Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Medo de ser o melhor

Rui Gomes, em 29.06.21

21312452_L0T3b.pngA opinião no Record é livre. Qualquer articulista que escreve neste jornal sabe bem isto. Acontece não raras vezes numa casa em que a opinião não está à venda alguém defender uma coisa e outra pessoa o contrário pouco mais à frente. Em Portugal é algo que se pode fazer desde 25 de Abril de 1974 e nós por cá vamos aproveitando. Serve a introdução para dizer que estou muito grato a Fernando Santos. Nunca lhe poderei agradecer devidamente a conquista do Euro’2016. Confesso que ainda hoje olho para trás e tudo me parece mentira. A Liga das Nações foi apenas a cereja no topo do bolo. O agradecimento é eterno. E sincero.

Dito isto, estou também muito farto da ideia que defende para a Selecção Nacional. Farto que Portugal tenha medo de jogar bem. Farto que Portugal tenha medo de ser o melhor. Farto de ver Portugal jogar sempre na reacção e nunca no protagonismo. Sei que a Bélgica é muito forte. E até que é a primeira classificada do ranking. Ou que De Bruyne é um dos melhores médios do Mundo. Mas também sei a tristeza que sinto ao ver Portugal reduzido a esta ideia de futebol tacanho. Obrigado, Fernando. Mas já chega.

Artigo da autoria de Bernardo Ribeiro, Director de Record

*** Em nota separada, manchete na capa de Record esta terça-feira... "Fernando Santos firme. Continuidade não está em causa".

publicado às 03:48

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 29.06.2021 às 08:42

É o estilo de Fernando Santos. Bom para uma equipa mediana mas, agora que Portugal está cheio de jogadores de grande nível, exige-se outras qualidades de jogo que F. S. não atinge.
Sem imagem de perfil

De Everton Costa a 29.06.2021 às 08:49

A Suiça ontem mostrou tudo que Portugal não teve, CORAGEM e vontade de vencer (com exceção de alguns), mesmo quando fez o 3 x 3 buscou a vitória sem prolongamento e depois não se fechou lá atrás.

Dois de três apurados do 'grupo da morte' já ficaram pelo caminho, o terceiro vai embora hoje ?

E por último Pogba é o total oposto de Bruno Fernandes, faz grandes exibições na seleção em contraste ao Manchester United, qual seria o mistério ?Será que do lado dos franceses os melhores são escalados enquanto na seleção das quinas vão os melhores ... só na cabeça do engenheiro ?
Sem imagem de perfil

De Greenhill a 29.06.2021 às 23:32

Essa história dos melhores ou os que estão em melhor forma tb é areia para os olhos. A Espanha ontem fartou-se de jogar, fartou-se de correr, de pressionar e... Espanto! Tem 10 jogadores que jogam na premier league, 4 no campeão City!! Portanto, os tugas do City estão nas lonas, mas os Hermanos do City estão em forma. Está desculpa não cola. É mesmo a questão de mentalidade de atitude. Tens um treinador que passa a vida a malhar nos jogadores com os "equilíbrios" defensivos e dp admiram-se que os jogadores não saibam pressionar alto e jogar ofensivamente com qualidade.
Imagem de perfil

De Greenlight a 29.06.2021 às 09:22

O que Bernardo Ribeiro diz é evidente para a maioria dos portugueses que se interessam por futebol. Mas é curioso que ele quase tenha que pedir desculpa para dizer que já chega de Fernando Santos. Se FS continuar como seleccionador, Portugal não irá ganhar o Mundial, como FS anunciou, a despropósito e até é provável que faça fraca figura, como agora fez.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 29.06.2021 às 10:01

Subscrevo por inteiro. O ciclo de FS deveria terminar por aqui, pois claramente "não tem mãos para o Ferrari" que pode ser esta seleção portuguesa.
Sem imagem de perfil

De MAV a 29.06.2021 às 10:41

Bom claro que Portugal não vai ganhar o mundial com FS mas já ganhou algum?
Já foi a uma final sequer?
Didier Deschamps pela lógica do Ribeiro já deve estar com a malinha feita perde com a ENORME Suíça e o FS coitado foi eliminado pelo nr 1 do ranking. E tinha no grupo o pequenino campeão do mundo e uma tal de Alemanha que nada ganha.
Sem imagem de perfil

De João F. a 29.06.2021 às 12:15

O "amor" pelo FS está à vista ou então é por espirito de contradição.Não vale a pena desmentir.
O FS não tem defesa, pois tem nesta altura - como disse alguém mais acima - um "ferrari" nas mãos, dentro do qual tem o melhor lote de jogadores em qualidade e quantidade, que nunca outro seleccionador teve em Portugal.
Sem imagem de perfil

De MAV a 29.06.2021 às 13:09

Já ontem lhe respondi aos "queridos"
E aos 'amores" O caro ou não tem memória ou falta-lhe cultura desportiva para dizer que esta selecção é a melhor de todas.
Só o mata-mata tinha a base do clube do norte campeão europeu mais Figo Rui Costa início de Ronaldo não me faça rir que ontem já o fez e fico agradecido por isso.
Se ter espírito de contradição é não ir na onda que aqui se levantou desde a convocatória então tem razão.
Eu falo de factos nunca ninguém ganhou o que FS ganhou.
70% de vitórias facto
É futebol bonito não não é mas foi eficaz para duas conquistas que duvido que possam acontecer nos próximos anos.
Sem imagem de perfil

De João F. a 29.06.2021 às 13:52


Onde é que eu escrevi que esta selecção é a melhor de todas?
Só pode fazer essa afirmação, por nítida má fé, o que revela bem o seu carácter!
Os 11 melhores jogadores do mundo em cada lugar, juntos, não fazem forçosamente a melhor equipa do mundo.

E o que é que tem a ver a falta de memória com a falta de cultura desportiva? Se calhar quando você viu pela primeira vez a luz do dia, eu já via jogos de futebol...Quem sabe!

Outro seleccionador com o mesmo lote de jogadores e com a qualidade e quantidade deste, teria normalmente feito melhor. O FS é teimoso em insistir sempre com os mesmos e medroso por impor sempre a equipa a jogar na retranca no inicio de cada jogo, o que não impediu a selecção de sofrer 7 golos em 4 jogos!!!
O jogo contra a Bélgica revelou bem a forma ultrapassada como vê o futebol, pois num jogo a eliminar, fez a equipa jogar sempre na expectativa durante a primeira parte a defender o resultado, como era feito há 40 anos, quando a selecção jogava para não perder por muitos!
Pode ser bom na preparação psicológica dos jogadores, mas tacticamente parou no tempo há mais de 20 anos. Foi campeão pelo clube do bimbo de Cedofeita, mas estava bem protegido pelo Apito Dourado, como se veio a saber mais tarde.

Acabo aqui, porque não vale a pena insistir. Já vi o que a casa gasta.
Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 29.06.2021 às 15:07

Ambas as equipas começaram o jogo na retranca porque estavam 35 graus. Ou não repararam que até o Renato adoptou um ritmo mais pausado do que o dos outros jogos?
Sem imagem de perfil

De MAV a 29.06.2021 às 16:35

Realmente não sabe se via antes ou depois mas com essa falta de memória....

" o melhor lote de jogadores em qualidade
e quantidade que NUNCA um selecionador teve ".... se isto não é a melhor!! Não tenho tempo para jogos de palavras

Quanto ao meu carácter dispenso as suas avaliações... eu também tenho a minha do seu e guardo para mim.

Se há coisa que não sou neste blog é apóstolo

Imagem de perfil

De Luísa de Sousa a 29.06.2021 às 11:49

para Bernardo Ribeiro!

Beijinhos Rui
Feliz Dia
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.06.2021 às 12:41

A questão que se coloca é saber se o estilo "resultadista" de Fernando Santos se deve manter e se é a melhor forma de rentabilizar os jogadores que Portugal tem à sua disposição actualmente.
Ninguém questiona o seu mérito na conquista do Europeu em 2016 ou a conquista da Liga das Nações (se bem que essa primeira edição foi valorizada de forma diferente por alguns países), mas na minha opinião o seu estilo pragmático ou "resultadista", de só arriscar quando tem o prejuízo, está esgotado. E as duas últimas grandes competições provaram-no.
Não é uma questão de jogar contra A ou B, contra o primeiro ou o trigésimo do ranking, é sim uma questão de avaliar se o seu estilo de jogo é benéfico ou não para o potencial que neste momento tem à disposição.
Os tempos mudam e as condições excepcionais que nos deram o título em 2016 não vão voltar a acontecer (tal como a Grécia não voltou a ter o "milagre" que lhe aconteceu em 2004), daí que manter Fernando Santos só por gratidão pode comprometer o sucesso de uma geração de jogadores.
Sem imagem de perfil

De MAV a 29.06.2021 às 13:14

Leão do Norte

Pensa que temos assim tantos valores?
2004/2021

Veja a convocatória de 2004 e compare com 2021 tirando Ronaldo quem é melhor dos que lá estavam? No max iguais.
Imagem de perfil

De Leão do Norte a 29.06.2021 às 13:54

MAV

Não percebi a questão.
Não estava a comparar 2004 com 2021.
A referência a 2004 foi para a seleção da Grécia, que como Portugal em 2016 teve condições excepcionais para conquistar um título.
Se for comparar acho que 2004 tinha globalmente melhores valores, mas isso não me impede de pensar que alguns dos jogadores actuais estão subaproveitados com este estilo de jogo.
Sem imagem de perfil

De MAV a 29.06.2021 às 14:05

Leão do Norte

Concordo nas condições específicas que nos valeu a vitória tanto a nós como à Grécia sem dúvida. O que quis dizer foi será que com estes valores 2021 ( que para mim não é tão liquido por isso fiz a comparação) temos condições com outro treinador para ganhar (repetir a vitória sem essas tais condiçõe e sem o pragmatismo)
Eu penso que não por isso defendo o FS.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 29.06.2021 às 14:25

A meu ver FS cometeu vários pecados "capitais".
É certo que no domingo a equipa crescer, foi para cima da Bélgica e só por manifesta infelicidade não logrou pelo menos o empate, a Bélgica cerrou fileiras a ganhar 1 a zero e tudo se complicou.
Atacámos muito mas muitas vezes sem critério e remates sem nexo, assim é dificil, é certo que fizemos 23 remates mas desses 23 quantos foram enquadrados e criaram real perigo? Pois.... tirando a bola no poste pouco mais foi, Cortois pouco ou nada defendeu.
Havia jogadores nesta seleção que estavam em claro sub rendimento, muito por culpa da sobrecarga de jogos mas também pelas opções do treinador, BF jogou numa posição que não tira partido de todo o seu virtuosismo, que é muito, ontem recuou no terreno e o seu jogo foi claramente melhor, mas jogadores como Jota, William Carvalho e Bernardo Silva estiveram claramente abaixo do seu potencial, coisa que em relação aos que jogam no campeonato inglês facilmente se explica, só BF tem mais de 70 jogos, em todas as competições, a jogar pelo seu clube, não há milagres, os jogadores não são máquinas. Impunha-se dar frescura à seleção, mas FS insiste sempre nos mesmos, só muda quando se vê apertado, por mim também acho que ontem mexeu tardiamente na equipa, quando se quer virar um resultado não se espera tanto tempo, mete-se logo a carne no assador...
É verdade que FS já nos deu o que nenhum selecionador deu, mas está na hora de mudar o ciclo, este não vai para melhor, é preciso um treinador que dê uma identidade ao nosso jogo, temos de deixar de ser uma equipa reativa (jogar só em função daquilo que o jogo dá) e é preciso quem saiba realmente aproveitar as características de um grupo de jogadores de uma grande geração de futebolistas. Nada contra FS mas é hora de virar a página.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo