Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mais uma distinção para Pote

Rui Gomes, em 20.11.20

Sporting-pedro-pereira.jpg

Depois de já ter sido eleito o melhor médio e o melhor jogador do Campeonato na votação oficial da competição, Pedro Gonçalves (Pote) foi escolhido pelo Sindicato dos Jogadores para melhor jovem de Setembro e Outubro na Liga NOS.

O jogador leonino teve 21,02% dos votos depois de ter apontado três golos nos quatro jogos realizados neste período.

Parabéns Pote!... Lamentamos, no entanto, que nada disto tenha impressionado Rui Jorge na Selecção de sub-21. As escolhas para os titulares da equipa, pelos vistos, obedecem a outros critérios mais oblíquos que não estão ao alcance do adepto comum.

publicado às 17:49

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Sem imagem de perfil

De RCL a 20.11.2020 às 21:34

Jorge Pires
SL
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 20.11.2020 às 21:41

Conclusao nao é jogador do Benfica nem é agenciado pelo Jorge Mendes predicados mais que suficientes para nao ser titular nem que fosse o super homem (bom este tem capa vermelha).
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 20.11.2020 às 22:42

O caro Julius mostra ter um ódio especial ao "benfas". Lá terá as suas razões. Eu não nutro esse tipo de sentimentos. Respeito-os como adversários, e considero que tiveram com o nosso clube, um papel fundamental no nosso futebol. Nem o consigo imaginar de outra maneira. Tem uma história centenária, e se agora vive na trafulhice, nem sempre assim foi.

Por outro lado, não falo do que não sei. Admito que é estranho deixar Pote no banco. Mas como não tenho provas, não avanço com teorias da conspiração. Decerto que o treinador terá as suas razões. Talvez seja mais correcto, perguntar-lhe quais são. Custa-me acreditar que Rui Jorge faça fretes.

Seja como for, também posso inventar uma teoria. Ele deixa-o no banco para o proteger de eventuais lesões, como aconteceu a Nuno Mendes, que também não é "benfa". Vejamos as coisas pelo lado positivo.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.11.2020 às 23:56

Caro Nação Valente,

O Julius responderá, decerto, mas essa de "proteger" o Pote tendo presente que foram três jogos decisivos, é uma tese muito difícil de engolir. A vitória sobre a Holanda, no último jogo, é ilusória, porque não nos assegurou o primeiro lugar no grupo, face á derrota na Holanda por 4-2.

Eu até tenho uma ligação pessoal com o Rui Jorge, mas já há algum tempo que algumas das suas opções levam a pensar que agora faz o que Fernando Santos tem vindo a fazer há muito.

O Rui está há dez anos na FPF. Não se sobrevive tanto tempo sem resultados, claro, mas também sem "engolir alguns sapos".
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.11.2020 às 13:17

Caro Rui,

Nesta questão não concordamos. Não vem daí mal ao mundo. A divergência de interpretações é natural, e naturalmente subjectiva.

O que escrevi sobre a protecção do Pote, num registo algo irónico, vale tanto como dizer que o RJ o quer marginalizar. Se formos por aí, nem precisava de o convocar.

Não gosto de embarcar em teorias da conspiração. Mas compreendo que se utilizem para .lavar a alma. Não gosto de entrar em cenários especulativos. Mas sei que há quem os faça, com todo o direito.

Não conheço Rui Jorge, não me compete defendê-lo, nem ele precisa. Limito-me a emitir opinião, que vale o que vale. Da mesma forma não sei se Fernando Santos privilegia jogadores de certos clubes ou de agentes. Admito que tenha simpatias especiais, toda a gente tem, mas nada mais que isso. Jogadores do Sporting como William, João Mário, Adrien, Cedric, Patrício, Cedric, foram indispensáveis da Selecção. Era por serem do Sporting? E agora porque é que, alguns deles, não são?

O que nunca farei é considerar adversários como inimigos. E distingo, sempre distingui, instituições de quem transitoriamente as dirige. Temos exemplos em casa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.11.2020 às 13:32

O problema, ou melhor, um dos problemas, é que esse "transitoriamente" nos casos do SLB e FCP é de longa duração e ainda está longe de acabar. E só isso explica muito sobre o estado de coisas no futebol português há décadas.
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.11.2020 às 00:07

Esperava uma qualquer resposta semelhante de um benfiquista ja nem digo lampiâo mas nunca de um sportinguista , fico surpreso.
O caro amigo parece que chegou ao futebol á pouco tempo e só tem sido um simples adepto observador afastado , percebe-se que anda distante da realidade e o que acontece nos ultimos tempos após a sua chegada é para si o autentico guiâo principal do que se passa e do que se passou nas ultimas decadas , está redondamente equivocado nem tem ponto para poder discutir .

Eu nao odeio nada nem ninguem , mas sempre lutei e lutarei contra os mafiosos ,as injustiças e os monopolios que actuem acima das leis sejam civis ou desportivas que impeçam a disputa leal entre todos.

Nasci numa grande familia de ilustres benfiquistas dirigentes desse clube e ainda muito jovem vi com os meus olhos coisas que me desiludiram e me incomodaram bastante, podia ter tido o mesmo ADN dessas pessoas , teria sido mais fácil quisá para mim, mas tive o "azar " de nao o ter . Fui percebendo que nao me identificava de todo com aqueles procedimentos e nasceu em mim o dever de os combater e dessa forma passei a simpatizar com o clube que já era a vitima principal do circo( o Porto ainda nao contava) dos esquemas muitas vezes falados e organizados em varias mesas de refeiçâo onde estava sentado , assistia em silêncio, pois ninguem me fazia caso porque era ainda um adoslecente e tinham como certo que nao ia jamais deixar de ser mais um benfiquista da familia.

Sempre tive o dom de uma visao facil do que se passa mesmo quando nao parece tao claro e cheio de inigmas .
O caso do Pote é so mais um entre tantos e tantos que estranhamente têm acontecido , antes fosse o unico , nem se comentaria , um dos problemas do Sporting e dos sportinguistas é essa forma de conformismo e mesmo que nao se perceba bem do assunto é porque entào é normal, está tudo bem , encontramos logo formas de justificar , sao tantas as formas se quisermos eu proprio posso dar-lhes outras mais convincentes que a que deu.

Nós vemos o que se passa todos os dia nas paginas dos jornais desportivos como que um massacre a falar sempre do mesmo e dos mesmos , nos programas desportivos idem aspas , no que se passa no Pais a nivel politico e da justiça e forma desonesta como interferem no futebol , vemos o que acontece nos jogos do Sporting e nos jogos dos rivais , as escolhas nas seleçôes, anos a fio , ainda ontem referi que chegou-se ao ponto de serem convocados 8 jogadores do 6º classificado contra 3 do campeâo , a diferença está sempre na cor das camisolas ou do nome do agente, sabemos tantas coisas que se passam no seio da seleçâo faz anos , as politicas e pressôes internas , as lutas pela manutençâo dos tachos , a facilidade com que algumas pessoas têm cargos na Federaçâo sempre na base da mesma influência , mas existem sempre uns caros como o N Valente que vêm depois escrever que "no pasa nada" esta tudo bem , a memoria é sempre curta , exactamente como "eles" querem.

Nós adeptos mais os que conhecem o meio sentem e percebem as injustiças , as estranhezas das decisôes e é a delatar que que fazem com que as coias possam mudar para melhor para uma melhor justiça.
O futebol envolve muitos e muito milhoes e por esse motivo atrairam e cairam la como lapas muitos bandidos que para os sacar necessitam ser delatdos e abanados muitas vezes.
Na seleçao A acontece o mesmo faz anos , ainda no ultimo jogo viu que ali tem lugares cativos .
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 21.11.2020 às 00:18

Rui Jorge é mais um vitima do sistema , mas acobardou-se para nao perder o tacho que pode durar muitos anos e ele sabe disso , é facil ou estas do nosso lado ou contra , simples nao é?

Ja no tempo do Carlos Queiroz quando na sua primeira passagem pela seleçao ja aconteciam muitas coisas estranhas (atençao que eu nao tenho qalquer simpatia por ele) e que quis delatar mas acabou calado , ja existiam fortes pressôes internas para as convocatórias.
Nos jovens entâo ultimamente, nos ultimos anos tem sido demais e o principal prejudicado tem sido uma vez mais o Sporting , isso depois acaba por ter enormes influencias pelas asas que se dá a uns e pelos cortes das asas que se fazem a outros .
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 21.11.2020 às 15:30

Caro Julius,

Ponto prévio. Respeito as suas opiniões e até concordo com muitas delas, no que concerne ao futebol jogado. Mas não confundo as pessoas com os seus pontos de vista. As pessoas merecem-me todo o respeito. Nas ideias que expressam dei-me o direito de discordar.

Não retiro uma vírgula ao que escrevi, com excepção da utilização da expressão pessoal e pessoalizada "mostra ódio". Não passa de uma interpretação.

Sou sportinguista desde criança, e desde que vivia numa aldeia, onde entre dezenas de jovens havia três sportinguista. Ao longo da minha vida, vi o desporto e o futebol, de fora, como mero observador. E é nessa condição que me pronuncio, já que não vivi, nem vivo por dentro os meandros do futebol.

A minha simpatia clubística não começou, portanto, em função de uma rebeldia para combater algo. Aconteceu naturalmente. Como adepto (emocional) sportinguista, quero que o Benfica perca todos os jogos, embora racionalmente saiba que não é possível, e ainda bem, porque no desporto precisamos de rivais fortes para disputar os títulos.

Não sou, nem pretendo ser justiceiro. A justiça compete a quem de direito. O que sei, de concreto, é que houve o apito dourado, cuja justiça não se fez, por questões processuais. O que sei é que o SLB está envolvido em processos/judiciais, em investigação. Tudo o que disser para além disto é especulação.

O que aconteceu no passado, e que refere, desconheço. O que sei, de observação externa, é ´que o Benfica teve nos anos sessenta uma equipa fabulosa, como o Sporting CP, nos anos quarente e cinquenta, com hegemonia no futebol. Nos anos sessenta o nosso rival, ganhou duas taças dos campeões europeus, e podia ter ganho mais. Essa equipa de quem destaco de memória, Germano, Coluna, Eusébio, Águas, Simões, José Augusto, foi base da Selecção Nacional no campeonato do mundo de 1966, ficou em terceiro lugar, e merecia mais.

Poderá ter havido um ou outro esquema, mas não há registo de existir qualquer processo organizado para dominar o futebol, como no sistema do apito dourado. E o Sporting CP, ao contrário do que aconteceu depois, ganhava títulos.

Discordo que os jogadores do Sporting sejam marginalizados enquanto tal. Sempre tivemos jogadores selecionados, desde que fossem dos melhores. No último europeu tivemos Patrício, Adrien, João Mário, William, por exemplo? Porque não temos agora? Nuno Mendes é titularíssimo. Não é do Sporting?

Os jornais desportivos e as televisões vivem da publicidade, das vendas, e das tiragens. privilegiam o que lhe pode garantir a sobrevivência. A sua lógica é à do lucro.

No registos deste blog, está claro o que escrevi sobre o péssimo dirigismo, e sobre os oportunistas, incluindo Pinto da Costa e Vieira. Também há registos sobre o medo do poder político em relação, ao mundo do futebol, em geral. Há opiniões sobre influências cruzadas entre justiça e futebol. Agora o que não está lá é que a política e a justiça está enfeudada a um único clube. As simpatias clubísticas são transversais a todos os políticos. Se há clube e políticos que se sirvam do poder para beneficiar A ou B já é outra história.

Por isso, nunca me verá acusar sem provas, especular com base em percepções. Talvez seja um ingénuo, mas sinto-me bem assim. Há muita vida para além do futebol.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo