Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mal menor... felizmente

Rui Gomes, em 08.05.15

 

1500596_w2.jpg

 

No âmbito das investigações ao Sporting efectuadas pela UEFA, no domínio do Fair Play Financeiro, é noticiado esta sexta-feira que o organismo que superintende o futebol europeu optou pela punição de limitar o número de jogadores inscritos pelo Sporting na lista A - para as competições sob sua jurisdição - a 22, três menos do que as regras normalmente permitem.

 

Na realidade, um mal menor e que não causará grande transtorno na próxima época, considerando o leque de disposições muito mais severas ao dispor do organismo.

 

Além desta estipulação, foram impostas determinadas condições financeiras que o Sporting se vê obrigado a cumprir nas próximas duas temporadas, de modo a poder apresentar um défice zero até 2017. Uma última condição já não é tão clara - ou seja, exige clarificação - em que é referido que uma verba de dois milhões de euros poderá vir a ser retida, a fim de servir como multa, caso as condições impostas não sejam cumpridas.

 

Como bem sabemos, tudo isto como consequência das más gestões no Clube em anos recentes.

 

Nota: O comunicado do Sporting relativamente à decisão da UEFA está disponível aqui.

 

publicado às 17:29

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


46 comentários

Sem imagem de perfil

De Lion73 a 08.05.2015 às 17:52

Não tinha ficado mal o elogio a esta direcção pelo mal menor... :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2015 às 18:04

Para um bom entendedor, meia palavra basta :)
Sem imagem de perfil

De jfoxx a 08.05.2015 às 18:26

pois é,mas quando é para malhar nesta direcção você usa as palavras todas....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2015 às 18:35

Adoro estes pseudónimos !??

Acontece que felizmente ainda mando em mim próprio e, de acordo, uso as palavras que eu muito bem entendo, sem ter que dar satisfações a ninguém.
Sem imagem de perfil

De jfoxx a 08.05.2015 às 18:49

não se preocupe com as satisfações, nós entendemos muito bem e nem sequer é preciso meia palavra,toda a gente sabe que quando não se gosta de alguém é tremendamente difícil ver-se obrigado a ter de fazer um elogio,só espero é que consiga festejar se o Sporting tiver a felicidade e a competência para ser campeão sob esta administração.
quanto ao pseudónimo,acontece que eu também mando em mim próprio e uso o pseudónimo que eu entender,sem ter que dar satisfações a ninguém.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2015 às 00:03

Eu não gosto nem desgosto de "alguém", apenas não o respeito e não confio nele, isto como presidente do Sporting. Como cidadão, é-me indiferente.
Sem imagem de perfil

De L a 09.05.2015 às 11:27

Mais uma dose de demagogia e que Leão tão bem comportado, eu diria até completamente domesticado no caso do Fair Play financeiro, que só ajuda a cavar mais o fosso para os maiores da Europa. E fundos agora só para o calote! E ainda temos que agradecer ao Bruno, entre a máfia russa e as queixinhas à UEFA?! Como é que é possível que o Sporting, que neste século só gastou uma vez ao nível dos principais rivais, seja o primeiro e o único a noticiar problemas com o fair play financeiro? Eu diria que devia parecer a todos bastante óbvio que o problema está mais do lado das receitas que do lado dos custos! Aliás, não foi por acaso que entramos neste ciclo vicioso, com as receitas a bater no fundo e com um presidente em part-time, portanto baratinho. E ainda me recordo bem das exigências de verdadeiros reforços nessa altura! De ver e ouvir o Barroso a implorar e a chorar na televisão!

Quanto tempo e quantos milhões injectou Vieira no Benfica, depois do buraco do 1º Vale Tudo, que também só venceu as eleições à 2ª depois do desespero e de inclusive lhe chamarem vigarista, para agora chegar a celebrar um bi-campeonato? Pois é, talvez os prejuízos a jusante no Sporting também não tenham passado de tentativas, mal sucedidas é certo, de corrigir o que já ia manifestamente mal e são muitos os desequilíbrios. Em suma tentativas em vão de captar mais receitas! No futebol actual e por mais que custe será sempre perfeitamente normal ver o Benfica a liderar as receitas em Portugal, já um clube como o Porto mais que duplicar as nossas receitas nunca teve nada de normal!

Há muito tempo que o Sporting precisava de ter aumentado o nível do quadro das receitas! Extraordinárias, sobretudo provenientes da valorização da formação e que também acabam quase sempre por reflectir alguma depreciação do plantel e até por isso exigiam muito mais estabilidade ao nível dos treinadores mas sobretudo receitas operacionais e nomeadamente ao nível da sponzorização! Não sermos enganados no próximo quadro dos direitos televisivos também era fundamental, por exemplo. Da mesma forma que a recapitalização da SAD já era um imperativo há muito tempo, agora ceder o controle da SAD por menos que uma boa venda devia ter feito o leão rugir bem alto de tanta dor e no entanto ainda continua tudo no segredo dos deuses!? Será que também amordaçaram o leão?
Sem imagem de perfil

De L a 09.05.2015 às 11:53

P.S. Como é que é possível que o Sporting, que neste século só gastou uma vez ao nível dos principais rivais e não por acaso até foi campeão, seja o primeiro e o único a noticiar problemas com o fair play financeiro?
Sem imagem de perfil

De NunoAmsterdao a 08.05.2015 às 18:03

Mais uma herança fantastica de Godinho e Companhia .

Esta direccão esta de parabens que conseguiram diminuir medidas mais severas .

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2015 às 18:06

Sim, é verdade, e apesar do Bruno, a determinada altura, ter andado a propagar as infracções cometidas pelo Sporting, quase como a convidar punição.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 08.05.2015 às 18:11

sim rui foi por causa disso que a uefa castigou o sporting, isso já se sabia desde do tempo do godinho, o sporting já tinha sido ameaçado pela uefa desde esses tempos e se não fosse o sporting ter resultados positivos nestes ultimos 2 anos nem nas competições podia partcipar.

sim o bruno ajudou a uefa estar atenta lol
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2015 às 18:33

Resiste tudo e mais alguma coisa que seja por si interpretada como um "beliscão" o Bruno, mas raramente em contexto.

Se não se vai referir àquilo que eu disse, exactamente, não passa de desconversar.

E, sobre isto, mais nada tenho para dizer meu caro.
Sem imagem de perfil

De Fight for you Right a 09.05.2015 às 00:58

Nem eu tenho mais nada a acrescentar
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.05.2015 às 01:06

Ainda bem :)
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 08.05.2015 às 18:07

ainda querem após 2 anos grandes craques , temos ainda muitos problemas para resolver e por causa do fair play financeiro não podemos ter prejuzo nos proximos anos.

aqueles que criticam tanto o presidente, pergunto o que fizeram para deixar chegar a este estado ?
só sabem criticar ?
a herança foi pesada amigos.

que o presidente tem falhas ? de certeza, mas prefiro este aos que lá estavam antes.
querem craaques ? é preciso dinheirinho.


Sem imagem de perfil

De OCR a 08.05.2015 às 23:02



Dinheirinho? Mas isso prometeu-o ele com os tais investidores imediatos de 15 a 20M€, que teriam servido para fazer as ditas por ele, contratações cirúrgicas!

E já lá vão 2 anos e não se vêem no horizonte!

Sei que custa a digerir, mas têm que aguentar, porque as promessas são para se cumprir e esta como outras, não o foi.

Sem imagem de perfil

De Fight for you Right a 09.05.2015 às 01:09

A mim não me custa nada a digerir só se for a si, eu estou bem obrigado.
Gostava que me mostra-se onde o presidente disse que os tais milhões seriam para reforços cirugicos.
Disse que entrava capital.
Aí que saudades do Godinho que saudades e do presidente dos carrinhos que dizia rivais só real Madrid e Barcelona, bons tempos.
São tão repetitivos, um bocadinho mais de criatividade por favor.

Olhe parece que o marco Silva está em sintonia com a direção, diz que o futuro do Sporting passa pela formação, parece que ele quer participar nesse projeto.
Ok vamos ter de arranjar outras teorias de conspiração, ah já sei qual vai ser, se perder nos play offs da champions e começar mal o campeonato o marco já não vai valer nada,vale uma aposta.

Sem imagem de perfil

De OCR a 09.05.2015 às 10:32



Não deturpe o que escrevi! Seja honesto!

Eu não disse que ele tenha dito que os tais milhões seriam para contratar jogadores.Sou eu que o digo, pois se os tivesse, teria certamente evitado de aplicar uma cura de emagrecimento no plantel da equipa principal, coisa que ele nunca disse que iria fazer antes de ser eleito. Até nisso ele vos enganou!

E depois, como é habitual, vocês brunistas, vêm sempre com o mesmo disco de cada vez que alguém aponta defeitos à sua gestão, o que prova a fraqueza que sentem perante os factos que lhe são apontados!

Para os brunistas certamente, que será bom a passagem do GL pelo Clube. Se tivesse sido outro, vocês a esta hora ainda andavam na blogosfera a dizer mal de tudo e todos como fizeram durante anos. Se calhar no fundo "agradecem" ao GL pela gestão que fez, porque com outra nunca os brunistas de agora, os PPCs de outrora, mais os anti-tudo de sempre, teriam visto um dos seus sentado na cadeira de sonho. Eu há 2 anos li na blogosfera alguns a desejarem que o Sporting descesse de divisão, só para se verem livres do GL!


Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 10.05.2015 às 00:21

A mim não me enganou.
O mesmo disco ? Isso é a parte dos totós, o cd tem pó e não limpam toca sempre no mesmo sítio.
Não sinto nenhuma fraqueza em relação a si meu caro deve estar inquivocado.

A passagem do Gl, deixa saudades aos totós
Sem imagem de perfil

De JRamos a 08.05.2015 às 18:23

Qual má gestão anterior, qual carapuça? A culpa é de Bruno de Carvalho e mais nada. Antes dele o Sporting era administrado por génios dos negócios e vivia coberto de glórias.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2015 às 18:29

Já lhe disse que esse sol do Brasil afecta a sua clarividência. Tente comentar, para nos surpreender, sem sarcasmos e "pedras" à mistura.
Sem imagem de perfil

De JRamos a 08.05.2015 às 18:39

Se afecta a minha clarividência então ainda bem que não tenho nada a ver com a gestão do Sporting, não fosse eu levar o clube a ser castigado pela Uefa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2015 às 18:46

A sua clarividência, a comentar... Não imagino se tem ou não competência para ser dirigente do Sporting. Pelo enorme apoio que tem dado ao Bruno, talvez ele o convide :)
Sem imagem de perfil

De Petinga a 08.05.2015 às 18:31

Aqui nao há nada a dizer. Mérito inteiro para BdC e a sua direccao por terem conseguido estancar a hemorragia a tempo de se evitarem males maiores.

Para quem pretende esquecer o passado recente, isto é um "reminder" de que esse passado ainda se arrisca a assombrar o nosso futuro durante mais alguns largos anos.

E tenhamos alguma calma e realismo quando pretendemos aumentar o orcamento para o futebol...
Sem imagem de perfil

De OCR a 08.05.2015 às 23:17



Conseguiu estancar a hemorragia, não com o dinheiro que investiu como prometeu, mas com a venda dos jogadores que "herdou" - o que originou o enfraquecimento do plantel da equipa principal - mais o aperto do cinto em todo o tipo de despesas.

Para se aplicar a política financeira do tipo troika, não é preciso ter-se diplomas, que tanto os seus acólitos gabaram no inicio. Com a crise muitos portugueses a fizeram por não terem outros recursos e a grande maioria apenas com a 4ª.classe.
Sem imagem de perfil

De Fight for you Right a 09.05.2015 às 01:21

ora bem eu lembro-me de o wolfsfinkel ter sido vendido para pagar salários em atraso.
A equipa ficou mais fraca ?
Ora bem essa equipa boa que fala ficou no 7 lugar.
Acha que 15 milhões chegava para pagar as dívidas ?
Não confunde por favor Portugal com o Sporting, os portugueses da 4 classe não fizeram, foram obrigados, foram roubados e sobre isso não digo mais nada porque isto não é um bloque político.
Sem imagem de perfil

De OCR a 09.05.2015 às 10:50



Você quer fazer de quem o lê burro!

Mas explique lá! O Bruma, o Illori foram vendidos logo que o BdC chegou ao poder, para quê?!

Foi por ter excesso de dinheiro?

Meta na cabeça de uma vez para sempre! O BdC quando chegou ao poder, mesmo depois de todas as atordoadas que já tinha lançado contra a Banca, precisou dela como de pão para a boca e aceitou as condições que ela lhe impôs, porque de outra forma não poderia sobreviver como presidente, visto que não tinha vintém! Para si é mentira?Leia só as declarações do Zé dos Tachos no seu conto descrito na Bolha, no inicio de Janeiro último.
Ao GL já lhe tinha acontecido o mesmo desde Janeiro de 2013, quando a Banca lhe cortou o crédito e para pagar os ordenados teve que vender o Wolks, como o BdC fez mais tarde com o Bruma e o Illori.Compreendeu?

Será sempre tempo perdido comigo, tentarem negar o passado recente do vosso Deus, porque eu cá estarei sempre para repor a verdade.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 10.05.2015 às 00:39

Burro é o Sr. Que pretende fazer de mim, engana-se no endereço.
1-bruma e illori foram vendidos porque não queriam renovar, se não fossem vendidos passado meio ano iam parar nos rivais.
2- Zé dos tachos já serva para umas coisas para outras não, está bem.meta na cabeça uma vez para sempre ? Mas quem se julga que é que pensa que sabe mais que os outros, calma amigo.
3- precisou da banca? E novidades ? Mas lutou contra banca como deve saber. Dou um pequeno exemplo, os lampiões estão sempre a chorar que ao Sporting foi perdoado uma certa dívida ( mentira ) mas o que aconteceu foi que teve juros mais baixos e esses juros mais baixos não são dados de ânimo leve, conhece o acordo não conhece
4-ora bem sou católico e fui educado a acreditar num Deus, agora não sabia que se chama Bruno, fui estes anos todos enganado, eu bem digo não se deve acreditar em nenhuma religião.
Mas ao que parece existe um novo Deus de nome ocr que está aqui na terra para repor a verdade, graças a Deus que existe já vejo mais esperança num futuro risonho a nossa frente.

Viva a verdade
Sem imagem de perfil

De Petinga a 09.05.2015 às 05:28

OCR,

Só preciso de dois argumentos para rebater o seu comentário:

1. A qualidade do plantel nao pode ter diminuido. Pois se de um 4. lugar em 2011-12 e um 7. lugar em 2012-13 passámos para um 2. lugar em 2013-14 e um (já garantido) 3. lugar em 2014-15. Até em termos de distancia pontual para o primeiro, fomos de 16 e 36 pts para 7 pts e (a 3 jornadas do final) 9 pts. Isto indica de forma muito concreta que a qualidade do plantel aumentou.

2. O valor da equipa de futebol também aumentou. Basta dizer que desde os tempos de Nani que o Sporting nao tinha um jogador capaz de comandar valores de transferencia superiores a 25 M €. Agora temos um (William Carvalho) cujas notícias de possível venda por 30 M € fazem a malta aqui no Camarote dizer que "acho pouco dinheiro". A valorizacao exponencial de alguns reforcos (e.g. Slimani ou Jefferson) também contribui para isto.

Até porque sem boa performance desportiva nao é possível aumentar valor no futebol.
Sem imagem de perfil

De OCR a 09.05.2015 às 11:06



Vocês os brunistas, aparecem sempre cheios de sofismas de cada vez que vêm tentar contestar aquilo que não vos agrada!

O rendimento da equipa não melhorou com o aumento da qualidade do plantel. O que melhorou e muito foi a sua gestão dentro do campo, porque o BdC teve a sorte de ter encontrado 2 treinadores de qualidade mesmo à mão e que fizeram um grande trabalho. Essa sorte ou "olho clínico" não teve a direcção anterior para encontrar quem valorizasse os jogadores que contratou como fez o carnide.
Recorde-se só do "pão que o diabo amassou" comido pelo Orelhas, até ter acertado em cheio com o JJ. Durante esse período andou sempre atrás do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 09.05.2015 às 11:30

Contradiz-se, caro OCR.

Pois se a equipa hoje vale mais só pode ser porque tem mais qualidade. Se a equipa hoje rende mais também só pode ser por ter mais qualidade. Obviamente que essa qualidade é resultado de quem comanda a equipa - mas o treinador nao faz parte dos efectivos da SAD?

Compreendo que lhe seja difícil ver isto e que prefira falar dos jogadores que foram transferidos. Mas até aí houve (e tem havido) uma capacidade negocial que andava arredada do nosso Sporting. Para lhe dar um exemplo, veja bem que o Bruma, um jovem com potencial, foi vendido por uma quantia superior à que custou o RvW, um internacional A holandes, ponta-de-lanca (posicao altamente valorizada) que fez mais de 40 golos em duas temporadas. E estava o Bruma em final de contrato: se nao, imagine-se quanto poderia ter rendido.

Talvez isto também seja "sorte". Espero que se nao perdermos o caso Doyen o OCR também venha dizer que foi "sorte". E que se vencermos a Taca idem aspas.

:)))))
Sem imagem de perfil

De OCR a 09.05.2015 às 17:22


"Pois se a equipa hoje vale mais só pode ser porque tem mais qualidade. Se a equipa hoje rende mais também só pode ser por ter mais qualidade. Obviamente que essa qualidade é resultado de quem comanda a equipa - mas o treinador nao faz parte dos efectivos da SAD?

Pois, os roupeiros, os massagistas e os médicos também! E só lhe falta dizer que de cada vez que entram em campo também marcam golos!!!

Mais uma vez lhe digo caro senhor! Deixe-se de sofismas e não procure mudar de assunto.

Conversas da treta não funcionam comigo.



Sem imagem de perfil

De Petinga a 09.05.2015 às 18:07

Mas o caro OCR é quem evita sistematicamente o tema e qualquer argumentacao baseada na lógica...

Recordo que a anterior direccao vendeu, mesmo antes de ser destituída, o melhor marcador da equipa A (e que jeito nos dariam os 20+ golos dele por época!) por 10 M de euros. A actual direccao contratou por menos de 1/4 desse valor dois jogadores cujo valor combinado é já superior aos 10 M que RvW valeu. Se isto nao é aumentar o valor da equipa principal, I rest my case.

Esperemos que a direccao da SAD continue a ter "sorte" na escolha de todos os membros que constituem o plantel, incluindo equipas técnicas. E que o Sporting escape tao ileso quanto possível a estas questoes do fair-play financeiro.

E já sei, já sei. Sao tudo sofismas :) e a direccao actual é uma catástrofe e fez tudo mal, liderada por um aldrabao e lampiao. E a reducao de custos é a coisa mais fácil do mundo.
Vota OCR para Presidente!!! Eleicoes já!!!! :)
Sem imagem de perfil

De Petinga a 08.05.2015 às 18:38

Só mais uma coisa (a que, por exemplo, os sites dos nossos desportivos nao dao realce):

De entre todos os clubes em exame pelo incumprimento do Fair Play Financeiro, o Sporting foi o único a evitar multas imediatas:

Besiktas: €1,5M obrigatórios, que poderão chegar até aos €5,5M
Inter Milão: €6M obrigatórios, que poderão chegar até aos €20M
Krasnodar: €1M obrigatórios, que poderão chegar até aos €4M
Lokomotiv Moscovo: €1,5M obrigatórios, que poderão chegar até aos €5M
Mónaco: €3M obrigatórios, que poderão chegar até aos €13M
Roma: €2M obrigatórios, que poderão chegar até aos €6M
CSKA Sofia: €200.000 obrigatórios
Karabukspor: €200.000 obrigatórios
Rostov: €200.000 obrigatórios

Isto é um claro reconhecimento da parte da UEFA do esforco titanico que representou passar de défices de 45M para resultados positivos, conseguindo AO MESMO TEMPO melhorar de forma considerável o valor e prestacao desportiva da equipa.
Estas coisas devem ser ditas e lidas por todos. City Lion, are you listening?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2015 às 18:50

Estas suas conclusões são muito bonitas, mas não se dê a comparações com clubes sobre os quais nada conhece, no que aos detalhes financeiros diz respeito.

Na realidade, se eu lhe perguntasse, nem os do Sporting conseguiria explanar, em detalhe e na sua totalidade.

Admito que eu não conseguiria.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 08.05.2015 às 18:54

Caríssimo, nao preciso de conhecer as realidades financeiras ao detalhe para deduzir que, se a UEFA os penaliza mais severamente do que o faz ao Sporting, por alguma razao será. E nao sao os lindos olhos do BdC.

Para utilizar uma expressao muito sua: nao tentemos atirar areia para os olhos...
Sem imagem de perfil

De PSousa a 08.05.2015 às 18:51

SL,
Acho que esta é uma vitória para os sportinguistas e em especial para o clube e a sua actual direcção. Esperemos nós que não se desvie do seu árduo caminho.
Questiono eu se neste contexto teremos capacidade para segurar Carrillo's e companhia... não porque nós não os queremos cá, mas sim pelo avultado investimento que pode custar uma renovação para salários não compatíveis com a actual situação financeira.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 08.05.2015 às 19:33

O mal menor da reducao do número de inscricoes também se prende, e muito, com a matriz formadora do Sporting e do elevado número de jogadores do plantel A que facilmente entram na lista B. Este ano, por exemplo, estiveram na nossa lista B jogadores como Joao Mário, Mané ou Tobias que foram todos efectivamente utilizados.
Iuri Medeiros, Wallyson, Gelson Martins ou Matheus Pereira sao exemplos com potencial para integrar o plantel A da próxima temporada (e até uma chance de luta pela titularidade) e que provavelmente podem entrar na lista B nas provas europeias.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 08.05.2015 às 19:38

Sinceramente não estava muito preocupado, mas pensando bem se calhar podia ter corrido pior

Espero que esta decisão seja um alerta para quem pede grandes e imediatos investimentos na equipa de futebol e que se queixa diariamente que no Sporting se fala demasiado em finanças e pouco em titulos

Sem termos as contas controladas estamos cada vez mais longe dos titulos e neste caso até de poder participar em certas competições
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2015 às 20:48

Concordo Iorda, também não estava. Face à decisão, acho que é mais um alerta do que punição, pela inconsequência desta.

Acho também que num futuro não muito distante o Sporting terá de definir o seu rumo de longo prazo. O slogan "fazer mais com menos" não é realista e não se comporta com o estatuto de um clube chamado grande. Sem recorrer aos extremos desastrosos doo passado recente, teremos de saber por onde pretendemos seguir caminho e como.

A realidade é que para a maioria as aspirações não se alteraram, mas não vamos conseguir esses objectivos sem maior investimento na equipa.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 08.05.2015 às 23:26

Eu arranjo um link ao OCR, com declarações pré eleições em que afirmava que os moldes de investimento dos investidores garantidos seriam discutidos e eventualmente aprovados em AG pelos sócios.

O OCR vai certamente provar, por link, a promessa que os tais milhões seriam para investir no plantel.

Quanto ao enfraquecimento e desvalorização do plantel, ora lembre-me lá dos resultados desportivos antes de BdC e os resultados desportivos nos 2 ultimos anos, sff.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo