Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

img-jorge-jesus-na-sporting-tv-983.jpg

 

Adenda: Preparei o post já muito tardio e com o cansaço da hora sem a reflexão merecida. Agora, com mais calma, reconheço que esta presença de Jorge Jesus perante as câmaras da Sporting TV não vai além de mais uma jornada da campanha eleitoral em prol de quem lhe ofereceu muitos milhões de mão beijada.

 

Sinto-me como todos os sportinguistas se devem sentir. Em função da época e em concreto a partir do jogo da Luz, o Sporting começou a ter algumas complicações em relação à qualidade de jogo com os nossos adversários. Houve, pelo meio, problemas com a arbitragem... Habituámos os nossos adeptos, no primeiro ano, a ter uma qualidade de jogo muito alta, com um campeonato surpreendente e 86 pontos batendo o recorde de pontuação - já fui campeão algumas vezes e não cheguei a tantos pontos.

 

Ganhámos a Supertaça, duas derrotas na Liga e melhor defesa, criámos expectativa muito alta - e bem - com que partimos para este segundo ano com fasquia mais elevada. Foi o preço do sucesso da primeira época. A partir da 13.ª e 14.ª jornada começámos a perder alguns pontos para os nossos rivais, fruto de alguma culpa. Tivemos alguns jogos não tão bem conseguidos como com o Braga e na Liga dos Campeões, mas também houve algumas decisões que nos empurraram nitidamente para uma pontuação em que estamos mas onde não estaríamos, claramente.

 

Questionado sobre os motivos para os maus resultados nos últimos jogos, Jorge Jesus insurge-se contra a arbitragem

 

O motivo principal é a arbitragem, não tenho dúvida nenhuma. Ainda no último jogo, na Madeira, ganhámos. Mas não nos deixaram ganhar. A terceira equipa não nos deixou ganhar. Fizemos o 3-2 dentro das leis do jogo, teria de ser validado o golo do Alan Ruiz. Foi mais um resultado negativo por uma decisão que não conseguimos controlar. Há também factores técnicos, a saída de alguns jogadores que eram fundamentais na estrutura... e começámos o campeonato bem. Depois tivemos de ir ao mercado, tomar decisões com jogadores que ainda demoram na adaptação, com resultados menos bons em que se foram envolvendo nesta falta de confiança. E a questão é que tínhamos o coração da equipa muito forte, com William, Adrien e João Mário a fazer um corredor central muito forte. Este ano, e um já não está cá, não estão a render... não renderam tanto como no ano passado. É o coração da equipa e tivemos aí desvalorização da nossa qualidade de jogo.

 

A destacar o seu papel na valorização de activos da formação

 

Pusemos a grande maioria dos jogadores a jogar o dobro (Adrien, João Mário, Slimani...). Jogadores que nunca tinham sido chamados à Selecção ou que não eram titularem, e a partir daí foram titulares e campeões europeus e valorizaram-se muito com isso. O treino é fundamental para a valorização de um jovem e não sendo jovem também. Há o modelo de equipa e o modelo de jogador. Até podem ser tecnicamente muito evoluídos, mas há outras componentes importantes. O Sporting é um clube com história na formação. Deste plantel com que vamos acabar a época, dez são feitos na Academia. No primeiro ano Rúben Semedo regressou e foi titular, no segundo o Gelson. O Semedo estava no Reus e ninguém sabia que existia. Disse-lhe que ia seis meses para outro clube e que em Janeiro ia buscá-lo. E fui buscá-lo porque via valor nele e agora ninguém tem dúvidas. Não há como inventar. Tomara eu, para o próximo ano, pôr mais dois efectivos da formação. Por norma isso demora de três a cinco anos.

 

A comentar a contratação de André Pinto

 

É jogador do Braga. Não é novidade que, quando jogámos com o Braga, eu disse que eles tinham jogadores que jogavam em qualquer um dos grandes. O André Pinto está incluído nesse lote. É jogador com muito valor, mas isso não passa por mim. A contratação é com o presidente. Tecnicamente sou eu. E juntamos as duas opiniões. O André Pinto é português, adaptado, e pode acrescentar valor a pensar no futuro.

 

O fracasso com Markovic

 

Trabalhei um ano com ele. Teve dificuldade em apanhar a intensidade, velocidade e ideia da equipa, pois num ano na Turquia fez meia dúzia de jogos e lesionou-se nos últimos três meses. Depois teve outro problema: num lado joga Gelson, que fez uma abertura de campeonato espectacular, e do outro lado o Bryan, que também esteve espectacular. Isso fez com que não se afirmasse. Veio de um grande, o Liverpool, e pensava que chegava aqui e jogava.

 

X9Y94O3K.jpg

 

A época ainda pela frente

 

Enquanto matematicamente for possível... Consideramos que temos possibilidades como os rivais, não deixando de reconhecer que a diferença pontual, e redução de jornadas, é favorável a quem vai à frente. Encaramos jogo a jogo. Estou convencido que este momento tem de ser ultrapassado com responsabilidade e sentido muito colectivo. Mandar a toalha ao chão não é bom. Nós não mandamos a toalha ao chão. Não deixámos é de saber o comportamento de estar em primeiro ou não. Acredito que temos todas as capacidades para chegar à frente. Foi neste sentido que me quis exprimir depois do jogo com o Marítimo. Vim com o objectivo concreto de ser campeão, reduzir o espaço para os rivais. Não fomos campeões por milagre. Agora, há que caminhar e reorganizar e criar estruturas para que a equipa de futebol possa ter uma retaguarda forte, de comunicação e não só, que não abane ao primeiro percalço. Para depois não dar azo a estes episódios quando não ganhamos.

 

Sobre o regresso de jogadores

 

Penso que vão regressar mais dois, que começaram a pré-época comigo. Revelar os nomes? Não é difícil perceber quem são. Mas há ainda um 'contencioso' com as equipas onde estão e espero que tudo se resolva bem. Este projecto de emprestar e rodar tem sido muito bem concebido e temos crescido neste factor de potenciar jogadores nossos em outras equipas. Pretendo um plantel com 23 jogadores de campo mais três guarda-redes.

Tento criar um modelo de jogador, para além do modelo de equipa. Quando eu sinto que o modelo de jogador não é este - e ele até pode ser muito bom tecnicamente -, há outras componentes importantes. Quando vejo que não estão aqui todas as valências para que esse modelo de jogador possa ser introduzido num compromisso colectivo, que é o que está a acontecer agora, libertamos o jogador para outros caminhos. Nos jovens, o Sporting é um clube com história na formação e deste plantel que vamos ter a partir do fecho, 10 serão da formação.

 

publicado às 03:53

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Imagem de perfil

De PF a 26.01.2017 às 05:58

Mete pena ouvir tanta justificação para o fracasso, quando o óbvio não é dito, JJ e Bruno não conseguiram transformar um grupo de atletas numa verdadeira equipa não perceberam que mais importante que o presidente e o treinador está o clube como grande instituição desportiva que é nunca o EU se deveria sobrepor ao NÓS. O NÓS implica o foco do um grupo num objectivo, uma cumplicidade entre todos uma solidariedade das partes em suma o todo deveria ser sempre superior à soma das partes e o EU aparece inevitavelmente depois do NÓS.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.01.2017 às 06:20

Eiii..Bom dia Portugal !!
(Hoje acordei com as galinhas)

Mais do mesmo . Nada !!!
Envergonhem-se de falarem constatemente nesses míseros 86 pontos.
O Mourinho e o Real Madrid também fizeram a mesma coisa(recorde de pontos) e o campeao foi o Barcelona e nao os vejo com este blá, blá, blá.....porque, lá está, lembra uma perda dolorosa.
O Fair Play é uma treta !!!!!

Ganhas-te a Super Taca porque a máquina estava oleada. Ou será que em menos de um menos de um mes, algum treinador muda alguma coisa? Para mais, com os jogadores do outro :)))
Acusaste o Rui Vitória de jogar com o teu sistema..
Onde esteve a diferenca ?? Nenhuma, nada, bola !!!!
De que sucesso fala Mister??
Perder com Skenderbeus e afins!! Em Dez/Jan. estar eliminado de tudo quanto é competicao??..
Meter na cabeca dos adeptos que para ganhar o campeonato é necessário só disputar uma competicao??..
E no final, perder-la !!!.. Para outros que copiavam e estavam em diversas competicoes!!
Ganda sucesso!!!..Foi só sucessoooooo
A expectativa de todo sportinguista está sempre muito alta. Sempre!
Excepto tu que já és meio vermelho. Até sonhas com eles.

Nesta parte da entrevista, é cada frase, cada calinada.
Comeca assim....
""Enquanto matematicamente for possível.....""
Reduzir nao sei o que!!..No blá, blá, blá sim.
Ser campeao!!.. :)))
Encarar jogo a jogo (o ultimo que disse isso no Sporting, foi criticado e foi de vela)
Termina assim..
""Agora, há que caminhar e reorganizar
e criar estruturas para que a... equipa de futebol... possa ter uma retaguarda forte,
.....de comunicação ......e não só,
que não abane ao primeiro percalço.
Para depois não dar azo a estes episódios quando não ganhamos.""
Quais episódios ??
Quem abanou??

Ahhhh!!...
Basta, até já me aborrece de comenatar sempre o mesmo discursso
Riscado está o disco!!
Estou cansado, farto, desiludido e pior ainda .... sei que assim vai continuar .
É isso !!
Mais do mesmo . Nada !!!

Torcedor sportinguista sofreee !!
(com sotaque brazuca, por favor) LOOOOOOOOOOOOOOLL !!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 26.01.2017 às 10:23

Carlos,

Na tua opinião, na época passada jogávamos bem à bola? é verdade que não fomos campeões, mas não podes simplesmente dizer que não contou para nada a época com a melhor pontuação de sempre... isso é um argumento de quem não percebe nada de futebol... o que não é o teu caso!
Porque se é assim, só quem ganha, joga bem à bola?! por exemplo esse Real Madrid do Mourinho que não foi campeão jogava o dobro deste actual Real Madrid....

Aceito que não gostes do estilo de JJ, ninguém to pode obrigar.... mas todos os treinadores têm fases más, por exemplo o teu Marco Silva por esta altura também estava a 10 pontos do benfica do JJ.... temos de recentrar o discurso no que resta da temporada e com novos objectivos, sendo que o JJ será o nosso treinador até ao final da época.

Abraço leonino!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.01.2017 às 10:58

Olá Schmeichel,

Jogar bem prá aqui ou acolá. Voltamos ao mesmo. Nada nas nossas vitrinas !!!!
A 10 Pontos mas, na Taca depois de varrer o FC Porto nas Antas, e ainda eliminatórias Europeias para disputar.
Este e o ano transacto(duas, sim duas épocas) a esta altura só, só , só o campeonato do ano passado
A sério Schmeichel, esquece o JJ (guarda a frase, vais-me dar razao) :))))

M.Silva LOOOOOOOLL !!
Por isto te respondi.. Para a piada !!
Cuidado, nada de confusoes !!
Há por aí gajo num "Post" mais lá em baixo que fala com a boca cheia . :))))
Acho que ele tá com inveja!!..LOOOOOOOOOLL!!

Abrazzzo
Sem imagem de perfil

De José Santos a 26.01.2017 às 08:28

Bom dia,

Antes demais nada, os meus parabéns pela tradução de Jesues para Português. Não deve ser fácil.

Gostei muito da frase abaixo:

"Agora, há que caminhar e reorganizar e criar estruturas para que a equipa de futebol possa ter uma retaguarda forte, de comunicação e não só, que não abane ao primeiro percalço. Para depois não dar azo a estes episódios quando não ganhamos."

Reorganizar e criar estruturas? Agora? Mas aquilo não é a melhor estrutura profissional do mundo? Como é? Quais episódios? Passou-se alguma coisa? Quando não ganhamos? Quando não ganhamos é sempre a mesma coisa...chora-se muito, culpa-se os outros por tudo e por nada...
Sem imagem de perfil

De Manuel Fernandes Torres a 26.01.2017 às 09:22

No final do jogo na Madeira atirou a toalha ao chão... e fez bem, pois jamais conseguirá recuperar 11 pontos (não 10) ao SLV na luta pelo 2º lugar.

Agora, ordens do Grande Líder, volta com a palavra atrás, faz meia pirueta encarpada e já fala que 'acardita' ainda ser possível !!!

Se até o 3º lugar está em risco.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 26.01.2017 às 09:38

A época 2016/2017 foi mal planeada, os reforços chegaram tarde e pouco ou nada acrescentaram, JJ é teimoso e quase sempre mexe mal na equipa, etc... são todos factos mais que analisados e todos eles verdadeiros.

Mas JJ também fala na arbitragem, que no meu entender não explica tudo de maneira nenhuma, mas que tem influência tem e só os mais incautos podem dizer dizer que não.

Exemplo: Dando de barato todos os outros jogos, pegando tão somente no SLB-SCP em que se tudo decorresse dentro da normalidade, o SCP ganhava o jogo justamente.
Dessse jogo subtraimos 3 pontos ao SLB e somamos 3 pontos ao SCP.
O SCP mesmo não jogando nada, estaria nesta altura a 4 pontos da liderança e bem dentro da luta pelo título. Mas há quem não queira ver isto.

Mas brevemente vamos ficar todos bem mais descansados, o candidato PMR inicialmente afirmou que JJ ia ter prazer em trabalhar com ele, posteriormente afirmou que ia despedir JJ sem ter que lhe pagar um tostão (num acto de fé e não de gestão), mas ontem afirmou que já tinha dinheiro para meter JJ na rua.

Ai como é bem diferente gerir um clube (feito por pessoas e para pessoas, e só esta variável entre muitas outras, faz toda a diferença) na Playstation ou opinando num blog atrás dum teclado.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.01.2017 às 09:56

José Sousa,

""afirmou que JJ ia ter prazer em trabalhar com ele, posteriormente afirmou que ia despedir JJ sem ter que lhe pagar um tostão (num acto de fé e não de gestão), mas ontem afirmou que já tinha dinheiro para meter JJ na rua.""
Má fé !!!!!!...
Eu acho isso, coerencia. Há um antes e um depois!!!
Antes, era JJ treinador do Sporting
Depois, é o JJ nao só teinador mas também, apoiante duma determinada candidatura

JJ é que se pos, dum lado da barricada.
Pergunto: Tem o JJ também uma agenda própria??
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 26.01.2017 às 10:18

Caro Carlos N.T.,

Então também pode dizer que PMR esteve desde o início de má fé, pois nunca teve a coragem de afirmar quais eram as suas verdadeiras intenções em relação a JJ.
Há pessoas que dizem ser irrelevante saber se PMR e City Lion são a mesma pessoa, mas tem toda a importância, pois basta ler o que PMR (City Lion) escreveu sobre JJ e é notório que não contava com JJ.

Ainda assim, é perder tempo falar sobre a saída de JJ porque isso não vai acontecer (mas pode haver um hipótese remota), e ao mesmo tempo PMR não vai ser o próximo presidente do SCP (neste caso a hipótese, mesmo que remota, não existe).

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 26.01.2017 às 10:41

José Sousa,

ser ou nao ser !!

Como blogueiro :)) pode-se dizer aqui abertamente muita coisa.
Como Presidente ou candidato a um cargo "público", terá-se-á entao que medir as palavras..

É certo que o City Lion dizia aqui muita coisa, muita coisa mesmo .....
Eu raramente escrevia nos "Post" que ele escrevia.
Certa vez eu disse-lhe, se ele alguma vez quisesse ser Presidente do Sporting nao ia muito longe com aquel tipo de palavreado, etc......
Ele respondeu : nao estava interessado !!!
Se agora o Pedro MR é o mesmo City Lion, só posso dar-lhe os parabéns. Primeiro porque se atreveu, tomou coragem, segundo porque mudou o discursso.

Blog é conversa de Café escrita, impessoal.
Candidato ou Presidente é olhos, nos olhos com as massas, responsabilidade.
Sao sensibilidades diferentes.
Todos sabemos isso!!

P.S. Nao me parece relevante se é ou nao é mas, que eu também gostaria de saber
Ahhhh!!...Isso, sim LOOOOOOOOOOOOOOLL!!
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 26.01.2017 às 11:00

Caro Carlos N.T.

O que deveria ser relevante para todos os sportinguistas é que deviamos ganhar mais vezes, seja com o presidente ou treinador A, B ou C. Isso é que era de valor!!

Sportinguista sofre, tenho 43 anos e o coração já me preocupa, nem quero imaginar lá mais para a frente.
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 26.01.2017 às 10:00

Ele disse que tinha dinheiro para tentar pôr um pouco de água na fervura. Ontem, ao mesmo tempo que disse uma vez que tinha dinheiro, disse 30 vezes que não ia pagar nenhuma indemnização a JJ.
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 26.01.2017 às 10:05

A única coisa que me apraz dizer é: "Quando é que o Allmighty JJ dá uma entrevista???? ... Quando o candidato da oposição também dá uma... Isso faz-me lembrar o movimento de propaganda do Goebbels..."
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.01.2017 às 10:13

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 26.01.2017 às 10:26

Vocês têm uma imaginação muito fértil..... portanto, o JJ fez uma entrevista sobre futebol por causa de um tal Pedro Madeira Rodrigues?!?!

LOLOL!!!!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 26.01.2017 às 12:13

O Gonçalo sabe que a entrevista do PMR foi posterior ao do JJ, o Gonçalo apenas diz o que diz por ignorância .... a entrevista de JJ já era anunciada desde 3ª feira (no twitter foi assim que tomei conhecimento) a do PMR poucos saberiam.

Tem muito por onde pegar relativamente ao dossier "JJ" por ai NÃO!
Sem imagem de perfil

De peyroteo a 26.01.2017 às 14:22

Além disso, convém lembrar que fez agora um ano, a 21-01-2016, Jorge Jesus deu uma entrevista exactamente nos mesmos moldes, também na estação do clube. A não ser que essa entrevista já fosse a imaginar que teria de dar outra passado um ano e que calharia em pleno processo eleitoral. :)
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 26.01.2017 às 15:17

Bom... primeiro, não vejo onde disse que foi antes, depois ou durante a outra entrevista... só disse que essa entrevista não tem nenhuma finalidade senão dividir os sportinguistas no mesmo dia em que supostamente iriam ouvir outro lado do sporting, mais nada. A entrevista do JJ podia muito bem ser dada pelo Bruno, ou octávio... não tem nada de novo, nenhuma substância a não ser o "picar o ponto" de uma campanha eleitoral................. à boa maneira das propagandas à antiga, contra a informação, a contra-informação e lavagem cerebral!!!
Mas alguém acredita que o momento do sporting é para entrevistas??? Ainda para mais para explicar.........coisa nenhuma que já toda a gente sabe???? Scheiße!!!
Imagem de perfil

De PSousa a 26.01.2017 às 13:03

O normal de um treinador que pouco tem a ganhar, a não ser o seu ordenado e que está associado à "campanha/lista" do candidato BdC!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.01.2017 às 13:13

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2017 às 15:31

Se não se identificar, será editado. Fica o alerta por hoje.
Sem imagem de perfil

De MG a 26.01.2017 às 18:20

O catedrático bota faladura... mas as parvoíces continuam, já nem sei o que hei-de pensar.

Há 15 dias emprestaram o Spalvis ao Belenenses, hoje ficámos a saber que afinal é para volta à base. Se o ridículo matasse...

O catedrático manda alguma coisa? Se manda, como é possível coisas destas?

Como é possível gerir um Clube de TOP desta maneira? Sem estratégia, sem qualquer plano, uma gestão ao sabor dos acontecimentos e dos humores (maus) do chefe da banda (BdC). Compra aqui, compra acoli, empresta aqui, empresta acoli, zanga aqui, volta aqui, empresta hoje, volta amanhã. Isto é gestão?

Estou abismado com o amadorismo desta gente... e depois... A Culpa É do Benfica...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2017 às 19:54

O seu regresso a Alvalade já consta há uns dias. Aparentemente, apesar da cedência, foi agora verificado que ele ainda não está totalmente recuperado da lesão.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo