Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

img_920x519$2018_07_11_16_29_43_1422362.jpg

 

CONSELHO DIRECTIVO

 

Presidente: Frederico Varandas (Clube e SAD)     


Vice-Presidentes:

Francisco Zenha (Área Financeira)
Pedro José Lancastre (Área Comercial/Marketing)  
João Sampaio (Área Jurídica
Maria Serrano Sancho (Responsabilidade Social, inclusão e transparência)

Filipe Osório de Castro (Património)

 

Vogais:

Pedro Luciano Silveira (Sócios)     
Francisco Rodrigues dos Santos (Núcleos)     
Miguel Afonso (Modalidades)     
Miguel Nogueira Leite (Relações institucionais)     
Rahim Ahamad (Internacionalização)     


MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

 

Presidente: Rogério Alves

Vice-Presidente: João Palma     

 

CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR

 

Presidente:  Juiz Conselheiro Joaquim Baltasar Pinto     
Vice-Presidente:  João Teives     

 

A Lista D conta à sua cabeça com Frederico Varandas, o director clínico que passou de ilustre desconhecido a candidato a Presidente do Sporting em tempo recorde e nunca visto em Portugal.

 

Temos de ser honestos e dar crédito a Frederico Varandas por ter conseguido capitalizar um momento negro do Sporting a seu favor. A inteligência que muitos lhe reconhecem é inquestionável quando “puxamos a fita atrás” e vemos o percurso recente de Frederico Varandas.

 

De desconhecido, aproveita a onda de rescisões para surgir com a sua rescisão como se de um jogador mais se tratasse. Capitalizado por essa notícia, assume a sua candidatura a candidato ainda antes de BdC sair e ao ser o único a tomar essa posição acaba por trazer para junto de si todos aqueles que, embora não o conhecendo, estavam contra BdC. Uma “jogada de mestre” que fez dele um candidato Presidenciável.

 

Ao ser a única alternativa a Bruno de Carvalho aquando da AG de Destituição, Frederico Varandas continuou a capitalizar-se junto do SCP e conseguiu trazer a si uma equipa de reconhecidas competências, nomeadamente Rogério Alves que muitos gostariam de ver como candidato à presidência do Conselho Directivo e não da MAG. Além de Rogério Alves, Varandas conseguiu trazer à sua candidatura um conjunto de pessoas com bastante diversidade, competências e acima de tudo, cuja integridade não levanta muitas questões.  

 

Carismático, bom falante, com um passado profissional dinâmico e competências dispares em várias áreas fazem dele um candidato forte. A juntar a estas características poderia haver a dúvida em relação às suas competências/conhecimentos para o futebol (ser médico de equipa não chega), no entanto o apoio que juntou de entre diversos treinadores, incluindo todos os que estiveram na era BdC, fizeram desaparecer esses receios.

 

Na área da gestão, Varandas conta ainda com o sucesso das suas empresas e se é verdade que ele não as gere no dia-a-dia, também é verdade que um bom gestor não é só o que “percebe de contas”, mas sim aquele que reconhece as suas incapacidades e contrata as melhores pessoas para preencher essas lacunas.

 

Com tudo o que descrevi anteriormente, seria previsível que Varandas apresentasse um programa de candidatura irrepreensível, no entanto isso é algo que não aconteceu. Bem estruturado, o programa da Lista D responde aos grandes desafios do futuro e qual a estratégia a ser adoptada, no entanto, temos de ter consciência que o Sporting tem questões urgentes a necessitarem de resposta, nomeadamente na área financeira, e essa componente simplesmente está ausente de todo o Programa.

 

Quem quer ser presidente do Sporting não pode pensar apenas no longo prazo, correndo o risco de, em pouco tempo, ser ultrapassado pela realidade e nesse momento todo o programa desenhado cair por terra por se tornar inviável. Esse foi o problema de quem andava na política no século passado, hoje em dia isso já não é aceitável.

 

Resumindo, Varandas é um candidato presidenciável porque mostrou inteligência nos timings que utilizou e com isso soube capitalizar-se, pois, por mais capacidades que tenha, tivesse ele anunciado a sua candidatura nos tempos que os outros candidatos o fizeram, e tenho a certeza que ele não passaria apenas de mais um “candidato de fundo da lista”. E digo isto não porque ele seja um mau candidato, mas simplesmente porque até há poucos meses era um ilustre desconhecido e, diz-nos a história, que desconhecidos, por maiores capacidades que tenham, têm dificuldades em angariar apoio até porque, necessitam criar uma imagem junto da opinião publica algo que Varandas ainda está a fazer.

 

E é precisamente este processo de "construção" de imagem que tem jogado em desfavor de Frederico Varandas. Se inicialmente e após um ataque feroz dos apoiantes de BdC Varandas conseguiu sair incólume, agora tenho ficado com a sensação de que o tempo joga a desfavor de Varandas e que quanto mais o tempo passa, mais credibilidade perde a Lista D. 

 

Na minha humilde opinião, se Varandas quer ser Presidente este é o momento em que deve parar e pensar... pensar que por mais cosmética que coloque na campanha, por mais apoios que colha junto de determinadas pessoas, por mais capacidades que demonstre ter, tudo isso pode ser em vão se jogar mal as suas cartadas. Está no momento dele pensar e dizer que soluções possui para os problemas que irá enfrentar no dia 9 de Setembro se for eleito... está no momento de mudar... se for por este caminho, duvido que chegue a Presidente. 

Um forte Abraço ao Frederico Varandas

Nota posterior:


O texto foi escrito antes do debate do dia 19-08-2018 na SportingTV. Agora, pós debates junto à minha opinião o receio de que Varandas tenha dado um monumental tiro no pé pela forma como o abordou.

 

O ataque à candidatura do Benedito foi inusitado, desproporcionado e completamente fora de tempo. Mas pior, a "raposa velha" do Ricciardi, avisou-o logo de inicio que não ia entrar em ataques pessoais e Varandas, pela sua inexperiência, no final do debate atacou Ricciardi precisamente trazendo à baila assuntos pessoais e passados.

 

Além do ataque ter caído mal a todos os que assistiam, Varandas colocou-se a jeito de receber uma resposta em forma de tareia de Ricciardi, que ainda aproveitou o momento para explicar o seu passado. Ou seja, Varandas mostrou uma faceta que ninguém conhecia e poucos gostaram e pela inexperiência, acabou a ajudar um "rival" quando a sua pretensão era "aniquilá-lo".

 

Termino esta nota da mesma forma que terminei o texto anterior: Varandas precisa de parar e pensar, pois se seguir este caminho, duvido que chegue a Presidente. 

 

publicado às 18:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Sem imagem de perfil

De João a 20.08.2018 às 19:05

Mais uma excelente análise, tal como as anteriores, e desta vez estou completamente de acordo quando diz que o tempo joga contra Varandas. O debate de ontem, além dos disparates já referidos, mostrou um assustados egocentrismo, um discurso de que sabe tudo sobre tudo, a fazer lembrar um certo personagem. Estes factores fazem de Varandas um candidato que prevejo esteja cada vez mais longe de uma possível vitória, algo que me deixa descansado, estes inesperados pequenos descontrolos poderiam ser perigosos. Se há algo que valorizo num próximo presidente é que seja previsível, já chega de surpresas :)
Imagem de perfil

De Rampante a 20.08.2018 às 19:39

Caro João,

depois de BdC torná-mo-nos tão exigentes que desconfiamos de tudo e todos... o que é bom... muito bom na minha opinião.
Vamos ver como vai ser daqui para a frente, mas ontem Varandas quase cometeu "suicídio politico" em directo. Nos confrontos 2x2 dele contra Ricciardi e dele contra Dias Ferreira, não sei se não vai levar mais uns raspanetes...

Cumprimentos
Rampante
Perfil Facebook

De Victor Peres a 20.08.2018 às 19:14

Foi a maior desilusão do debate de ontem. Perdeu muitos pontos, e hoje face a João Benedito, está sujeito a voltar a perder. E se assim for, para recuperar terreno, tem que
suar muito, e a manter a postura, arrisca-se a voltar a levar uma tareia dos seus concorrentes mais aguerridos, como Ricciardi ou Dias Ferreira.
Imagem de perfil

De Rampante a 20.08.2018 às 19:43

Ontem ele perdeu pontos e pior, deu pontos aos seus "rivais" que ele tentou atacar... hoje não acredito que o Benedito lhe vá dar "tareia" porque o Benedito não possui ainda capacidade para isso, mas tenho a certeza que no confronto contra Ricciardi ele vai ser trucidado... a máquina de Ricciardi não vai deixar que a tentativa de ontem passe e ele vai capitalizar ao máximo isso, até porque Ricciardi vê em Varandas o principal opositor e este era precisamente o "erro" que Ricciardi esperava para o atacar... Para mim isso foi bem evidente quando logo na abertura do debate ontem, Ricciardi avisou que não ia tolerar ataques pessoais e depois dirigiu-se concretamente a Varandas, pelo que, Ricciardi já esperava e preparou a "cama"...

Cumprimentos
Rampante
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 20.08.2018 às 19:25

Um amigo meu diz que FV é um "brunista croquete" e se calhar não anda muito longe da verdade.

FV como LZ diz, capitalizou um grande apoio quando decidiu dar um murro na mesa, demitir-se e candidatar-se à presidencia.

Foi o melhor e mais arrojado movimento dele e depois disso tem sido inexplicavelmente sempre a descer.

As suas acções parecem sempre andar a reboque de algo:

quando se comecou a falar na hipotese Miguel Albuquerque para apresentar uma lista, FV foi busca-lo para a sua e o mesmo aconteceu com Miguel Cal

Na questão dos debates na CMTV e não só andou sempre atrás das decisões de JB.

Eu acho que ele pensou que ao aglutinar pessoas ligadas ao passado "brunista" e "croquetista", conseguia passar a ideia que era a terceira via e conseguia secar um pouco o espaço politico à sua volta. Isso não aconteceu e neste momento apesar de eu achar que é ainda o favorito, as coisas estão muito tremidas e como diz muito bem o tempo conta contra ele e não sei se aguenta a vantagem até ao fim.
Imagem de perfil

De Rampante a 20.08.2018 às 19:49

Caro Cris Dileo,

Não sei se será um "brunista croquete", o que acho é que tal como PMR, Varandas e tantos outros "jovens" desta geração, são pessoas habituadas a triunfar na vida e a "pressão" em vencer é tanta que acabam por ceder nesta ânsia de se mostrar.
Note que para mim, quer PMR quer Varandas são pessoas competentes e integras, mas estão a falhar na passagem da mensagem, pois querem mostrar tanto que acabam por não mostrar nada a não ser um rol de desconfianças...

Cumprimentos
Rampante
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 20.08.2018 às 21:19

Caro Rampante (e não Leâo Zargo, claro )

Creio que é comum a todos os mais novatos (benedito incluido), querer mostrar algo que não são e por isso é que os debates não lhes vão correr muito bem, porque os outros são mais "batidos" neste aspecto.

Na minha opinião, FV fica ainda mais a perder porque parece construir a sua personagem ao sabor do que se vai falando na CS e nas redes sociais.

Por exemplo quando os jogadores rescindiram, colocou-se claramente como amigo dos jogadores e saiu em sua defesa, agora que os Sportinguistas ja começam a criticar pelo menos os que não voltaram, já assumiu a personagem de durão, que tinha valentes discussões com os jogadores - praticamente só faltou chamares-lhes meninos ricos e mimados, como o outro.

Não sei se FV dará um bom presidente, mas está a ser claramente um mau candidato, na minha opinião, claro.

Abraço
Sem imagem de perfil

De Pepeu a 20.08.2018 às 19:26

Excelente análise...
Faltou apenas o "forte abraço para o Frederico Varandas"... Não é Rampante?!
:)))

Sublinho que parece-me existir alguma instabilidade emocional na postura de Varandas que se traduz numa necessidade de se afirmar pela decência e pela diferença de valor mas que acaba invariavelmente por resultar numa sensação oca e vaga daquilo que realmente vai na consciência dele.
Parece-me acima de tudo que o seu perfil de discurso gera uma crescente desconfiança da sua personalidade e adequação para o cargo exactamente quando tal mais se faz reflectir no pensamento de cada um dos sócios dado o trauma resultante da forma de ser do recente presidente.
Não que se ache que o médico poderá esconder dotes de ditador mas talvez apenas uma arrogância algo desmedida que de todo não agrade à extensa maioria dos sócios nesta fase.
Aquilo que mais sustenta ainda o projecto de Varandas, em minha opinião, será a manutenção de algumas figuras na qual se destaca Rogério Alves tido como o potencial candidato congregador nesta fase da vida do clube.
Na sua ausência mas por presença na sua lista tal resulte num capital de confiança muito importante que Varandas não consegue por si só captar.
Talvez, para bem dele fosse altura de colocar outros intervenientes da sua lista em palco e talvez por aí reganhasse a confiança na consciência dos sócios.
De resto, vale para todos os outros.
A necessidade de afirmação pessoal dos vários oponentes criou uma ausência de debate de ideias e de projectos por todos se verem na necessidade de, acima de tudo, promover a sua própria imagem de credibilidade.
Imagem de perfil

De Rampante a 20.08.2018 às 19:34

Caro Pepeu,
antes de mais obrigado pelo reparo, entretanto já corrigido.
Adianto que foi um lapso aquando do copy-paste do texto para o blog e que ao adicionar a nota posterior, apaguei a saudação final sem propósito.
TODOS os candidatos merecem o meu forte abraço, por estarem a dar um pouco (muito) de si ao Sporting num momento em que o clube precisa.

Quanto ao seu comentário, é um pouco a leitura que todos fazemos, dai eu humildemente recomendar ao Varandas que se acalme, respire, veja bem o que tem feito de bom e mau... e depois recomece... não faça ele uma "pausa" para ponderar bem o trajecto que está a levar e poderá ser a "surpresa" pela negativa no dia de eleições. Ontem foi muito mau, o culminar de alguns maus episódios que ele tem vindo a proporcionar...


Uma vez mais, obrigado pelo reparo
Rampante
Sem imagem de perfil

De Passaleão a 20.08.2018 às 19:33

Carismático e bom falante!?

Deve haver aqui um mal entendido qualquer...
Imagem de perfil

De Rampante a 20.08.2018 às 19:54

Caro Passaleão,

não existe nenhum mal entendido... é a MINHA opinião...

Para MIM, nas entrevistas que concedeu e em diversas aparições publicas, Varandas mostrou-se carismático e uma pessoa que se exprime bem (não é nenhum supra sumo, mas também não é nenhum atadinho).

Onde ele falhou redondamente foi em debate... No ataque ao Benedito e depois ao Ricciardi, perdeu grande parte da sua alavancagem.

Repito, é a MINHA opinião, no entanto pelo que tenho lido nesta "net fora", é uma opinião partilhada por muitos.

Cumprimentos
Rampante
Sem imagem de perfil

De PSousa a 20.08.2018 às 22:42

Não quis ler na totalidade a sua opinião sobre Varandas!
O certo é que nos minutos que vi, para mim, não esteve bem ao criar "guerras". Não é isso que se pretende ouvir e saber!
No entanto hoje esteve bem, como JB o esteve.
Mas dos candidatos, para mim é o melhor...

Nota: Anda o outro animal a fazer das suas, tem de ser EXPULSO de sócio JÁ!
Imagem de perfil

De Rampante a 21.08.2018 às 11:16

Caro PSousa,

penso que o Varandas tem inteligência suficiente para perceber que errou... o futuro vai ditar se ele aprendeu a lição ou não... pelo debate com JB, nota-se que já entrou mais cauteloso e não foi na onda que tinha iniciado anteriormente...

ainda vai a tempo de recuperar a má imagem... mas ele tem mesmo de ver bem que caminho quer trilhar e é se quer chegar a ser Presidente.

Quanto ao "outro"... só está a cavar a sua própria sepultura e já vai com uma profundidade brutal, não tarda encontra o petróleo que tanto apregoou haver em Alvalade.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.08.2018 às 23:42

Caro Rampante,

Frederico Varandas partiu à frente e ganhou alguma vantagem. Enquanto foi candidato único foi ganhando alguns pontos, apesar de aceitar na sua Comissão de Honra pessoas demasiado comprometidas como destituído.

Reconheço, como diz, que tem pessoas competentes na sua equipa. Devia fazer parte da sua estratégia, na minha opinião, manter este avanço com um estilo discreto. Apresentar ideias, debater com moderação, falar apenas o essencial.

No entanto, a Varandas parece aplicar-se o ditado "pelo boca morre o peixe". Quanto mais fala mais embalagem perde. No debate de ontem entrou num desvario desnecessário. Atacou de uma forma deselegante os que considera, talvez, os principais opositores. E em relação a Ricciardi baixou mesmo o nível com ataques pessoais. Dá a sensação que sente o chão fugir-lhe debaixo dos pés.

E concordo com a conclusão da análise: se continuar a tentar descredibilizar os concorrentes, com recurso a "jogo sujo", não vai chegar a Presidente.
Imagem de perfil

De Rampante a 21.08.2018 às 11:17



abraço
Rampante
Sem imagem de perfil

De Pochette a 21.08.2018 às 04:13

Ataques pessoais ou a verdade?
JMR é uma personne tenebrosa, opera no Sporting como na sua vida. Morreu récemment alguém que desmontou a mentira do BES. Nunca votaria em JMR. Nunca!
Imagem de perfil

De Rampante a 21.08.2018 às 11:25

Foram ataques pessoais de nível infantil...

JMR pode ter coisas para ser atacado, mas Varandas se queria seguir esse caminho devia ter levado coisas concretas e que pudesse provar... Ao jogar o carácter das pessoas apenas com insinuações e bate-boca sujeitou-se a levar por tabela e foi o que aconteceu... ou seja, quem fica com o rotulo de mentiroso é o Varandas porque não se soube precaver e esqueceu-se que do lado de lá estava uma "raposa velha"...

Quanto ao falecido, não que isso seja para cá chamado, foi um grande empresário sem duvida, mas não é por ter morrido que lhe temos de dar créditos que não possui, como por exemplo esse que lhe cola de ter "desmontado" a mentira do BES. Por exemplo e apenas como aparte lhe pergunto: depois dele ter feito queixas no Banco de Portugal contra Salgado, acabou por as retirar (antes do escândalo do BES). Acha que o fez sem ganhar nada em troca? É que "bater" no Salgado depois no Parlamento, quando o "homem" já estava morto para a banca, é fácil e foram muitos a fazê-lo... este foi mais um... mas isto são apartes que nada interessam para o Sporting.


Sem imagem de perfil

De carlos a 21.08.2018 às 12:53

Se não me engano a entrada de Varandas no Sporting é tudo menos transparente. O Gomes Pereira sai porque chumba vários jogadores nos exames medicos (Rodriguez e creio que mais 2 que vieram todos a ser uns flops por questões fisicas). É nesta altura que entra Varandas, pela mão do corrupto do Godinho Lopes e dá o seu aval à contratação dos jogadores que manifestamente não estavam em condições). Se isto for verdade é uma pessoa sem qualquer tipo de caracter e que naturalmente não pode ocupar a cadeira de presdente
Imagem de perfil

De Rampante a 21.08.2018 às 15:33

Caro carlos,

perdoe-me mas isso é escrita para cego ler....

1º - Eu pessoalmente apenas refiro FACTOS que eu possa provar. Esse é o meu compromisso e exigência pessoal com este blog. Jamais compactuarei com conversas de café. Porventura por vezes pode ser necessário extrapolar situações, mas nesses casos refiro-o SEMPRE.
Confesso que gostaria que os leitores tivessem o mesmo comportamento.

2º - Varandas pode ter e tem de certeza vários defeitos, mas as suas competências, carácter e ética no trabalho não poderão ser levantadas levianamente e sem provas. Varandas passou em 2 clubes, e no Sporting passou por 2 Presidentes tão distintos quanto Godinho e Bruno o são. Além dos 2 Presidentes trabalhou no Sporting com Jesualdo Ferreira, Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus e TODOS o têm como excelente profissional, sendo que TODOS o já referiram publicamente.
As questões de "carácter" APENAS foram levantadas no dia em que ele resolveu sair do Sporting e não antes, e não porque alguém desinteressadamente o tenha feito, mas sim porque foi BdC a fazê-lo.

Aliás, todas estas criticas agora levantadas por BdC e seus acéfalos são um contra senso gritante, pois se Varandas era assim tão mau e com tamanha falta de carácter que prejudicou o clube, porque BdC renovou continuamente contrato ao longo de 5 anos? A menos que BdC admita que é ele próprio incompetente na escolha de pessoas, não pode agora vir a publico atacar aquelas que ele próprio escolheu.

Rampante

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo