Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Ao publicar o registo comparativo da primeira época de cada um dos dois treinadores ao serviço do clube da Luz, não é minha intenção representar Jorge Jesus de modo displicente nem elevar Rui Vitória sobranceiramente.
Confesso, que tendo em consideração o não muito pequeno ego do actual treinador do Sporting - o melhor deste Planeta e arredores - não resisti, com sentido de humor e algum sarcasmo à mistura, apresentar as comparações entre os dois técnicos num determinado contexto, imaginando quanto o ego de Jesus não terá ficado "amarrotado".
Rui Vitória igualou praticamente os registos de Jorge Jesus na primeira temporada ao serviço do Benfica. Os dois treinadores fizeram percursos muito parecidos em todas as provas, terminando precisamente com os mesmos títulos.
Tal como Jesus em 2009/10, Vitória ganhou o campeonato e a Taça CTT. Na Taça de Portugal, foram ambos eliminados ao segundo jogo, na quarta eliminatória. Há seis anos, foi aos pés do V. Guimarães, nesta temporada foi diante do Sporting.
Na Europa, Jorge Jesus levou o Benfica aos quartos de final da Taça UEFA, tendo sido eliminado pelo Liverpool. Em 2015/16, as "águias" chegaram à mesma fase, mas da Liga dos Campeões. Vantagem para o actual treinador, embora JJ não tenha tido oportunidade de disputar a Champions nesse ano.
Em soma, o Benfica termina esta temporada com 40 vitórias em 52 jogos. Houve ainda três empates e nove derrotas. O saldo de golos é de 122-42. Atribuindo três pontos a cada um dos triunfos e um a cada um dos empates, fez uma média de 2,365 pontos por jogo.
Em 2009/10, com menos quatro jornadas no campeonato, Jesus orientou os "encarnados" em 51 partidas, das quais venceu 38, empatou 7 e perdeu 6, com um saldo de golos de 124-37. A média foi de 2,372 pontos por encontro, ligeiramente acima da de Rui Vitória.
Não me dei ao trabalho de indagar os detalhes da segunda época de Jorge Jesus ao serviço do clube da Luz, mas bem espero que enquanto treinador do Sporting em 2016/17, venha a superar esse outro registo.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.