Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

roquette.jpg

 

José Roquette foi ouvido esta terça-feira, durante cerca de três horas, no âmbito da denominada "Comissão" constituída pela Direcção de Bruno de Carvalho e, à saída da sessão, foi muito breve nos comentários, defendendo-se com a obrigatoriedade de "confidencialidade para com o trabalho da Comissão".

 

"O Sporting tem os seus interesses a serem tratados. Sempre que se caminhe para o entendimento, todos os sportinguistas se podem dar como satisfeitos." As suas palavras finais.

 

Confesso que a sua participação neste processo surpreendeu-me. No lugar dele não teria aderido à chamada, uma vez que na altura própria e perante os profissionais a conduzir a Auditoria de Gestão foi ignorado, ele e todos os outros antigos presidentes do Sporting.

 

Não altero o meu desde sempre parecer que este processo não é mais que uma jogada de campanha eleitoral de Bruno de Carvalho.

 

Eis o que Rogério Alves teve para dizer sobre a ocorrência:

  

«Acho que esta comissão nasce de uma boa ideia, nasce de uma boa intenção e poderá ter um bom resultado. Foram feitas as auditorias e uma das falhas que foi assacada às auditorias, e eu próprio disse, reiteradamente, consiste na circunstância das pessoas visadas não terem sido ouvidas. Isso é um pecado original do qual às auditorias padeceram. Só se consegue apurar a verdade ouvindo os visados. A verdade não se esgota naquilo que os visados dizem. Mas, a verdade que é apurada sem se ouvir as pessoas relativamente a cujos mandatos onde se está a proceder ao apuramento de factos é uma verdade manca, é uma verdade coxa e o procedimento consagrado neste tipo de casos é o de ouvir as pessoas».

 

Um discurso muito "diplomático" do antigo dirigente leonino, nomeadamente o parágrafo de abertura. No entanto, e terá sido essa a sua real intenção, acaba por sublinhar aquilo que qualquer pessoa sensata reconheceu logo à partida. Um processo - a Auditoria - que pretendia apurar a verdade da gestão do passado do Sporting, sem ouvir os principais responsáveis por essa gestão. Meramente anedótico !!!

 

publicado às 14:09

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 21.09.2016 às 15:35

O Rogério Alves domina a arte do discurso redondo.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 21.09.2016 às 15:51

O discurso do RA é quase sempre assertivo de redondo só mesmo a cabeça do RGdS após as respostas do RA!
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 21.09.2016 às 16:10

Sem dúvida, ele consegue atingir os seus objectivos.
Sem imagem de perfil

De DKaras a 21.09.2016 às 15:47

Mas tu queres ver?
Afinal...?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2016 às 16:07

Ver o quê ?
Sem imagem de perfil

De Lulu a 21.09.2016 às 15:56

Muito bem a postura de José Roquette, não só em comparecer como nas palavras à saída, espero que os restantes ex-presidentes sigam o exemplo.
Como dizia já dizia a minha avozinha: - " A roupa suja lava-se em casa".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2016 às 16:07

Em "casa" sim, mas não necessariamente onde se realiza as necessidades fisiológicas:)
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 21.09.2016 às 16:22

Um dia, que não estará muito longe, veremos se Bruno de Carvalho não se escusará a comparecer a uma comissão semelhante a esta, criada por um qualquer futuro presidente do Sporting.
Provavelmente terá muito mais a justificar do que qualquer um destes.
O Tempo é o melhor avaliador da competência de quem dirige, e esse (Tempo) não para de correr...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2016 às 17:47

Tudo bem, mas neste momento a questão não é essa. O futuro logo dirá, até porque Bruno de Carvalho não está a contar sair muito breve. E, se acontecer, duvido muito que um novo presidente faça o mesmo. No entanto...
Sem imagem de perfil

De Jose a 21.09.2016 às 19:15

Caro João Paulo,

Se um dia o BdC for convidado a comparecer a uma comissão para esclarecimentos, acho bem que aceite e compareça, o que está errado é varrer o lixo para debaixo do tapete e siga em frente como alguns, poucos felizmente defendiam.

A esmagadora maioria dos adeptos e sócios defendiam uma auditoria à gestão e como tal só tinha que ser feita. O processo foi perfeito? Penso que não, não existe nenhum processo totalmente perfeito.

O importante é apurar as razões que levaram a quase falência do clube, se não conseguirem provar actos de gestão danosa, paciência, foi só azar e incompetência e o assunto fica encerrado.

Errado seria varrer para debaixo do tapete com receio que no futuro também ele poderia ser apontado de actos de gestão danosa e como tal ser chamado a uma comissão.


Imagem de perfil

De Drake Wilson a 21.09.2016 às 20:30

Começo a acreditar que esta auditoria não está a ser promovida pelo Clube, mas sim por alguma outra entidade fiscal: terá existido alguma notificação da Autoridade Tributária?

Por outro lado, esta comissão revela um facto gravoso que coabita dentro dos clubes em Portugal: Que segredo transportam os antigos presidentes, que toda a comissão administrativa e financeira dos respectivos mandatos não colocasse à disposição após renuncia? Um presidente não é necessariamente um técnico oficial de contas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.09.2016 às 20:58

Confesso, desde já, não ser conhecedor destas matérias, mas não vejo a actividade desta denominada "comissão" parte concreta de qualquer Auditoria.

Como indico no post, e já referi em vários outros escritos, se as informações dos antigos presidentes eram importante, qual o porquê de não terem sido chamados para prestar esclarecimentos perante os peritos que efectuaram a Auditoria ?
Imagem de perfil

De Drake Wilson a 21.09.2016 às 21:09

Sem dúvida!
Sem imagem de perfil

De Amaf a 21.09.2016 às 22:12

No meu conceito as auditorias terão sempre duas fases. A primeira que se destina a apurar factos e que necessita fundamentalmente da ajuda de quem trata dos papeis, ou seja os trabalhadores administrativos e seus responsáveis imediatos, chefe de contabilidade, de escritório, recursos humanos, jurídicos etc..

E uma segunda fase, apôs os factos apurados e dentro do possível documentados, esclarecer as duvidas suscitadas pela auditoria com os responsáveis máximos.

Inverter a ordem, ou seja ouvir as justificações durante a fase de auditoria, por um lado poderia retirar algum trabalho de investigar factos desnecessários porque foram de imediato justificados mas por outro lado poderia condicionar o trabalho dos auditores que não raras vezes quando investigam um facto independentemente da sua justificação podem encontrar outros completamente injustificados.

Isto tudo, que já não é pouco, para dizer que não me escandaliza que os responsáveis máximos sejam ouvidos apenas no final da auditoria, alias muito provavelmente é uma regra das empresas auditoras.

PS: De quando em vez os serviços, pelos quais sou responsável, são alvo de auditoria, e apenas na reunião de encerramento sou confrontado com os resultados, sendo que aqueles que consigo esclarecer de imediato, são eliminados do relatório e sobre aqueles que houver duvidas são registados em acta e terão de ser devidamente esclarecidos ou resolvidos em reuniões subsequentes com a Administração para quem se destina o relatório.
Imagem de perfil

De PF a 21.09.2016 às 23:28

Não entendo como é possível a colaboração de José Roquette e Soares Franco com esta palhaçada, é um erro enorme a ida a esta Carvalhomissão, dois verdadeiros sportinguistas vejados na praça pública por alguém que não tem a mínima credibilidade e ainda assim comparecem a um "tribunal" presidido por um Bombeiro e um Incendiário e composto por membros de claques entre outros. Que grande falta de dignidade terão todos aqueles que colaborarem com esta farsa, sempre que penso que SCP bateu no fundo do fundo fico surpreendido que afinal ainda se consegue ir mais fundo. Daqui algum tempo iremos ver aqueles que agora se prestam a um papel colaboracionista liderarem a oposição a este desgoverno leonino, o que mais me espanta é a falta de visão e lucidez de pessoas que me pareciam inteligentes.
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 22.09.2016 às 11:32

Há muita polémica nesta direcção, mas curiosamente algo é certo: órgãos sociais do clube (incluindo a Assembleia-Geral dos sócios do Clube), maioria dos antigos dirigentes e alguns dos mais conhecidos comentadores do clube estão todos de acordo - é altamente positivo, de forma confidencial e discreta, analisar o que as anteriores direcções fizeram de forma rigorosa e que levou à quase extinção da SAD e dar oportunidade aos mesmos de esclarecer o que tem de ser esclarecido.

A única coisa que se discute é se primeiro devia haver auditoria e depois esclarecimentos ou, por outro lado, esclarecimentos e depois auditoria. Sinceramente, parece-me que a primeira faria mais sentido.

Todos saíram satisfeitos ontem.

Daí que "palhaçada", "erro enorme", "tribunal presidido por um Bombeiro e um Incendiário", "falta de dignidade", "farsa", "bater no fundo", "colaboracionistas", "desgoverno", "falta de visão e lucidez" revelam, a meu ver, por parte do anónimo "PF", simples desconhecimento de causa - do Sporting e do que é / funciona a auditoria.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.09.2016 às 13:25

Devotos como o Diogo Martins não compreendem e pior ainda, recusam compreender, a essência da questão.

Por isso, nem sequer vale a pena explicar o todo desta situação que começou não como uma simples Auditoria mas sim como uma autêntica "caça às bruxas".

É apenas irrisório, por falta de melhor termo, que os elementos desta denominada "comissão", como membros das claques, é vão ouvir e apreciar as explicações de presidentes sobre finanças e gestão. Enfim...
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 22.09.2016 às 18:17

O Rui comentou sobre a própria natureza e orgânica da comissão. A comissão é uma caça às bruxas? É óbvio que há uma componente política nesta comissão. A presença das claques é discutível, talvez censurável? Sem dúvida.

Mas eu limito-me a salientar a quase unanimidade de vozes no clube a favor da auditoria, incluindo dos órgãos sociais do Clube e das antigas direções. Roquette foi, JEB e FSF irá e até Godinho Lopes parece que vai.

O que eu disse, é mentira? É irracional? É seguidismo? Francamente!

Agora, pergunto-me, o senhor alguma vez leu as auditorias?

É que se não leu, isto é muito simples: não sabe do que está a falar.



PS: A do "devoto" é o insulto habitual para quem quer fugir às questões, mas não pega comigo e com muitos outros que estão aqui para raciocinar de forma equilibrada, sem ideias pré-concebidas e obsessões doentias por esta direcção.

Muitas vezes fiz perguntas a posts que ficaram sem respostas, em especial, nas matérias financeiras. Porque a gestão desportiva é sempre subjetiva, mas os números são sempre objetivos.

Eu sou o primeiro a apontar inúmeros defeitos ao trabalho desta direção. E dou o meu nome à minha opinião. Agora desafio os vários anónimos que proliferam neste espaço, a fazer um, apenas um elogio ao trabalho desta direção.

E pergunto-me: o devoto sou eu? O irracional sou eu?

Evidentemente que não.


Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 22.09.2016 às 19:53

Lamento profundamente a censura que me sujeitou, mas compreendo que algumas perguntas sejam dificeis de responder.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.09.2016 às 20:22

Mas que censura ???... Eu não editei um único comentário seu, está equivocado.
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 22.09.2016 às 22:47

Fiz o comentário face à demora (maior do que o habitual) até que ficasse disponibilizado.

Naturalmente, pode apagar o post que aludo à censura.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.09.2016 às 22:55

Não lhe dou a resposta que merece !!!


Por difícil que seja de acreditar, há vida além do blogue e eu estive ocupado durante umas horas, período em que não tive acesso a um computador.

Além do mais, o sistema de moderação está activado em todos os posts que não sejam do dia.
Imagem de perfil

De PF a 23.09.2016 às 07:00

Diogo, gostaria de começar por agradecer a resposta ao meu comentário acerca do assunto em causa. Não comungo da visão que tem acerca desta Comissão, o seu mentor é um presidente que no inicio do seu mandato entra a matar, tratando todos os seus antecessores como criminosos destratando-os na praça pública pondo até em causa o seu sportinguismo, isto porque encontrou o SCP altamente endividado e vai daí considerou todos os ex-presidentes como malandros que só prejudicaram o clube. Acontece que é minha convicção que de todos os presidentes do SCP este é o pior, em termos de carácter nem vale a pena falar, mas em termos de má gestão que é disso que esta criatura acusa e condena ex-presidentes é um ignorante arrogante, duplicou o orçamento, apresenta este ano um prejuízo de mais de 30 milhões, nada ganhou em termos desportivos, com excepção de uma taça de portugal ganha por um treinados que foi humilhado e escorraçado do clube e vem agora procurar salvar a face com uma pseudo-comissão presidida por uma personagem, que o que mais relevante fez na vida foi arruinar um município, de todo este Carnaval o que menos compreendo é a postura daqueles que se submetem a estes inquéritos com a cabeça baixa e o rabo entre as pernas não percebem que estão ser julgados por aquele que vai ser seguramente a maior desgraça do clube.

Nota: De anónimo nada tenho, inscrevi-me com nome próprio e apelido, morada e filiação clubista.
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 23.09.2016 às 10:44

Caro PF,

Agradeço a sua resposta, já que, infelizmente, muitos preferem não o conseguem fazer.

Retiro da mesma que, no fundo, a sua posição é subjetiva pela perspectiva de que este presidente é muito pior que os demais. Quanto a isso, é uma opinião que devo respeitar. Mas talvez por isso seja interessante fazer uma auditoria independente e profissional à gestão do clube, não concorda? A fazer também após a saída de BdC.

PS: Rui, eu não sou maluco. Só fiz o comentário da censura porque, enquanto o meu comentário estava em moderação, sugiram posts novos e comentários novos.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo