Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

img_770x433$2017_05_10_01_25_07_1262309.jpg

 

Um texto da autoria de Rui Miguel Gomes, jornal O Jogo, que, à primeira impressão, parece ser bem fundamentado em informação proveniente de uma qualquer fonte do Sporting, mas que, na realidade, não passa de um artigo de opinião. Mesmo assim, não deixa de apresentar algumas questões merecedoras de debate:

 

Sob o título "Clássico dá sinal para atacar o mercado em Janeiro", eis o que o acima referido tem para dizer:

 

"Jorge Jesus sentiu-se limitado no momento de mexer na equipa e a SAD já estuda um ataque cirúrgico em Janeiro.

 

Assim não chega. Faltam opções a Jorge Jesus para lutar de igual para igual, pelo menos, com o FC Porto pela conquista do Campeonato Nacional. Esta foi a principal conclusão que os responsáveis leoninos retiraram do clássico, entendendo que em Janeiro será necessário reforçar o plantel verde e branco, pese a natural escassez de meios, depois do investimento efectuado no último defeso, que ascendeu a 30,6 milhões de euros em contratações.

 

O sentimento de carência veio precisamente do banco de suplentes que Jorge Jesus escalou para o encontro - no qual não contou com duas das principais peças da equipa, concretamente o lateral-esquerdo Fábio Coentrão e o avançado Seydou Doumbia, ambos lesionados -, sobretudo quando foi necessário olhar para os sectores intermediário e ofensivo.

 

É no corredor central, fundamentalmente na posição 8, e na função mais próxima da referência ofensiva, anteontem ocupada por Bruno Fernandes, que surgem limitações. Se para médio-defensivo e na posição 8, William Carvalho e Rodrigo Battaglia vão trocando de função, a verdade é que as alternativas no plantel não oferecem idênticas garantias ao técnico, excepção feita a Bruno Fernandes, adquirido para ser o natural substituto de Adrien, mas que tem evoluído precisamente no apoio ao homem mais adiantado.

 

Esta opção é resultado, sobretudo, da falência de Alan Ruiz, atleta cuja saída é admitida e até desejada pelos responsáveis leoninos, desde que consigam recuperar os cerca de oito milhões de euros pagos no defeso que antecedeu a temporada 2016/17, como o nosso jornal já noticiou. Portanto, a SAD e Jorge Jesus ponderam avançar para a aquisição de mais um médio criativo e um atleta capaz de ocupar com qualidade o posto próximo do avançado, onde Bas Dost e Seydou Doumbia são opções para alternar em função das especificidades dos oponentes.

 

Também na defesa há aspectos que Jorge Jesus gostava de ver melhorados, mas a SAD dificilmente terá capacidade ou disponibilidade para oferecer ao técnico o que ele desde sempre ambicionou, como o nosso jornal oportunamente deu conta, ou seja, a contratação de mais um defesa-central e um lateral-esquerdo. No que diz respeito a centrais, entre Tobias Figueiredo e André Pinto, um deles poderá ser cedido por empréstimo, e no caso do lateral-esquerdo, Jonathan Silva está longe de corresponder aos patamares competitivos desejados. Estas lacunas foram identificadas por Jorge Jesus, mas a limitação de recursos impôs outras prioridades no mercado. Contudo, as necessidades são agora outras".

 

publicado às 07:27

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


12 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 05.10.2017 às 08:38

Esta obsessão do JJ em contratar jogadores vai falir o Sporting.... dizem que não temos jogadores para a posição do B.Fernandes?! Já ouviram falar do Bryan Ruiz? Iuri Medeiros? Gelson Dala? Alan Ruiz? para não falar no B.César ou Podence....
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 05.10.2017 às 11:13

Eu alertei tambem esse problema logo no inicio da epoca que nao contando com Bryan Ruiz so ficavamos com o Bruno Fernandes e AlanRuiz com capacidade de prender a bola la na frente , que até seria suficiente se Alan deixasse de ser preguiçoso , estando fora tambem o Alan é muito curto depender só do Bruno.

A grande questão é de facto Alan Ruiz estar a falhar e imagino que JJ estaria a esperar muito mais dele nesta altura.
Quando em 2 jogos na mesma semana com exigencia maxima (Barcelona e Porto)que deixou a equipa de rastos fisicamente e o Alanzinhodasilva fresquinho que nem uma alface nao sai do banco porque nao serve , está tudo dito .
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 05.10.2017 às 11:23

Existem várias perspectivas sobre o que se pretende nessa posição.... ou um jogador para segurar a bola e dar apoio tanto ao meio campo como ao ponta de lança (para isto temos o B.Fernandes, o B.César e aqui poderia facilmente entrar o B.Ruiz)..... ou em alternativa queremos um 2º avançado rápido que faça essencialmente diagonais (aqui temos o Podence, o Iuri e o Alan Ruiz).... se o objectivo é ter um 2º avançado quase ponta de lança (temos o Doumbia e o Gelson Dala).

Dificilmente encontraremos um jogador com as características que o JJ pretende por pouco dinheiro.... na pratica vamos gastar dinheiro para ter mais um jogador no banco!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.10.2017 às 12:09

No Sporting só há duas soluções :

Temos poder monetário para satisfazer o treinador e lutar por grandes objectivos (não errando nas contratações).
Não temos poder monetário, despedimos o treinador, baixamos o nível dos objetivos e com a nossa formação, arcamos com tudo o que ela traz, irreverencia, inexperiência, etc, o Sporting se baixar o orçamento atual só ganhará um campeonato de 20 em 20 anos e por milagre. Penso que apesar dos muitos erros de J.J. ele nos fez ir para outro patamar competitivo, pelas suas exigências e conhecimento do futebol em Portugal. Sem ele até podemos alcançar o sucesso mas será sempre ocasionalmente. Agora falando monetariamente os dirigentes do clube têm que saber até onde podem chegar e reavaliarem os objetivos perante aquilo que têm.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.10.2017 às 12:18

Se não se identificar, o seu comentário será apagado.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.10.2017 às 13:35

Boa tarde

Concordo em parte com o comentário, JJ elevou o nível do Sporting para ombrear com os rivais, mas apenas no primeiro ano..
O que mais me faz perder a paciência e esperança nesta dupla ( JJ & BdC) é a falta de evolução e de um projecto sustendado em algo mais que o treinador! Ele não se reinventa, simplesmente tenta usar a fórmula do primeiro ano, mas com jogadores que não apresentam as mesma características..o Sporting perdeu slimani e com ele a capacidade de esticar jogo e de ter uma primeira linha de pressão; perdeu João Mário e com ele jogo interior e de equilíbrio no meio campo e ele simplesmente tenta recriar isso...é aqui que eu acho que as suas qualidades no campo tático se desvanecem com a sua teimosia e rigidez em termos de tática/modelo de jogo..o Sporting não consegue matar um jogo com bola, tem que ir sempre para cima do adversário e aniquilá-lo..o jogo da Grécia foi uma amostra disso mesmo..os jogadores a trocar a bola no meio campo e JJ aos berros..meteu bas dost, fomos para cima tentar marcar o 4o e acabamos por sofrer dois golos..
Outro exemplo é o jogo com o tondela no primeiro ano, ficamos desde cedo reduzidos a dez jogadores e a perder um zero..fomos para cima e depois de dar a volta ele tenta matar o jogo com o terceiro golo em vez de segurar o resultado ( sei que é fácil falar depois, e que poderíamos ter sofrido o golo do empate na mesma) mas devido às circunstâncias do jogo fiquei com essa atravessada..
São inúmeros os exemplos e penso que com o investimento avultado feito nas últimas épocas o nível apresentado e muito baixo..
Quando JJ entrou no Sporting fiquei algo apreensivo, pois achei que não estávamos preparados para receber um treinador que, apesar de valorizar bastantes os activos (jogadores) precisa de estar a ser constatntemente fornecido com jogadores fetiche, aumentando o risco de investimentos em jogadores tipo para serem testados pelo treinador..lembro me de dizer que o sucesso dele no Sporting estaria dependente balancear as aquisições entre os jogadores que ele pede e os jogadores que ele precisa..usando a história dos ovos; com ovos orgânicos de excelente qualidade ele faz uma omelete digna de um restaurante fine dinning, mas com ovos normais não consegue fazer nada de jeito.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.10.2017 às 13:36

Esqueci-me de identificar

Francisco
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.10.2017 às 14:40

Caro Francisco,

Reconheço que o novo modelo do SAPO para comentários será inicialmente um pouco confuso, mas apenas para clarificar, terá de inserir o seu nome/pseudónimo na caixa identificada para o efeito e não no texto. Obrigado.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 05.10.2017 às 12:30

Vamos de compras Maria??!!
Que querido és!!.. Vens comigo?
Compramos Gucci, Rolex e Lambo(rghini)
JJ é um engana parolos!!

Tendo o Sporting,
1-R. Patrício, 2-William, 3-Coentrão três actuais campeões europeus, mais dois jogadores da selecção 4-Gelson e 5-B.Fernandes.
6-Bast Dost, selecção holandesa
7-Acuña, selecção argentina
8-Mathieu, selecção francesa
9- Coates, selecção uruguaia
Estes "pixotes" jogam em selecções do top-10 mundial

Comparando só estes com os nossos concorrenetes.. Já vamos ganhando!!
(FCP.. Casillas e M. Pereira, desterrados e vellhos.
Marcano, Telles, Felipe, selecção das Berlengas.
1-Layún, 2-Herrera, 3-Corona.. México
4-Aboubakar, Camarôes
5-Brahimi, Argélia
6-Marega,
Um campeão europeu, Danilo e mais uns quantos da selecção de Olival e Canelas... Oliver, André André, Octávio, S. Oliveira)

(SLB.. J. César acabado, Luisão, Jonas, Jardel, Lisandro, Filipe Augusto, A. Almeida, Grimaldi, Gabigol, Pizzi, Cervi, Salvio, selecção do Montijo e Seixal.
1-Fejsa, selecção Macedónia
2-Samaris, selecção Grega
3-R. Gimenez, selecção mexicana
Um campeão europeu, Eliseu e um do top-10, Seferovic, da selecção dos canivetes, Suiça.)


P. S...... Também fazem parte, se necessário for continuar a comparação..
10-Jonathan Silva, selecção argentina
11- S. Doumbia, selecção C. Do Marfim
12- Ristovsky, selecção Macedónia
13- Petrovic, selecção Sérvia
14- G. Dala, selecção angolana

E ainda estes 6 da selecção de Pernetas,
A. Ruiz, B. César, Battaglia, Piccini, Salin, A. Pinto..

Mais os tuguinhas,
Podence, I. Medeiros, Tobias F., Palhinha e.....

NOTA: pode parecer uma comparação absurda mas, não é..
Os melhores jogam nas melhores seleções.. Diz muito das qualidades do jogadores.

Além disso, fazer mais sérias e detalhadas num Blog, é impossïvel.

Ahhhh!!... Sem esquecer
JJ és o maior
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.10.2017 às 22:46

Os reforços poderiam ser F. Geraldes e R. Esgaio, no meio campo e nas alas, mas o primeiro foi emprestado (e talvez bem) e o último foi dado ao Braga. Há ainda o Alan Ruiz, desde que o façam perder peso, como o S.Conceição fez ao Abubakar - o G.Dala.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.10.2017 às 22:50

O Sapo não aceitou a minha identificação: Margil
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 06.10.2017 às 14:12

JJ vai na sua 3ª época no Sporting......
Responda quem souber..... quantos milhões foram gastos em contratações?
Dessas contratações quantos jogadores foram realmente mais valias?
Porque motivo muito bons jogadores não rendem no Sporting? Um caso ou outro percebe-se mas tantos??
Ainda temos de ir ao mercado depois do que foi gasto nesta época??????
Responda quem souber.....
Paciência tem limites e tanto dinheiro gasto merecia outra performance do futebol profissional? Ou não?

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo