Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Manuel Fernandes esteve no dia 10 de Julho em Cuba, a convite da Câmara Municipal, para a inauguração do novo Parque Desportivo e de Lazer. O cubense João Vargas, treinador dos escalões de formação (sub 14) na Academia de Alcochete, convenceu-o a vir ao Alentejo. Foi uma bela festa, dignamente abrilhantada pela banda da Sociedade Filarmónica Cubense 1º de Dezembro e que teve a participação da comunidade. O antigo jogador leonino descerrou a placa e fez uma breve intervenção.
Manuel Fernandes agradeceu o convite, elogiou a qualidade e a envergadura da obra e, estando no Alentejo, recordou a sua passagem por Campo Maior. Aos jovens jogadores que o ouviam destinou conselhos pedagógicos, recordou momentos da sua infância e da sua juventude e referiu-se ao prazer e aos benefícios da prática do desporto.
O Parque fica, agora, ao serviço da população do concelho, em geral, e do Sporting de Cuba, em particular. Aliás, na vila parece haver uma “Academia de Alcochete” em miniatura. A época de 2015-16 foi altamente promissora: os iniciados asseguraram a manutenção no Nacional, os infantis foram campeões distritais de Beja, os benjamins 'A' foram campeões da Liga de Formação e os benjamins 'B' ficaram em 3º lugar na Liga de Formação. Bruno Santos, avançado dos infantis, marcou nesta época mais de 100 golos. O antigo goleador leonino seguiu com olhar clínico e visível interesse o jogo entre os escalões da formação do Sporting de Cuba e do Mineiro Aljustrelense.
O Sporting de Cuba, filial nº 50 do SCP, está fortemente enraizado na população do concelho e é um dos clubes mais importantes do Baixo Alentejo. O seu campo de jogos tem o nome do Doutor Augusto Amado Aguilar, um dos principais fundadores, que presidiu ao SCP em 1942 e 1943 e à Mesa da Assembleia Geral de 1965 a 1973. Também foi por esta razão que Manuel Fernandes veio a Cuba numa tarde de festa, mas de imenso calor.
O melhor ainda estava para vir. Um dia perfeito tem de ser absolutamente perfeito. Manuel Fernandes ficou com os cubenses para assistir ao Portugal-França num écran gigante. É fácil imaginar o que se passou a seguir. O possível no quase impossível !
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.