Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Joguem à bola"

Naçao Valente, em 07.01.17

 

20167949_v1JQK.png

No tempo, quase mítico, em que vivia em Lisboa e ia ver jogos de futebol, os estádios estavam cheios de adeptos que vibravam com as peripécias do jogo. Não havia claques organizadas, nem pessoas que iam para os jogos em caixas rigorosamente vigiadas. O mundo é feito de mudança e hoje existe essa realidade. As claques que hoje animam o espectáculo com as suas coreografias, têm porém uma face preocupante: podem ser instrumentalizadas e transformar-se numa espécie de tropas de choque ao serviço de interesses que não são seguramente os do desporto. Mais, podem pôr em risco pessoas e bens como já tem acontecido. Ameaças veladas ou explícitas seja a quem for é um desvio perigoso às regras de convivência social.


Os adeptos e as claques em especial costumam usar a frase “joguem à bola” quando querem demonstrar desagrado com as exibições da equipa que apoiam. Estratégia discutível, pois normalmente têm efeitos perniciosos na recuperação do mau momento que a equipa está a atravessar. Por outro lado, a frase faz algum sentido pois a função de uma equipa dentro das quatro linhas é jogar futebol, e com mais ou menos espectáculo enfiar a bola na baliza do adversário.


Nos anos quarenta, quando o Sporting venceu vários campeonatos, era isso que fazia e bem: jogar à bola. A equipa conhecida como os cinco violinos ganhava os jogos pela sua competência, pelo seu empenho, pelo amor à camisola e porque jogavam com prazer. Em suma, ganhavam porque era melhores em vários parâmetros. Nos anos sessenta o Benfica ganhou campeonatos nacionais e taças europeias porque tinha uma equipa de grande nível. Essa equipa, onde se destacava Eusébio, foi a base da selecção nacional que brilhou no Mundial de 1966. Nos anos oitenta, o FCP projectou-se a nível interno e externo, graças aos grandes craques que a compunha. É certo que o FCP estabeleceu e controlou uma rede de estruturas com influências no futebol. Mas isso não invalida a competência das suas equipas.


Com a profissionalização do futebol como indústria, que move muito dinheiro, e em que este é sinal de conquista de títulos, pela capacidade de reunir os melhores artistas, a concorrência desportiva saudável extremou-se até se transformar numa “guerra”. Os dirigentes desportivos, cada vez mais de pior qualidade, procuram proteger-se dos maus resultados, desviando a atenção do jogo jogado para os jogos de bastidores. Por norma, os responsáveis pelas derrotas são sempre os árbitros e os seus erros. A culpa nunca é dos plantéis mal construídos, dos erros dos treinadores, da táctica, da falta de dinâmica, da falta de eficácia.


Os árbitros sempre erraram e sempre vão continuar a errar. Erravam nos anos quarenta, nos anos sessenta ou nos anos oitenta. Quando o Sporting ganhava campeonatos, ano após ano, não o fazia pela acção dos árbitros. Fazia-o porque jogava melhor futebol e/ou marcava mais golos. Sempre assim foi e sempre assim será. Focar a explicação dos resultados negativos na arbitragem e fazer disso a principal discussão do futebol é ir por um mau caminho, perigoso para o próprio futebol. Uma classe dirigente que dignifique o desporto, que não o transforme numa guerra, que não crie as condições para a violência, precisa-se. Se querem ganhar com autoridade e competência “joguem à bola” !

 

publicado às 14:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


56 comentários

Sem imagem de perfil

De Implacável a 07.01.2017 às 15:18

Obrigado ó Rubio - deveria responder em tribunal por profanar o nome de um mágico como o Robbie Fowler - mas não é um post é um comentário a um .
O que vocês, lampiões, queriam era que a parte inteligente do país engolisse a vossa podridão mas nós não a aceitamos.
Já se esqueceram da vergonhosa campanha lampiónica que lançaram ás conquistas do SCP quando vocês andavam pelas ruas da amargura a enfardar aos 7 de um clube habituado ás divisões secundárias na Espanha, a averbar sextos lugares e a rubricar dobradinhas - dois anos seguidos de ausência - nas provas europeias?
Até nos acusavam de união com os portistas só porque não alinhávamos nas vossas reivindicações em voltar a gozar do direito a corromper o futebol como o fizeram nas décadas de 60 e 70.
Agora que a vergonha voltou ainda mais descarada, já os outros todos são lunáticos, não é?
Já estamos habituados á vossa fanfarronice quando ganham. Já estamos habituados a que minem todo um país para o obrigar a homologar os vossos roubos.
Sempre assim foi! Agora, só está um pouco pior...
Sem imagem de perfil

De Implacável a 07.01.2017 às 15:21

Onde se lê "...conquistas do SCP quando..." deve ler-se "...conquistas do FCP quando..."
Se bem que em 2002, para a lampiada, o SCP não mereceu ser campeão porque foram assinalados 2355 penalties assim como em 2001 disseram que o Boavista não mereceu ser campeão porque só dava porrada... enfim... só o beifica joga bem, limpo e merece ser campeão.
Sem imagem de perfil

De smoker a 07.01.2017 às 16:42

Boa tarde Implacável

Um vez mais estou consigo. Apenas considero que devia reflectir se devia perder tempo a responder ou comentar ditos de quem nunca pisou um pelado, um ervado ou um relvado (e se pisou terá sido para pastar).

Nos idos anos 70 até meados de 80 do século passado joguei um bocadito á bola. Posso afirmar que comparar o futebol de então e a sua envolvência com o de hoje é quase comparar o ábaco com um tablet. Antes era principalmente a intuição e a irreverência do futebol de rua, embora já se falasse em 4x4x2 ou no duplo W, nada do que hoje se estuda, analisa, treina e implementa. Fisicamente é incomparável. Há 40 anos atrás alguém corria 8 km num só jogo?

Na volta á discussão ainda para dizer que tão importante como investigar os vouchers ou não investigar (ou investigar meses depois a pedido) é investigar porque é que, apesar de todas as suspeitas de corrupção (?), algumas com evidencias (telefonemas no âmbito do apito dourado), continuam a existir políticos a colarem-se ao beifica.


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.01.2017 às 16:54

O Smoker e o Implacável estão a encher-me as medidas com a v/petulância. Concordem ou não com outras opiniões, nos posts ou em comentário, nunca resistem em tentar desvalorizar quem tem uma opinião diferente.

Essa sua expressão "terá sido para pastar", é um exemplo perfeito do que refiro.

Ambos apresentam-se com uma postura de superioridade que, na realidade, denota somente um grande complexo de inferioridade.

Até parece que sois os únicos adversários do Benfica (e não "beifica") e que têm conhecimento do que se passa no futebol português.

Talvez seja pedir muito, mas respeitar para ser respeitado é uma consideração importante nesta nossa sociedade.
Sem imagem de perfil

De smoker a 07.01.2017 às 17:23

Caro Rui, é verdade que considero saber mais da bola do que muitos que por aqui esvoaçam.
Também é minha convicção que o Rui sabe muito de futebol. Mas não é por isso que o vou rotular de pedante!!
Mas onde os rótulos têm de ser rigorosos é na farmácia, aqui o Rui pode usar os que lhe derem na vontade (estive para escrever "gana").





Sem imagem de perfil

De Implacável a 07.01.2017 às 18:11

Registo a sua opinião Caro Rui Gomes.
Pode pedir-me para não mais vir aqui comentar que eu respeitarei. Mas, por favor, não adopte a postura lampiónica de tentar amordaçar quem ousa denunciar a podridão latente.
Respeito?!!! Quando a ditadura beifiquista respeitar a Nobre Nação Sportinguista, eu retribuirei com agrado.
No mundo em que tenho vivido, eles são o exemplo acabado do ser mal educado e totalmente isento de respeito pelos demais.
Complexo de inferioridade?! Está a brincar certamente e só por isso não me exaltarei. Em relação á nojeira a que se assiste, confesso, sinto um desmesurado complexo de superioridade, sim. Sou Sportinguista, como poderia não sentir...
Sem imagem de perfil

De Implacável a 07.01.2017 às 16:56

Smoker, nota-se que vive no mundo real.
Eu sei que não deveria responder a certos (...) mas como diz o outro do Setúbal, que sofreu um só toque em várias partes do corpo ao mesmo tempo mas ninguém sabe ao certo em qual ou quem deu o toque, eu não tenho sangue de barata...
Um dia destes canso-me disto e deixo os tipos a discutir a realidade virtual que bem entenderem...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.01.2017 às 20:00

Smoker,
Se a questão de não jogar futebol me é dirigida, concluo que possui dons de adivinhação ao afirmar que não o joguei . Da mesma forma afirma que eventualmente pisei um relvado para pastar, lhe digo que nunca o pisei. Na altura em que joguei à bola, a apenas pelo gosto de jogar, foi sempre em campos pelados. Se fosse para comer erva teria morrido à fome. Pelos vistos, o meu caro, que diz ter jogado na relva é que deve ser especialista no assunto. Se a questão não me era dirigida esqueça o que escrevi.
O futebol consiste desde que existe numa coisa simples. Conduzir a bola até à baliza do adversário para lá a introduzir. Agora e em todos os tempos. Se não percebeu isto que é a essência do futebol, sou eu que lhe digo que não percebe nada. O resto é evolução natural. No tempo do meu pai o telefone era uma raridade, hoje as comunicações estão-nos coladas à pele. No entanto a natureza humana é a mesma.
Sem imagem de perfil

De smoker a 07.01.2017 às 20:20

Se o caro considera servir-lhe o chapéu.... Se não considera, diga-me porque lhe hão-de doer as dores alheias?

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo