Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




461996969_8368195709901516_5927895179150414_n.jpg

O Sporting CP anunciou esta sexta-feira que chegou a acordo com Mariana Cabral para a revogação do contrato que ligava a treinadora ao Clube.

João Mateus, treinador-adjunto, irá assumir o comando da equipa no jogo deste fim-de-semana diante do SCU Torreense. A constituição da nova equipa técnica será apresentada oportunamente.

Lamento muito a saída da Mariana Cabral, sempre simpatizei com ela e desejava-lhe todo o sucesso.

O recém-afastamento da Liga dos Campeões, frente ao Real Madrid, seguido pela derrota na recepção às águias em Alvalade, terão sido factores decisivos no que diz respeito ao timing da decisão, embora hajam indicações que foi a própria a pedir a demissão até antes do embate com as encarnadas.

Reconheço que tem tomado algumas decisões muito discutíveis, inclusive do 'onze' inicial para alguns jogos. No jogo contra o Benfica, que o Sporting CP até derrotou no embate da Supertaça, foi muito difícil compreender ela ter substituído Telma Encarnação, a jogadora com mais golo no plantel, a perder por dois. Entretanto, já tinha deixado no banco a ponta de lança norte-americana Brittany Raphino, a consagrada Diana Silva e a criativa Brenda Peréz.

Desde da lesão da central Andrea Norheim, Mariana optou por recuar Fátima Pinto, muito boa jogadora, mas o eixo defensivo não é a sua praia, e isso notou-se nestes últimos jogos.

Enfim, da bancada é sempre fácil criticar treinadores, muito especialmente em função do resultado. Não publiquei um post sobre o último jogo com as águias, precisamente para não criticar Mariana Cabral.

A treinadora de 37 anos estava à frente da equipa principal do Sporting desde 2021/22, altura em que substituiu Susana Cova, tendo conquistado a Taça de Portugal e a Supertaça logo na temporada de estreia. De lá para cá, ficou sempre no segundo lugar da Liga BPI, atrás do Benfica, e só voltou a levantar um troféu já no início da actual época, quando derrotou as encarnadas na Supertaça no Estádio do Restelo.

Para ser justo, merecia ter sido campeã na época passada, salvo pela decisão da arbitragem em providenciar um penálti ao Benfica nos descontos do último jogo do campeonato. É verdade, no entanto, que depois de ter vencido os seus jogos com as rivais, perdeu pontos com clubes teoricamente inferiores.

Recorde-se que Mariana Cabral Chegou ao Sporting em 2016, para assumir o comando das juniores e da equipa B, assim como a coordenação técnica de toda a formação feminina. No verão de 2021, depois de conquistar a Segunda Liga com a equipa B das leoas, assumiu a equipa principal, sendo que actualmente tinha contrato até 2025. Deixa o Clube com 151 jogos, distribuídos por 112 vitórias, 13 empates e 26 derrotas.

Desejamos-lhe muita sorte na vida e na sua carreira.

NOTA

Existem reportagens noticiosas a confirmar que foi a própria Mariana Cabral que decidiu pedir a demissão mesmo antes do recém-jogo com o Benfica, devido a questões internas que não agradaram à técnica. As condições da viagem para Madrid terão sido um factor, e outro tem a ver com a média Joana Martins demorar duas semanas a ser operada após fracturar a clavícula. Instada a comentar a questão na altura, Mariana Cabral respondeu: "Não sou médica. Isso é uma pergunta para o departamento médico".

É evidente, que nós, à distância, não conhecemos a totalidade dos factos.

Despedida de Mariana Cabral através do Instagram...

"Desde as noites frias do Estádio Universitário às tardes e manhãs quentes de Alcochete, foram 8 anos a representar o futebol feminino do Sporting Clube de Portugal, com profissionalismo e dedicação. Hoje, entendemos que as nossas convicções já não são as mesmas e precisamente, por isso, os nossos caminhos separam-se. Mais do que os troféus conquistados, nas juniores, na equipa B e na equipa principal, ficará sempre comigo a experiência de ter trabalhado com tantas mulheres e homens de grande competência, assim como o enorme orgulho de ter ajudado tantas raparigas a crescer, não só para se tornarem jogadoras profissionais, mas também mulheres livres e confiantes. A todas as jogadoras, treinadores e restante staff, desejo-lhes as maiores felicidades".

publicado às 02:33

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


18 comentários

Sem imagem de perfil

De Ze das Alcagoitas a 05.10.2024 às 03:42

Várias vezes afirmei que está treinadora parecia o soneca da branca de neve tal era o discurso sonolento e desprovido de teor. Tem razão quando põe a nu a falta de respeito que o clube tem pelo desporto no feminino, vide a competa desgraça que São as várias equipas femininas nos diferentes campeonatos, só andam la para participar, mas não lembra ao diabo ter ganho duas vezes ao toupeirense, tendo inclusive a melhor jogadora da liga, e por erros técnico táticos empata com clubes da zona de despromocao… e não venham com a lenga lenga que foi a arbitragem foi azelhice desta soneca nada mais. Já vai tarde…
Sem imagem de perfil

De De Perry a 05.10.2024 às 07:30

A equipa estava mal preparada fisicamente. Isso era uma das coisas mais visíveis, também falta á equipa uma jogada com músculo no meio campo, forte nos duelos. A treinadora entrou em curto circuito com o departamento médico,por a Martins ter demorado muito tempo a ser operada, está fora da equipa há imenso tempo e ela faz falta ao meio campo. Houve ali situações em que ela entrou em choque com a direção, como ela diz no comunicado // passamos a ter ideias diferentes //.
Sem imagem de perfil

De FF a 05.10.2024 às 08:40

Bom-dia,
Permito-me discordar, embora respeite a sua opinião.
Congratulo-me pela saída pela porta pequena da treinadora, esperando que quem a substituir conduza a equipa ao lugar que merece.
Igual solução deveria ser aplicada ao pseudo treinador da equipa feminina de futsal que demonstrou largamente não ter competência para o lugar.
Estes dois treinadores destoaram e ficaram muito abaixo do nível de excelência dos técnicos responsáveis por outras modalidades, a saber: Ruben Amorim, Nuno Dias, Chen Shi Chao, Ricardo Costa, Luís Magalhães, João Pedro Vieira, João Coelho e o grupo de treinadores das diversas disciplina do Atletismo, na senda do legado do Mr. Atletismo, Mário Moniz Pereira. ("valeu a pena ... ")
FF
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.10.2024 às 09:01

Que opinião é que eu dei?
Sem imagem de perfil

De FF a 05.10.2024 às 14:20

Boa-tarde, sr. Rui Gomes,
Admito ter errado na interpretação do texto.
Referia-me ao 3º. parágrafo: "lamento muito a saída da Mariana Cabral, sempre simpatizei com ela ..."
FF
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.10.2024 às 17:01

E lamento, mas não duvido que tenha havido causa para o efeito, das duas partes.
Sem imagem de perfil

De Luis Carvalho a 05.10.2024 às 09:09

O futebol feminino do Sporting é nebuloso em muitos aspectos. Saídas e entradas de jogadoras pouco compreensível, uma gestão de plantel algo confusa, sobretudo para quem como nós tem pouca informação. Não consigo avaliar se Mariana Cabral é ou não competente, mas vejo que a equipa é muito irregular e precisa de um tónico novo.
Sem imagem de perfil

De Zé Colmeia a 05.10.2024 às 09:54

Mariana Cabral, tomou a única decisão que qualquer profissional honesto tomaria ao não aceitar críticas de quem em vez de colaborar com ela lhe sabota o trabalho.
Todas as épocas são contentores de jogadoras despedidas, quase todas internacionais pelos seus países e depois a treinadora é que é a culpada da equipa não atingir os objectivos.
E ainda vendem por alguns cêntimos a melhor jogadora a atuar em Portugal e vão buscar à ilha a Telma que desde que veio para o Sporting o melhor que faz é comer e engordar.
O que a Marina fez foi dizer-, meus senhores, ide dar uma volta ao bilhar grande.
Toda a felicidade do mundo para si, senhora Mariana Cabral
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.10.2024 às 10:56

Tendo em conta a sua filiação benfiquista, outro comentário não seria de esperar.

P.S. Mesmo a "comer e engordar" a Telma Encarnação contribuiu com um golo e uma assistência para a vitória 2-1 ao Benfica na Supertaça.
Sem imagem de perfil

De Zé Colmeia a 05.10.2024 às 14:35

Contribuiu. Com um golo que até agora estou à espera de ver as linhas do VAR.
Mas passando adiante.Um golo. Feito absolutamente extraordinário.
Vamos na quinta jornada feminina e é só consultar a lista das marcadoras.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.10.2024 às 16:12


Vamos esperar pelo final do campeonato. Aí poderemos verificar o que "engordou". Em quilos e em golos.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.10.2024 às 16:27

Talvez estimulada pela sua "conversa" a Telma Encarnação acabou de "engordar" em golos esta tarde, marcando um golo contra o Torreense para o Campeonato Nacional.
Sem imagem de perfil

De FF a 06.10.2024 às 11:14

Bom-dia,
O Cristiano Ronaldo também nasceu na Ilha.
FF
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.10.2024 às 11:38

Não sou partidário de mudanças técnicas durante a época, mais ainda numa fase inicial, mas algo não "encaixava" na orientação técnica da equipa feminina do Sporting. A inconstância exibicional e a gestão técnica de recursos eram surpreendentes e incompreensíveis.
Se a mudança foi iniciativa do Sporting, da treinadora ou de ambos, nunca saberemos. Aparecerão sempre versões consoante os intervenientes.
O que posso dizer é que a versão que apareceu sobre os motivos "invocados" pela treinadora é estranha e em certa parte ridícula. Desagradada com o facto de uma jogadora demorar duas semanas a ser operada? Mas o timing das operações é decidido conforme a vontade, a favor ou contra, dos treinadores?
Os timings cirúrgicos têm indicação médica e actualmente os clubes estão tão profissionalizados do ponto de vista médico, e tem total disponibilidade, que cumprem essas indicações. Até por responsabilidade profissional dos intervenientes.
Sem imagem de perfil

De José Mário Costa a 05.10.2024 às 15:17

Se fosse no futebol masculino, a operação era logo realizada no dia seguinte… E há alguma comparação com a fortíssima aposta do Benfica no futebol feminino?
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 05.10.2024 às 16:09

Colocar em causa as decisões e o profissionalismo médico consoante o género não me parece um bom princípio.
Muito para além do mediatismo há uma "doente" a necessitar de tratamento e eu recuso-me a aceitar que o Sporting, e o seu departamento clínico, utilize "protocolos" de tratamento diferentes conforme o género.
Perfil Facebook

De José Mário Costa a 05.10.2024 às 18:51

Factos são factos: a jogadora Joana Martins, média titularíssima do Sporting, demorou duas semanas a ser operada após fraturar a clavícula, algo nunca acontecido com qualquer atleta homem, seja no futebol ou em qualquer outra modalidade. Além de há muito se saber dos atritos com responsáveis da estrutura do Sporting para o futebol feminino, por falta do míninimo investimento na equipa, mesmo depois da saída das suas melhores jogadoras, sem qualquer contratação que o suprisse. Alguma vez issiso acnteceria, por exemplo, a Rúben Amorim?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.10.2024 às 21:35

A única conclusão possivel pelo seu comentário, é que não acompanha minimamente o futebol feminino

Se acompanhasse, verificaria o número de jogadoras que o Sporting contratou para esta época:

Telma Encarnação, Brittany Raphino, Georgia Eaton-Collins, Miri O'Donnell, Beatriz Fonseca, Megané Sauvé.

Estas são as que vêm à ideia neste momento, Até creio que há mais.

Antes de dizer os disparates que disse, informe-se.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo