Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

21242697_T73CH.jpeg

 

1) Impor coincidentes medidas de coacção a um ex-Presidente ou a um líder de Claque, desde a comum data de detenção à libertação sob semelhante caução pecuniária de €70 Mil, leva-nos a identificar um reflexo iqualitário que emerge sob ambos. Suspeitos pela mesma diversidade criminal, o ex-Presidente e o líder de Claque partilham mais do que uma distorcida visão sócio-cultural do meio onde vivem – possuem, incrivelmente, um contexto sócio-económico homólogo. Para alguns, o Sporting foi sempre um bom negócio. Gostaria que os sportinguistas meditassem sobre isto.

 

2) Pelas razões conhecidas, no mês de Maio o Sporting adiou o reembolso de obrigações 2015-2018 para final deste ano. Foi aprovado, no mesmo mês, futura emissão dual – empréstimo e títulos obrigacionistas – no valor máximo de €60 Milhões. A emissão de obrigações em curso – com um juro aberrante de 5,25% – sob as quais o estagiário Zenha denuncia reservas relativamente a um potencial excesso de procura (inédito!), servirão como finalidade a liquidação… do anterior reembolso não cumprido.

 

Aposto, contudo e infelizmente, que o maior problema não se afigura entre a escassa procura por parte de investidores (facto nestes 4 dias) ou ainda os encargos de operação bancária do promotor. O Sporting mais uma vez procura dinheiro caro no mercado sem crença alguma de o conseguir – porém longe das taxas faraónicas superiores a 6,25% do contabilista Vieira – e pior do que isso, sempre com as mesmas soluções que prejudicam financeiramente o Clube. O Sporting, em termos financeiros, continua a ter uma grande experiência de inaptidão curricular.

 

3) Sempre fui partidário de medidas liberais para com o nosso Sporting, nomeadamente aquelas que de uma forma ou outra impõem uma adaptação de mentalidade à evolução. Desde a privatização/globalização do Clube, fim das presidências-parábolas de poder executivo e extinção de associativismo de pressão organizada (Claques) que submete ao medo e à insegurança o associativismo de apoio espontâneo e independente – os Adeptos.

 

Sempre que termina um mandato no Sporting, encontramos sempre o Sporting num caos. Creio que, como diria Bertrand Russel, o Homem moderno é senhor do seu destino – se continua a sofrer, é porque é estúpido ou perverso, não porque tal seja uma lei da natureza.

 

publicado às 10:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Luis Pereira a 16.11.2018 às 10:45

Caro Drake a que emissao se refere quando menciona taxas de juro de 6.25%? Pelo que vi procurando no que é publico incluindo no que publicam no site o que emitiram desde 2015 é sempre de 4, 4.25 ou 4.75%

Esta última é de certeza 4%.

Há de facto uma referencia no jornal de negócios de uma emitida com 7.25% em 2013 que na altura era superior á de 2010 emitida com 6%.
Imagem de perfil

De Rampante a 16.11.2018 às 14:49

Caro Luís, desculpe antecipar-me ao amigo Drake, no entanto o Luís está equivocado.
Poderá consultar os relatórios e contas do SCP que estão no site do clube, ou ir directamente à página da CMVM. Poderá até googlar "obrigações SCP" e irá ter como 1ª indicação da euronext que as obrigações actuais (a vencer a 26 novembro) possuem uma taxa bruta de 6,25%.

Acredito que o seu "engano" se deva ao facto que consultar valores líquidos, ou seja, está a falar em valores na perspectiva do adquirente das obrigações... MAS, para o SCP o que interessa é os valores brutos, ou seja, os valores que o amigo Drake anunciou.

Espero ter ajudado
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.11.2018 às 10:48

1- Dizer que têm as mesmas medidas de coação, diz-me pouco….. porque no dia de ontem já era certo que iam todos presos…. creio que talvez seja mais correcto esperar uns tempos para argumentar sobre este caso, vejo muita gente com certezas de tudo, na tentativa de diabolizar tudo o que envolva o nome de BdC. Mesmo esta coisa de tratar o Mustafá como um terrorista, é exagero…. não podemos confundir a acusação de que a JuveLeo mexe com muito dinheiro com acusações de terrorismo, não podemos misturar tudo no mesmo saco, e é este o grande problema destas discussões, as pessoas levam tudo para o extremismo e o ódio que têm para estes 2 personagens.

2- A minha maior questão sobre a EO, é a incapacidade geral dos clubes em reduzirem os valores das EO.... creio que só com um controlo forte nas despesas poderemos inverter este rumo….
Outra minha ressalva é o ataque especulativo que o Sporting foi alvo desde domingo, em particular algumas peças ditas jornalistas que alegavam a falência técnica do Sporting, pondo em causa a validade desta emissão. Acho que o nosso jornalismo está podre, como se observa na criação de noticias especulativas sempre no caminho negativo do Sporting, e a ausência de análises criteriosas no que se concerne aos restantes clubes em Portugal. Este ataque especulativo visa diminuir a capacidade de financiamento do Sporting.

3- Sou totalmente contra a perda da maioria pelos sócios do Sporting…. eu não sou do Sporting empresa, sou do Sporting clube, sou contra máfias de empresários que mamam à volta do clube, sou contra esta ideia de que os clubes têm de dar lucro…. NÂO!..... o Sporting é um clube popular, eclético, e que mesmo não ganhando tem os valores próprios, sou contra árabes ou chineses donos da maioria do meu clube!
Imagem de perfil

De Greenlight a 16.11.2018 às 11:27

Receio que o a emissão de Obrigações em curso seja um insucesso! O enquadramento já era difícil e o circo desta semana poderá ter dificultado ainda mais a operação. O Sr.bruno já foi libertado (sob fiança) e a conversa nas TVs continua. Agora os srs.jornalistas querem, à viva força, que o Ministério Público recorra da decisão. É espetacular! Quanto às duas questões de fundo:
As claques: a sua lógica de funcionamento transforma-as em campo fértil de hooliganismo ou até de marginalidade comum (para parafrasear um conhecido comentador lampiónico). Não se espere que o Governo faça alguma coisa de consequente já que a sua lógica de funcionamento é meramente comunicacional para caça ao voto (veja-se a trapalhada das touradas).
A actual Direcção do Sporting deveria actuar de uma forma mais firme mas reconheço que não é fácil. A natureza transitória das Direcções/Presidentes também não contribui para a tomada de medidas mais radicais, ou seja, banir as claques como a Juve Leo.
Propriedade da SAD: Tanto quanto me lembro e nomeadamente nos chamados 3 grandes, as Direcções/Presidentes têm estado nos clubes/SAD para obter benefício (financeiro, notoriedade, poder real sobre a sociedade e os seus orgãos regulatórios, etc) e menos por "amor clubístico". Se o futebol é um negócio, fala-se, agora muito, na indústria do futebol, então que as SAD sejam geridas por empresários que arrisquem o seu dinheiro e não o dos outros.
P.S.Bastou o Drake falar no emérito Vieira para dispararem campainhas nos sistemas informáticos dos seus acólitos. É extarordinário
Imagem de perfil

De Rampante a 16.11.2018 às 15:19

Amigo Drake, antes de mais, parabéns pelo artigo. Permita-me as minhas considerações, ponto a ponto.

1) Comungo da mesma opinião e até vou mais longe. Sabendo que os valores apurados na justiça (seja em coimas, cauções, multas, etc...) têm em consideração os rendimentos do sujeito, quais e de onde provieram os rendimentos de Mustafá que antes de ser preso não teve actividades conhecidas relevantes, na prisão não fez fortuna e após ser libertado continuou sem actividades conhecidas de relevância financeira, de modo a que, o juiz considerasse que o seu património é equiparável ao empresário, herdeiro e ex-presidente do SCP?

2) Em relação a esta emissão estou curioso por perceber o nível de procura sabendo que esta não contou com a ajuda de "velhos amigos"...
Não sei se Varandas/Zenha tiveram tempo e/ou conhecimentos para garantir antecipadamente uma "mão amiga" e com os resultados da procura vai-se perceber se Varandas está ou não apoiado nesta tarefa hercúlea.
Certo e garantido, é que o SCP, tal como Portugal em 2011, não olha a meios para garantir tesouraria e continua-se a preferir pagar o ingovernável do que procurar soluções menos onerosas.
Não gostei de ouvir Zenha nestas suas primeiras intervenções e fiquei com "sensações" das quais espero estar enganado.

3) Esta é uma "cruzada" em que o Drake "está sozinho", no entanto o tempo está a dar-lhe razão. O SCP actualmente é de todos e não é de ninguém... Isto vai desde o credor que olha para o SCP apenas como um "cliente normal", passando pelos sócios que contribuem "irrisóriamente" para o orçamento anual mas que consideram que o clube é deles e que são eles que pagam os ordenados dos jogadores, até a certos membros das claques que encontraram no SCP a sua oportunidade de se emproar, uma vez que pelo seu estatuto criminoso não o conseguem fazer noutros ramos da sociedade.
Um "caldo" perfeito rumo ao desastre, a menos que medidas entretanto sejam tomadas... essas que o Drake defende, ou outras alternativas que tenham o mesmo fim.

Grande Abraço
Rampante
Sem imagem de perfil

De Fuzo a 17.11.2018 às 09:03

Caro Drake, sou um grande apreciador dos seus textos, pela pertinência e profundidade dos seus conteúdos.
Sendo benfiquista, vou reagir somente ao ponto 3, atendendo que o debate da "propriedade" dos clubes, é extensível a todos os clubes.
A questão por si levantada, sendo relevante, não encontra resposta adequada, num benchmark europeu. Na verdade, deter o capital ou "vender" o clube, por enquanto não demonstra um modelo de negocio inequívoco, porque encontramos clubes bem geridos e mal geridos nos dois casos.
Creio, ser possível gerir de forma eficaz um clube detendo o controlo pelos associados.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo