De João Paulo Gonçalves a 12.02.2020 às 12:03
Não ficou a sangrar do sobrolho. O sobrolho não é ali...
Disputa de bola normal em que Taarabt se eleva de braços abertos, sem fazer qualquer movimento contra a cara do adversário. Há um choque deste com o braço, sim. E...?
O Rui Gomes quando jogava futebol conseguia saltar com os braços junto ao corpo? Ou usava-os para ajudar a elevar-se?
Comparemos isto com a chapada do Marega contra este mesmo Taarabt, em que lhe arranca um ou dois dentes... Todos os Sportinguistas e Portistas se referiram a esse lance como sendo casual e sem intenção. É sequer parecido com este?
Se quer falar deste jogo, selecionando apenas esta jogada, tudo bem. Podia ter escolhido também uma entrada por trás do Racic, ao tornozelo do Pizzi, essa sim para cartão vermelho. Mas isso não interessa para nada...
Taarabt transformou-se num alvo a abater pelos adversários. É demasiado fácil fazer teatro em disputas com ele para que leve cartões amarelos. O melhor será ir para o banco...
De LeaoCovilha a 12.02.2020 às 12:19
Não se pode justificar uma coisa com a outra, o Taarabt merecia ter sido expulso como o Marega e o Pepe também, embora no caso do Marega creio que nem falta nem amarelo foi. Em relação ao jogo de ontem creio que também o Racic deveria ter ido para a rua por falta sobre o Cervi, entrada por trás.
Em relação ao Taarabt, parece-me um jogador muito impetuoso a roçar muitas vezes o agressivo, ao nível de um Alex Telles que no jogo contra o Sporting fez uma série de faltas para segundo amarelo e nada.
De João Paulo Gonçalves a 12.02.2020 às 12:32
Não vi intenção neste lance até porque ele está de costas para o jogador. Mas já vi muitos amarelos por lances semelhantes.
De resto, concordo completamente consigo em relação ao que diz do Taarabt, do Racic e do Alex Teles,
Quanto ao Marega, não o acho pessoa violenta e sou capaz de desculpar aquele gesto, embora devesse ter levado cartão amarelo.
Do Pepe não vale muito a pena falar, as imagens são claras mesmo vistas de longe. Curioso não haver imagens doutras câmaras. Há imagens de tudo e mais alguma coisa...
De ChakraIndigo a 12.02.2020 às 16:01
JPG,
Imagens há, mas não interessa divulgar, isso vai contra a narrativa do ódio anti-Benfica, e dos supostos benefícios.
imagine-se o histerismo se um jogador do Benfica, sem disputar a bola, agredi-se com um uppercut os queixos de um jogador do FCPorto.
Daqui a uns dias, quando sair o R&C da SAD do FCP, vamos perceber o que está verdadeiramente em jogo.
Chama-se sobrevivência, e segundo consta, a SAD do FCPorto já foi advertida pela UEFA da possibilidade de ser excluído das provas europeias da próxima época, conforme aconteceu nesta ao Milan.
Vai ser bonito quando Braga, Famalicão e Sporting se aperceberem da importancia do 3º lugar - alias, acho que o Braga já percebeu!

Mais do mesmo... o foco do post não é o Benfica e nem sequer o jogo, mas sim Jorge Sousa e o caso concreto do lance que se vê no vídeo.
De ChakraIndigo a 12.02.2020 às 16:23
Pois, Jorge Sousa está apresentado há anos, não há nada de novo, a não ser que, talvez pela 1ª vez na vida, beneficiou o Benfica num lance.
Para falar de Jorge Sousa tinha de gastar umas 100 folhas a descrever o seu ideário, provavelmente adquirido quando integrava a claque dos Super Dragões.
De Indiana Julio a 12.02.2020 às 18:18
E verdade , é um facto, Jorge Sousa beneficiou durante anos os tripeiros da fruta mas isso era antes de desaparecer de cena durante uns tempos depois de num celebre jogo ter prejudicado fortemente o glorioso e foi colocado na jarra a refrescar , inventou-se uma lesão ate ele entender quem era de facto o patrão, demorou mas la entendeu.
Depois voltou com chip novo e apitou aquele celebre Benfica Sporting na Luz deixando os jogadores do Benfica jogar futebol e andebol na sua própria área , percebeu-se aï que os tempos mudam , isto de ter que segurar o empregozito tem muito que se lhe diga.
Percebeu que as coisas começaram a correr-lhe melhor , pudera.
Faz 2 semanas assistimos a todo aquele vendaval de asneiras em Braga , estava em missão que cumpriu na integra, de tal forma que ontem recebeu o prémio de apitar mais um jogo da equipa do novo patrão.
Patrão que ja percebeu também que pode contar com ele, estamos a assistir em direto á substituição do Bruno Paixão.
De Indiana Julio a 12.02.2020 às 17:13
Ah sim? E quantas vezes o Braga e o Famalicâo ficaram em 3º lugar na sua historia.So agora estao preocupados? Isso vem a que propósito?
Nós sabemos , arrogancia , sobranceria porque vive o tempo das vacas gordas .
As eras glaciares demoram o seu tempo mas acabam sempre por chegar.
Estamos habituados !!!
De Pedro Miguel a 12.02.2020 às 14:24
Concordo consigo em (quase) tudo.
Discordo apenas em que, no caso do Taarabt, uma vez que não foi ele a promover o contacto, o cartão adequado seria o amarelo. Ora, como o VAR não pode intervir nessas situações...
Subscrevo que, talvez pela permissividade que o Benfica tem demonstrado a defender, o Taarabt parece estar demasiado impulsivo nas disputas de bola. Tem de ter cuidado!!
Até concordarei que o lance é para amarelo, mas seria o seu segundo, uma vez que viu um aos 28' salvo erro.
De Pedro Miguel a 12.02.2020 às 16:05
Rui Gomes, Certíssimo!! Mas o amarelo não era passível de análise pelo VAR e, uma vez que o Jorge Sousa não mostrou no momento, já não havia como alterar a decisão.
Ok, mas mesmo assim, sem intervir oficialmente no lance, nada impedia o VAR de alterar o Jorge Jorge, embora talvez fosse em vão porque este viu tudo esclarecidamente e simplesmente optou por não agir.
De ChakraIndigo a 12.02.2020 às 16:29
Caro RG
Já o vi aqui afirmar noutra ocasião que o VAR pode alertar o arbitro acerca de um lance, sem ser oficialmente.
Tem a certeza disso?
Segundo sei, o portoaocolo do VAR só permite a sua intervenção em lances perfeitamente tipificados.
Caso ele tenha essa tal intervenção, digamos que não oficial, está a infringir o que está regulamentado.
Quem pode eventualmente intervir nesse tipo de lances, embora não seja vulgar, por poder pôr em causa a autoridade do arbitro, é o 4º arbitro ou um dos seus auxiliares.
Isto é aquilo que eu conheço.
Sim, à letra da lei acho que tem razão, mas eu digo isto por saber que eles estão frequentemente em contacto durante um jogo.
O quarto árbitro, raramente participa no jogo. Mas já aqui disse que por experiência própria sei que os árbitros principais dão instruções aos restantes antes dos jogos.
De ChakraIndigo a 12.02.2020 às 19:04
OK, obrigado pelo esclarecimento.
Não me parece que esse procedimento seja bom, porque pode criar algum enviesamento na avaliação de cada lance por parte do arbitro principal.
Ao terem de se cingir só ao protocolo, os VAR não influenciam aquilo que é a forma de conduzir um jogo, por parte do arbitro, que deve analisar todos os lances sob determinada bitola. Outra coisa é o rigor em decisões fundamentais como penaltys e foras de jogo, que podem passar despercebidos.
Ainda ontem, por exemplo, no golo anulado ao Famalicão, depois de repetições, não parece haver motivos para essa anulação.
Só a tecnologia do VAR permitiu perceber que afinal estava a ser avaliado era um possivel fora de jogo, que se provou existir. Os choques que existiram, foram avaliados pelo arbitro como não sendo faltas atacantes, e na altura achei que era isso que estava em analise, o que me pareceu despropositado.
A FIFA também ainda não está cem por cento convencida quanto á exactidão das linhas virtuais que são utilizadas para avaliar os fora de jogo.
De ChakraIndigo a 12.02.2020 às 19:19
A exactidão das linhas é cientifica.
Existe é uma margem de erro, mas com esta tecnologia já não passam foras de jogo escandalosos, como o celebre de quase 2 metros, o do "golo" do Maicon, num jogo que deu mais um titulo ao FCPorto.
E até me lembro vagamente de um jogo do Sporting em que o fiscal estava a coçar o olho.
Actualmente, até podia estar a coçar outra coisa qualquer, mas o fora de jogo não passaria em claro, de certeza absoluta.
De LeaoCovilha a 13.02.2020 às 08:49
A exactidão das linhas não é científica, as linhas são "desenhadas manualmente" pelos técnicos de VAR quando analisam os lances frame a frame (por isso os lances de VAR nos foras de jogo serem geralmente os que demoram mais a analisar) . A FIFA está a estudar com empresas do ramo uma solução de IA que permita através de entre 15 a 20 pontos espalhados em cada jogador, permitir analisar melhor os foras de jogo, de uma forma mais rápida.
De ChakraIndigo a 13.02.2020 às 10:45
Isso que diz é verdade, mas depois de colocadas as linhas, a sua exactidão é cientifica, no sentido de que é rigorosa, com uma margem de erro.
Acho que investir mais neste assunto de foras de jogo, por causa de uns centimetos, não vale a pena.
O que vale a pena, é aumentar a qualificação dos árbitros, diminuir a violência em campo, aumentar o tempo util de jogo, lutra contra a discriminação em campo, e fazer tudo para melhorar as condições dos espectadores que se dão ao trabalho de ir aos estádios.
De João Carvalho a 13.02.2020 às 01:09
Não há qualquer agressão do Taarabt. É o jogador do Famalicão que dá uma cabeça no Taarabt com a cara e fica a sangrar. O Taarabt nem o atinge, apesar da perspectiva da foto assim o parecer, porque é tirada de frente.
O Jorge de Sousa esteve bem.
Há fotos e vídeos que o provam.
Eu tinha vergonha de publicar um post sobre um jogo do Benfica que não tem rigorosamente nada a ver com o Sporting.
O que têm a ver com as arbitragens do Benfica numa competição de que já foram excluídos? É a velha inveja do Benfica que já vem desde 1907.
Se é para continuarem com a intifada contra o Jorge de Sousa, para provarem que foram prejudicados no jogo anterior, como se isso provasse alguma coisa, acho isso mais próprio de pessoas com problemas mentais.
Fantástico como o seu fanatismo o leva a ver qualquer cenário a favorecer o Benfica, sem excepção.
O resto do seu comentário nem vale a pena comentar.
De Paulo Salcedas a 12.02.2020 às 12:30
É verdade, o lance com o Marega, pois, efectivamente o Marega devia ter levado vermelho, o problema é que a entrada com os joelhos nas costas do adversário por parte do Taarabt também não podia passar impune, portanto eram os dois expulsos e assim já não havia esta questão no jogo de ontem....
De LeaoCovilha a 12.02.2020 às 13:41
Opiniões diferentes, o Taarabt corta a bola e não acerta no Marega, até porque o Marega com a mão o impediu de se aproximar mais. O árbitro está de frente para o lance e vira a cara. Mesmo seguindo o seu raciocínio, um árbitro está de frente para um lance com aquele aparato de dentes partidos e o jogador a cair desamparado e olha para o lado? Mesmo que tivesse que expulsar os dois, nem o árbitro nem o VAR viram nada? Por isso é que eu acho que, na maior parte dos lances, o VAR é uma treta, está sempre dependente do "ajuizamento" de alguém que pode ser ou não parcial, nomeadamente em expulsões e penaltys. Em relação ao fora de jogo, também ainda não há total rigor, embora a FIFA esteja a testar soluções de inteligência artificial para auxiliar os técnicos de VAR. E, importante era ouvir em tempo real os contactos entre os técnicos de VAR e o árbitro.
De Paulo Salcedas a 12.02.2020 às 14:40
Não acerta no Marega? Não devemos estar a falar do mesmo lance concerteza.... vá lá ver melhor....
Quanto ao árbitro creio que não fez nada precisamente porque a entrada á margem das leis foi por parte dos dois jogadores, critério errado, claro
De LeaoCovilha a 12.02.2020 às 15:45
Não acerta no Marega para ser uma agressão, na minha opinião. É um lance disputado mas não uma agressão. Não me parece que seja uma entrada de joelho à frente como o Bruno Alves ficou famoso. Provavelmente se não tem levado com a mão do Marega era capaz de lhe acertar em cheio nas costas mas não o fez. Só por isso me parece que seria um lance de vermelho para o Marega. Mas são opiniões.
De LeaoCovilha a 12.02.2020 às 15:46
E com isto não estou a defender o Taarabt porque até acho que ele entra muitas vezes fora de tempo.
De ChakraIndigo a 12.02.2020 às 15:54
Associar Jorge Sousa ao Benfica só dá mesmo para rir.
O Taarabt devia ter visto o amarelo, não interessa a intenção. Seria o 2º amarelo.
O que se passa é simples, e este post mostra bem.
Esconde-se o lance muito anterior, em que Racic tem uma entrada brutal ao calcanhar de Aquiles do Cervi, que merecia um cartão vermelho, e passa-se a imagem de que o Benfica é beneficiado.
Existe uma campanha de ódio contra o Benfica, encabeçada pela CMTV, e disseminada pelas redes sociais, com o assentimento de muitos sportinguistas, e que tem consequências objectivas nos benfiquistas que se deslocam aos campos deste país, especialmente no Norte.
Quem foi a Famalicão, onde curiosamente existe a maior Casa do Benfica do País, ou ao Porto, ou a Braga, ou Guimarães, sabe perfeitamente o que se passou.
Grupos de Super Dragões (sim, de super dragões - ao pé do estádio do Famalicão existe uma Casa do FCP e eram bem visíveis e conhecidos os adeptos que lá estavam. Essa casa nunca abre em dias de jogo, ontem estava aberta) em matilha a roubar adereços do Benfica e a agredir pessoas indiscriminadamente, intimidação permanente.
Ausência de indicação da melhor forma de chegar aos estádios, obrigação de tirar ou esconder adereços do clube ao entrar nesses estádios, depois de pagar 30€ mais uma viajem de 600KMs ida e volta, ter de sentar numa cadeira suja, alvo de arremesso de objectos, e de agressões verbais, de pagar preços pornográficos por uma garrafa de agua e um pacote de batatas, etc etc.
O nosso futebol está a ficar podre, eu vou ao futebol com amigos, não levo a minha mulher, não levo os meus filhos, e muitas vezes tenho receio por mim e pelos que me acompanham.
Existem campos neste País onde é uma vitória chegar as bancadas sem ser agredido.
É uma vergonha para a organização do futebol em Portugal, e uma grande fatia de responsabilidade vem da Comunicação Social.
Lá vem o caro com as teorias de conspiração contra o Benfica...
Não se esconde nada, o foco do post é o Jorge Sousa e eu escolhi este lance por estar mais em evidência, porque teria sido o segundo amarelo do jogador encarnado e sobretudo por Jorge Sousa estar a 2/3 metros dos jogadores e viu tudo esclarecidamente. Simplesmente optou por não agir.
Não revi outros lances do jogo e nem sequer comento a partida.
De ChakraIndigo a 12.02.2020 às 16:19
Não tem a ver com conspirações, tem a ver com uma campnah de ódio que é bem visivel a quem se desloca ao Norte.
O Rui Gomes ponha um cachecol do Benfica e vá assitir a um jogo em Guimaraes, ou Braga, ou Famalicão, ou Porto. Depois diga-me a sua experiencia.
Convem é ir com pelo menos mais 4 ou 5 amigos.
Eu tenho mais de 40 anos a acompanhar o Benfica, e de há 10 anos para cá em determinados locais parece um estado de sítio.
Nem em Alvalade é parecido.
De Indiana Julio a 12.02.2020 às 17:55
Os odios tem a sua origem , porque será?
Faz-me recordar a saga em cine Los Juegos del Ambre- Sinsajo com a guapissima Jennifer Lawrence , o odio que se vive nos distritos pelo poder mafioso que vicia os jogos.
Como no filme tudo tem o seu fim , é sempre tudo uma questao de tempo.
De João Paulo Gonçalves a 12.02.2020 às 16:58
Podia ter posto o lance mais grave do jogo que foi precisamente essa entrada do Racic sobre o Pizzi...
Mostrava muito melhor o seu ponto de vista sobre o Jorge de Sousa do que esta, que é discutível, como se vê aqui. Mas eu sei que custa pôr lances em que o Benfica seja o prejudicado...
Claro, porque lances em que o SLB é prejudicado são uma muito rara ocorrência, já em que é beneficiado não faltam casos.
De Hugo Boss a 12.02.2020 às 19:23
O caro JP Gonçalves é um sonhador nato!! É mais fácil o caro ganhar o euromilhões!!??
Pelo menos é uma pessoa racional com quem se pode debater as várias questões que se aborda aqui em debate.
Já o mesmo não se pode dizer de si, um faccioso incorrigível com a objectividade de uma pedra.
De João Paulo Gonçalves a 12.02.2020 às 20:25
Não me importava...