Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Jogo sujo

Rui Gomes, em 06.02.20

11350501_435186369994715_9029993473815943424_n.jpg

No futebol português continua a valer um pouco de tudo. Apesar de algumas tentativas para dizer o seu contrário, os poderes estão confortavelmente instalados e para disfarçar carências de uns ou vontades de outros, chegámos à fase do vale tudo. Até mentir.

Em apenas três dias, um mesmo órgão de comunicação lançou uma campanha que, mais vezes do que não, até se autodesmente... Se num dia, o médico Manuel Resende “alegou incompatibilidades com a estrutura liderada por Frederico Varandas” para sair do Sporting Clube de Portugal, no dia seguinte, quando finalmente foi contactado (aquela regra irritante a que os jornalistas deveriam estar obrigados, mas que ignoram) Manuel Resende reagiu dizendo que tinha uma “dívida de gratidão” para com o actual presidente do Clube. Elucidativo.

As coisas até já teriam a sua gravidade se se reportassem apenas a este caso. Mas não. A narrativa ficcional é diária: ontem era a SAD que procurava substituto para Silas (mentira) e um esclarecimento de um movimento marginal tinha causado divergências na Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal (outra mentira); hoje o Jogo ficou mais sujo com uma manchete que Frederico Varandas estaria a ser “pressionado a demitir-se” e que os Órgãos Sociais do Sporting CP sugeriam mesmo eleições antecipadas.

2020-02-06.png

Qual a intenção? Qual a necessidade? E contactar a parte interessada? E fazer notícias sobre factos verdadeiros? “O descontentamento de vários dirigentes é elevado e (…) estão prontos para avançar com as respectivas demissões (…) se a AG de cariz destitutivo avançar”. Quais dirigentes, já agora? Um nome? Dois? Nem meio. Porque é falso, porque é mentira, porque é propositado.

Desviar a atenção de relatórios de contas que têm de ser apresentados até final do mês, de queixas na FIFA e de investigações jornalísticas sobre lavagens de dinheiro, inventando notícias sobre o Sporting CP, é simplesmente um Jogo demasiado sujo para ser jogado.

Miguel Braga

Responsável de Comunicação Sporting Clube de Portugal

publicado às 11:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


67 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.02.2020 às 15:24

O Liverpool não é campeão há vinte e tal anos….. o benfica nos últimos 6 épocas ganhou 5.

O Liverpool no período que não ganhou um titulo nacional, ganhou Ligas dos Campões….. já o benfica no período que domina internamente, lá fora é o desastre conhecido.

Mas mais importante que tudo é analisar o futuro de ambos os campeonatos, em Inglaterra distribui-se as receitas, logo o futuro é risonho e com aumento de investimento….. em Portugal é o benficazinho a guardar para si a receita de ter mais de metade dos consumidores….. Quem não percebe a diferença, não quer perceber e pior, defende a falta de competitividade do nosso campeonato, para com isso fazer o benfica, o único Grande em Portugal, e única equipa na Champions. É só analisar o caminho do nosso campeonato desde a criação da benficatv. Única equipa na europa a transmitir os seus próprios jogos. São resquícios do Estado Novo….
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.02.2020 às 16:11

O Liverpool não ganha a Premier desde 1989/90, no entanto, neste período, já conquistou a Champions, por sinal na época em que ficou 36 pontos atrás do campeão Chelsea de José Mourinho.
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 06.02.2020 às 16:32

E perdeu um campeonato contra o mesmo Chelsea de Mourinho, graças a uma escorregadela do Gerard que fez com que o Manchester City passasse para a frente do Liverpool. A título de curiosidade, há uma petição de adeptos do Liverpool este ano que, caso o clube se sagre campeão e ainda com muitos jogos pela frente do campeonato, o Gerard seja inscrito como jogador e jogue cinco jogos para finalmente ser campeão pelo Liverpool.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.02.2020 às 16:41

Essa ideia é engraçada, mas o Gerard, salvo erro, está a treinar na Escócia.
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 06.02.2020 às 16:56

Sim, está a treinar o Glasgow Rangers. Não sei se, caso fosse legalmente possível, ele e a direcção e o Klopp aceitavam.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 06.02.2020 às 16:25

O Liverpool não é campeão há 20 e tal anos... E??... O que é que isso interfere com o facto do campeonato estar tanto ou mais desnivelado que o português?

O facto do Benfica ter ganho maior número de campeonatos nos últimos anos apenas confirma a tese de que tem sido mais consistente. Pelo que a actual classificação não será uma surpresa muito grande.

Quanto ao "futuro dos campeonatos", eu também não estou optimista em relação ao português, mas apenas porque a decalage do Benfica para os restantes parece estar a aumentar.

E com esta afirmação, não pretendo acicatar ou provocar os rivais.

É apenas a constatação de que o Benfica parece estar, financeiramente, num plano muito superior aos mais directos competidores. Sendo que, se continuar a dominar o campeonato português, vai continuar a ir à champions, ao contrário dos rivais, o que cavará um fosso ainda maior.

No entanto, deixe-me que lhe lembre, que tal como o Benfica, o Sporting também optou por uma negociação individual do contracto dos direitos televisivos. De resto, o presidente que o Schmeichel sempre apoiou, andou a cantar aos quatro ventos que tinha obtido o melhor acordo em Portugal.

Acrescento ainda que, por muito que me desagrade os resultados do Benfica nas competições europeias, isso não é um indicador para o nível da equipa.

Por exemplo, o ano passado, julgo que apenas não foi mais além porque a luta no campeonato estava "a ferro e fogo", e andaram a poupar titulares na Liga Europa.

Este ano, fruto dessa mesma poupança na fase inicial da champions, caíram para a Liga Europa. Mas, mesmo assim, o Benfica esteve "apurado" até aos 95 minutos do jogo em Leipzig.

Em relação ao Estado Novo, foi o clube em que o Sporting ganhou mais títulos e isso é tudo o que tenho a dizer sobre esse assunto!!
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 06.02.2020 às 16:27

curiosamente, quem deixou de ganhar campeonatos após a queda do Estado Novo, não foi o Benfica....
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 06.02.2020 às 18:08

Os lampiões que aqui comentam se querem ir para a caminha a pensar que o benfica ganha títulos num campeonato competitivo e justo é o vosso direito….. agora por favor não se comparem ao Liverpool e não comparem o campeonato português ao inglês…. é que fico com a ideia de que vocês ou são tolinhos ou fazem parte de uma cartilha lampiónica. É incomparável….

Conhecem algum pais europeu onde 50% apoia um único clube? é isso o resquício do Estado Novo….. onde minhotos vêm à capital ao domingo gritar por um clube de um bairro lisboeta…..
O Sporting ganhou títulos no inicio do futebol não profissional, mal o futebol começou a ser profissional, o benfica e mais tarde o porto ultrapassaram o Sporting….. nada teve a haver com o Estado Novo, mas antes a uma incapacidade para fazer esquemas.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 07.02.2020 às 08:40

Schmeichel, o seu desconhecimento da história é grande ou então, é apenas intencional.

O Benfica tem mais adeptos porque sempre foi um clube associado ao "povo", às classes mais baixas, ao contrário do SCP. Por isso, quase emulando uma luta de classes, as pessoas eram do Benfica porque se identificavam.

E as lutas com o SCP eram mais do que um jogo. Eram os pobres contra os ricos.

Para além disso, o Benfica foi bi-campeão europeu, o que também terá contribuído para angariar muitos simpatizantes. De pais para filhos, de avós para netos, o número foi aumentando.

Para além disso, durante o Estado Novo, o Benfica significava resistência. Pela cor do seu equipamento, era associado, politicamente, à "esquerda", sendo que o seu hino chegou a ser proibido.

Pode o Schmeichel ou qualquer outro dizer mil vezes que "o Benfica era o clube do regime", que não fará com que seja verdade!

E o mito de que o Salazar não deixou o Eusébio ir para a Juventus porque era do Benfica é pura mentira. Ele não deixou o Eusébio sair porque o Benfica era o único símbolo de que Portugal era um país "pujante" no exterior.

De resto, se quiser consultar, são várias as figuras de estado que estavam nos corpos sociais do SCP e do FCP.

E volto a reiterar que, foi durante o Estado Novo que o Sporting mais títulos ganhou. Desde o 25 de Abril o SCP foi campeão 4 vezes!!

Em conclusão, a associação do Benfica ao Estado Novo só pode ser por 3 razões: por má fé, desconhecimento ou uma tentativa desesperada de justificar o insucesso do SCP pós 25 de Abril.
Sem imagem de perfil

De António Vieira a 07.02.2020 às 09:34

o sr Maurício Vieira de Brito que foi presidente dos lampiões era um homem do estado novo meteu muito dinheiro no seu clube com a exploração dos negoros em Angola...
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 07.02.2020 às 10:27

Sr António Vieira, de onde tirou a ideia que Maurício Vieira de Brito estava ligado ao Estado Novo.

Eu pesquisei bastante e não encontrei a mais pequena referência!!

De onde ele tirou o seu dinheiro, e se foi "explorando" negros em Angola, não lhe sei dizer.

De resto, são vários os textos na net onde podemos constatar que a associação do Benfica ao Estado Novo é apenas uma mentira propagada por adversários que, ESSES SIM, estavam intimamente ligados ao salazarismo.

Se quiser pesquisar no google por "tradição democrática do Benfica" vai encontrar vários textos, devidamente fundamentados, com factos e, no caso do blog do Alberto Miguéns, com documentos da época.

Assim, com todos os dados que lhe estou a dar, só continuará a teimar nesta falácia por má fé, porque por desconhecimento já não será!
Sem imagem de perfil

De RCL a 06.02.2020 às 19:48

O Benfica é uma União Nacional.
Tudo a Bem da Nação( Lampiónica).

O padrinho, que era lampião, proibiu o vermelho, substuituído pelo encarnado.
"Quem não é do Benfica não é bom chefe de família"- pensamento do Estado Novo.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo