Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Jogos de poder

Naçao Valente, em 12.10.16

 

Bruno-de-Carvalho-a-Luís-Filipe-Vieira.png

Mesmo indo contra a actual opinião das correntes clubísticas, considero que  a polémica que se instalou nas redes sociais entre o Sporting e o Benfica, dá uma imagem degradante do que deve ser o desporto. Sporting e Benfica são grandes clubes portugueses que nasceram, cresceram e se impuseram pela rivalidade entre si. Têm origens e histórias diferentes mas percursos paralelos. E volto a acentuar, sem essa rivalidade não seriam o que são.

 

Alimentar a rivalidade é por isso saudável. Pernicioso é transformar a rivalidade sã em clima de guerra permanente, e para além da normal actividade desportiva. Quando se considera um adversário como inimigo e se promove o ódio contra ele, desce-se ao grau mais baixo do que deve ser a normal e necessária convivência entre instituições. Não é essa a natureza do desporto. Antes pelo contrário.


O comentador e vice-presidente do Benfica Rui Gomes da Silva é, com todo o respeito, uma figura patética e como tal não se pode levar a sério. Pelo que é visível, representa para o Benfica o papel de “entretainer” numa estação de televisão. Responder-lhe à letra é pura perda de tempo e significa  descer ao seu nível. Baixo muito baixo.


O Sporting Clube de Portugal é uma instituição centenária, com um passado relevante ao serviço do desporto em Portugal. Ao colocar nas redes sociais textos como os que tem publicado ultimamente, só se desprestigia. O discurso rasca e de uma agressividade semântica inqualificável, é uma espécie de 'boomerang' que acaba por se voltar contra quem o arremessa.


Mas o SCP como colectividade é constituído por pessoas que a representam e que a servem. E aqui é que bate o ponto. Quando quem serve o clube tem como estratégia o lema “os fins justificam os meios” vale tudo. A guerra contínua contra tudo o que mexe, obedece a uma estratégia clara da actual direcção para se auto-promover. A frase de Bruno de Carvalho... “quem quiser fazer mal ao Sporting tem de me matar primeiro a mim", não é ingénua e cai bem em muitos adeptos. Mas na prática não significa nada. Defender o Sporting é desiderato de todos os sportinguistas. A conclusão comprovada pela prática é que Bruno de Carvalho à sua maneira, seguindo as pegadas de outros dinossauros, se quer eternizar como presidente do Sporting. É um projecto pessoal, que pode coincidir ou não com os interesses do clube.


Luís Filipe Vieira conseguiu o objectivo da eternização. Daí que com o tri-campeonato no bolso e o seu lugar solidamente garantido, se possa dar ao luxo de dar uma imagem de individuo consensual e distante, portanto acima das disputas vãs dos pobres terrestres. Mas na verdade utiliza, porque pode, todo a hipocrisia do mundo, enquanto vai colocando, estrategicamente, os seus agentes que se disponibilizaram para fazer o trabalho sujo.


Bruno de Carvalho está no início do processo de entronização como homem insubstituível. Tem um caminho pedregoso para percorrer. Assim, vai atirando pedras em várias direcções com o intuito de mostrar serviço às hostes. Copiando um pouco o estilo dos adversários/mestres abandonou, em parte, o estilo caceteiro directo, e começou a resguardar-se atrás de outras figuras, para quem deixou as tarefas mais desgastantes. E quando, por exemplo, um resultado desportivo é negativo sai chumbo grosso para distrair o pagode do que é essencial. 


Nesta luta comunicacional não há inocentes. Cada uma das partes pretende com esta estratégia manter as suas “tropas” unidas, e fazer passar a mensagem de defensor inquestionável . Acicatar os ânimos contra o adversário, procurando desvalorizá-lo e desmolarizá-lo, provoca a reacção adversa, de onde sobressai o pior primarismo da natureza humana. Quem ganha com estas guerras abertas de 'clubite' irracional não são as colectividades, mas eventualmente quem, transitoriamente, as dirige.Tudo não passa de jogos de poder, sempre pessoal, e ao fim e o cabo o que sobra de concreto para a valorização do desporto é nada. Espuma, apenas espuma.

