Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

image.jpg

Rui Morgado, candidato de registo à presidência da Mesa da Assembleia Geral (AG) na lista de Pedro Madeira Rodrigues, denunciou esta terça-feira uma contradição entre o que Bruno Carvalho disse e fez em 2013 e o que está a fazer agora em relação aos candidatos para a Mesa da Assembleia Geral.

 

Em disputa está o facto dos elementos candidatos à Mesa da AG pela lista de Bruno de Carvalho serem os mesmos que estão actualmente em funções. A candidatura de Madeira Rodrigues reclamou e pediu o afastamento de Jaime Marta Soares, actual presidente da MAG, do processo eleitoral (para garantir a sua isenção), mas não obteve resposta por parte do dirigente.

 

Rui Morgado, esta terça-feira, na reunião dos órgãos sociais da lista A, evocou as eleições de 2013:

 

«À época, o então candidato Bruno de Carvalho foi a Vendas Novas e perguntaram-lhe porque é que ele não tinha escolhido a mesma Mesa da AG, que tinha sido eleita em 2011 nas listas dele. Ele respondeu, e há várias testemunhas, que não podia ser porque era uma mesa que estava em funções, que ia conduzir o processo eleitoral e que por uma questão de isenção não os tinha convidado. Pelos vistos mudaram todos de opinião.

 

Vamos pedir um parecer formal ao Conselho Fiscal e Disciplinar, ao Conselho Leonino e à Universidade do Minho, que é a entidade que vai regular estas eleições».

 

publicado às 04:43

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


25 comentários

Sem imagem de perfil

De jpinto a 08.02.2017 às 11:39

Do principio ao fim uma campanha apenas marcada pela negativa

BC fez na minha opinião um trabalho meritorio, mas dada a complexidade da situação financeira do Sporting há 4 anos - deixou ainda muito por fazer.

Há muito para fazer no Sporting e devia ser por aí, (na minha opinião claro) que PMR devia entrar

Não foi esse o caminho escolhido, o caminho foi apenas o da critica (até ao dia 19 tinha a desculpa do programa, mas agora nem isso)

Enfim, um fraco opositor, uma fraca campanha (de ambos), uma oportunidade perdida de discutir o presente e o futuro do Sporting
Sem imagem de perfil

De mfd a 08.02.2017 às 13:18

Caro jpinto,

É, óbviamente, legítimo alguém chegar à conclusão de BdC fez um "bom trabalho"... mas apenas, na minha modesta opinião, se não se fizer essa análise à luz dos critérios que o próprio BdC estabeleceu para ele e para as direcções anteriores quando era candidato.

Vou recordar as seguintes palavras de BdC sobre isso, que o comentador Balajic mencionou aqui há dias:

"Sinceramente, quando acabar o meu mandato, um dos factores de relevância será ser campeão nacional de futebol. (...) Não quero como sportinguista estar aqui quatro anos em que não possamos todos sair daqui com um título. Por muita moderação, responsabilidade e bom senso, quatro anos é muito tempo, há muito caminho para trilhar, mas temos de conseguir atingir esse objectivo e dizermos que cumprimos. (...) E eu próprio, como presidente do Sporting, não tenho paciência para esperar anos e anos para aquilo que tem de ser nosso objectivo, que é voltarmos a comemorar o título. Todos nós merecemos que isso aconteça durante este primeiro mandato"

O que diria o candidato BdC de uma direcção que bateu o record de gastos em compras, para depois mandar, basicamente, todos embora? Que emprestou no início da época praticamente todos os jovens promissores da formação para depois, provavelmente, à revelia de contratos e acordos, fazê-los regressar quando já não havia nada para conquistar? Que bateu o record de gastos em salários? Que na época em que bate record de vendas vai apresentar no final da época prejuizo na casa das dezenas de milhões de euros?

O candidato BdC, conhecendo-o como nós conhecemos, provavelmente diria que tinha sido um fracasso absoluto e no mínimo exigeria que o presidente do Sporting se demitisse.

E é ainda mais surpreendente ver a argumentação - não concretamente do caro jpinto - de que não é fracasso de BdC porque o Sporting, nas últimas 4 décadas, também só ganhou 4 vezes... É esta a mentalidade ganhadora e exigente do Sporting? Os Sportinguistas sempre foram adeptos exigentes, mas no que toca a BdC, essa exigência é bem mais... tolerante.

Foi BdC que estabeleceu os critérios de avaliação e sucesso do seu mandato - e à margem desses critérios o seu mandato foi um fracasso.
Sem imagem de perfil

De jpinto a 08.02.2017 às 13:54

Caro mfd

Primeiro queria só corrigi-lo porque o SPorting apresentou prejuizos na epoca passada e as vendas de Slimani e JM só entraram nestas - acho que isso é claro.

Em relação ao resto - creio que todos nós gostariamos que o Sporting fosse campeão (no minimo 1 vez em 4 anos)

O Sporting teve com BC - anos que foram o ano -1 e o ano 0, em que com um inicio de uma reestruturação financeira e não só quase que era impossivel bater-se de igual para igual com os dois rivais. Nesses 2 anos foi feita uma muito boa aproximação ao topo

Depois nestes ultimos 2 anos a historia é outra - pelo bom trabalho feito antes, tivemos possibilidade de nos bater quase de igual para igual com eles e seria expectavel sermos campeões num desses anos.
Não o fomos no primeiro por muito pouco (o que é ainda assim compreensivel) mas deviamos ser este ano ou no minimo estar ainda a lutar pelo titulo e aí reside na minha opinião o ponto negativo deste mandato - este ultimo ano que tudo indicava que pudesse ser o melhor mas que pode até ser o pior.

E isso porque apesar de BC ter conseguido vender bem, comprou mal.
Comprou mal mas tb acho que a culpa da não adaptação de alguns tem a ver com o treinador - acho que é uma responsabilidade a partilhar pelos dois.

Sobre a questão de estarem agora a sair - acho muito bem. Se foi um erro a sua contratação ao menos está a emendar esse erro ou a minimiza-lo - alias ao contario de outras direcção, com BC tem-se havido uma preocupação de resolver as coisas que correm mal - verdadeiros flops até deram lucro - se calhar era preferivel nao os ter contratado, mas é claramente melhor arranjar uma solução do que deixar estar. GL por exemplo não teve qq preocupação em resolver isso .

Eu acho que BC fez um bom trabalho, devido à situaçao em estava o clube há 4 anos, mas tb acho que agora tem de conseguir fazer bastante melhor e acho que o Sportinguistas vão ser mais exigentes e acho bem.
Sem imagem de perfil

De mfd a 08.02.2017 às 15:57

Caro jpinto, agradeço-lhe a resposta.

"Primeiro queria só corrigi-lo porque o SPorting apresentou prejuizos na epoca passada e as vendas de Slimani e JM só entraram nestas - acho que isso é claro."

O que queria dizer é que no final desta época (Junho 2017), mesmo com as vendas de JM e Slimani, o Sporting irá apresentar prejuízos consideráveis.

No resto, como já afirmei anteriormente, respeito a sua posição.

O meu primeiro comentário ia apenas no sentido de que esses erros, que o próprio jpinto identifica e menciona no seu post, seriam indesculpáveis aos olhos do candidato BdC, fosse qual fosse o presidente.

A exigência clubística, a que BdC tanto apelou e apela, não pode ser só para análise os outros e para ele não. Só isso.
Sem imagem de perfil

De jpinto a 08.02.2017 às 16:44

Obviamente quando alguem se candidata, não vai dizer:

"Olhem como só ganhamos 4 campeonatos em 40 anos - eu nos primeiros 4 muito provavelmente não vou ganhar nenhum" - claro que isso não é assim em lado nenhum.

Em relação a esta sua afirmação
"O que queria dizer é que no final desta época (Junho 2017), mesmo com as vendas de JM e Slimani, o Sporting irá apresentar prejuízos consideráveis."

Não tem como saber isso e até agora a tendencia é claramente contraria porque no 1º trimestre apresentamos os maiores lucros da historia da SAD.
Sem imagem de perfil

De mfd a 08.02.2017 às 21:35

jpinto, peço desculpa pela demora.

"Não tem como saber isso e até agora a tendência é claramente contraria porque no 1º trimestre apresentamos os maiores lucros da historia da SAD."

Efectivamente que não sei - é uma previsão minha como mencionei no comentário anterior. Mas não sei se existe alguém que ao dia de hoje possa dizer que sabe. Nem BdC.

Mas posso-lhe explicar o raciocínio e contas para a minha previsão, se estiver interessado:

Analisando o R&C que refere - primeiro trimestre da época 16/17 - constatamos que das vendas de JM e Slimani, o Sporting recebeu ou irá receber, sensivelmente, 31 e 26 milhões de euros respectivamente. Mas destes 57 milhões de euros o Sporting terá de entregar 50% aos bancos até 30 de Julho 2017 [cl. 5ª, 1, (a), i, Acordo Quadro].

Das vendas de JM e Slimani, verificamos que o Sporting lucrará, efectivamente, 28.5 milhões de euros.

Adicionalmente, o Sporting terá de entregar 5 milhões de euros (2.5 milhões a cada) aos bancos, até à mesma data, pela participação na Champions [cl. 5ª, 1, (c)]. Verba esta que terá de sair do "bolso" do Sporting, já que os prémios da Champions desta época vão ser todos para a dívida com a Doyen. Em 17/18 este valor a entregar aos bancos por participação na Champions passa para 7.5 milhões.

O R&C em questão declara 19.5 milhões em gastos com aquisições de passes (Bas Dost, 100%; Elias, 50%; Castaignos, 80%; André, 50%; e Doulgas, 100%).

A massa salarial declarada no R&C em causa é de 15 milhões de euros. Portanto, nos dois primeiros trimestres da época 16/17 (Jul-Dez 2016), o Sporting teve encargos na casa dos 30 milhões de euros em salários.

Para se ter uma noção, no R&C 2015/2016, disponível no site da CMVM, o Sporting declarou encargos de 49 milhões de euros em salários (Jul 15 - Jun 16), que por sua vez já tinha sido um aumento bastante considerável - quase o dobro - em relação aos custos com salários em 14/15 (25.1 milhões).

Para manter os custos com pessoal aos níveis de 15/16 - que por sua vez já tinham sido os mais altos de sempre - será necessário que esses valores desçam para, pelo menos, 8-9 milhões de euros/trimestre. Veremos quanto as vendas e empréstimos em Janeiro podem ajudar na aproximação a esse número.

De lembrar que o Sporting terminou a época 15/16 com um prejuízo de 32 milhões de euros, e essas contas incluíam os 14 milhões de euros da transferência de Rojo.

Para agravar este cenário, a receita desta época deverá ser inferior à da época passada, muito devido à prestação da equipa de futebol.

A não ser que se venda um, provavelmente dois, dos activos mais valiosos por valores próximos aos de JM e Slimani, a previsão que faço é de prejuízos na ordem de dezenas de milhões de euros.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.02.2017 às 22:00

Tenho andado a evitar, mas alguns leitores são incorrigíveis e não respeitam a ordem das coisas.

O que é que isto tem a ver com o post ???

Não volto a avisar. Ridículo !!!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo