Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Screenshot (280).png

Vou tentar ser breve, porque isto refere a um assunto que dá para o proverbial "pano para mangas", com muitos metros de tecido.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou dois processos disciplinares a Frederico Varandas. Em causa, segundo o documento, estão as declarações do presidente do Sporting a criticar a arbitragem após o clássico com o FC Porto e ainda a acusação a Pinto da Costa.

No primeiro caso, pode ler-se que o processo... "tem por base participação disciplinar apresentada pelo Conselho de Arbitragem da FPF, por alegadas declarações proferidas em órgão de comunicação social". Recorde-se que após o jogo em Alvalade, Varandas apontou o dedo ao penálti revertido aos leões. "Sabem quando é que este penálti era revertido no Dragão ou na Luz? Nunca", disse na sala de imprensa.

No que toca ao segundo processo, surgiu por "alegadas declarações proferidas em órgão de comunicação social, visando dirigente desportivo de sociedade anónima desportiva", mais concretamente por Varandas ter apelidado Pinto da Costa de "bandido".

Nota adicional, na sequência também do clássico, para a instauração de um processo de inquérito a Rúben Amorim, para "apuramento de eventuais declarações alegadamente feitas pelo agente desportivo e referidas na participação disciplinar apresentada pelo Conselho de Arbitragem, assim como modo de apurar a eventual responsabilidade disciplinar inerente à factualidade que subjaz a tais declarações e que pode associar-se a eventuais omissões do relatório da equipa de arbitragem."

- O processo relativamente aos comentários de Frederico Varandas sobre a arbitragem do jogo com o FC Porto já era esperado, não sendo, portanto, surpresa alguma;

- Deixa-me algo perplexo, no entanto, um segundo processo pelas acusações dirigidas a Pinto da Costa. Desde quando é que o Conselho de Disciplina da FPF intervém em casos que constam de troca de "bocas" entre presidentes de Clubes?

- O organismo federal levantou algum processo pelas "declarações proferidas em órgão de comunicação social, visando dirigente desportivo de sociedade anónima desportiva" por intermédio de Jorge Nuno Pinto da Costa, no que ao presidente do Sporting e da Sporting SAD diz respeito?

- Por fim, um processo de inquérito a Rúben Amorim e a causa da sua expulsão durante o clássico. É a minha memória que falha, ou o treinador do Sporting não foi já punido com seis dias de suspensão e multado em 3.825 euros?... Ou será isto relacionado com um outro aspecto do incidente?

Para terminar - e já não estou a ser tão breve como gostaria - um excerto da crónica de Eduardo Dâmaso, em Record, que toca no assunto:

"Não sei se um bandido será sempre um bandido, como disse Frederico Varandas... até porque os manuais por onde estudei direito penal defendiam o contrário, ou seja, a famosa ressocialização dos delinquentes. Mas sei que, para formar uma opinião sobre o que aconteceu no Apito Dourado, não preciso de ir ouvir as escutas nem de ouvir a canção do bandido sobre a presunção de inocência ou a falta de condenações. E também não preciso de ir ao futebol - de pertencer ou, tão só, frequentar o seu mundo - para perceber que Varandas, pessoa que não conheço, trava a luta certa contra uma claque. E que Pinto da Costa (ou Luís Filipe Vieira) nunca teria condições para fazer o mesmo e dar um exemplo de grande dignidade moral".

ADENDA

A acreditar no que é hoje noticiado por Record, o CD da FPF vai investigar a "dualidade de critérios" denunciada por Rúben Amorim. Ou seja, tudo aquilo que Sérgio Conceição disse durante o clássico e que o árbitro e quarto árbitro - este em posição ideal para ouvir tudo - ignoraram e que não resultou em punição durante o jogo nem constou no relatório.

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


37 comentários

Sem imagem de perfil

De Manuel Parreira a 30.10.2020 às 05:22

Varandas devia ter dito “este árbitro não pode apitar mais jogos do Sporting”.
Assim disse um dia o Vieira dos pneus e não passou nada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2020 às 09:02

E muito mais... mas os direitos dos presidentes do Benfica e do FC Porto são mais alargados e até superiores aos do presidente do Sporting.
Sem imagem de perfil

De FF a 30.10.2020 às 08:14

Bom-dia,
Mais uma demonstração da prepotência de quem se julga acima da Constituição da
República. Será que estes imbecis não conhecem o artº. 37º. da CRP?
Assim funciona a democracia dum país do terceiro mundo.
FF
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2020 às 08:59

Artigo 37.º - (Liberdade de expressão e informação)

1. Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de se informar, sem impedimentos nem discriminações.
2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura.
3. As infracções cometidas no exercício destes direitos ficarão submetidas ao regime de punição da lei geral, sendo a sua apreciação da competência dos tribunais judiciais.
4. A todas as pessoas, singulares ou colectivas, é assegurado, em condições de igualdade e eficácia, o direito de resposta.
Perfil Facebook

De Luis Garcia Garcia a 30.10.2020 às 08:18

Sabem quem domina os órgãos da federação e liga ? F.c.porto ,tudo o que pinto da costa diz é fina ironia o que os outros dizem processos em cima é a vergonha que temos neste miserável futebol Português,em que o apito dourado foi algo que passou entre os pingos da chuva e,que está de volta um clube corrupto e que está no ranking dos mais corruptos do mundo as escutas na internet provam esta realidade.
Imagem de perfil

De Rampante a 30.10.2020 às 08:52

Esta atuação dos orgãos da Federação não é revoltante, nem tão pouco nebulosa como o titulo sugere... é mesmo nojenta... é o expoente do lamaçal que é o nosso futebol dominado por homens das cavernas que jamais teriam lugar numa qualquer empresa privada deste Mundo... infelizmente foram encontrar "encosto" onde o que menos precisam mostrar é competência e profissionalismo - o negócio do Futebol.

Que se engane quem acha que estas ações são para defesa da honra da Dama do Norte... elas são-no sim, porque o SCP este ano está a mostrar que pode lutar com o Porto por um lugar cimeiro e dada a bomba atómica que caiu sobre as contas do Porto, um exercito invisível de corruptos está a mexer-se pois um 3º lugar este ano pode ser uma "sentença de morte" aos bandidos do Norte.

E esta "luta" não se está a dar só ao nível dos camarotes tendo entrado já no relvado e tal como num passado recente, quando o Sporting se agiganta, as armas mais rateiras são utilizadas contra si... basta ver o "roubo de igreja" no jogo contra o Porto... basta ver a quantidade e facilidade de cartões amarelos dados ao Sporting... basta ver a "lavagem" que grande parte da comunicação social faz a estas evidências.

Mas tal como está a fazer com as claques, Varandas não poderá ceder agora, custe o que custar, e aos Sportinguistas que verdadeiramente se preocupam com o futebol e com o Sporting, este é o momento de colocar divergências internas de lado e apoiar Varandas nesta luta... pois esta não é uma luta a favor de Varandas... esta é uma luta a favor do Sporting e do Futebol.

Pela erradicação dos Bandidos da bola
Rampante
Sem imagem de perfil

De LG a 30.10.2020 às 09:06

Rui, a talhe de foice:
a) Seria expetável o processo por causa das críticas à arbitragem;
b) Não tão expectável o processo pelas críticas a PdC, mas está previsto no Regulamento Disciplinar. A questão é se o Conselho atuou oficiosamente ou após queixa do FCP
c) PdC criticou Varandas com a sua ironia, a sua referência a que foi o único (ou um dos) que beneficiou com o ataque a Alcochete tinha água do bico, mas não é difamatória, porque "apenas" se deve ao facto de, segundo ele, Varandas ter sido "promovido" de diretor clínico a presidente (todos sabem que quis dizer mais do que isto, mas acabou por dizer um facto, Varandas passou de médico a presidente)
d) Estes dois processos são medalhas para Varandas
e) Ao que parece, segundo o jornal oficioso do regime de Varandas, o processo terá Conceição como alvo (e as omissões no relatório de jogo das suas palavras carinhosas), não Ruben Amorim.
f) Sobre Dâmaso, eu tinha vergonha, para quem foi e é dirigente de um dos maiores pasquins desta terra, de dizer que leu manuais de direito penal
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2020 às 09:22

Ainda bem que há "adeptos" sportinguistas como o LG!?!

Pinto da Costa disse mais sobre Varandas, não foi só o que cita.

Dâmaso não é formado em Direito?
Sem imagem de perfil

De LG a 30.10.2020 às 09:36

Eu sei que Dâmaso é licenciado em Direito, mas ser diretor de OCS do Grupo Cofina e dizer que leu manuais de direito penal "does not compute"

Em tudo o que PdC disse sobre Varandas, onde está o material difamatório? PdC sabe onde está a linha e não a passou, Varandas também deve saber onde está a mesma linha e pisou-a.
E eu disse na altura que Varandas esteve bem, mas a liberdade de expressão não é um direito absoluto, aprende-se no primeiro ano em qualquer faculdade de direito (Direito Constitucional e liberdade de expressão, mais matérias em que Dâmaso é "craque").

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2020 às 09:40

Nem todos nós precisamos de Dâmaso para nos dar lições de Direito e muito menos ainda do LG.
Sem imagem de perfil

De LG a 30.10.2020 às 09:46

É isso Rui, como já disse aqui o que não sabe sobre mim daria para encher um oceano.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2020 às 09:48

O que eu preciso de saber sobre si está à vista e o que eu vejo é lamentável!!!
Sem imagem de perfil

De T. Cascais a 30.10.2020 às 10:54

Sem imagem de perfil

De João F. a 30.10.2020 às 11:11

Na "mouche"!
Sem imagem de perfil

De RCL a 30.10.2020 às 09:36

LG
A fina ironia do Pinto é fruto de longos anos a frequentar casas de alterne, de oferecer fruta do bulhão , das noites do Porto.
Varandas tem curriculo académico, curso de medicina das forças armadas, missões de risco, curriculo de medicina desportiva. É um médico militar sério, não sabe, ou não quer, entrar por esse" mar ondulante" até frequentado por políticos e outros.

A minha homenagem ao Médico, intensivista do Porto, que recusou o convite da Cristina. Outros até se ofereceram.
SL
Sem imagem de perfil

De LG a 30.10.2020 às 09:45

Está a ver? Se Varandas quisesse podia ter sido mais "polido", falava no Calor da Noite", na "fruta de dormir", nos "passeios a Vigo", nos "conselhos matrimoniais a pais de árbitros", no "siga, siga até á Madalena", podia ter falado inclusive nos dentes de elefante. A mensagem tinha passado na mesma e era menos suscetível de levar com dois processos (disciplinar e crime). Varandas (e bem) quis ser bruto, agora tem duas medalhas para por no peito.


Sobre o médico do Porto tive de ir ver o que era, não vejo novelas e semelhantes.
Esteve bem
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 30.10.2020 às 11:15

Aí posso dizer que Varandas falou á Indiana Julio sem polimentos, foi directo, respondendo da forma como merecem os bandidos .
Sem imagem de perfil

De T. Cascais a 30.10.2020 às 11:37

Grande Julio sou mais um que não levo desaforos para casa!
Gosto de o ler, saludos leoninos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.10.2020 às 20:25

Caro LG, nao sei se faz parte da empresa de electrodomesticos, o que disse o Presidente Varandas foi alguma mentira? quem diz a verdade nao merece castigo. Quero la eu saber do direito quando todos nos sabemos que o Direito esta todo ele inclinado por compadrios e politizado ate a medula. Vc caro Lg ou e andorinha ou deve pensar que andamos a comer gelados com a testa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2020 às 20:30

Para a próxima vez terá de se identificar se desejar ser publicado.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.10.2020 às 09:39

Duas situações distintas..... uma é compreensível tendo em conta o nivel do discurso do Varandas, outra é menos compreensivel dado que o Ruben Amorim já se tinha retratado dessa situação e já tinha sido mesmo punido, ao contrário de outros treinadores neste pais.

Queria só relembrar que se dizia no tempo do destituido que não deveria ser o Sporting a pagar os devaneios do então presidente, e portanto fico a aguardar esses sportinguistas também a exigirem que não seja o departamento jurídico do Sporting a gastar dinheiro na defesa de um bate boca sem resultado prático nenhum. Relembro que se dizia (e bem) que BdC era um brutamontes e que quando queria criticar deveria fazê-lo com maior ironia e esperteza, acho que o que é verdade no passado, hoje também o é.

Quanto ao Amorim é apenas a demonstração da hipocrisia do futebol português.... vejo o Conceição e o JJ com posturas mais agressivas perante a arbitragem e não existem processos.... se de facto o Amorim disse algum impropério, acho que não foi nada fora do normal no âmbito do futebol e para mais o Amorim teve uma postura posterior de cordialidade e reconhecimento do erro, não se entende nova penalização.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2020 às 09:45

Se pensa que vai ter neste post mais um folhetim à lá Schmeichel está muito enganado. O que eu permiti que tivesse aqui há dias nunca mais vai acontecer.

Só um IMBECIL como o caro se preocupava com quaisquer custas relacionadas com estes processos e não venha com comparações ao outro lunático.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.10.2020 às 10:28

Não esperava outra resposta..... o pretendido no Camarote é o uni-discurso e o uni-apoio ao Varandas..... o que dates era incompreensível, hoje é glorificado e defendido.
Sem imagem de perfil

De T. Cascais a 30.10.2020 às 11:06

E há um Schmeichel que fala, fala contra o Camarote Leonino mas não o larga da mão! Vá prá Tasca, irra! Brunolhos como vc não faltam nesse antro!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.10.2020 às 11:21

Eu gosto de saber o que pensam os varandistas, porque eu considero todas as facções válidas e considero não saber tudo, gosto também de aprender ...... mas tanto na Tasca como aqui só gostam de ler e ouvir a vossa verdade, por isso o incomodo que os meus comentários provocam. O mundo hoje é preto e branco, não há espaço para contraditório e sermos cinzentos.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 30.10.2020 às 11:07

A melhor resposta que os sportinguistas podem dar é o movimento “ Eu tambem sou Varandas” porque um bandido será sempre um bandido, o Conselho de Disciplina que abra um processo a todos os sportinguistas.
Querem quê? Amordaçarem-nos?

EU SOU VARANDAS e sim tambem ouvi as escutas e com o que ouvi posso afirmar com convicçâo sobre Pinto da Costa que um bandido será sempre um bandido.
Imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 30.10.2020 às 11:08

Rui Gomes
"
Infelizmente o SCP é o eterno excluído da "rapaziada "que tomou conta deste País e que fazem o que querem e lhes apetece. Todos se queixam que o futebol bateu no fundo e não se faz nada para mudar esta situação.
Neste caso dos presidentes, eu julgo que o Dr. Varandas foi benévolo , pois chamou um nome, que toda a gente séria e honrada sabe que o visado não matou ninguém, mas praticou actos, que a justiça branqueou, ou melhor entendeu absolver o acusado, porque as provas apontadas não eram legais, quando um Juiz do Porto mandou fazer as escutas.
Por outro lado o Dr. Varandas tem mais razão de queixa, pois ele disse que se devia dedicar à medicina, que era um favor que ele fazia ao SCP. Como associado do SCP não admito , que alguém estranho critique o que se passa no nosso clube, pois esses assuntos são nossos e não precisamos que nos ensinem como devemos actuar. Eu votei no Dr. Varandas e se necessário voltarei fazer o mesmo.
Não contente com esta afirmação o dito cujo , afirmou sem gaguejar que o Dr. Varandas teve "ganhos" com a invasão da nossa Academia. É duma grande baixeza, um tipo, que não serve de exemplo a ninguém, dizer uma frase pondo em causa a honestidade de uma pessoa, que até ao dia de hoje não tem um facto que o coloque ao nível do visado.
É caso para perguntar aos Organismos, que superintendem o futebol se as afirmações de P.C. não são mais graves, ditas a uma pessoa que não tem cadastro quer profissional ou desportivo que sejam conhecidos. Fernando Albuquerque (SCP)
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 31.10.2020 às 12:56

Bravo, caro Fernando Albuquerque.
Fraterno Abraço Leonino.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 30.10.2020 às 13:53

São 2 processos que facilmente serão combatidos em tribunal.

O 1º é uma opinião: "Este penalty não seria revertido na luz ou no dragão". Não pode ser inferido que haja alguma difamação aos árbitros.

O 2º poderá levar a uma multa pecuniária, mas nunca será muito grande.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.10.2020 às 14:00

Quando é o Sporting a falar são todos muito sensíveis!

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo