Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Mentira intencional e deliberada"

Rui Gomes, em 01.03.17

 

img_770x433$2017_02_27_02_23_00_1230304.jpg

 

Deveras intrigante como José Maria Ricciardi está a tornar-se cada vez mais numa figura central na campanha eleitoral em curso, em apoio a Bruno de Carvalho. A sua resposta à muito reveladora carta aberta de Godinho Lopes, foi lançar a acusação que o antigo presidente "está por trás de Pedro Madeira Rodrigues". Muito além da ausência de fundamento factual e palpável, é por de mais óbvio que a imputação visa desviar atenções do que realmente merece reflexão.

 

Antes de referir a reacção do candidato da lista "A", não podemos deixar de adiantar uma consideração que nos confrontou desde que tivemos ocasião de ponderar o conteúdo da referida carta: se alguma parte desta não corresponde inteiramente à verdade - e isto também é aplicável à tão badalada reestruturação financeira - era de esperar que Sikander Sattar (KPMG) viesse a público desmentir Godinho Lopes, especialmente considerando o seu apoio a Bruno de Carvalho, verificável pela sua inclusão na notória comissão do ainda presidente do Sporting. Como tal não aconteceu até ao momento, só nos parece lógico assumir que é tudo verdadeiro. Nenhum outro argumento faz sentido, por muito que se pretenda adornar o caso.

 

Tudo isto não obstante, a candidatura de Pedro Madeira Rodrigues reagiu em comunicado à acusação de José Maria Ricciardi, classificando esta como uma "mentira intencional e deliberada".

Leia o comunicado na íntegra:

«Tomámos conhecimento das declarações feitas por José Maria Ricciardi (JMR) em que este afirma que é Godinho Lopes quem está por trás da candidatura de Pedro Madeira Rodrigues. Esta mentira intencional e deliberada de JMR só vem demonstrar o desespero que reina na candidatura do candidato por si controlado. Só é possível perceber estas afirmações se levarmos em linha de conta que esta é a forma como JMR vê o mundo, um mundo em que aquilo que parece afinal não é. Triste o mundo cínico em que vive JMR, em que não é concebível haver pessoas como Pedro Madeira Rodrigues que têm vontade própria, a força e a coragem para se lançarem numa candidatura ao Sporting sem dependerem de ninguém a não ser da vontade dos sócios no dia das eleições.

Estas afirmações são sintomáticas da forma como JMR tem pautado toda a sua actuação na vida do Sporting CP como, de resto, ficou bem patente na gravação a que todos tivemos acesso. Reiteramos mais uma vez a independência da candidatura da lista de Pedro Madeira Rodrigues, demonstrada de resto pela forma frontal como temos abordado todos os temas e criticado quem tem de ser criticado. Não deixa, no entanto, de ser verdade que a candidatura de Pedro Madeira Rodrigues tem gente por trás a apoiar. São, inclusivamente, cada vez mais. São os sócios do Sporting Clube de Portugal. Pessoas sérias e honestas que com o seu voto, no dia 4 de Março, vão dizer o que querem para o nosso Clube. Basta de pseudosalvadores do Sporting, com tiques ditatoriais que não têm a coragem de assumir os seus objectivos».
 

publicado às 04:25

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


26 comentários

Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 01.03.2017 às 08:28

Para mim é evidente que a reestruturação foi levada pelos actuais dirigentes. Não me esqueço daquele mês após as eleições de 2013 e as negociações duríssimas com a banca, inclusive com um Ricciardi que na altura não confiava nada em BdC e insistia que o Sporting tinha de perder a maioria da SAD.

Agora, a acusação da candidatura de PMR de a lista B querer vender a SAD, e estar a preparar tudo isto com o Ricciardi não tem qualquer cabimento. Se houve alguém que sempre defendeu a maioria da SAD foi BdC, inclusive nessas negociações com a banca não abdicava disso por nada. Agora, neste relatório e contas, diz o seguinte:

"Salientamos que, à data de 31 de Dezembro de 2016 e na sequência da reestruturação financeira, a Sporting SAD tem uma conta reserva com cerca de 3,1 milhões de euros que poderá ser utilizada para a compra das VMOCs aos Bancos. Tendo em conta os termos da referida reestuturação, esta conta reserva atingirá em Julho de 2017 o valor aproximado de 10 milhões de euros, o que permitirá ter poupado, em apenas dois anos e meio, o montante necessário para comprar 32%
das VMOCs e assim garantir a maioria do capital da Sporting SAD (considerando o valor actual da acção), tendo ainda 8 anos para obter o restante montante necessário. "

Para quem não tinha qualquer plano para a recompra das VMOCs, afinal parece que até estamos no rumo certo para o fazer.
Sem imagem de perfil

De Luis a 01.03.2017 às 08:55

Quem tem de comprar as VMOC e o clube e nao a SAD! Por isso, essa conta vale de muito pouco a nao ser enganar os socios!
Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 01.03.2017 às 09:49

É óbvio que o Sporting clube sozinho nunca terá volume de receitas para guardar 35M€. O dinheiro da recompra das VMOCs terá de vir da SAD, e como vê já existe uma conta reserva para esse efeito.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 01.03.2017 às 10:53

No final da época, a conta reserva terá valores equivalentes a 1/3 do valor necessário para a recompra de VMOCs, de forma a manter a maioria. E ainda faltam 8 anos.
Sem imagem de perfil

De Luis a 02.03.2017 às 23:12

Essa é a minha duvida... como poderá a SAD comprar essas VMOC se a SAD não é apenas do SCP? Vai distribuir o capital comprado por todos os accionistas ou vai apenas entrega-lo ao SCP? É que esse dinheiro é de todos os accionistas e nãonapenas do SCP.
Por isso é que me faz confusão esse pontonde a SAD ter uma contaa para a compra das VMOC. Se houver alguém que me consiga explicar ficarei agradecido.
Sem imagem de perfil

De MG a 01.03.2017 às 11:14

Espantoso, como se pode dizer tanta asneira junta, ou pior, dizer mentiras para enganar os incautos.

Comprar VMOC's ao valor de mercado??? Mas está tudo doido... Então deverá obrigatoriamente ser feito um aumento de capital quando o prazo para a amortização das VMOC's terminar (e estas não sejam resgatadas pelo Sporting) e esse aumento de capital fazer-se-à ao preço de mercado?? Então, mas o Sporting é um mundo à parte? Então os aumentos de capital não são SEMPRE feitos com ações subscritas pelo seu valor nominal, seja ele qual for, e por isso o valor é sempre igual às VMOC's? Como podem dizer, sem se rirem, que vão comprar "mais barato, pelo valor de mercado"??

É só mandar palha para os carneiros, e estes a comerem. O termo carneiro é de BdC, não é meu.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 01.03.2017 às 08:43

"Sikander Sattar (KPMG) viesse a público desmentir Godinho Lopes, especialmente considerando o seu apoio a Bruno de Carvalho, verificável pela sua inclusão na notória comissão do ainda presidente do Sporting. Como tal não aconteceu até ao momento, só nos parece lógico assumir que é tudo verdadeiro. Nenhum outro argumento faz sentido, por muito que se pretenda adornar o caso."

A inversão do ónus da prova ... muito bom Rui!

Já que estamos neste nivel de registo dou o meu contributo:
"O segurança pessoal do PMR é o mesmo do GL qd era presidente do clube."





Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2017 às 10:31

O Sérgio não tem a objectividade mínima para debater seja o que for comigo. Limite-se ao seu facciosismo pró-Bruno, é só o que sabe.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.03.2017 às 09:24

Então o senhor PMR diz que o Bruno de Carvalho recebia cerca de 800-900 eur por mês e por isso é uma pessoa facilmente manobrável. Isto é um insulto a mais de 50% da população portuguesa..
Sem imagem de perfil

De André Tavares a 01.03.2017 às 10:03

Peço desculpa pela não identificação. O comentário anterior foi meu.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 01.03.2017 às 10:08

Regista-se mais uma vez o nível da campanha de PMR.

Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 01.03.2017 às 10:25

Já tivemos amostra suficiente para perceber que, para quem tanto apregoa que vai unir os sportinguistas, PMR faz exactamente o contrário. O vídeo onde goza com um sportinguista, a declaração a afirmar que quem não gosta do treinador é do Sporting clube de carvalho, etc, são a prova disso mesmo. Quem critica o muito que se falou dos croquetes, não pode aprovar agora tal comportamento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2017 às 10:32

O Jorge Miguel pensa que somos todos uns incautos ?... Anda aqui a vender a mesma banha da cobra do "messias".
Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 01.03.2017 às 10:54

É mentira o que disse? O vídeo e as recentes declarações vêm já dividir os sócios. Caso PMR seja eleito, a parte dos votantes da lista B já estão catalogados como sendo adeptos do "Sporting clube de carvalho"! Não é assim com certeza que PMR capta algum eleitorado que porventura esteja indeciso...

Não tenho dúvidas, fosse BdC a dizer algo do género ou a fazer pouco de um sócio do Sporting, ainda por cima publicamente, pouco depois teria direito a um post aqui no Camarote. Sendo PMR, não passa nada. Mas compreendo a posição do Rui, é natural que não publique o que não abona a favor do candidato que apoia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2017 às 11:01

Mais da mesma "areia". Não se cansam...

Esse "Sporting clube de carvalho" já existe há muito, não surgiu apenas agora com as eleições.
Sem imagem de perfil

De roc a 01.03.2017 às 12:29

"Não é assim com certeza que PMR capta algum eleitorado que porventura esteja indeciso..."

E você tão preocupado com o que o PMR possa captar do eleitorado indeciso!

Você e outros soldadinhos vêm aqui escrevinhar coisas para ver se desviam a atenção dos leitores dos verdadeiros problemas, que são a gestão e a caloteirice do seu messias e dos desejos do Ricciardi com a sua estratégia bem explicita no video, que tem como seu lacaio-mor o BdC. Mas disso, tal como outros, não diz patavina.

Discutir da gravidade da conversa do Ricciardi, isso é que deviam fazer, se fossem sportinguistas. Apetece-se perguntar agora com a vossa fuga à discussão sobre o video, afinal quem são os tais "sportinguenses", palavra que vos cabe como uma luva.

Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 01.03.2017 às 14:50

Meu caro, quer discutir a conversa do Ricciardi? Pensa que tenho algum problema?

Aquilo que se ouve na conversa é mau, mas não é segredo para ninguém. Todos os sportinguistas atentos já se tinham apercebido que Ricciardi e companhia defendiam um investidor maioritário, tirar o poder aos sócios, etc. Por isso, Ricciardi era uma figura mal vista entre muitos sportinguistas, eu incluído. E não me esqueço disso. No entanto, apraz-me verificar que mudou de opinião, e assume totalmente que estava enganado. Mais vale tarde que nunca, costuma-se dizer. Embora não apague todas as suas acções anteriores.

Agora diga-me, em que é que essa conversa coloca em causa alguma coisa relativamente a Bruno de Carvalho? Pelo contrário, até demonstra que o estado calamitoso em que o Sporting se encontrava era real, e que a reestruturação levada a cabo por estes dirigentes foi muito bem conseguido. Que, não resolvendo todos os problemas, permitiu ao Sporting levantar-se e por-se a caminho da recuperação.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2017 às 15:54

"Aquilo que se ouve na conversa é mau, mas não é segredo para ninguém. Todos os sportinguistas atentos já se tinham apercebido que Ricciardi e companhia defendiam um investidor maioritário, tirar o poder aos sócios, etc".

Não tenho números para apresentar, mas creio que a esmagadora maioria de adeptos não tinha conhecimento algum do que é falado no vídeo.

A exemplo, eu não sabia, com especificidade, e creio que sou do mais atentos.
Sem imagem de perfil

De roc a 01.03.2017 às 17:32


- "Todos os sportinguistas atentos já se tinham apercebido que Ricciardi e companhia defendiam um investidor maioritário, tirar o poder aos sócios..."

Todos os sportinguistas?! Não fale em"todos" os sportinguistas, porque eu não sabia! E se você sabia, é cúmplice na vigarice que está a ser feita aos sócios, aquilo mesmo que vocês brunistas, tanto agitaram entre 2009 e 2013!
A prova é que o Ricciardi não mudou de opinião, é o que ele diz ao seu comparsa!
Se quiser posso-lhe transcrever o que é dito no vídeo.

- "Agora diga-me, em que é que essa conversa coloca em causa alguma coisa relativamente a Bruno de Carvalho?"

Mas ainda tem duvidas quando diz no vídeo que o poder não pode ficar nas
mãos do BD?
Eu como muitos, não temos duvidas que o seu messias é um pau mandado,
um lacaio ao serviço do Ricciardi.
Lembro-lhe as negociações que houve entre os 2 personagens logo a seguir à sua tomada de posse em 2013 e das desavenças entre eles e tao bem descritas pelo Zé dos Tachos, num comentário seu no inicio de Janeiro de 2014 na Bolha, onde afirma que o BdC esteve muito próximo de abdicar por falta de meios, que certamente lhe foram dados pelo Ricciardi para continuar, presume-se agora, depois de ter aceite as suas condições, que estao descritas no vídeo.
E como por efeitos de magia, a figura e o nome do Ricciardi, deixou logo de ser a "besta negra" para a brunocracia!



PS-Peço desculpa pela falta de certos acentos.Devo ter um problema no computador.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.03.2017 às 10:25

O que se regista, sobretudo, é o deplorável fanatismo pró-Bruno de devotos como o Sérgio. Isso é que triste e lamentável, indiferente se PMR dará ou não um bom presidente.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 01.03.2017 às 11:54

Onde o Rui vê fanatismo da minha parte eu considero uma opção consciente com base em várias vertentes desportiva & financeira e na aposta nas modalidades algo que tinha sido posto de parte no clube nos últimos 20 anos.

O Rui nunca me viu a mim colocar em causa as suas opções quanto muito algumas das suas opiniões.

Sem imagem de perfil

De NY Jets a 01.03.2017 às 11:12

Vocês gostam muito de desconversar. O PMR não ofendeu ninguem , simplesmente constatou o facto de o BdC ganhar 700-800 euros antes de ir para o Sporting e agora ganha 10000 e teve a lata de pedir retroactivos. Um homem que depende totalmente do clube financeiramente vai ser bem mais fácil de ser influenciado por Ricciardis e afins.... Mas continuem cegos ! Quando perdermos a SAD quero ver vossa reacção.

E acho engraçado falarem do nível do candidato quando apoiam o Rei do baixo nível .
Mas enfim , evidencias são pouco importantes para os apoiantes de BdC . Ele até podia ser apanhado a assaltar um banco e vocês haviam de arranjar uma desculpa. Não compreendo sinceramente. Mas é Sporting que temos hoje em dia.....
Sem imagem de perfil

De roc a 01.03.2017 às 12:15


Insulto para a população sportinguista, é ver-se um oportunista sem vergonha, que depois de ter falido várias empresas, estar a fazer do Clube um caloteiro como ele.

Depois de tudo o que sabe agora do personagem, ninguém pode dizer no futuro "eu não sabia", como muitos adeptos do Vale e Azevedo disseram. Toda a gente está ao corrente do comportamento deste gajo antes e depois de ser presidente e sabendo-se mais do que nunca, que está a servir a estratégia do Ricciardi. Continuar a apoiá-lo, é fazê-lo com CONSCIENCIA e sem DESCULPAS para o futuro. É correr-se o risco de um dia se pôr o Sporting nas mãos de um qualquer.

Depois de ter ouvido o que é dito pelo Ricciardi e a sua opinião sobre quem deve comandar o Sporting, diz ele, " não se deve dar o poder ao BdC", pode-se perguntar aos brunistas fanáticos e malcriados, o que é que fizeram ao slogan "SPORTING AGORA É NOSSO OUTRA VEZ!
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 01.03.2017 às 15:42

Caro roc, PMR afirmou isto relativamente a JJ: "Se ele decidir lutar pelos 20 milhões eu tenho trunfos e não são apenas legais", refere em entrevista ao 'Diário de Notícias'.

Para mim significa tornar um clube caloteiro, com a agravante de falar em trunfos ilegais.

Isto para si significa o quê ?

Este tipo de comentários deixam-no tranquilo relativamente ao comportamento de PMR ?
Sem imagem de perfil

De roc a 01.03.2017 às 18:15


Está a apontar o que o PMR possa ter dito como candidato, mas nunca o li a criticar as promessas que o BdC fez antes das eleições de 2013, bem como dos insultos que dirigiu (carneirada, ratos, híbridos, reles, cobardes, etc) aos sócios e adeptos que nunca disseram AMEN às suas bacoradas.

Curioso! Muito curioso, como os brunistas revelam uma amnésia tão profunda!
A vossa cumplicidade com as cambalhotas e trafulhices pelo vosso anormal-presidente, é mais que evidente.
Sem imagem de perfil

De L a 03.03.2017 às 09:58

Por mais que o SCP se tivesse transformado em tudo aquilo que mais abomino no desporto, é irresistível não voltar a comentar o desespero de Ricciardi. Como refere o post, surpreendentemente ou não, a grande figura da campanha. Dando de barato mais uma cambalhota olímpica do anormal e da seita. Desta feita ao lado do maior coveiro…

Um clube sem qualquer projecto desportivo, só obcecado em ganhar a qualquer custo. Com um volume assustador de contratações e equipas sem qualquer tipo de futuro. Em suma, a verdadeira antítese do que foi sempre o SCP. Um Clube formador, acima de tudo, de valores. Só um par de exemplos extra futebol - entregue a um saloio como nunca visto no SCP. O que é que diriam por exemplo os sportinguistas que aplaudem hoje Nelson Évora no SCP se um ícone leonino como o Carlos Lopes aparecesse no Benfica depois do ouro em Los Angeles? Ou o regresso do ciclismo de Joaquim Agostinho em Tavira? Que não passa de um saco de camisolas com um maço de notas todas as épocas em Tavira. Que o SCP é hoje uma mentira pegada todos os dias?

Em relação a Ricciard sejamos claros. Ricciardi hoje não passa de um arrependido na Justiça. E depois das últimas declarações parece que só ele é que se esqueceu! Figura jurídica que nem constava no nosso ordenamento jurídico à data. O vulgar delator premiado da América do Sul. Não por acaso, a grande pátria da família. No futuro, de preferência, uma Republica que não assegure o direito de extradição. E possível ou não lá chegou a acordo com o MP. Com pacotes como o Monte Branco e as fraudes no BES não admira. Só no ano em que foi escutado a fazer o que fez a vida toda - o ano do tráfico de influências na EDP e na REN - foram precisas três declarações de rendimentos. Sim, só à terceira é que a AT aceitou a declaração de rendimentos de um cidadão que por acaso… até era banqueiro. Qual idoneidade, qual Banco de Portugal qual… Só mesmo em Portugal. Em qualquer país do Mundo desenvolvido que serve muitas vezes de referência aos portugueses Ricciardi já estava preso há muito tempo. Ou na melhor das hipóteses para Portugal e com o regulador a fazer o que lhe compete sempre, sem a carta de condução do Banco de Portugal que lhe permitiu conduzir várias Organizações para o abismo. E pior, milhares de famílias e inclusive vários suicídios. E quem consegue ajudar a afundar o maior banco privado português… E o mais surpreendente ou talvez não é que até o amigo angolano – outro grande filantropo – mostra hoje muito mais tino.

E se Ricciardi volta a dizer que está tudo controlado… Venderam agora meia equipa à pressa mas “no passa nada”. E se passar Ricciardi ainda põe as tias a fazer bolos outra vez. Sempre tive plena consciência que o SCP devia ser um clube muito misterioso para a maior parte dos adeptos. Mas apoiar hoje Ricciardi no SCP só para alguém tão ignorante como o anormal que ainda é presidente. O SCP nunca precisou deste tipo de pavões para nada. Que ainda por cima gostam de meter o bedelho em tudo e do core do clube percebem bola. Como diz o Jasus. O SCP só precisa de voltar a poder contar com estruturas profissionais à altura da história do Clube.

E como só tenho por hábito no CL comentar factos mais ou menos públicos, nem por acaso numa reportagem da SIC:

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/reportagemsic/2017-03-01-Assalto-ao-Castelo---Episodio-1

Para quem não sabia de nada em 2016, depois do acordo no MP, é ver há quantos anos os técnicos do Banco de Portugal já questionavam a idoneidade de Ricciardi. Logo aos 02:30

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2019
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2018
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2017
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2016
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2015
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2014
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2013
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2012
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D




Cristiano Ronaldo