Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




José Carlos, o quarto-defesa

Leão Zargo, em 27.04.25

22755016_1OyOd.jpeg

Nos anos 50 o futebol inventou uma nova posição, a de quarto-defesa, cuja função seria apurada na década seguinte. As tácticas evoluíam a puxar as equipas para trás e, se com o WM apareceu o defesa-central, surgiu depois uma espécie de trinco numa altura de transição das então tradicionais linhas de três defesas para os quartetos defensivos que se seguiram. Tinha de ser um jogador clarividente, decidido, muito forte na antecipação, pois competia-lhe marcar o maior craque criativo da equipa adversária.

No Sporting, José Carlos foi o jogador que desempenhou com maior qualidade e eficácia o lugar, tendo ficado para a história os faiscantes duelos que travava com Eusébio. Capitão de equipa depois de Fernando Mendes se ter retirado, fez famosa dupla com Alexandre Baptista no Clube e nalguns jogos também na Selecção. Actuou de leão ao peito durante doze temporadas, entre 1962 e 1974, nas quais foi três vezes Campeão Nacional, ganhou quatro Taças de Portugal e a Taça das Taças de 1964. Representou a Selecção Nacional em 36 jogos. Em 1970 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria Atleta Profissional.

Na fotografia, José Carlos, capitão de equipa do Sporting na época de 1967-68.

publicado às 14:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


15 comentários

Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 27.04.2025 às 15:48

Vamos lá puxar pela memória. Em cima: Pedro Gomes, Gonçalves, José Carlos, Alexandre Batista, Hilário e Carvalho. Em baixo: Morais, Leitão?, Lourenço, Marinho e Peres.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.04.2025 às 16:05

Luis Carvalho

Perfeito. Obrigado. É Leitão, precisamente, pelos vistos nesse jogo Figueiredo não foi o titular.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.04.2025 às 16:08

Creio que a fotografia refere-se ao Sporting 3 - Sanjoanense 1 disputado em 1 de Outubro de 1967.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 27.04.2025 às 16:10

O seu filho José Luís era o meu grande amiguito na Preparatória, compartilhávamos as nossas casas para as nossas brincadeiras. No futebol não era de todo o exemplo do pai, era fracote, na escola eu era a estrela da bola e muitos e muitas gostavam de se aproximar da minha amizade, era um estatuto acompanharem no recreio comigo

Mas privava mais com o Zé Luis sentia-me orgulhoso de ser seu o seu amiguito
A morte do pai fez-me recordar esses tempos de criança, viajar no tempo. Vai chegar a hora a todos nós.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.04.2025 às 16:17

Amigo Julius

José Carlos é um jogador inesquecível, capitão de equipa de uma que tinha uma defesa de betão: Pedro Gomes, Alexandre Batista e Hilário!

Recordar é viver...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.04.2025 às 16:38

Amigo Leão Zargo,

Este meu comentário não tem muito a ver com o post.

Nunca tive ocasião de privar com o José Carlos, o meu jogador favorito na altura.

Já o mesmo não aconteceu com Marinho. Recordo a primeira vez que ele foi jogar para o First Portuguese da NSL. Chegou ao aeroporto de Toronto indocumentado e, como tal, inadmissível no país. Alguém não tratou da documentação oficial.

Fui obrigado a recorrer à minha influência, na altura, para evitar ele ser recambiado. Depois disso, estive com ele várias vezes.

P.S.: À data, a NSL (National Soccer League) era a única Liga profissional no continente norte-americano. Muitos anos mais tarde surgiu a NASL, onde competia o New York Cosmos de Pelé, Beckenbauer, Carlos Alberto, Neeskens e companhia. Cruyff no Los Angeles Aztecs, Eusebio no Toronto Metros e Simões no São José.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.04.2025 às 17:01

Amigo Rui Gomes

De uma forma diferente, Marinho também era um jogador carismático e admirado pelos sportinguistas. Excelente o seu gesto para com ele, que ainda fez, creio, duas ou três épocas na NSL.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.04.2025 às 17:18

Ele inicialmente jogava só nas férias. Depois foi emprestado ao Toronto Blizzard da NASL e, entretanto, voltou ao First Portuguese.

Um jogador muito popular, além da qualidade técnica.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.04.2025 às 16:56

Um dos heróis do Mundial de 1966, cuja seleção obteve, com todo o mérito e qualidade, um honroso e inimaginável terceiro lugar.
Ficaram na História, conhecidos e titulados ao tempo, como os "Magriços".
Vi todo o campeonato, tal como outros jovens e amigos de rua, sobre o parapeito e á vez, de janela de casa de um casal vizinho da minha, porque nessa altura, a maioria das famílias, não tinham, nem dispunham de condições económicas para ter o 'luxo" de televisão, tal como era o meu caso.
E, porque eram tempos de medo, perseguição e privação da liberdade, olhando e cuidando de que a polícia com esquadra por perto, não viesse "dispersar" ou mesmo prender, por considerar tal ajuntamento de jovens, como reunião subversiva.
Sim, sou do tempo em que tal assim era, tal como a proibição de beber coca cola, jogar futebol na rua, ter levado bastonadas por ser estudante, etc...
Depois, este enorme defesa e capitão, continuou a deslumbrar pela sua eficiência, qualidades e postura distinta de respeito e elevação.
Que a sua alma descanse em Paz.
Condolências para a família e amigos.
O Sporting CP, está de luto, mas continuará na senda para que nasceu, com princípios e valores, com desportivismo, Honrando e Dignificando, os seus filhos, atletas, profissionais, família leonina e dedicados sócios.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.04.2025 às 17:10

Caro Rumo Certo - Ventos Favoráveis

Agradeço o seu excelente comentário que integra o nosso José Carlos no contexto temporal em que se revelou um grande atleta, um dos melhores defesas portugueses da sua geração. Na verdade, era um tempo "incerto" politicamente em que um gesto ou uma palavra fora dos canones estabelecidos poderiam criar determinados problemas pessoais. Recordo-me bem, em 1966 uma televisão ainda era um produto de luxo que muitos (muitos mesmo) não tinham capacidade para comprar.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 27.04.2025 às 18:15

Eu é que agradeço, não só a gentileza da atenção, como a simpatia das palavras, que acrescem conteúdo e realidade ao modesto comentário.
O fórum e blog que distintamente elegi, como prevalente e exclusivo - o "Camarote Leonino", para comentários de uma forma geral alusivos e dedicados ao desporto e em particular ao futebol e ao n/ Sporting CP, pese embora a missão e o objetivo, também possibilita e permite que em liberdade, responsabilidade e de forma respeitosa, se acrescente teor e contexto temporal, que possa ilustrar e enriquecer a fatualidade e vivência da nossa História.
Com o necessário e devido equilíbrio, desta reconhecida liberdade e consciência, sendo sucinto e não extravasando para algo que saia das baias da razoabilidade e respeito pelo mesmo.
Caso assim não fosse, certamente, muitas Histórias teríamos e poderíamos contar, tanto por vivências, como ações e/ou participações.
Forte abraço de agradecimento e saudações leoninas.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.04.2025 às 18:42

Caro Rumo Certo - Ventos Favoráveis

Temos muito gosto e interesse na sua sempre oportuna e conhecedora participação no Camarote Leonino, contribuindo para que o nosso blogue constitua uma referência incontornável na blogosfera sportinguista. É assim, com um sentimento genuíno de paixão leonina, juntamente com os nossos sentimentos, memórias e convicções, que servimos o Sporting Clube de Portugal.

Sendo um dos grandes clubes fundadores do futebol português, a História do Sporting integra a História do nosso país pelo seu contributo desportivo, social e cultural, nomeadamente.

Um forte abraço de agradecimento com saudações leoninas.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 27.04.2025 às 16:56

Comentário meu.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 27.04.2025 às 17:11

Amigo Leão Zargo,
Ao contrário da maioria que aqui comenta, nunca vi o José Carlos jogar. Lembro-me dele, e vagamente, como treinador, função na qual não teve grande sucesso.
No entanto, os seus feitos são do meu conhecimento e ainda hoje destacados, facto revelador da relevância da sua carreira.
Como alguém ontem escreveu num comentário, a história destaca, justamente, a linha ofensiva dos "5 violinos", mas também seria justo destacar a linha defensiva com Carvalho, Pedro Gomes, José Carlos, Alexandre Baptista e Hilário.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 27.04.2025 às 18:53

Amigo Leão do Norte

Na verdade, o Sporting constitui um "ponto de encontro" de várias gerações de adeptos pela sua grandeza e forte identidade histórica. Futebolistas como os que integraram a linha defensiva que refere pertencem a um núcleo de sinais de glória e de afirmação clubística que relacionam o presente com o passado e projetam o futuro.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2026
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2025
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2024
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2023
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2022
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2021
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2020
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2019
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2018
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2017
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2016
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2015
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2014
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2013
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2012
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D




Cristiano Ronaldo