Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Ser Sporting não se implora, não se ensina, não se espera, somente se vive... ou não.
Manuel Fernandes é recordista de jogos na 1.ª Divisão Nacional e ontem foi alvo de uma homenagem que juntou inúmeras personalidades do futebol. Na verdade, é o jogador com mais jogos na 1.ª Divisão e um dos futebolistas que mais golos marcou ao longo de uma carreira na CUF, Sporting, Vitória de Setúbal e seleção nacional. O antigo capitão leonino, com 71 anos, viu tudo isso reconhecido numa homenagem que teve como palco a vila de Sarilhos Pequenos, em Setúbal. Como avançado disputou 486 jogos no principal escalão do futebol português, marcando mais de 300 golos.
Para assinalar a homenagem, nada melhor do que um jogo de futebol entre amigos, com vários rostos conhecidos. Pelo campo passaram companheiros de equipa e adversários de Manuel Fernandes: Pedro Barbosa, Oceano, Iordanov, Carlos Xavier, Daniel Carriço, Litos, Ricardo Quaresma, Toni, Humberto Coelho, João Alves, entre muitos outros. O jogo foi dirigido pelo antigo árbitro Pedro Henriques. O presidente Frederico Varandas, Pedro Proença, o apresentador Fernando Mendes e Quim Barreiros também disseram presente.
"Sou de Sarilhos Pequenos, que quando eu era pequeno tinha 600 habitantes. Queria ser jogador de futebol e termino a carreira como o jogador com mais jogos na 1.ª Divisão Nacional. Pode não ser importante para muita gente, para mim é um grande orgulho", afirmou o homenageado. Trata-se de um orgulho para Manuel Fernandes e para todos os sportinguistas pois ele faz parte de uma restrita plêiade de grandes capitães de equipa do Sporting. Os que o viram jogar recordam-no muito bem, no campo transmitia aquilo que é intrínseco ao futebol: a ilusão. A ilusão de que com ele a vitória seria possível, liderava e nunca receava ter a bola para procurar o golo. Manuel Fernandes exprimia vigorosamente o sentimento leonino mais forte e tem o seu nome eternizado na porta 7 do Estádio José Alvalade.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.