Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mais do mesmo por outras vias

Rui Gomes, em 18.01.20

img_920x519$2020_01_18_12_16_59_1651931.jpg

Não assisti ao jogo e por isso não me vou alargar em comentários neste post. Apenas para registar que a contar para a 26.ª jornada da Liga Revelação, o Benfica deslocou-se a Alcochete e venceu, por 2-1, num jogo com quatro golos anulados ao Sporting (todos por fora de jogo, aos 24', 27', 33' e 49') e uma expulsão.

A julgar pelo relato agora disponível, uma primeira parte bem disputada, com o Sporting a inaugurar o marcador aos 5' através de Rodrigo Fernandes, o mesmo que acabaria expulso (acumulação de amarelos) já perto do fim do tempo regulamentar. Houve mais de 8 minutos de descontos, com as muitas simulações de lesão dos jogadores encarnados.

Nas imagens pode-se ver que pelo menos dois dos golos são limpos!

A equipa leonina esteve quase sempre por cima no segundo período, com quase 70% posse de bola e várias oportunidades para marcar, mas sem concretizar. Fica a ideia que Pedro Mendes faz falta ao grupo.

Para agravar o estado de coisas, Diego Sousa deu um "frango" monumental para facilitar a vitória dos encarnados.

Alguma surpresa pela integração de Jovane Cabral na equipa do Sporting. Não parece ter feito uma exibição deslumbrante.

Nota: Até parece que todos os treinadores do Benfica obedecem à mesma cartilha. Depois da desonestidade de Bruno Lage ontem, temos Luís Castro, treinador dos encarnados, a desvalorizar a equipa do Sporting:

"Vitória excelente. Duas boas equipas. Entramos no jogo a perder, depois melhoramos até ao 2-1. Na 2.ª parte, sabíamos que o Sporting ia estar mais em cima, sabíamos que provavelmente iríamos ter mais dificuldades, porque eram eles que tinham de correr os riscos… Conseguimos aguentar, a equipa foi unida. A equipa B do Sporting contra a equipa C do Benfica, a nossa terceira equipa contra a segunda equipa do Sporting. Vir ganhar aqui é excelente".

Depois não gostam quando eu comento a cultura desportiva encarnada?!?

Leonel Pontes, treinador do Sporting, também comentou a partida:

publicado às 14:02

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


30 comentários

Sem imagem de perfil

De António Tavares a 18.01.2020 às 14:32

Mais do mesmo, claro mais uma vitória do Benfica.

O jogo foi bem disputado e ganhou o Benfica. Como poderia ser o Sporting. Caso, tenha dúvida vá ler/ouvir o treinador o senhor Pontes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2020 às 14:36

Ainda não li, mas esperamos que ele seja mais honesto na apreciação do jogo do que Bruno Lage foi ontem.
Sem imagem de perfil

De António Tavares a 18.01.2020 às 16:14

O jogo de ontem foi dividido. Uma boa disputa e uma vitória do Benfica (com alguma sorte). Mas, a sorte também faz parte do jogo.

O discurso do Lage foi respeitador, agora é opinião dele, como outros terão as suas.

Eu pessoalmente queria a vitória, não só por valer 3 pontos, por ser o Sporting e pela derrota do Porto.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2020 às 16:38

O discurso do Lage foi respeitador... para si, porque partilha da mesma mentalidade.
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 18.01.2020 às 15:30

Começo seriamente a ponderar sobre "a pior cultura desportiva do Mundo".

Ou é sorte, ou a arbitragem, ou não sei o que.

No futsal, no futebol, em sub23, em infantis, no voleibol, o Sporting é sempre prejudicado.

O Benfica, para quem ouve os sportinguistas, nunca ganhou um jogo sem "coisas estranhas".

Mais do mesmo, pelas mesmas vias.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2020 às 15:45

Pensava eu que o caro teria algo de importante para dizer!
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 18.01.2020 às 16:04

Caro Rui Gomes,
Na verdade eu fico revoltado com algumas coisas que leio, mas evito entrar em certas "discussões".

Não tenho a veleidade de escrever coisas importantes, e até lhe digo, fui paulatinamente deixado de escrever em blogues de sportinguistas, tal é a má-criação e o desrespeito pelas opiniões alheias, pela maioria dos comentadores.

Valha a verdade que tal não acontece no seu caso, e por aqui me vou mantendo, cada vez menos interessado em participar com a minha opinião que nem é respeitada.

Eu tenho grandes amigos e familiares chegados que são do Sporting, clube que sempre respeitei e respeito, e compreendo a sensação de impotência dos sportinguistas, eu convivo com ela todos os dias, mas uma grande franja de sportinguistas anda a perder o respeito pelo próprio desporto, e pela grandeza do Sporting.

Peço desculpa, mas é o que sinto.
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 18.01.2020 às 16:59

Chakra, é tão óbvio, e irónico, que os posts e comentários falam por si. Eu como andei no desporto como praticante e treinador, e não a passear fatos de marca pelos corredores, aprendi a respeitar os adversários, especialmente quando estes estão a atravessar uma fase negativa. Não tenho dúvidas que há adeptos de todos os géneros em todos os clubes, essa coisa da superioridade moral é conversa sem nexo. Assim como é evidente quem não tem cultura desportiva nem honestidade intelectual, mas isso é um problema de cada um, eu só leio o blogue porque quero, não vem daqui nenhum mal ao mundo. Mas concordo que não deixa de ser irónico ler certos títulos de posts. É como o outro que passou a semana toda a falar de supositórios do Bruno Fernandes, é uma cultura desportivo de alto quilate.....
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 18.01.2020 às 17:57

RF
Eu fui atleta, fui seccionista, fui treinador-adjunto, fui arbitro, fui dirigente.
Nunca me envolvi em confrontos.

Tenho um filho que jogou desde as camada jovens em clubes de topo, e deixou de jogar aos 20 anos, no clube do coração, o Benfica. Nunca lhe permiti que insultasse ou agredisse quem fosse.

Infelizmente, a dita "pior cultura desportiva do mundo", é transversal à nossa sociedade.

Desde agressões entre pais de crianças de 14 anos, invasões de campo, grupos em matilha a agredir árbitros, um treinador de um clube histórico sentar-se numa cadeira na área pintada de basquetebol, sem deixar recomeçar o jogo, ameaças e agressões a árbitros por atletas, dentro de campo, incentivo à violência em megafones, lesões provocadas intencionalmente a pedido de treinadores de crianças, árbitros a afirmarem que iam expulsar determinado treinador, antes do jogo começar,já assisti e passei por muito.

Deixei essa vida há muito tempo porque não era para mim.

O adepto português não gosta de desporto, gosta de futebol, aliás, do seu clube. Ponto.
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 19.01.2020 às 00:23

Já vi que deixou o desporto de competição por razões idênticas às minhas...
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 18.01.2020 às 15:35

Vi o jogo todo. Não me posso pronunciar sobre os golos anulados porque para além de não haver repetições, o jogo foi em Alcochete, não se vislumbrou durante o jogo qualquer vantagem arbitral para qualquer das equipas. Assim, temos de dar o benefício da duvida ao fiscal.

Também não vi qualquer simulação de lesões por parte de jogadores do Benfica. O que eu vi foram entradas à margem das leis, que até provocaram uma expulsão por acumulação de amarelos a um jogador do Sporting, que deixaram marcas físicas, bem visíveis nas imagens, em jogadores Benfica.

Mas o que eu achei mais interessante e que me fez comentar, foram os discursos dos treinadores no fim do jogo.
Para o treinador do Benfica, naturalmente satisfeito com a vitória e a liderança isolada da competição, o mais importante do que a vitória e a liderança isolada, foi o facto de estarem numa competição inserida na formação de jogadores, que o mais importante era preparar e formar os jogadores, fazê-los crescer como pessoas e profissionais para depois subirem à equipa principal.
É para isso que trabalham embora, como afirmava, ser sempre importante "formar a ganhar". E também satisfação pelo facto de uma equipa C do Benfica ter ganho fora à equipa B do Sporting.

Passando para as declarações do treinador do Sporting, este começou por mostrar-se indignado por haver um golo que foi mal anulado. Não sei que imagens ele viu, mas elas não foram mostradas na transmissão. Importante para ele era o resultado.
Depois, tentou desculpabilizar a derrota com o erro do guarda redes no 2º golo do SLB e do 1º golo ter sido num lance de bola parada, como se as bolas paradas não fizessem parte do jogo.

Mas o que me deixou mais surpreendido foi ele referir que o mais importante seria passar à fase seguinte de modo a lutar pelo título de campeão. Eu fiquei de boca aberta. Não sabia que a competição de sub-23 tinha um título de campeão.

Fiquei elucidado. As diferenças de filosofia entre as formações do Benfica e do Sporting explicam muito do que acontece, em que de um lado o importante é ajudar, formar e fazer crescer os jogadores e não procurar vitórias a todo o custo, e no outro o importante é jogar para ser campeão, ganhar competições que não têm títulos e não foram criadas para esse efeito.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2020 às 15:49

Além do mau hábito de escrever sempre "livros" na caixa de comentários, não quero que o caro João Carvalho fique a pensar que levamos as suas palavras a sério.

Não é uma questão de desrespeito, mas sim porque já fomos alvos de muitos "livros" seus, todos no mesmo sentido, ou seja, adornar tudo quanto é encarnado.
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 18.01.2020 às 16:18

Caro Rui Gomes, eu limitei-me a descrever factos. Discorda de algum facto que eu tenho revelado?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2020 às 16:25

O caro é uma pessoa muito convencida. Convença-se disto: não tem o mínimo de credibilidade, porque não tem o mínimo de objectivade.

E nada mais tenho a dizer a si!!!
Sem imagem de perfil

De Pedro Piedade a 18.01.2020 às 19:16

Mas V. Ex. nunca tem nada para dizer, para além dos insultos habituais quando alguém discorda de si e apresenta argumentos sólidos...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2020 às 21:38

Mas que insultos?... Ser agressivo a responder face à mentalidade encarnada?

Além do mais, se pensa que estou aqui para agradar, está muito enganado.

Deve questionar o que fazem aqui, num espaço do Sporting, adeptos do SLB. Alguém os convidou?... Se estão é de livre vontade e sujeitam-se a levar respostas menos simpáticas.
Sem imagem de perfil

De António a 18.01.2020 às 22:27

Não tinha lido isto ainda.

Ah, bom! Então adeus!
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 19.01.2020 às 00:58

Ainda não tinha visto as repetições. Mas depois de as ver com atenção, fiquei convencido, porque não sou convencido, e sem qualquer dúvida de que os golos foram bem anulados pelos fiscais de linha por fora de jogo. Nem são preciso linhas.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.01.2020 às 01:03

Sem ler o que escreveu, já sabia o que tinha para dizer. Como já referi, o caro tem zero de objectividade e, como tal, zero de credibilidade.

Mas pode continuar a olhar-se ao espelho!
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 18.01.2020 às 15:54

Já agora, sobre este jogo, que eu vi, nenhuma equipa foi superior a outra, a diferença esteve no "frango" do GR do Sporting.

O empate era justo, mas no futebol só contam as bolas que entram na baliza.

Quanto às declarações do treinador do Benfica - ele começa a dizer que são 2 boas equipas, e são. Quanto a equipas B e C, nada mais é do que ser factual.

Caso o Sporting tivesse equipa B, metade desta sua equipa não estria a jogar este jogo.

O Sporting, com a extinção da equipa B, deu um tiro no pé no seu projecto desportivo, e estes sub-23 do Sporting são um sucedâneo de uma equipa B.

O Benfica, nestas fases das competições, tem uma maioria de jogadores de escalões abaixo do que está a ser disputado, e é assumido que a conquista de títulos é possivel, mesmo nestas condições.
A equipa de sub23 do Benfica, é efectivamente uma "equipa C", já que a B milita na 2ª Liga.

Não estou a ver como é que explicar os factos são falta de cultura desportiva.

Por estas e outras, e que comecei a ler os comentários ao jogo da Liga e nem sequer comentei.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2020 às 16:23

Esperava mais de si, ou talvez não...

Para já, torna-se óbvio, assente nas suas afirmações, que não vui o jogo, ou se viu, a sua TV está defeituosa.

Segundo, a Liga é para sub-23, cada clube lança os jogadores que entende mediante as regras. Nenhum adversário do Benfica questiona a idade dos jogadores encarnados.

Terceiro, e por fim, porque não vou perder mais tempo, a afirmação do treinador encarnado é uma falta de respeito pelo adversário. Se tivesse perdido, utilizaria o mesmo argumento?

Enfim...
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 18.01.2020 às 16:31

Se eu escrevi que vi o jogo, qual a duvida?

Não há repetições conclusivas dos fora-de-jogo, ninguém pode afirmar se é bem ou mal marcado.

A expulsão é justa.

O domínio territorial do Sporting é natural, mas não trouxe nada de especialmente perigoso.

Para mim, o resultado tem de se aceitar, como o empate se se verificasse.
A eficácia faz parte do jogo, e em muitos jogos é assim que se define o vencedor.

O Rui Gomes faz a sua interpretação das palavras do treinador do Benfica, eu faço as minhas. E eu ouvi-as integralmente e em directo.
Quem é que está certo?

Sem imagem de perfil

De antonio a 18.01.2020 às 16:12

Luís Castro apenas valorizou a sua equipa. É um facto que sub23 é o terceiro escalao no Benfica e o segundo escalao no Sporting!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2020 às 16:37

Luís Castro foi parvo e desrespeitador, muito embora esteja em sintonia com adeptos como o caro que partilham da mesma ideologia.
Sem imagem de perfil

De Paulo a 18.01.2020 às 19:33

Também um bocadinho de seriedade não faria mal. Enumerar os lances de arbitragem neste jogo de formação, vemos claramente: 3 dos 4 golos anulados era claro o fora-de-jogo; há um que não se consegue ver claramente nas imagens. No caso do cartão vermelho, a haver erro, seria de não ter sido directo. Já viu bem aquela entrada?
O Sporting poderia ter ganho, teve ocasiões para isso. Mas no futebol muitas vezes não é quem mais cria que ganha. Ganha quem a mete lá dentro mais vezes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2020 às 21:33

Um benfiquista a falar de seriedade, com o presidente que o clube tem?

Deve estar a brincar ou então pensa que todos comemos gelados com a testa.
Sem imagem de perfil

De João Paulo Gonçalves a 18.01.2020 às 19:33

Depois do se passou no Sporting nos últimos 5 ou 6 anos, e até ontem no início da segunda parte, para mim vir comparar cultura desportiva faz pouco sentido.
A equipa sub 23 do Benfica é a sua terceira equipa. Acima dela está a equipa B. O Benfica normalmente aposta em utilizar jogadores mais novos num escalão acima. Na Segunda Liga, joga com muitos miúdos de 18,19 e 20 anos quando as outras equipas são constituídas por jogadores com bastantes anos de futebol. É um campeonato duro, que dá calo aos miúdos. Depois saem de lá jogadores como João Cancelo, Nelson Semedo, Tomás Tavares, Gonçalo Guedes, Bernardo Silva e João Félix...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.01.2020 às 21:35

Pois é... espectacular. Descobriram a fórmula X depois de tantos anos quase sem formação.

Os jogadores que o Benfica usa ou deixa de usar é um problema exclusivamente seu. O treinador vir com esse discurso é um exemplo clássico da cultura desportiva encarnada.
Imagem de perfil

De Greenlight a 18.01.2020 às 21:44

Isto é que vai para aqui uma enxurrada de comentários vermelhos! A explicação dos golos anulados ao Sporting é muito simples: na dúvida prejudica-se o Sporting e beneficia-se o Slb. Se não há Var é mais fácil actuar desta maneira. Se há Var é mais difícil mas a postura é de apitar preventivamente contra o Sporting pois essa simples decisão arbitral poderá obviar à intervenção do Var, ou porque a jogada foi interrompida ou porque se houver dúvidas o Var prima pela omissão. Parafraseando um político, agora um ministro, aparentemente, muito ponderado, quem se mete com o Slb, leva! Assim o Sporting terá que ser claramente melhor para ultrapassar a equipa do Slb e a equipa de arbitragem.
Sem imagem de perfil

De António a 18.01.2020 às 22:25

Esse político é do Sporting.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo