De Juskowiak a 17.06.2020 às 11:58
Pois é, são efetivamente um problema dos clubes.
Mas discordo que os nossos insucessos tenham relação com a existência de claques, pois as de Benfica e Porto também tem a mesma "nata" de gente na liderança.
A JL nunca terminará, mas em minha opinião, e tendo em conta o lindo histórico recente, o Sporting deveria cortar todos os apoios logísticos e os protocolos com bilhetes. Talvez assim essa gente deixasse de pensar que é dona do clube...
De Rui Miguel a 17.06.2020 às 12:16
Eu não disse que as claques eram a razão do nosso insucesso.
O que disse é que com claques tão activas, pressionantes e ruidosas perante as sucessivas direcções, as decisões do clube são muito feitas para a bancada e sem grande visão estratégica.
No caso do Benfica e do Porto, as claques são mais controladas (tirando talvez algumas excepções como o caso do autocarro do Benfica e uma vez com o SD a atacar o treinador do Porto Co Adriaanse, e mesmo assim nem sei bem se essas acções fizeram também parte da estratégia de quem manda), normalmente elas são mais um elemento "armado" do poder do Pinto da Costa e do Vieira, estando na mão deles.
No Sporting, foram sempre muito autónomas e sempre no fio da navalha caso não fossem satisfeitas as suas pretensões, colocando as direções como suas reféns, e não o contrário.
E como exemplo de más decisões, o que teria acontecido ao Sporting se a JL não fizesse aquele banzé com a presumível contratação do Mourinho?
De Viscondinho a 17.06.2020 às 15:39
Então quando assassinaram sportinguistas foi a mando do Vieira?
De Rui Miguel a 17.06.2020 às 16:36
Pelo que percebi, o tema aqui é a relação interna das claques com os seus clubes
A agressividade e violência das claques e de pseu-adeptos no futebol / sociedade em geral e nomeadamente contra adeptos de clubes rivais, surge como fenómeno de criminalidade que infelizmente a federação portuguesa de futebol nunca acusou, e o estado e a justiça em particular não têm actuado como deviam.
De Viscondinho a 17.06.2020 às 17:15
Absolutamente de acordo.Eu ao contrário de muitos sportinguistas sou a favor da existência de claques pois acho que fazem muita falta no apoio ao clube e também pela festa e clorido que dão ao jogo.E temos visto como Alvalade tem sido uma tristeza sem a presença delas. Mas daí a quererem mandar no clube vai um mundo.
De Indiana Julio a 17.06.2020 às 17:37
Recohece-se a validade desse argumento, mas não nas actuais condições em que elas existem. Chegámos ao ponto de não retorno.