o timing.
Aconteceu precisamente o mesmo com o Camacho na parte final do jogo e é tambem o maior problema do Plata.

Se eles conseguirem perceber o timing dao um salto enorme qualitativo.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.06.2020 às 14:28

Com a maturidade vai melhorando sem duvida mas com treino especifico podem ganhar etapas.
Sem imagem de perfil

De Bento a 06.06.2020 às 01:09

O Jovane está longe do jogador que já foi.
Já não tem a mesma capacidade de explosão.

Em relação ao Sporar esteve bem durante o jogo, sempre muito ativo, tomaria que todos os jogadores tivessem a disponibilidade que ele demonstrou.
Imagem de perfil

De PSousa a 05.06.2020 às 11:32

Não desgostei, apenas critico os ultimos minutos em que se andou a trocar a bola, em vez de partir para cima deles, então o último minuto.
Quanto ao resultado, é preciso ver como foram os golos, sendo dois "oferecidos", o segundo do Vitória aparece de ressalto de sorte. E depois Jovane falha uma bola, meu Deus, até eu colocava no poste contrário do GR.
Mas resumindo, apreciei, veremos se com peças novas, teremos equipa para ganhar na próxima época.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 11:53

O Jovane devia ter servido o Sporar que estava um pouco mais recuado na zona frontal. Se é esse o lance que refere.

Acho que nos últimos minutos a equipa acusou o desgaste de um jogo a bom ritmo. Recorde-se que já não faziam 90 minutos há umas boas semanas.
Imagem de perfil

De PSousa a 05.06.2020 às 18:52

Sobre o P.S. digo-lhe o que sei.
Foi recomendado por vários outros treinadores, por unanimidade, e dito que seria um dos próximos grandes treinadores nacionais.
Não foi comprado à toa. Além disso, haviam muitos que não o queriam em Alvalade.
Já havia dois clubes em cima dele, Pinto da Costa já tinha falado, LFV já estava pronto para substituir Lage na próxima derrota, sorte terem empatado na semana antes de o SCP ir buscar Amorim.
Depois havia o Salvador que não pretendia vender a nós e o Mendes estava lá metido.
Enfim, a compra teve de ser desta forma. Parece-me ter ideias e fazer as equipas jogarem à bola. Agora falta adquirir 3 a 4 peças de valor que em conjunto com os que cá estão mais a juventude, para a próxima época, somos capazes de fazer barulho.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 18:59

Aprecio o relatório.

Desde o primeiro dia que decidi dar-lhe o benefício da dúvida e assim farei.

Vai levar algum tempo e, como refere, talvez mais um pouco de talento maturo.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 05.06.2020 às 11:49

É continuar a apostar nos miúdos - eles crescem a jogar.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 11:55

Sim... mas com moderação. Eles não crescem de um minuto para o outro e a equipa precisa de um certa estabilidade para ser competitiva.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 05.06.2020 às 12:35

Eduardo Quaresma não me surpreendeu. Aquela velocidade parecida à de Mathieu e aquela técnica para defesa central....temos ali futuro. É continuar a aposta.

Jovane, claro, a desequilibrar e Vietto a desiludir, muito apagado. Uma pena porque não temos muitos criativos na equipa e precisamos dele em bom plano. Plata entrou tarde e esperemos que volte ao nível em que estava quando isto tudo parou.

Matheus Nunes ainda requer mais jogos. Pareceu melhor do que Doumbia mas o amarelo que recebeu ainda na 1ª parte condicionou-o. Para além disso teve pouco apoio de Battaglia que esteve um bocado disparatado a cometer erros por todo o lado.

Sporar....mostra tudo o que vi nos vídeos dele. Belo jogador que se se mantiver alguns anos por cá, irá fazer esquecer Bas Dost.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 14:08

O Matheus Nunes precisa de crescer a este nível, mas isso não vai acontecer de um dia para o outro.

Com o regresso de Wendel ele terá então a oportunidade de entrar gradualmente nos jogos e com menos pressão.
Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 05.06.2020 às 14:02

Queria tanto os 3 pontos para o Sporting!
Soube a pouco.

Beijinhos Rui
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.06.2020 às 14:05

Soube... Luísa, mas não foi um mau começo.

Beijinhos

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo