Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Numa extensa e interessante entrevista de Rui Miguel Tovar, publicada no site do “Mais Futebol” na passada quinta-feira, o conhecido antigo chefe do Restaurante Churrasqueira no Campo Grande, João Dinis (cozinheiro do Sporting Clube de Portugal nas deslocações da sua equipa ao estrangeiro nos anos 70 a 90), desfiou um longo somatório das suas memórias, recheado de curiosas revelações e inéditos relatos de episódios pessoais com protagonistas históricos como, entre outros, Yazalde, João Rocha, Bobby Robson, José Mourinho, John Toshack, António Oliveira, Rui Jordão, Manuel Fernandes, Meszaros, Carlos Queiroz, Luís Figo, Balakov, Carlos Xavier, Futre, Mário Jardel, Jaime Pacheco, Jorge Jesus ou o massagista Manuel Marques (o inesquecível “mãos de ouro”).

Mas, indubitavelmente, a mais surpreendente revelação do chefe João Dinis incida no fervoroso sportinguismo demonstrado pelo actual presidente do Sport Lisboa e Benfica:

960.jpg

O Luís Filipe Vieira era um sportinguista ferrenho. Trabalhava numa casa de pneus e o seu patrão ia muito à Churrasqueira nessa altura com os seus empregados. Todos nós, no restaurante, tínhamos carros do seu 'stand'. Foi então que conheci o Luís Filipe Vieira. Um sportinguista ferrenho. Nem imagina... sócio e tudo. Se não deixou de pagar as quotas, deve ser o número dois-mil-e-tal. A gente falava muito do Yazalde, dos seus golos, das suas jogadas”.

Na mesma entrevista, João Dinis confessou que, depois de sempre ter assistido aos jogos do Sporting, em casa e fora, deixou de o fazer a partir do trágico incidente do very-light no Estádio do Jamor, em 1996, na final da Taça de Portugal com o Benfica, em que um adepto do Sporting foi mortalmente atingido. “O very-light passou mesmo por cima de nós. Aquilo fez-me desistir de ir à bola”.

E não terminou a longa entrevista sem relatar mais um episódio ”picante”, daqueles que, na sombra, contribuíram decisivamente para a obscuridade, a suspeição e a desconfiança que hoje envolve o tão martirizado futebol português:

Lembrei-me de uma outra história, esta, passada há 30 anos, com o Jaime Pacheco. A Churrasqueira fechava ao domingo à noite e convidei-o para ir comer a minha casa. Já bem bebidos, tive então a coragem de lhe perguntar sobre a força do Porto no futebol português. E ele disse-me 'João, vou contar-te, não digas a ninguém: quando o delegado ao jogo entrava no balneário do árbitro, entregava as fichas dos jogadores titulares e uma nota de 100 dólares'. (…)

Ainda quanto a Luís Filipe Vieira:

Após uma passagem pelo FC Alverca (onde julgou ter descoberto a sua “mina de ouro” no futebolista angolano Pedro Mantorras) e complicados problemas com a Justiça, tornou-se, na sua actividade de empresário da construção civil e da imobiliária, um notório grande devedor... ao Fisco e à Banca, tendo-se refugiado finalmente, e comodamente, como presidente do Benfica.

Texto da autoria de Leão da Guia

publicado às 05:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


36 comentários

Sem imagem de perfil

De antonio a 06.10.2019 às 07:13

Nao é novidade alguma. LFV nao é benfiquista e usa o clube como refúgio. Está bem patente na forma como o homem nao celebra nada que seja sucesso desportivo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 11:58

Não o impede de fazer "outras coisas" pró SLB.
Sem imagem de perfil

De antonio a 06.10.2019 às 14:28

Por exemplo?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 14:31

Acha mesmo que vou perder o meu tempo a responder, só porque o caro quer fingir que não percebe?
Sem imagem de perfil

De antonio a 06.10.2019 às 19:08

Já que respondeu podia tê-lo feito com pés e cabeça, ou seja, concretizar que coisas são essas.
O Benfica é beneficiado e prejudicado aqui e ali. Aliás na semana passada até vimos que um árbitro (sportinguista por sinal) pode falsificar um relatório mesmo que as imagens apontem em sentido contrário. O mesmo se passa com o Sporting. Só não vê quem não quer.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 19:47

Pois... precisamente por esse "equilíbrio" o Sporting já não ganha há décadas.
Sem imagem de perfil

De José Lima Curral a 06.10.2019 às 11:29

Não, obrigado. Já temos muitos sportinguistas que nos envergonham, não precisamos deste.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 12:17

Bem verdade!
Sem imagem de perfil

De Eduardo a 06.10.2019 às 11:42

100 dolares para a eqiupa de arbitragem?
33 dolares a cada um ...

Acredita quem quer .

Parece que também havia quem oferecesse viagens à China no fim da época como ... sempre era mais atrativo logo valia taças.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 11:51

Onde está escrito que era para a "equipa" de arbitragem?

E, isto, tendo presente que Jaime Pacheco deixou de jogar no FC Porto em 1989, ou seja, há 30 anos.
Sem imagem de perfil

De Eduardo a 06.10.2019 às 13:42

Afinal era para o porteiro, percebi mal... nunca imaginei o peso dos porteiros na força do Porto.
Já lá vão 30 anos mas vou sempre a tempo...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 14:25

Conclusão deveras impressionante!?!

Não se perca pelo caminho!
Sem imagem de perfil

De Jorge a 07.10.2019 às 14:16

O meu caro amigo esta familiarizado com o conceito de inflacção?

olhe que 24 contos em 84 era dinheiro.
Sem imagem de perfil

De Sel a 06.10.2019 às 11:47

Não é bonito contar histórias destas. As pessoas ainda estão vivas e muitas vezes somos atraiçoados pelas nossa memórias. Também o Eusébio, nos últimos anos de vida, dizia que facilitou a vitória do Benfica quando ele jogava na União de Tomar. Neste caso há várias relatórios escritos sobre o mesmo jogo que desmentem a versão do Eusébio. Mas muitas pessoas acreditaram nisso porque era uma coisa em que queriam mesmo acreditar. A do Eusébio era ainda mais grave porque era a pessoa que estava a contar uma história nociva a ela própria.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 11:54

À conveniência encarnada, essa história do Eusébio não é verídica, outras mais agradáveis são!
Sem imagem de perfil

De contundente a 06.10.2019 às 15:42

Parece que sim; que o Eusébio disse isso de facilitar a vida ao Benfica, mas se realmente o disse disse-o na primeira pessoa e portanto o mundo sabe-o por ele, e não por terceiros em quem se deposita confiança e se revelam segredos que depois de prometidos guardar vêm-se para a praça pública divulgar, como o fez esse tasqueiro sem carácter.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 16:54

Meu caro,

Privei muitas vezes com o Eusébio. Sei muito bem separar o joio do trigo!

Mas não fui eu que fiz referência ao Pantera Negra...
Sem imagem de perfil

De contundente a 06.10.2019 às 11:49

Pode ser, por que não? Se estava lá viu e comprovou é porque é verdade. Ou não!
Não me merece grande credibilidade a conversa de alguém que aproveitando-se das confidências de um amigo em estado de embriaguez, ( Jaime Pacheco) tendo jurado segredo as venha agora difundir para a praça pública.
Mas isto sou eu que poderão entender como "sarcasmo" de lampião. Ou encarnado, para não diluírem a verde elegância.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 11:57

Fez bem... não diluir a "verde elegância":)
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 06.10.2019 às 12:05

30/03/2019: "Tribunal decide: Fisco obrigado a devolver dinheiro a Luís Filipe Vieira"
Realmente vivemos num mundo ao contrario, aonde quem "deve" ao fisco ainda recebe com juros. Mas atenção, só é possível quem é "notório" grande devedor!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 12:16

Já se esperava o eterno advogado de defesa!
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 06.10.2019 às 12:44

Há que defender a verdade!!! Porque uma mentira, hoje, não passa ser verdade amanhã! Apesar no futebol ser um mundo a parte!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 14:22

O caro passa a vida sa defender mentiras so seu clube!!!
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 06.10.2019 às 14:40

O caro usa sempre os mesmos argumentos sportinguistas; tudo que vêm do SLB, ou é falso ou é mentira, é assim que funciona a"pior instituição desportiva do mundo!!"🤔
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 17:02

Não digo isso mas há muito que verifiquei que o caro tem um único objectivo: a defesa de tudo e mais alguma coisa que possa beliscar o "glorioso" cá do burgo.

Já não digo glorioso da Europa, por aí a conversa é outra.
Sem imagem de perfil

De António Tavares a 06.10.2019 às 14:14

É cada piada que a gente não sabe por onde começar a rir.

Primeiro é seguinte: escusam desta tentativa de destabilizar o Benfica. Vieira hoje ganha a qualquer um, num resultado quase idêntico ao que acontecia no Iraque. Tipo 80% ou 90% de diferença para qualquer adversário vivo hoje.

Segundo: Benfica vai bem e recomenda-se. Este estar bem, não quer dizer que estamos agradados com tudo. Não estão e nem havemos de estar. Este clube quer sempre mais.

Terceiro, se houver competência e vontade de trabalhar bem em prol do Benfica, eu quero lá saber se o tipo e portista, sportinguista ou marciano. Dizem que o Diretor Financeiro do meu clube é sportinguista. Espero quem que seja e que continue a trabalhar bem e para o Benfica. Ele poderia estar a trabalhar no Sporting e o Sporting poderia estar melhor financeiramente. Ou seja, podia ser o inverso.

Nota: se houver mais sportinguista competente (e sei que há), que quer trabalhar para Glorioso podem mandar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 14:24

Pois... a "missa" de domingo!!!
Sem imagem de perfil

De António Tavares a 06.10.2019 às 16:07

Hoje é de eleição. Após o voto caro Rui Gomes.

Esta foi das melhores piadas de sempre que o sportinguista pode fazer ao rival. Ou seja, neste momento o Benfica tem 2 dos maiores gestores desportivos do Mundo e são sportinguistas. E o Sporting que anda na desgraça e na falência não consegue encontrar um único sportinguistas competente.

Se continuarem assim, ainda vou amor o Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 16:59

Uma espécie de comentário que nem sequer merece resposta e muito menos ainda aprofundar a questão pelas mesmas vias.
Imagem de perfil

De Greenlight a 06.10.2019 às 16:16

A revelação de João Dinis da antiga Churrasqueira do CG, grande reduto sportinguista, é reveladora, passe a redundância; mas com esta gente, muita erudita e de discurso escorreito, há que ser redundante pois há primeira não percebem, ou melhor, fazem que não entendem. Mas vamos à tal revelação muito reveladora. Os defeitos, poucos para os seus maiores fãs, de LFV têm, agora, uma explicação clara e inequívoca: os defeitos de LFV ( há que repetir)são um resquício dos seus tempos de “ ferrenho sportinguismo” enquanto as suas qualidades foram, naturalmente, adquiridas na Catedral da Luz.
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 06.10.2019 às 16:49

Lendo a entrevista completa, fiquei a saber os "verdadeiros" responsáveis pelo despedimento do Bobby Robson, um padre, um jornalista, e um general... afinal Sousa Cintra não mandava nada....🙄


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 16:58

Não venha com historietas. Eu acompanhei muito ao perto esse capítulo da história do Sporting.

Não obstante alguns adornos laterais, tudo se resume à obsessão de Sousa Cintra por Carlos Queiroz, convencido que ele iria ser o "deus" na terra. Este, por sua vez, também soube manejar o então presidente.
Sem imagem de perfil

De RCL a 06.10.2019 às 18:17

Pinto da Costa "simulou" a contratação de Queiroz. Ouvi na altura.
Sousa Cintra pretendeu antecipar-se e ganhar, por uma vez na vida ,ao seu "amigo" PC.
Moral da história : Bobby Robson foi par o FCP ganhar 2 campeonatos.
Pinto da Costa um dia vai ter uma estátua na Avenida dos Aliados.
Não acredito nessa história dos 100 dolares, Pinto da Costa é pianista.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.10.2019 às 19:44

Há muitas histórias que parecem inacreditáveis mas são reais.
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 06.10.2019 às 22:27

Pareceu então mais importante colocar como titulo que LFV é, ou era, ou foi sportinguista.

Eu colocaria que o FCPorto entregava 100 dólares aos árbitros antes dos seus jogos.

Coisa aliás, que todos sabem ser verdade, e iam acompanhadas com umas simulações de sodomização aos árbitros mais renitentes, no celebre túnel das Antas, e com bónus de umas bofetadas das mulheres dos jogadores.

Um clube que sempre primou pela classe e bem receber.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo