Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

1-liedson.jpg

 

Rogério Casanova, jornal Expresso, na sua usual crónica humorística sobre a performance dos jogadores do Sporting, escreveu o seguinte sobre a acção de Gelson Martins ao tirar a camisola depois de marcar o golo ao Moreirense:

 

"Estou optimista, mesmo sem Gelson a jogar no Dragão. Recordo que Liedson pontapeou estupidamente uma bola para fora, vendo um cartão amarelo escusado que o afastou do jogo decisivo disputado cinco dias depois, na casa de um rival directo. Mas não houve crise: não jogou Liedson, jogou outro qualquer no seu lugar, de certeza que correu tudo bem". ( Spoiler: o Benfica venceu por 1-0 e acabou por ser campeão).

 

Eis uma breve reportagem desse jogo que foi disputado no dia 20 de Dezembro de 2004, frente ao Vitória de Guimarães:

 

"Foi o golo de Liedson que colocou os leões em vantagem no término do primeiro tempo que despoletou a revolta dos adeptos do Vitória. O avançado brasileiro apontou mais um golo e continua a liderar a tabela dos melhores marcadores do campeonato com 12 golos, mais dois do que Simão Sabrosa e Antchouet. A marcar negativamente a sua prestação em Guimarães está o cartão amarelo que viu e que o afasta assim do derby da capital com o Benfica que se realiza no regresso do campeonato no próximo ano".

 

Não pretendo de modo algum comparar situações e muito menos insinuar seja o que for sobre a acção de Gelson Martins, mas achei piada à referência de Rogério Casanova apenas porque ainda hoje me interrogo a respeito da real intenção de Liedson. Recordo muito bem o lance e creio que quem assistiu a esse jogo terá memória semelhante à minha. Uma situação deveras insólita e que não me deixou convencido sobre a mera espontaneidade irreflectida do avançado do Sporting.

 

Nota: Segundo informações que vieram a público, Gelson não irá ser alvo de qualquer procedimento disciplinar ou multa, por parte da Sporting SAD. Um leque de considerações que só podem ser verdadeiramente debatidas por quem se encontra no foro interno.

 

publicado às 03:18

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


23 comentários

Perfil Facebook

De Mike Portugal a 28.02.2018 às 08:34

A partir do momento em que Coates não foi multado, Gelson também não poderia ser. Uma questâo de coerência.

Em relação ao lance do Liedson, eu continuo a achar que não foi de proposito e que simplesmente ele nem se lembrou que poderia apanhar amarelo por aquela situação.
Sem imagem de perfil

De Duarte L a 28.02.2018 às 09:37

Não é comparável... Coates não falharia o jogo mais importante e tirou a camisola num momento de euforia. O Gélson preparou este número ridículo a frio.
Sem imagem de perfil

De Bento de Jesus Carvalho a 28.02.2018 às 10:02

Todos os jogos são importantes e recorde-se que o Sporting já estava sem o Mathieu ... e como se viu não foi nada fácil ganhar ao Moreirense.
Apenas o Coates teve a sorte de não ser amarelado. Quanto a mim a gravidade é a mesma.
No que respeita ao Gelson, ainda que se considere mais grave, acho que deve ser tida em consideração a conduta exemplar deste até ao momento.
Sem imagem de perfil

De Duarte L a 28.02.2018 às 10:05

Concordo que ele tem sido exemplar, e não defendi que seja penalizado. Simplesmente não acho que se possa por no mesmo saco do Coates porque me parece que as circunstâncias são diferentes (a que acresce que Gélson já tinha um amarelo e o Coates não).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2018 às 14:12

Incompreensível, a comparação com Coates. Se Gelson apenas tivesse um amarelo, seria criticado pelo acto mas o caso morria logo à raiz. Ou seja, seria um não caso.

Coates não tinha amarelo e até é de admitir que pretendia limpar o registo de 5 amarelos no jogo com o Moreirense, caso João Capela lhe tivesse mostrado cartão, como devia ter feito. Não garanto que tenha sido essa a ideia, mas é uma possibilidade.

Ainda, e como já foi referido por outros leitores, o Gelson planeou o acto antecipadamente, apenas esperou pela oportunidade. Foi num golo dele, mas até podia ter sido noutra ocasião adequada.
Sem imagem de perfil

De antecipado a 28.02.2018 às 09:19

De facto o Liedson foi castigado, mas o Sporting antecipou logo o jogo da taça de Portugal pagando até os cachecóis à equipa adversária, estes já tinham mandado imprimir com a data previamente estipulada e assim o Liedson já pode jogar contra o Benfica. Tudo isto feito de acordo com a verdade desportiva, obviamente.
Sem imagem de perfil

De Duarte L a 28.02.2018 às 09:36

Estão-se a confundir dois jogos da mesma época. Em ambos os jogos com o Guimarães o Liedson levou amarelo e não iria jogar com o Benfica.
No primeiro penso que jogou a bola com a mão, mas acabou por jogar por conta da antecipação do jogo da Taça. Ganhámos esse jogo por 2-0 ou 2-1, creio que o Liedson marcou os 2...
Na segunda volta é que pontapeou a bola para longe no fim do jogo, quando a bola já estava fora... tínhamos marcado o 1-0 num livre de Tello já depois dos 80 minutos.
E aí não jogou efetivamente; Pinilla estava lesionado, penso, e jogou Sá Pinto à frente. Não tivemos uma oportunidade de golo digna do nome...
(falo de memória, não googlei para confirmar).
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 28.02.2018 às 10:21

O Sporting pagou para antecipar o jogo e limpar o castigo, a bem da verdade desportiva, mas o Liedson não apareceu na mesma, ficou de férias no Brasil.
Sem imagem de perfil

De Duarte L a 28.02.2018 às 12:04

Jogou o jogo com o Benfica a 8 de janeiro e marcou os 2 golos da vitória do Sporting https://www.zerozero.pt/jogo.php?id=86903
Sem imagem de perfil

De Robbie Fowler a 28.02.2018 às 12:10

Tem razão, ele prolongou as férias, mas apareceu. Fica o registo da manobra que o Sporting utilizou para poder limpar um castigo, que há malta que se costuma esquecer destas coisas.
Sem imagem de perfil

De Duarte L a 28.02.2018 às 12:21

Como Sportinguista não gostei dessa manobra.
Sem imagem de perfil

De Nando a 28.02.2018 às 09:29

Na minha opinião, o Gelson não queria disputar o jogo com o FCP e arranjou forma de ficar de fora. Em caso de derrota, sacude a água do capote.
Sabia que tinha um amarelo recente (87''), podia ter tirado a camisola após o apito final em frente as câmaras e mostrava a sua solidariedade para com o Semedo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2018 às 14:03

Essa é uma tese extrema, sem o mínimo de lógica!!!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 28.02.2018 às 09:49

Ja se escreveu muito ontem sobre este caso que mantenho de muito grave mas ja esta e nada se pode fazer agora.
Tudo o que se passar com Gelson da parte do treinador colegas e direçao acho muito bem que seja internamente sem conhecimento publico em geral e deve obviamente viajar junto com a equipa para o Porto.

A equipa esta muito debilitada com jogadores de peso ausentes de treinar e amanha sao tomadas as decisoes finais de quem vai a jogo.
Quem ainda nao poder treinar amanha sem limitaçoes estará fora.
Na minha opiniao é o jogo do titulo para o Sporting perdendo diz adeus ganhando passa a ser o candidato principal e empatando sai com escassas possibilidades de la chegar.

Sou muito pragmatico e é de uma enorme pena termos desperdiçado esta enorme oportunidade em nâo nos apresentarmos nas melhores condiçoes por erros proprios e é isso que ficará para a historia.
Resta-nos apoiar quem for a jogo e rezar por um milagre que tera que ser maior perante as circunstancias.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2018 às 14:16

Concordo que uma derrota afastará o Sporting definitivamente do título e até o segundo lugar fica em perigo. O empate será um mal menor, não altera muito as coisas.

O Sporting precisa de vencer para se manter na corrida e continuar a exercer pressão nos outros dois.

Caso tivesse empatado ou perdido com o Moreirense, o cenário ainda seria pior, obviamente.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 28.02.2018 às 21:20

Se tivesse perdido com o Moreirense estava ja fora da corrida estamos a 9 jornadas do final .
Sinceramente acreditava que com a equipa dos titulares indiscutiveis iriamos discutir o jogo de sexta palmo a palmo assim sejamos conscientes seremos obrigados a dar a iniciativa de posse de bola ao Porto defendendo muito bem e ter fortuna num qualquer contra ataque e isso se o Porto nao marcar primeiro..
Depois temos metade da equipa que nem pode treinar por febre o que debelita bastante as forças .
Nao foi devidamente preparado este ataque ao título , autofragilizámo-nos.
Sem imagem de perfil

De HY a 28.02.2018 às 09:49

Acho que vai por aqui uma grande confusão. O episódio com o Liedson ocorreu em Alvalade e foi antes do jogo decisivo (penúltima jornada) em que íamos à Luz. O jogo do célebre golo do Luisão...Os campeonatos costumam decidir-se em Maio, não em Dezembro...tudo o que vem a seguir é treta...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2018 às 14:06

Bem... nem 8 nem 80. Há jogos antes de Maio que muito embora matematicamente não sejam decisivos, que acabam por definir campeonatos.

A exemplo, acredito que se o Sporting perder no Dragão na sexta-feira, fica definitivamente afastado do título, e até com o segundo lugar em perigo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.02.2018 às 15:45

A ser verdade fico satisfeito com a decisão de não penalizar Gelson. É uma decisão sensata da estrutura e que colide com a "crucificação" que aqui vi fazer do atleta por muitos adeptos. E é uma decisão sensata por muitas e variadas razões, que já tive oportunidade de expor noutros comentários.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 28.02.2018 às 21:28

Caro Nação Valente nao é assim que funciona o balnerário .

Primeiro podemos nunca chegar a saber o que foi decidido internamente o que me parece muito bem, depois a crucificação dos adeptos tinha que ser feita , ela por si só já funcionou como castigo , tudo é analisado ao pormonor ,áaparte que se trata do jogador que nunca deu qualquer problema no passado a treinadores e Direçao .
Eu pessoalmente até critiquei duramente e propositadamente para que de futuro nao se repita e encontrem outras formas de manisfestações que nao prejudiquem a equipa com os seus compromissos .

Entretanto continuamos a ter que ir mais fragilizados para disputar o jogo do título na sexta feira.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 28.02.2018 às 21:46

Caro Indiana Júlio,
Deve saber, melhor do que eu, que numa prova longa o que conta é a regularidade. Há jogos onde se somam ou perdem pontos. Não há, na minha opinião, nenhum jogo do título. Todas as equipas perdem pontos onde não se prevê que os percam. Se assim não fosse fazia-se uma prova a três ou quatro e não a dezoito.
Em relação ao caso Gelson obrigado por me dar razão. É assunto para ser abordado dentro. Os adeptos podem crucificar à vontade,mas não concordo, não resolve nada e só atrapalha. Não tiro uma vírgula sobre o que já escrevi. E também não concordo que de futuro estas e outras situações semelhantes não vão acontecer, pelo menos enquanto os protagonistas forem pessoas.
Imagem de perfil

De PSousa a 28.02.2018 às 18:23

Se a direcção decidiu não penalizar Gelson, está no seu pleno direito. Mas depois não peçam "cultura de exigência" (muitas vezes aqui apregoada).
Não peço a "cabeça" do Gelson, mas uma exemplar multa era bem aplicada, e não se compare com Coates ou outro qualquer...

Para além disto, e começando na próxima época, o SCP deveria ter um regulamento interno para este tipo de situação. Um jogador que visse amarelo por tirar a camisola do SCP, teria uma redução de X% no ordenado!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 28.02.2018 às 21:30

Possivelmente nao estava no regulamento interno , foram todos apanhados desprevenidos .

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo