Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Manifestação inaugural de ideias

Rui Gomes, em 09.08.18

 

image.jfif

 

Assisti ao debate de ontem à noite na CMTV, em que participaram José Maria Ricciardi, Dias Ferreira, Pedro Madeira Rodrigues e Rui Jorge Rego, mas não me vou alongar em comentário. Estamos em Agosto, a vasta maioria dos nossos leitores estão de férias e participação em debate, no blogue, nesta altura, será necessariamente limitada. Aliás, já verifiquei que neste momento milhares recorrem diariamente ao Facebook para assim fazerem uma leitura do que publicamos.

 

Começo por lamentar a ausência de três candidatos. Compreendi a tomada de posição inicial de João Benedito, muito embora nada seja missão impossível. Frederico Varandas fez mal em recuar - opção estratégica -, e desconheço as razões de Fernando Tavares Pereira.

 

Este primeiro encontro entre candidatos serviu sobretudo para um apuramento inaugural de ideias. Muito terá de ser aprofundado da parte de cada candidato até ao dia de os sportinguistas irem às urnas. Não se trata, portanto, de alguém ter vencido ou perdido esta primeira ronda e até seria um erro limitar a análise a esse enquadramento. A bem dizer, o real vencedor foi o Sporting.

 

Uma questão que veio a debate por sugestão de Dias Ferreira, foi da votação ir a uma segunda volta, alegando que não vê nada nos actuais Estatutos impeditivo desse processo. Os outros candidatos não aprovaram a ideia, nomeadamente por não ser especificamente reconhecido estatutariamente. Também me parece que não é.

 

Em termos gerais, ficou a ideia, entre estes candidatos, que a candidatura a atacar é a de José Maria Ricciardi. Se é por ser a mais temida ou se existem outras razões, é obviamente muito subjectivo. De qualquer modo, acho que a manifestação pública de ideias é sempre positivo e que contribui para a decisão final de 8 de Setembro.

 

Na minha opinião, os próximos debates exigem um melhor moderador.

 

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


3 comentários

Imagem de perfil

De Rampante a 09.08.2018 às 10:26

Este debate para mim foi "estranho", e tal como o Rui bem referiu, foi mais um aquecer de motores, que propriamente um debate.
Na minha opinião foi mal moderado, com um horrível guião e ainda por cima num estúdio em que o ambiente parecia pesado (muito negro à volta).

Quanto aos candidatos, irei em breve publicar uns textos acerca dos seus programas, no entanto do debate ficou o seguinte (na minha opinião):

Os ausentes
Justificações que não compreendo, pois esta história de estar a aguardar a validação por parte da MAG nunca foi "problema" e só se levanta hoje porque estão a dar importância a uma candidatura fantasma. Neste particular evidencio F. Varandas que na minha opinião perdeu imensos "pontos" e a sua justificação no FB é digna de um sketch humorístico (quero participar em todos os debates entre candidatos... menos no de hoje!).

Ricciardi
Começou por atacar o Varandas o que demonstra que vê nele o "principal alvo". Durante o debate foi atacado por todos, o que demonstra que é o "principal alvo". Resumindo, esta campanha (na mente dos candidatos) resume-se a Ricciardi vs Varandas (e eu concordo).
Demonstrou que está muito por dentro dos dossiers financeiros do SCP, como seria de esperar, e surpreendeu-me afirmar que os valores dos direitos de TV das próximas 2 épocas já foram tomados. É preocupante, principalmente tendo em conta que pessoas ligadas a BdC têm defendido constantemente que não houve tomada antecipadas de nenhuns direitos de TV.
Pessoalmente não simpatizo com a figura nem com a de muitos da sua equipa, mas reconheço que porventura será o que tem mais condições para recuperar o SCP financeiramente (com soluções que eu defendo) e a partir dai, ganhar bases para maiores voos desportivos. Eu diria que Ricciardi estará para o SCP, como Florentino estará para o R. Madrid.

Dias Ferreira
É o avô simpático (mas casmurro) que percebe de bola, dos meandros do futebol e das entidades que gravitam à volta do desporto... Até poderia dar um bom presidente de clube, mas não de uma SAD. Sempre o vi como PMAG e honestamente não o vejo mais que isso... Para o debate trouxe uma ideia vincada (fazer 2ª volta)... Não obteve a concordância de nenhum candidato... vamos a ver se dia 8 não vão todos lamentar não lhe ter dado ouvidos.

Pedro Madeira Rodrigues
Por mais que tente, não consigo ver nele o próximo Presidente do SCP. Louvo-lhe a coragem de ter enfrentado BdC, mas isso não lhe dá direito a um "cheque em branco". Acho que ele transparece uma postura muito rígida, austera e por vezes acaba por nos fazer lembrar o próprio BdC. Porventura será uma imagem que não espelha a realidade, mas é o que "chega cá a casa".
Na parte financeira, terá de se preparar melhor para futuros debates, uma vez que neste momento muitos sócios estão atentos e focados nessa componente, e nesse assunto, pelo menos ontem demonstrou algum "amadorismo".
Se eu lhe pudesse dar um conselho diria: entra para o SCP numa função qualquer, ganha experiência, relaxa e tenta novamente daqui a uns anos... Acredito que acabarás por ser Presidente do SCP um dia, mas este ainda não é o teu momento.

Rui Jorge Rego
O desconhecido que nem os elementos da campanha conhecem... Hoje uma eleição numa organização da dimensão do SCP não se faz só de competência, vai muito para além disso e quem não percebe essa dinâmica não conseguirá triunfar. Rui Rego com a sua imagem à Presidente da Bolívia, por maiores competências que tenha, está "afastado" da realidade de uma Europa onde a imagem também tem valor.
Não conheço as suas reais intenções com esta candidatura e até acredito que seja um grande Sportinguista, mas tem ainda um longo e extenuante caminho a percorrer.

Rampante
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 09.08.2018 às 10:38

Eu se fosse ao Ricciardi (porque vai ganhar as eleições , ja começo a estar convicto ) convidaria o Dias Ferreira para o lugar que quer dar ao zé dos tachos , o Benedito para as modalidades e o Varandas para o departamento medico geral do clube , Cada macaco no seu galho.
Sem imagem de perfil

De JCP a 09.08.2018 às 11:35

Caro Indiana,
Antes de mais quero dizer que ainda está longe de vislumbrar o candidato favorito à vitória. O Varandas partiu a frente, no início até gostei de algumas convicções, mas tem vindo a perder fôlego, digamos que o Varandas e Benedito, caso ganhem servirão de pequeno-almoço ao PdC e ao Orelhas. Não têm o nervo suficiente, podem não gostar de ouvir, mas de facto são estagiários.

Quanto a sua ideia de substituir o Zé dos Tachos pelo Dias Ferreira, isso é uma afronta para si que julgo que percebe de futebol. O Dias Ferreira não percebe nadinha de futebol dentro das quatro linhas, poderá perceber de bastidores, de mafias, jogos de interesses, mas de futebol propriamente dito, não percebe nada.

Em relação ao zé dos tachos tenho o seguinte para dizer:

Do universo do SCP e no que diz ao futebol, de pessoas conhecidas com competências para gerir o futebol, vejo 3 figuras: José Couceiro, José Eduardo e Augusto Inácio. A ordem que coloquei é pelo grau de competências que na minha perspectiva atribuo a cada um deles.
É certo que o José Eduardo teve um episódio que não ficou bem na fotografia, mas temos que reconhecer que essa má fotografia em parte foi devido a excelente impressa que Marco Silva tinha na altura. Porque apurados os factos, reconheço que BdC esteve mal mas o Marco também não esteve nada bem, ou seja ambos torceram o braço e o José Eduardo e bem, puxou pelo SCP.
Se formos escrutinar tudo a cada um dos elementos das equipas de cada candidato, todos sem excepção terão episódios menos bonitos, ninguém é santo e por isso temos que avaliar as competências no geral e se os defeitos podem implicar com interesses do SCP. Por exemplo, o grande defeito na minha perspectiva do BdC é a sua personalidade, o seu narcisismo exacerbado e o seu espirito de vingança faz que perante determinados cenários como surgiu no passado recente tenha comportamentos que se necessário, leva o SCP a ruína só para defender o seu ego, é inaceitável. Quando me lembro que ele estava disposto a jogar com a equipa B… sem comentários, ele estará fora da corrida…
Por exemplo, o Benedito escolheu o Carlos Pereira, pessoa por quem tenho simpatia, mas não reconheço competências para vice-presidente, com a pasta da gestão de todo o futebol. Se fosse para o lugar do Virgílio, seria perfeito.
Em resumo e ao contrário de muitos críticos vejo no José Eduardo uma excelente opção e coragem pelo Ricciardi o ter convidado.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds