Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

mw-860.jpg

 

Ainda antes do Natal Jorge Jesus fez saber que alimentava a esperança de receber duas ou três "prendas" de Bruno de Carvalho, numa clara alusão a reforços para a segunda metade da época em que o Sporting ainda disputa quatro competições: I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa.

 

Muito embora ainda não haja confirmação oficial, tudo indica que três novas "caras" estão a caminho ou já chegaram a Alvalade: Rúben Ribeiro, proveniente do Rio Ave, Wendel, que actuava no Fluminense e o croata Josip Misic do Rijeka.

 

A chegada destes três eleva para 40 o número de jogadores contratados na era Jorge Jesus, desde que o técnico de 63 anos assinou com o Sporting no início da época de 2015-16, o que representa, para já, uma média superior a 13 reforços por temporada, um abaixo do recorde de 14 estabelecido logo no primeiro ano.

 

Da época 2015-16, a primeira de Jorge Jesus, apenas restam os reforços Sebastián Coates, Bruno César e Bryan Ruiz, visto que o costa-riquenho não fazia parte dos planos iniciais para esta temporada e só em Dezembro reintegrou o plantel principal. De 2016--17, continuam o goleador Bas Dost, o jovem Gelson Dala recentemente cedido ao Rio Ave, o médio Petrovic e o avançado Alan Ruiz, ambos com um pé na porta da saída durante o mês de Janeiro caso hajam clubes interessados e disponíveis para satisfazer as exigências financeiras do Sporting.

 

No que diz respeito ao actual plantel, é possível que dois dos onze futebolistas recrutados no último Verão possam abandonar Alvalade, são os casos do médio brasileiro Mattheus Oliveira e do avançado costa-marfinense Seydou Doumbia. O primeiro, aparenta ser uma certeza absoluta, em princípio por empréstimo, enquanto o segundo estará dependente de quem ainda chegar até ao final do mês.

 

Curiosamente, tendo em conta os dados estatísticos de cada um dos jogadores, a actual temporada é a que exibe maior taxa de sucesso no que diz respeito à actuação do Sporting no mercado, uma vez que Piccini, Mathieu, Fábio Coentrão, Bruno Fernandes e Acuña têm sido indiscutíveis para Jorge Jesus, que tem ainda em Battaglia um jogador muito utilizado até ao momento. E a prova disso é que todos eles registam, quando vamos com metade da temporada cumprida, mais de 1500 minutos realizados em todas as competições oficiais.

 

Em comparação com as duas épocas anteriores, verificamos que em 2015-16 foram seis os reforços que superaram os três mil minutos: Coates, Bryan Ruiz, João Pereira, Bruno César, Schelotto e Zeegelaar. Na temporada transata foram apenas dois entre 12 caras novas a ultrapassar essa barreira: Bas Dost e Alan Ruiz. Os restantes acabaram por ir deixando o clube ao longo do ano, uma vez que o avançado lituano Lukas Spalvis não efectuou qualquer minuto de leão ao peito, muito por causa de uma grave lesão. Apenas outro jogador passou por Alvalade nestas três épocas sem vestir a camisola verde e branca, é o caso do defesa-central francês Michaël Ciani, que só esteve cerca de um mês no início da temporada 2015-16.

 

Entre os reforços que maior taxa de sucesso têm tido no consulado Jorge Jesus, destacam-se Bas Dost com os 53 golos marcados em 68 jogos oficiais e o central Sebastián Coates com mais de sete mil minutos no eixo da defesa leonina. Neste rol, não são contabilizados os jogadores que chegaram esta época.

 

Em suma, o treinador mais caro na história do Sporting com o maior número de reforços jamais contratados, já para não evocar os milhões investidos, tanto com as contratações, directamente, como ainda com a folha salarial que neste momento quase que aterroriza. Se tudo isto ainda não for suficiente para a conquista da I Liga, entre outras provas, Bruno de Carvalho terá de repensar a sua estratégia, caso permaneça na cadeira da presidência.

 

***Texto, com referência ao artigo de Carlos Nogueira, Diário de Notícias.

 

publicado às 11:58

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 06.01.2018 às 13:02

Tanto dinheiro gasto, resultados em titulos: uma misera supertaça..... será este o caminho certo desportiva e financeiramente?..... Responda quem souber....
Perfil Facebook

De Luis Garcia Garcia a 06.01.2018 às 13:05

E ainda a procissao vai no adro ,faltam mais dois anos de contrato o que quer
dizer qu acoisa nao ira ficar por menos de 100 jogadores ,e o habitual no mestre da tactica , quem sobre sao os clubes por onde passa e ele com a carteira recheada.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 06.01.2018 às 13:10

Isso dependerá muito de como correr esta época, creio que se correr mal JJ não terá mais espaço de manobra.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.01.2018 às 22:52

O problema, no entanto, é o contrato de milhões!
Sem imagem de perfil

De Lusitanista a 06.01.2018 às 13:18

Tenho dúvidas que tenham sido todos pedidos por Jorje Jesus. Alguns terão sido impingidos pelo próprio Azevedo de Carvalho (comissão?).

Por exemplo os Spalvis, Luc Castaignos, Herman Barcos e jogadores do género... Jesus nunca os passou cartão. Claramente não foram exigidos por ele....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.01.2018 às 16:16

Por inerência, sendo o presidente do Conselho Directivo e da SAD e, como tal, superior de Jorge Jesus, Bruno de Carvalho tem responsabilidade sobre tudo e todos.

Dito isto, também acredito que algumas contratações foram por sua iniciativa e dos seus assistentes, não esquecendo que o post refere somente à equipa principal.

Não sei a soma exacta, mas entre as duas equipas profissionais e a formação, as contratações ultrapassam 100.
Sem imagem de perfil

De Transmontano a 06.01.2018 às 15:19

Quando JJ foi contratado já se sabia que as contratações iam disparar , pois já nas galinhas ele para acertar uma contratação tinha de fazer 4 aquisições ..

Tem sido feito um enorme investimento na equipa , mas os resultados continuam iguais ao passado , alias a melhor época foi a primeira onde herdou e aproveitou o trabalho do Marco Silva.

Tivesse sido dadas as mesmas condições ao Marco Silva e já teríamos sido Campeões a 2 ou 3 anos a trás..

Caso não ganhe o Campeonato o Presidente tem de o despachar , pois estamos a gastar muito dinheiro para nada se ganhar..
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.01.2018 às 15:37

Rui boa tarde sei que é extra post mas analise se vale a pena apresentar um post sobre a mentira do Carlos Janela, sendo verdade é crime que o pode levar á prisão (nao faz falta nenhuma ao futebol seria menos um parasita hipócrita)
Apague se entender este meu comentário

Abraço
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 06.01.2018 às 15:38

o comentário acima é meu
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.01.2018 às 16:11

Caro Julius,

Este post, pela natureza do tema, dá pano para mangas. Surpreende-me que o Julius não tenha uma opinião sobre um assunto que recai no domínio da sua experiência.

P.S.: Essa questão do Janela é debate para outra ocasião. Tomei nota.
Sem imagem de perfil

De MaTic a 06.01.2018 às 16:27

Só 100??
Por acaso, pensei que seriam mais...
Dessas 100, quantas foram realmente tiros certeiros?
Bas Dost, Coates, Mathieu, bruno Fernandes, e...????
Típico deste pseudo mestre... no Benfica passou-se o mesmo, senão ainda pior!!!!!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 06.01.2018 às 16:38

Reforços do SLB só esta época:

Gabigol,
Svilar,
Keaton Parks,
Krovinovic,
Sferovic,
Bruno Varela,
Milos,
Martin Chrien,
Patrick,
Douglas,
Salvador Agra,
Pedro Rebucho,

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 06.01.2018 às 16:39

Só mais uma coisa isto não são mendilhões por isso não são 100 jogadores mas sim 40!
Perfil Facebook

De Mendes Oliveira a 05.04.2018 às 22:07

quem disse que o J J é um treinador de futebol... deve estar a milhas daquilo que deve ser um treinador. que fazem, a maioria dos jogadores no campo? esperam pela bola?! é o que se vê. HÁ duas os tres exceções, de resto..... nada. não precionam o adversario, não há qualquer reação de DAREM O LITRO. uma equipa de "espera ai bola que eu já vou" não se salvam metade dos logadores, daquela "molesa" enervante. esse J J nunca foi nem será bom condutor de homens. Fico por aqui
Sem imagem de perfil

De João a 06.01.2018 às 17:56

O campeonato português é muito peculiar, ainda esta por explicar como o Sporting em 2015/16 tendo feito 86 pontos não foi campeão. Quem segue o futebol sabe que contratar um jogador é como comprar um melão, falo dos jogadores banais, não falo do central que custou 86 milhões de euros a um clube ingles.
Sousa Cintra contratou, a certa altura, Careca jogador brasileiro que segundo o presidente seria um segundo Eusébio e Balakov um bom suplente. Careca foi um flop, julgo que acabou no Famalicão, Balakov foi Balakov, nem preciso dizer mais.
Relativamente às 3 novas "caras", Rúben Ribeiro não necessita apresentação, Wendel, a par de Paulinho do Vasco da Gama, é a maior promessa do futebol carioca, Misic é titular da seleção da Croácia.
Vão dar certo? Espero que sim.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.01.2018 às 18:09

Não concordo inteiramente. Há sempre riscos com contratações, mas a ideia é de o risco ser o mais calculado possível, para minimizar danos. Torna-se maior no mercado dos baratos ou com jogadores muito jovens que ainda não atingiram maturidade.

Com isto, há um vasto leque de jogadores no qual a aposta é 95% garantida, e nem sequer refiro os super craques, esses pertencem a outro quadro.

E... depois, temos os treinadores, que em muitos casos fazem com que um bom jogador pareça um flop. A exemplo, é absolutamente inconcebível que Slimani não tenha lugar no Leicester.

Sem imagem de perfil

De João a 06.01.2018 às 18:49

Caro Rui Gomes
Concordo, você sabe melhor do que eu, há outros factores envolventes, também a imprensa inventa craques.
Relativamente à idade, ao apostar num jogador com 20 anos, dificilmente se terá um retorno imediato, será a pensar no futuro, claro. Em relação a Wendel, tenho amigos no Rio de Janeiro que estão admirados de vir para o Sporting, falou-se no PSG, desconhecem-se ainda os contornos do negócio. Dizem que é craque.
Penso que Rúben Ribeiro é para jogar "ontem", já ouvi criticas devido à sua idade.Uns são muito novos outros são velhos.
Quando vestirem de verde e branco são os melhores do mundo.
Sem imagem de perfil

De MaTic a 06.01.2018 às 18:01

Portanto, o Benfica atira-se de uma ponte, e o amigo Sérgio também, é isso?
Sabe qual a única diferença na enormidade de contratações falhadas de ambos os clubes?
É que um deles tem ganho a maioria dos títulos disputados, mesmo comprando muita palha...
O outro não vence nada, e compra palha por atacado!
Diferenças..........

Mas fico satisfeito de o caro ficar “aliviado” pelas toneladas de entulho que compra... “Se o Benfica também compra, nos também podemos” é o pensamento!
Siga...
Cumprimentos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.01.2018 às 18:14

Não quero ser rude, mas o clube da Luz não é chamado para este post, que consta de uma análise exclusivamente interna.

O Sérgio Palhas não devia ter respondido ao seu primeiro comentário e eu já o tinha eliminado.

Dispenso resposta, dado que isto não está aberto a discussão.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 06.01.2018 às 22:07

Ruben Ribeiro com 30 anos é velho, Mathieu com 34 deve ser novo....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.01.2018 às 22:15

Mas como já referi, não deixa de surpreender que só agora foi "descoberto"!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo