Mais mentira menos mentira, eles já nem dão por nada. Nem se importam. Quando confrontados por elas, parecem cães raivosos, sem qualquer intelecto e capacidade para refutar factos! É triste.
Quanto à formação, parece que temos hoje menos reconhecimento internacional, como podem constatar neste artigo:
http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/07/28/sporting-fora-da-elite-da-formacao-europeiaMas não surpreende. Quando a formação serve para dar tachos a vendedores de frigoríficos como o Virgílio, está tudo dito!
Se a época passada foi um circo, este ano nem quero imaginar! Até tenho medo do que possa ai vir! E se calhar, com consequências ao nível do futebol. Não estou lá muito confiante. Os sportinguistas não vão voltar a admitir o abdicar das restantes competições para além do campeonato, e JJ parece ter dificuldade em gerir todas as provas. Para além de que também está obcecado para ganhar o titulo a qualquer custo, por razões fora do âmbito do Sporting, como podemos constatar na época passada.
De rui a 29.07.2016 às 12:10
É como estes "profetas"!
Também não existem. Pelo menos na minha parca imaginação. Mas depois leio e fico a pensar que nem os rivais fazem melhor, no seu intragável benfiquismo com pala nas ventas.
Nota: Patrício, Semedo, william, João Mário, Adrien, Gelson, Podence, Iuri.
Para já não incluir o Esgaio, o Matheus, o Mané, o Wallyson.
Quantos são?
Que já lhes perdi a conta.
De Pedro78scp a 29.07.2016 às 14:00
Daqui a 10 anos vemos q valores temos...os q referiste são do tempo dos...croquetes
De Diogo Martins a 29.07.2016 às 12:13
Quanto à International Premier League, trata-se da 3.ª edição da competição, que nunca contou com o Sporting e sempre contou com Benfica e Porto.
O conceito não é "as 24 melhores academias do mundo", mas sim juntar 12 equipas de sub-21 inglesas com 12 equipas de sub-21 do resto da europa.
Estas últimas são apuradas da seguinte forma: as que se qualificaram no último ano à fase a eliminar (Porto, Vilarreal, Benfica, Atlético Bilbau e PSV) + por convite (Valencia, Celtic, Feyenoord, Sparta Praga, Dinamo Zagreb, Wolfsburgo e Hertha de Berlim).
Note-se que as equipas "do resto da europa" são 3 espanholas, 2 holandesas, 2 alemãs, 2 portuguesas, 1 checa, 1 croata, 1 escocesa.
Ora, em Espanha, convida-se o Vilarreal, Bilbau e Valencia - mas não Real Madrid ou Barcelona.
Na Holanda, convida-se o PSV e o Feyenoord - mas não o Ajax.
Na Alemanha, convida-se o Wolfsburgo e Hertha de Berlim - mas não o Bayern ou Dortmund.
Muitas das que não são convidadas provavelmente não irão porque os seus jovens já competem em juniores, equipa B e Youth League e não lhes convém ir fazer um jogo extra a Inglaterra.
Certo é que usando um pouco de intelecto e procurando alguns factos, rapidamente se percebe que a não participação do Sporting na International Premier League não corresponde a uma perda de prestígio da sua academia, sob pena de se considerar que tal igualmente acontece com Barcelona, Ajax, Dortmund e outros.
De jpinto a 29.07.2016 às 12:17
rapazito
deixa o PC ou o TLM e vai apanhar um pouco de ar que bem precisas
Se nao o conseguires fazer por completo - vai apanhar Pokemons
tanta magoa e tanto odio fazem mal ao figado - "Get a Life"
Profeta, mais uma das mentiras que os tachos iam acabar! O circo já recomeçou aliás nunca parou.
De LionClaw a 29.07.2016 às 17:54
O profeta que se apresse a procurar pelo Braça lá nessa listinha. :)
De Francisco a 29.07.2016 às 12:06
A Academia do Sporting sofreu muito com a chegada de uma pessoa que se achava mago do futebol por ver jogadores no youtube, ter um curso de treinador e várias horas a jogar FM, BdC, e com a terrível gestão de uma pessoa que pouco ou nada percebe de formação, Virgílio. A tentativa da propaganda “bruniana” de fazer crer que tudo o que era passado do Sporting é mau, e tudo o que é do Bruno é óptimo vai sendo naturalmente desmascarado. O Presidente começa a ter de vergar o ego face à realidade das coisas.
Depois da contratação de João Couto, Luís Martins vai passar a ser Director da formação. Dois treinadores da velha-guarda e que fizeram parte desse tal passado em que tudo foi mau, mas que formou os jogadores que hoje são a espinha dorsal do Sporting e permitiram ao Clube ter uma equipa competitiva, colmatando as toneladas de entulho contratado por BdC.
Os brunistas que falam nestas acções como um melhoramento das coisas que não estavam bem na Academia, são os mesmos que há uns tempos atrás evangelizavam que nada estava mal na Formação, não admitindo qualquer crítica, e debruçando-se em explicações muito forçadas ou insultos e acusações a quem ousava criticar. Gente com muita falta de carácter, que esperamos ser da idade.
De Lion73 a 29.07.2016 às 12:43
A meu ver, há demasiada gente a falar do que não sabe nem se preocupa em saber.
São públicos os enormes cortes nos recursos humanos dedicados à formação no mandato de Godinho Lopes. Facto.
Não houve correcção do Sporting do prévio desinvestimento no primeiro par de anos do actual mandato e o problema na formação, ao contrário do que se afirma, foi reconhecido pelo presidente. O que BdC sempre negou foi a anunciada, por alguns, implosão da formação do Sporting.
Outra falácia é essa ideia lançada para o ar que não se reconhecem méritos no passado do clube. Na formação em especifico, seria uma estupidez fazê-lo. E ninguém foi estúpido.
Couto primeiro e agora Martins, são bons regressos. Só na cabeça de alguns isto é um braço que se dá a torcer.
Já agora e relativamente às preocupações muitas vezes desinformadas, sublinho as recentes declarações de Aurélio Pereira, que afirma virem aí gerações magníficas.
Lion73, com Bruno Carvalho a formação andou para trás: facto. Ele tentou sempre passar que isto era mentira: facto. É obvio que Jesus foi importante para este regresso. A minha duvida é se virá a tempo.
De Lion73 a 29.07.2016 às 19:20
Falso. Os problemas da formação começaram antes, juntamente com outra realidade que foi o investimento dos rivais nas suas academias e no recrutamentos de jovens jogadores, enquanto o Sporting lutava para sobreviver.
De Francisco a 29.07.2016 às 19:21
Desculpe a resposta tardia mas as minhas capacidades permitem-me ter um trabalho que não é o de andar a colocar comentários em blogues.
O que o senhor faz é tentar tentar moderar e refinar uma personagem não é nem moderada nem refinada, antes pelo contrário, é grotesca e ordinária. Falo de BdC. Mas como a posição que este ocupa exige alguma correção política, o senhor vem passar a esponja e descrever um homem que não fala em nádegas ou pingas de xixi, nem pede a cozinheiros para difamar o treinador do clube, nem processa sócios do Sporting por comentários no facebook que não tinham qualquer ofensa, muito menos gratuita.
O senhor faz igualmente a tentativa de dar uma ideia de racionalidade no que tem sido uma história de zigzag consoante o que aparece. Tenta montar as peças soltas das acções de uma direcção que tem andado ao sabor do vento com o objectivo da reeleição, para falar de uma estratégia delineada desde o início, pensada, referindo que todos os acontecimentos são uma sequência dessa estratégia. É mais ou menos assim: BdC encontrou uma formação desinvestida (completamente de acordo) e devido aos cortes que fez no Clube teve de desinvestir ainda mais. Mas tudo foi previsto, até a saída de muitos jogadores com vários anos de casa para outros clubes por não se reverem (ou os pais ou representantes) na nova estratégia. A existência de 4 directores de formação diferentes em três anos revelam uma profunda orientação na Academia, 28 jogadores contratados para os juniores, sendo que 17 já não têm vínculo com o Clube, é visão a longo prazo, e o coitado do Vergílio é um incompreendido. Resumindo, tudo está bem e tudo sempre esteve bem. Atribulações foram apenas necessidades da estratégia.
Facto: BdC conseguiu piorar o mau de GL na formação, que não era fácil, mandando embora pessoas importantes para a Academia (algumas tinham mesmo de sair, concordo) afastando muitos jovens importantes para as estruturas das respectivas equipas, e por isso para o bom desenvolvimento dos jogadores, contratação de pessoas sem qualificações para os cargos que ocupam, onde se destaca o Vergílio, e a decisão de dar prioridade às contratações com o selo de qualidade BdC, "baratas, mas com muito potencial", que vieram tapar o desenvolvimento e a tentativa de afirmação de muitos dos nossos jovens. A dança de treinadores e directores mostra que a direcção reconhece que o caminho que estava/está a dar à Academia não era/é bom, e precisa de constantes remendos.
Aurélio Pereira tem razão, há gerações com potencial mas Jesus, o homem que passou de diabo a Deus nas escrituras brunistas, já veio falar publicamente que a nossa formação está ultrapassada e é preciso investir.
De Lion73 a 29.07.2016 às 19:57
Resumindo, um post de impressões e considerações pessoais, onde compila não factos e mitos construídos por incompetentes que não sabem separar a sua interpretação enviesada do percurso do clube, omitem resultados e dados objectivos, unicamente porque se consideram donos de supostos valores que apregoam mas que contrariam difamando, ofendendo e insultando, não dando a cara nos locais próprios.
É simples. Enquanto o fartar vilanagem de Godinho esvaziou a formação, BdC teve como prioridade a sobrevivência do clube e as camadas jovens do futebol foram um dano colateral, agora a ser corrigido.
E também aqui, como em todas as vertentes, os resultados aparecerão. Aliás, são longe de maus.
De Gonçalo a 29.07.2016 às 12:47
E está tudo dito!
Francisco, concordo com o que diz menos da parte do Bruno vergar o ego. Felizmente tivemos essa formação no passado que tem pago esse entulho que refere. Vai ser dificil esconder mais estas mentiras a dizer que a culpa é do godinho ou seja lá de quem for (embora a minha impressão é que a formação começou a piorar nessa altura).
Não sei se terá sido com o Godinho que a formação começou a piorar... foi nesse tempo que se apostou na equipa B, e ainda gostávamos 5 milhões ano na formação, enquanto que o empresário das cozinhas-inacabadas mais não soube que cortar do nada nos custos e despedir gente competente, que ao que parece, alguns deles estão hoje no SLB
De Lion73 a 29.07.2016 às 13:15
Mas agora reescreve-se a história conforme dá jeito?
Numa altura em que a estrutura de custos andava por volta dos 80M e as receitas na casa dos 40, foram "dispensadas" dezenas de funcionários da formação.
BdC chegou, cortou orçamentos para metade ou perto disso, no futebol e nas modalidades, procedeu a despedimentos colectivos e como é evidente se a formação estava coxa, mais coxa ficou.
As 2 últimas gerações de sub19 reflectem a falta de investimento dos últimos 5 anos, situação que está a ser corrigida, como é perceptível pelos sub17, sub 16 e sub 14.
... sim, é isso e meter o Virgílio na formação.
De Lion73 a 29.07.2016 às 16:46
Virgílio é um histórico do futebol do Sporting e é lamentável a forma como aqui é tratado, à conta da sua ligação com BdC e da sua vida pessoal.
À partida não era uma escolha que me agradasse e há coisas que aumentaram o meu desagrado, mas os acertos e reajustes dos últimos tempos parecem indicar que as coisas estão a melhorar.
De qualquer das formas e havendo certamente motivos para algumas críticas, principalmente a nível da gestão da B que nos 2 últimos anos tem sido na primeira metade das épocas o depositário do refugo da A, vejo muita gente a falar da formação do Sporting sem qualquer ideia do que está a falar.
Lion73, Virgilio é o exemplo claro do tacho que nos disseram iam acabar mas que afinal proliferam em Alvalade. Estas mudanças todas não mostram que as coisas estão a melhorar pelo contrário mas sim que podem melhorar.
De Lion73 a 29.07.2016 às 19:33
Virgílio era e é um homem de confiança do presidente legitimamente eleito.
As coisas estão a melhorar porque as gerações sub17, sub16 e sub 14 têm muita qualidade e porque o Sporting vai e está a reinvestir na formação. Simples.
De Diogo Martins a 29.07.2016 às 14:13
Complementando os excelentes comentários do Lion, é bom lembrar que Benfica e Porto investiram, nos últimos anos, muitos milhões na formação, em estrutura, técnicos e novos talentos.
Inevitavelmente o crescimento da concorrência, e uma concorrência de qualidade, implica a perda de uma certa hegemonia do Sporting neste capítulo, o que é natural.
De joao pereira a 29.07.2016 às 15:58
Só para deixar aqui bem claro, não acredito nos Relatórios de Contas de nenhum Clube, acho que todos eles utilizam as "geringonças" / engenharias finançeiras como camuflado nas suas contas.
Atirando algumas coisas da SAD para o Clube e vice-versa.
Voltando ao tópico do post, algumas das histórias que se tem ouvido sobre os sucessos desportivos, Champions, Presidente e Melhor do Mundo e por aí fora..
últimos 10 anos:
Soares Franco
-2006/2007: P.Bento - 2º Lugar e Fase de Grupos Champions Taça
-2007/2008: P.Bento- 2º lugar, Fase de Grupos, 1/4 UEFA, Taça e Supertaça
-2008/2009:P Bento- 2º lugar, oitavos Champions, 1 Supertaça
JEB
-2009-2010: PBento Carvalhal , 4ºLugar, POff Champions, 8vos Europa League
GLopes
-2010/2011:P Sergio e Couceiro, 3º lugar, 16avos Europa League
-2011/2012: SaPinto e Domingos, 4ºlugar, meias finais Europa League
-2012/2013: Sa Pinto, Vercauteren, Oceano,Jesualdo , 7º lugar, fase Grupos Europa League
e entra BdC
2013/2014: Jardim 2º lugar
2014/2015: MSilva 3º lugar, Fase Grupos Champions Taça
2015/2016: JJ 2º lugar, POff Champions, 16avos Europa League Supertaça
Coloco estas estatisticas porque quando vejo JJ aos saltinhos com BdC a dizer que agora sim vamos lutar para ser Campeões, e vejo tanto em programas televisivos, artigos escritos e posts que
"Agora é que somos competitivos"
" Agora estamos na Champions após tantos anos " etc..etc...
As pessoas ou não têm memória ou é conveniente esquecer algumas coisas...
Temos de admitir que os treinadores foram muito bem escolhidos, os plantéis podem não ser os mais fortes do campeonato mas as equipas são competitivas.
Agora colocar isto em "Antes e Depois de Jesus" acho demasiado rebuscado e falso, não se pode apagar a história dos Clubes e Instituições.
De Zé Bastos a 29.07.2016 às 16:16
Não querendo por a foice em seara alheia, acho que esse apanhado só prova que PBento é o mais vitorioso dos últimos dez anos e quiçá o que mais apostou em jovens e menos recursos teve, e será provavelmente o mais injustiçado em Alvalade.
De Amaf a 30.07.2016 às 00:15
Zé Bastos, deve rever as suas fontes, o treinador que menos recursos teve em termos de investimento na equipa foi Leonardo Jardim e em segundo lugar, imagine ... Jorge Jesus, eu faço um resumo por treinador, época e valor investido em contratações:
PB - 2007/08 - 10.45M
PB - 2008/09 - 9.65M
PB - 2009/10 - 15.00M
PS - 2010/11 - 12.80M
DP - 2011/12 - 33.90M
SP - 2012/13 - 10.65M
LJ - 2013/14 - 3.91M
MS - 2014/15 - 10.99M
JJ - 2015/16 - 9.48M
Se quiser posso individualizar os valores por jogadores adquiridos e posso ainda colocar uma lista dos jogadores "vendidos" no período de cada treinador onde poderá verificar que Paulo Bento não foi o mais injustiçado.
De Lion73 a 29.07.2016 às 16:52
Há algo que é indesmentível.
Os recordes desta época e a luta pelo título até ao fim, não num contexto de mediocridade simultânea dos rivais, mas numa época em que um deles teve que bater os seus próprios recordes e só assim foi campeão.
Por outro lado, desde 1962 que o Sporting não fazia 3 campeonatos consecutivos com aproveitamentos pontuais acima dos 74%.
E isto logo após a pior fase da história do clube.
De SCP a 29.07.2016 às 17:45
E titulos???
Lion73, o ultimo campeonato foi bem nivelado por baixo. Eu quero lá saber de records mas sim de titulos. Investimento como o do ano passado nunca tinhamos tido e resultados foram modestos para esse investimento.
De Lion73 a 29.07.2016 às 19:30
Se o Sporting tivesse sido campeão e podia ter sido porque demonstrou nível de campeão, o CL estaria a fazer um qualquer contorcionismo para desvalorizar a conquista.
Nunca conseguirá títulos, com excepção do Benfica de Trapattoni, sem uma equipa de futebol competente e isso o Sporting tem, cada vez mais forte.
É absolutamente falso o que diz relativamente ao investimento desta época. Ou não acompanha o clube como já o provou ou está em incorrer em falácias propositadamente.
De Amaf a 29.07.2016 às 23:52
Caro City Lion,
Pode especificar porque razão refere "Investimento como o do ano passado nunca tínhamos tido..."
Assim, mesmo considerando o investimento no treinador, provavelmente o investimento ainda ficou muito longe do investimento em algumas épocas, como por exemplo na época do Domingos em que se investiu só em jogadores quase 40M. Posso colocar aqui os jogadores e os números se tiver dificuldade em confirmar.
Por isso e como não quero apelidar de mentira ao que foi dito e porque espero mesmo que especifique e ou descrimine como chegou à conclusão do maior investimento, apenas afirmo que é uma inverdade.
Cumprimentos, sinceros
Obrigado João Pereira, a ideia até é fazer o antes e depois de Bruno Carvalho. Este quer denegrir o nossa passado para se sobressair - vale tudo para se agarrar ao lugar.
De joao pereira a 29.07.2016 às 20:46
Foi nesse sentido que fui procurar esses dados. porque no ultimo ano parecia que todo o passado era negro e que agora temos o duo salvador...