 

publicado às 10:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


38 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.10.2016 às 10:36

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2016 às 11:53

As individualidades acima das colectividades não podem dar bons resultados. Neste blog existe a norma de não aceitar comentários anónimos. Por isso quando comentar deve identificar-se.
Sem imagem de perfil

De PSousa a 12.10.2016 às 11:02

E é "quase" isto mesmo...
É muita "guerra" de palavras e outras coisas mais que não dignificam os clubes nem o desporto. Era tão bom que se calassem TODOS!
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2016 às 11:56

PSousa
Que falem, mas daquilo que é a essência destes clubes, a actividade desportiva.
SL
Sem imagem de perfil

De Jpinto a 12.10.2016 às 11:07

Muito bem dito.

No entanto nunca nos podemos esquecer que o Sporting há muito tempo que tem muito menos poder que o Benfica

Aliás quiseram tirar o Sporting dos chamados "grandes"

Por isso se há clube que tem de ir atrás do prejuizo esse clube é o Sporting, se o faz sempre da melhor forma, claro que não mas a opçao também nunca seria cruzar os braços perante tudo o que nos têm feito
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2016 às 12:03

JPinto,
Eu sei que as hegemonias infelizmente também se constroem nos bastidores e não apenas dentro das quatro linhas. Contudo, e sem conhecer como se desenvolvem, uma coisa eu sei, nunca se construíram com ruído, mas antes com silêncio. Pela via de falar grosso e feio, em praça pública, o Sporting só se prejudica, na minha perspectiva.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2016 às 15:14

Certíssimo, caro Nação Valente. Uma consideração que eu tenho vindo a sublinhar há muito tempo. Contudo, não podemos perder de vista que o Sporting carece de real poder nos bastidores e, muito além disso, o ego de Bruno de Carvalho exige protagonismo público quase diariamente, não obstante a sua mais recente postura relativamente moderada.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.10.2016 às 11:11

Nação Valente,

"O comentador e vice-presidente do Benfica Rui Gomes da Silva é, com todo o respeito, uma figura patética e como tal não se pode levar a sério."

Como é que não se pode levar a sério um vice-presidente?! que eu saiba um vice representa a Direcção do benfica..... não é um simples Pedro Guerra!

RGS é apenas o espelho verdadeiro de LFV.... isto é, não consegue esconder o labrego mafioso dentro dele.... torna-se portanto evidente que esta direcção do benfica tem uma agenda de controlo do futebol português (que passa pelo controlo da arbitragem e dos poderes de decisão) e uma agenda de ataque e descredibilização contra o Sporting! Já o fizeram com o porto e conseguiram...

Não se pode dizer que não se pode levar a sério um personagem que é o reflexo de como o benfica é gerido nos tempos que correm! Bem pelo contrário, temos de estar atentos a esta gente que de santa não tem nada....
Sem imagem de perfil

De Hipocrita a 12.10.2016 às 11:56

Até te espumas da boca quando falas do Benfica, "labrego mafioso", como queres ser melhor que os adeptos dos outros clubes que tanto críticas, tu que tens um vice condenado por pagar aos árbitros, tu que tens um presidente que veio para a Sic dizer que comprou árbitros.

Posso enumerar muito mais casos, tanto do Porto, Benfica ou Sporting. Nenhum clube é exemplo para ninguém, mas insultas apenas os outros.

Não sejas hipócrita.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.10.2016 às 12:11

1- benfica escreve-se com letra pequena....

2- eu não sou melhor que ninguém.... eu assumo-me como anti-benfiquista! Será que tens a hombridade de te assumir como és? ou vais ser mais um hipócrita como a maioria dos benfiquistas que vem comentar para sites sportinguistas?

3- eu não tenho nenhum vice condenado por pagar aos árbitros, isso é um mito.... primeiro ele não é o vice presidente do Sporting, segundo ele foi condenado por criar uma lista de dados sobre árbitros.... vai-te informar!

4- que eu tenha conhecimento, foi o LFV que foi apanhado nas escutas a escolher um árbitro.... ou é mentira?!

5- eu chamo labrego mafioso ao RGS como ao LFV (aquela imagem do LFV a comer amendoins no Seixal, é exactamente revelador do que escrevo...), e isso não é ofensa nenhuma.... tendo em conta quem eles são, e como enriqueceram e tendo ainda em conta todas as ofensas que a maioria dos benfiquistas dizem sobre o BdC, isto que eu escrevi acima não é nada.... mas é mais do mesmo.... a hipocrisia lampiã a vir ao de cima! Ficam ofendidos com metade do que eles próprios ofendem....

6- Não mude de nick, é que é exactamente revelador de quem você é...
Sem imagem de perfil

De Hipocrita a 12.10.2016 às 13:54

1- Os substantivos próprios começam com letra maiúscula, aprende, não insistas no erro, só faz de ti pior do que já és.

2-"eu não sou melhor que ninguém", já tinha reparado nisso, pelos teus comentários era impossível seres melhor que alguém. Quanto ao escrever em sites sportinguistas, só acontece quando falam de outros clubes, não sejas hipócrita, queres falar dos outros e não queres que os outros falem de ti?

3-Foi condenado por andar a vasculhar a vida dos árbitros e por depositar 2000€ na conta do Cardinal, mas como é do Sporting não afecta o clube, esse vice não representa o clube, apenas o RGS representa o Benfica.

4-O JGonçalves foi ao telejornal da SIC dizer que comprou árbitros, confessou o crime, ninguem fala nisso, quanto mais em punições para o clube, ZERO.

5- Deves ter tido algum amor não correspondido de algum benfiquista e que agora desatas a insultar todos, devias ter feito queixa do labrego do irmão do teu tio. O facto de generalizares os benfiquistas só mostra o tipo de pessoa que és.

6- Só de nick, mas se mudasses para este nick estavas completo.

Sempre que escreveres comentários menos dignos irás ter resposta.

Cumprimentos para o labrego
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.10.2016 às 14:46

1- escreve-se em letra pequena, não é por ser um substantivo.... é mesmo por serem pequeninos....

2- eu nunca iria a um blog de benfiquistas.... primeiro nunca iria ser respeitado (como tu estás a ser neste blog), segundo não tenho nenhum interesse em estar a proliferar a defesa do meu clube junto de benfiquistas, é uma coisa que a mim não me interessa. Como nunca iria comentar num blog do Paços de Ferreira....

3- diz bem, ele foi condenado.... Mas já agora, dar nota que o Sporting não foi condenado em tribunal, mas sim apenas o PPC. E se você fosse mais honesto pediria o mesmo para os seus dirigentes do seu clube....

4- Tu falas de gajos de décadas atrás, eu falo-te do teu presidente em exercício....

5- primeiro eu não generalizei nada, eu disse que o teu presidente e o teu vice, são labregos mafiosos.... não chamei nada à tua família como tu o estás a fazer.... enfim!

6- essa piadinha foi muito fraquinha... mesmo para um benfiquista!

Quem tem de dizer se o meu comentário é mais ou menos digno não és tu.... mas sim os gestores deste blog! Aprende a respeitar um espaço leonino, já que estão a permitir que os benfiquistas inundem este espaço, o que é demonstrativo da incapacidade dos lampiões em aceitarem que existem pessoas que não pensam como vocês.... é lixado mas chama-se democracia!

O teu final é mais uma prova de quem ofende quem.... eu não te chamei nada.... lá saberás de onde vem esse ressabiamento todo....
Sem imagem de perfil

De Hipocrita a 12.10.2016 às 15:28

És um lagarto raivoso, não és sportinguista e muito menos desportista.
Não sei se vais a sites benfiquistas, mas senão vais será por medo? Eu vou aos sites que quiser que eu saiba ainda vivemos em democracia, embora isso te faça alguma confusão.

O clube não é só o presente, mas também o passado e o futuro, o que de bom se fez assim como o mal. Isso faz o clube, ou o que foi o passado não interessa?

Como ja afirmaste és anti-benfiquista, muito provavelmente vives em negação. Dizes que és adepto do Sporting por conveniência quando no fundo és um ressabiado.

Respeito espaço de todos desde que nao estejam pisar terceiros, por isso, enquanto te focares nos outros clubes vais obter resposta, deixa-te de verdades absolutas e saloias.

Nada me move contra clubes ou adeptos, discordo de algumas ideias, penso por mim, não sigo cartilha, nem o Sporting é o diabo nem os outros são santos, ou o inverso.

Cumprimentos, labrego
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.10.2016 às 15:43

Não te respondo mais.... não se aprende nada contigo! Continuas a ser um malcriado...

Se te permitem comentar aqui, deverias respeitar os outros.... se eu sou anti-benfiquista é o meu direito, aprende a respeitar isso! Se tu não sabes quem tu és, então isso é um problema teu....

O teu final é apenas o reflexo de todo o teu comentário.
Sem imagem de perfil

De Hipocrita a 12.10.2016 às 16:02

Insultas e depois pedes respeito?

Quando tu chamas labrego não estás a ser malcriado. Que respeito podes tu pedir quando és o primeiro a desrespeitar?
Como disseste, isto é um espaço leonino, o site antibenfica.com é outro, porque raio comentas aqui?

Não gostas que te respondam nos mesmos moldes, é chato? Pedes socorro aos moderadores quando a minha escrita não foi mais agressiva que a tua.

O facto de haver participação de não sportinguistas neste blogue, sendo que não se trata de insultar ( em 99% dos casos) é de louvar e raro, felizmente também exista noutros clubes, embora também muito raro.

Espero que continuem a pensar sem seguir a cartilha imposta pelos clubes, estejam de acordo ou não com as opções tomadas por estes.

Para o caso desde colega comentador, sempre que ele ultrapassar a linha do desportivismo tentarei ajudá-lo a regressar ao bom caminho.

Cumprimentos desportistas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2016 às 16:08

Agradeço que abandonem a adjectivação gratuita para não me obrigar a intervir.

Não é necessário personalizar questões que em nada se relacionam com a nossa vida pessoal, nem é este o propósito do debate no blogue.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2016 às 20:26

Caro Rui,
A natureza humana é muito estranha ou talvez não. É curioso verificar como condicionamentos adquiridos ao longo dos anos emergem ao mais pequeno estímulo. E o mais curioso é que esta discussão de troca de insultos, está completamente nas antípodas do espírito do texto. E pouco interessa quem começa. O mais criticável é dar continuidade.
Sem imagem de perfil

De Zé Bastos a 12.10.2016 às 16:22

Não me querendo imiscuir no diálogo acima, realmente este blog tem crescido a sua participação, quer de Sportinguistas como Benfiquistas e também muitos que se intitulam anti-Benfiquistas, como é o caso do Schmeichel e outros que por aqui vão fazendo comentário.

Nestes últimos dois dias em virtude de alguns posts do Rui Gomes visarem o Benfica, com notícias sobre a sua comunicação, os seus títulos, a sua data de fundação, etc, essa participação subiu muito, e então lá veio ao de cima todo este sentimento primário de anti.

O que me espanta é que este espaço, que até tem contributos muito interessantes e ponderados de comentadores sóbrios como o Nação Valente, o Leão Zargo, City Lion e por vezes Rui Gomes, se deixe cada vez mais ir neste tom de anti, que alguns dos seus participantes assumem, chamando nomes a comentadores afectos ao Benfica só porque se exprimem com opiniões contrárias á sua,usando termos como "encornados", "beifica", "carnide", fazendo insultos pessoais etc.

Acho que este espaço sendo Sportinguista, mas também de discussão do desporto em geral, merecia melhor, mas se calhar é isto que os nossos dirigentes estão a fabricar, cabe-nos a nós não ir na cantiga.

Bons comentários
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.10.2016 às 20:32

Hipocrita,

Eu não te insultei em nenhum do meu comentário.... ao contrario de ti!! Vai ler os teus comentários, em particular a parte dos cumprimentos finais... mas também quem tem esse nick, não se esperaria de outra coisa
Mas eu só comentei para te dizer isto, a forma como os benfiquistas inundam o espaço de discussão por essa internet fora, como tu estas a fazer aqui, é uma prova de uma estratégia de comunicação à Pedro Guerra... não aceitam que haja um contraditório ao benfica, atacam, e depois armam-se em desportistas e que a intenção é apenas discutir.... nada mais falso!! Eu já assumi o que penso sobre o benfica e sobre os seus dirigentes, já tu escondeste nessa mascara hipócrita de seres um desportista, quando na realidade és um anti-SPORTING!!!!
Sem imagem de perfil

De Hipocrita anti-benfiquista a 12.10.2016 às 21:07

Não respondias, mas afinal já respondes.
Tu que te assumes como anti-benfiquista, que contraditório pode haver...
Chamas labregos mafiosos ao directores do Benfica, estás farto de insultar os outros clubes e os adeptos neste blog, aqui mais um exemplo da tua valia "1- escreve-se em letra pequena, não é por ser um substantivo.... é mesmo por serem pequeninos...."

A comunicação à pedro guerra, até te respondia que o saraiva é farinha do mesmo saco, mas tu não és sportinguista, é difícil arranjar comparação na tua agremiação

O blog é publico, qualquer um pode participar, mesmo não sendo sportinguista, até tu participas.

Não sou anti-sportinguista, aliás isso de ser anti clubes é algo que só uma mente muito atrasada pode pensar, como posso ser anti-sportinguista se tenho família e amigos do Sporting, desejaria o mal a eles? que tenham azar na vida? que estupidez... só mesmo seres como tu, cabeça oca, podem escrever isso. Uma das coisas que me dá prazer é depois dos jogos estar a falar com os meus amigos dos diversos clubes e perceber como cada um interpretou o que passou no jogo, se a contratação foi boa, se fez bem em vender. Não estou a dizer que quero que o meu clube não ganhe e ou fico triste quando os outros perdem, mas isso é o sal. Agora anti-clubes... que ideia mais estapafúrdia, só em mentes dementes.

Acho muito interessante perceber o que os adeptos dos clubes acham sobre os rivais, são ideias mais fora do contexto do próprio clube.

Não pretendo participar muitas vezes no debate, mas irei ler com muito gosto, concordando com uma opiniões com outras nem por isso, o normal, sendo que para o caso desde colega comentador, sempre que ele ultrapassar a linha do desportivismo tentarei ajudá-lo a regressar ao bom caminho.

Cumprimentos,
Anti-anti clubes

Sem imagem de perfil

De João Ferreira a 13.10.2016 às 11:07

Aqui está a noticia sobre Pereira Cristóvão.

O Ministério Público acusou o antigo vice-presidente do Sporting Paulo Pereira Cristóvão de corrupção ativa, por obtenção de dados sigilosos, nomeadamente de 196 árbitros de futebol.
Na acusação do Ministério Público (MP), concluída este mês e à qual a agência Lusa teve acesso, constam mais 12 arguidos: três advogados, um engenheiro, dois técnicos oficiais de contas, um comercial, um gráfico e uma colaboradora de um banco que, no âmbito das respetivas funções, obtinham, através dos mesmos três funcionários de uma repartição de finanças de Lisboa, elementos pessoais, patrimoniais, bancários e fiscais, a troco de dinheiro.
Quanto a Pereira Cristóvão, o MP indica que, em 2011, além de dirigente desportivo, era sócio-gerente da Primuslex - criada em 2006 - e geria a RightExpert Unipessoal - constituída em 2011 por um funcionário da Primuslex a mando de Pereira Cristóvão -, sociedades que se dedicavam à assessoria e consultoria empresarial, comercial e na área da segurança.
Em 2008, Pereira Cristóvão conheceu Carlos Silva, que foi inspetor tributário até 2010, ano em que se aposentou. Segundo o MP, este arguido acedeu à base de dados da Autoridade Tributária (AT) e forneceu elementos "de natureza pessoal/familiar, patrimonial e bancária de várias pessoas visadas" na atividade de Pereira Cristóvão, "a troco de remuneração".
Após a aposentação, o inspetor tributário passou a pedir à arguida Virgínia Freitas, sua companheira e técnica administrativa tributária na mesma repartição de finanças, para "que procedesse às pesquisas" para obtenção das informações solicitadas por Pereira Cristóvão.
O MP explica que, "para a efetivação desta troca de favores", sempre que Pereira Cristóvão precisava de dados de contribuintes, pedia a um dos seus funcionários para se encontrar com Carlos Silva e entregar um envelope com os nomes a pesquisar.
"Estes encontros ocorreram pelo menos em oito situações distintas", entre junho e novembro de 2011, refere a acusação, que revela contrapartidas entre os 200 e os 575 euros.
Pereira Cristóvão foi vice-presidente do Sporting entre março de 2011 e junho de 2012.
Uma das situações descritas teve início a 6 de junho de 2011, quando o então vice-presidente do Sporting solicitou a um colaborador do clube que lhe enviasse a listagem dos árbitros, árbitros assistentes e observadores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Nesse dia, o então vice-presidente do Conselho Diretivo do Sporting pediu à sua secretária "que criasse dois ficheiros Excel" com a lista anteriormente enviada, o que a funcionária realizou no computador que lhe estava distribuído para exercício de funções no Sporting.
Na posse dos dois ficheiros, a 14 de julho e a 10 de agosto, Pereira Cristóvão ordenou à secretária da Primuslex que pedisse a um dos funcionários da sociedade para entregar aquelas listas Excel ao arguido Carlos Silva.
"Em 14 de julho e 10 de agosto de 2011, o arguido Carlos Silva solicitou, via 'email', à arguida Virgínia Freitas, a pesquisa de todas as informações disponíveis na AT sobre os indivíduos identificados nas listas, num total de 196 árbitros de futebol, nomeadamente o número de identificação fiscal, número de identificação bancária, rendimentos, titularidade de bens móveis e imóveis e identificação do cônjuge, o que veio a acontecer", sustenta o MP.
A arguida "entregou o resultado das pesquisas (contendo dados de 182 árbitros) ao arguido Carlos Silva" que as levou ao funcionário da Primuslex, e este até Pereira Cristóvão.
Fonte ligada à defesa de Pereira Cristóvão disse à Lusa que, numa avaliação preliminar, esta nova acusação relata factos que já estão a ser julgados no chamado "caso Cardinal" - cujo acórdão está marcado para sexta-feira -, razão pela qual pondera requerer a abertura de instrução do processo.

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2016 às 12:12

Schemeichel,
Como já escrevi na resposta a outro comentário as eventuais diligências para controlar órgãos de decisão como diz, não se constroem através de posições de comentadores sejam dirigentes ou não. Constroem-se nos bastidores de uma forma muito subtil. Nesse aspecto e para mim RGS é um peão sem importância relevante.
SL
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 12.10.2016 às 12:29

É verdade que as diligências para controlar os órgãos de decisão do futebol, não se constroem na televisão.... mas o facto de um vice presidente dizer o que diz na televisão, é apenas revelador da estratégia desta direcção de LFV, de atacar e denegrir a direcção do Sporting.
Dizer que não podemos levar a sério RGS, é a mesma coisa que dizer que não podemos levar a sério a entrevista de LFV onde ele refere que não existe estratégia para se falar dos outros clubes. Então não levamos a sério nada do que vem do benfica....

Não é só o RGS que tem de ser levado a sério, é toda a rectórica lampiã, onde eles inundam a Comunicação Social com as teorias de que só falam e amam o seu clube.... então quem criou a estratégia dos vouchers? não foi a direcção do benfica? e com que objectivo?! este é apenas um exemplo da estratégia tida pelo benfica nos últimos anos.... temos de levar a sério esta gente, porque senão somos sempre comidos de cebolada!
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 12.10.2016 às 13:05

Mas o Guerra não é director de conteúdos da Btv?

Seja como for, repudiando a linguagem de taberneiro do Sporting via redes sociais em páginas não assinadas, assistimos a nada mais que respostas a uma campanha orquestrada e caluniosa cujos rostos são indivíduos com responsabilidade no Benfica, que mesmo no caso recente do André Ventura, não podem ser dissociados do seu clube.

Colocar os 2 clubes no mesmo patamar nesta guerra de comunicação, só de quem está desatento.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2016 às 19:06

Caro Lion73,
Nós somos naturalmente condicionados para defender o nosso grupo. E embora os "nossos" cometam actos condenáveis temos tendência para os desculpar ou sermos mais tolerantes. Por isso percebo a sua conclusão. No entanto, na minha opinião, nesta guerra, volto a dizer, não há inocentes.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 12.10.2016 às 11:16

Muito bem Nação Valente. Penso que o post resume bem a opinião daqueles que gostam do seu Clube e respeitam os demais, sejam verdes ou encarnados. No entanto, é curioso ver que, mesmo alguns daqueles que concordam com o teor do Post, não resistem à necessidade de defender, ainda que sob a forma desculpante, a posição do SCP nesta matéria. São desabafos como o "o que nos têm feito" do JPinto que permitem tudo isto! Os clubes podem e devem defender-se, mas não devem auto comiserar-se para legitimar essa postura.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 12.10.2016 às 12:51

Já foi alertado mais do que uma vez que tem de se identificar (nome/pseudónimo) para comentar. A partir de agora todos os seus comentários sem identificação serão editados.
Sem imagem de perfil

De ZaraTosta a 12.10.2016 às 11:16

Muito bem Nação Valente. Penso que o post resume bem a opinião daqueles que gostam do seu Clube e respeitam os demais, sejam verdes ou encarnados. No entanto, é curioso ver que, mesmo alguns daqueles que concordam com o teor do Post, não resistem à necessidade de defender, ainda que sob a forma desculpante, a posição do SCP nesta matéria. São desabafos como o "o que nos têm feito" do JPinto que permitem tudo isto! Os clubes podem e devem defender-se, mas não devem auto comiserar-se para legitimar essa postura.
Sem imagem de perfil

De jpinto a 12.10.2016 às 13:50

Não concordo de todo com esta guerra

Sei que os jogos de poder se fazem em grande parte nos bastidores, mas não sou pessoa ligada ao futebol para perceber como se faz isso, pelo menos sem entrar por caminhos obscuros

Por isso não estou muito à vontade para apoiar manobras que nao sei se são honestas, morais ou sequer legais

o que são manobras de bastidores ? colocar pessoas influentes (na arbitragem por exemplo) para nos favorecer ?

Oferecer prendas a arbitros ?

pressionar os arbitros com notas negativas e eventuais descidas de divisão caso não apitem com determinadas directivas ?

dominar a CS ?

Não estou a acusar ninguem apenas acho que infelizmente o mundo do futebol está neste ponto e não vejo grande hipotese de se ter sucesso apenas confiando no trabalho serio.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2016 às 15:04

JPinto,
Considero que esta guerra da parte do Sporting está mais relacionada com questões internas, embora focada nos problemas dos outros. É uma forma de desviar as atenções e manter o foco na rivalidade. È preciso não esquecer que as eleições estão à porta.
SL
Sem imagem de perfil

De jpinto a 12.10.2016 às 15:24

De certo que esse assunto estará sempre mais ou menos presente da direcção, mas na minha opinião nao é o motivo central para esta guerra
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 12.10.2016 às 11:21

O "cerne " do post eu compreendo, mas parece-me que está a misturar posições oficiais com posições de comentadores em programas decadentes.

É que por muito que custe, a realidade é que o Sporting, muito através do facebook (mas também de comunicados OFICIAIS) tem continuamente (de forma muito mais acentuada desde a época passada) tem vomitado dezenas de comunicados cheios de absolutamente nada.

Se formos comparar com os rivais, apenas o Porto através do "Dragões Diário" comunica alguma coisa.

Eu diria que não faz sentido NENHUM equiparar um comunicado oficial do Sporting com uma qualquer alucinação de (por exemplo) André Ventura.

Isso seria equiparar esses comentadores ao.... presidente do Sporting. Pelo amor de Deus, não faz qualquer sentido.

Os comentários do André Ventura, Pedro Guerra ou João Golbern, valem tanto como os comentários do Paulo Andrade, José Pina ou Fernando Mendes, ou seja: NADA.

Não equiparem um presidente com um mero comentador.

Noutro prisma completamente diferente está Rui Gomes da Silva. Esse sim, por muito que o recusem, é vice-presidente do Benfica. E as suas ações e comentários serão sempre conotados diretamente com o clube que vice-preside. E só neste prisma que compreendo o "cerne" do post.

Agora, também me parece um pouco que acaba por se meter tudo no mesmo saco, sem nenhuma justificação. Dizer que incontáveis comunicados (chegou a ter uma base diária) com comentários semanais de um Vice-presidente... diria que é exagerado.

Pessoalmente, estas histórias todas não são mais do que MAIS UMA nuvem de areia que a Direção do Sporting continua a atirar.

Apenas a minha opinião, naturalmente que respeito quem terá uma visão diferente.
Sem imagem de perfil

De Amaf a 12.10.2016 às 11:51

O Benfica não sente necessidade de emitir comunicados pois atempadamente montou uma rede de influencia na comunicação social, que se encarrega de difundir todas as mensagens que lhe interessam.

E não estamos somente a falar de opinadores, estamos a falar de gente com capacidade editorial. (Precisa de nomes?!)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2016 às 12:26

Amaf,
Os clubes têm o direito de comunicarem através das vias disponíveis, mas não é isso que está em causa neste texto.
SL
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 12.10.2016 às 16:38

Caro Amaf, a rede que presumo que fala é a mesma rede que o Sporting tem com o José Pina, Paulo Andrade, Fernando Mendes, etc, ou que o Porto tem com o Guedes, José Guilherme Aguiar, etc.

Achar que todos não falam entre si... é brincar com a inteligência dos outros.

Falo sem qualquer tipo de "fontes", apenas por lógica e bom senso. Não sejamos anjinhos. Estamos na era das internets e telecomunicações. É mais do que natural que as coisas sejam "controladas" por quem de direito. Não o fazer seria amador demais.

Abraço.
Sem imagem de perfil

De Amaf a 12.10.2016 às 17:12

Estimado Lusitanista, por acaso não estou a falar desses, até porque genericamente estou de acordo consigo, se os do Benfica falam uns com os outros e alinham estratégias os do Sporting se não fazem o mesmo que o façam, nada os impede.

Estou a falar de algo bem mais vasto e com bastante mais influencia, na abordagem que é feita pela comunicação social aos assuntos dos diversos clubes.
Estou a falar da influencia do Delgado na Bola e na BolaTv, do Daniel na RTP, do Moniz na TVI, da influencia que o Manha teve no Record, da influencia do Otavio no Correio da Manha. Estes sim, são quem tem responsabilidade nas agendas que são colocadas na ordem do dia e depois discutidas pelo circo mediático, escolhido a dedo (qual deles o pior!).

Vou dar-lhe um exemplo que tudo a ver com esta ultima polémica:
Foi colocada na agenda dos comentadores a discussão da AG do Sporting, que decorreu sem incidentes e de forma normalíssima. O Ventura aproveitou para dizer o que disse.
Em Junho ocorreu uma AG do Benfica, que teve alguns incidentes, julgo que nada de muito grave, mas existem relatos de incidentes feitos pelos sócios e agora desafio-o a ir ver todos os programas feitos nessa altura e confirme se a AG foi colocada em agenda em algum.

Por isso, tendo uma influencia a este nível na CS, o Benfica não precisa de emanar comunicados quando pretende colocar assuntos na agenda, para além disso muitos dos temas incómodos são abordados de forma ligeira e por isso também não precisa de comunicados para se defender, alias neste aspecto os resultados desportivos, são a melhor defesa possível.
Também não tenho duvidas que com bons resultados desportivos, os comunicados oficiais do Sporting reduziam de forma drástica.

Saudações desportivas
Sem imagem de perfil

De Oceano Vermelho a 12.10.2016 às 13:59

O Benfica montou uma estrutura profissional de comunicação, precisamente no silêncio da noite.

O Sporting, perdão, o seu presidente, tem uma estratégia de afirmação e perpetuação no poder. Para isso, criou também a sua estratégia: elegeu um inimigo - o Benfica. Não é um adversário, é um inimigo. E dispara sistematicamente sobre este. Relembrar que, das últimas 10 comunicações, 8 (OITO) se referem ao Benfica. Também isso é calculado, no sentido de despertar os instintos mais primários dos sócios mais básicos e primários que veem nos adversários inimigos e são anti antes de serem propriamente pró o seu clube. Neste blogue, há claramente duas ou três pessoas que são assim e que acusam os outros de hipocrisia por não se afirmarem da mesma estirpe, sem compreenderem que há adeptos que pensam e agem de forma diferenciada. O ódio cega.

O problema, porém, da estratégia de Bruno de Carvalho centra-se em dois planos: (1) a falta de resultados desportivos no futebol; (2) o excesso de comunicação. Tão mau como não comunicar é comunicar em excesso e / ou mal. É o que o Sporting tem feito.

Dito isto, por mim podem pegar nos 3 presidentes e colocá-los num deserto. Não «gosto» de nenhum e considero que todos acabam por prejudicar a indústria de que vivem maioritariamente, supostamente em defesa dos seus clubes. Não me revejo na postura de nenhum, começando pelo «meu» presidente, em quem nunca votei. Essa gente está a mais no futebol e no desporto. E não há virgens neste processo, nem justificações que podem sustentar a sua postura e ação. Tudo lixo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 12.10.2016 às 14:53

Concordo com a sua análise. Os presidentes dos "três grandes" e outros não estão à altura das instituições que representam. O que de facto permite a sua perpetuação são os resultados. Desde que apareçam títulos tudo o que fazem é apoiado pelos adeptos. É a triste realidade. Não me meto na vida dos outros, mas lamento pelo desporto. Interessa-me o que se passa no meu clube e quando vejo o actual presidente, que apareceu como moralizador, ser igual aos que critica fico decepcionado. E ainda mais me decepciono quando o vejo "reconverter-se" e enveredar pela mesma linha de comportamento. Só que ao contrário dos seus pares que souberam, a seu tempo, mover os cordelinhos na sombra, o presidente do meu clube age de forma incorrecta e quer levar tudo à frente. E como os outros não traz nada de novo.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo