Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Meu pobre Sporting !

Rui Gomes, em 19.05.18

 

bruno-de-carvalho-et-andre-geraldes__225090_.jpg

 

O "dia mais negro da história do Sporting" parece que está dividido em capítulos e com o passar de cada dia somos confrontados, ou melhor, afrontados, com mais informações e suspeitas sobre o que realmente tem sido o consulado terceiro-mundista do lunático e ainda presidente Bruno de Carvalho.

 

Não duvido, minimamente, que o destino deste desprezível figurante está traçado, e será tudo menos um mar de rosas. A grande dúvida, neste momento, é sobre o que ainda está para vir que arrastará, ainda mais, o honroso nome e história do Sporting Clube de Portugal pelo infame lamaçal.

 

O nosso leitor Fernandes teve a gentileza de me alertar para uma extensa reportagem do jornal Observador, que, confesso, me deixou deveras abatido com o mais que está entre mãos judiciais.

 

A reportagem, intitulada "Operação Cashball quer saber como era fianciado o alegado saco azul do Sporting e desconfia do envolvimento de mais dirigentes do clube", da autoria de Luís Rosa Bruno Ribeiro, começa por descrever o que foi encontrado no cofre situado no gabinete de trabalho de André Geraldes e tudo daí proveniente.

 

Por ser um escrito muito extenso, como já referi, vou apenas transcrever dois parágrafos para dar uma ideia ao leitor do que consta a reportagem. O link devidamente sublinhado acima dá acesso ao artigo, na íntegra.

 

"No caso do Sporting, a grande surpresa chamou-se “cofre” e foi encontrado no gabinete de trabalho do principal alvo daquelas buscas: André Geraldes. Um pequeno cofre com um recheio muito significativo: 63 mil euros e mais uns trocos devidamente acondicionados em vários envelopes. Na face de alguns deles estavam iniciais escritas à mão, enquanto que outros continham documentos".

 

"Estes indícios sobre a existência de um saco azul no Sporting vão levar inevitavelmente à abertura de uma nova linha de investigação que terá mais dirigentes do clube na mira. Os investigadores não acreditam que um funcionário como André Geraldes (que nem sequer faz parte dos órgãos sociais do clube nem da SAD, mas sim de team manager do futebol desde a saída de Octávio Machado, depois de ter sido responsável pelo Gabinete de Apoio aos Atletas e Modalidades) fosse capaz de implementar este alegado esquema sem o conhecimento de outros dirigentes do Sporting. Nesse sentido, o DIAP e a PJ do Porto suspeitam que mais dirigentes poderão estar envolvidos".

 

Como se tudo isto não fosse suficiente para deixar qualquer mente sensata perturbada, verifica-se que ainda existe um bando de supostos sportinguistas que continuam a apoiar o actual presidente e o que resta da sua direcção.

 

Perante este abjecto cenário, não vou dar ensejo ao que verdadeiramente me vai na alma, porque seria linguagem susceptível a censura rigorosa.

 

Muitas perguntas sobre os interesses vigentes dos dirigentes agarrados ao poder. Eis parte da explicação, muito embora, na minha opinião, não explicar tudo, nem de perto:

 

img_FanaticaBig$2018_05_19_08_58_25_1399674.jpg

 

Bem, se alguém estava à espera que Bruno de Carvalho anunciasse a demissão, ficou esclarecido que nada está mais longe da sua mente. O seu monólogo de cerca de uma hora serviu, fundamentalmente, para se apresentar como a maior vítima de tudo quanto se está a passar no Sporting, e ainda para apontar o dedo a uns quantos terceiros a quem atribui um leque de culpabilidades.

 

img_770x433$2018_05_19_12_11_10_1399734.jpg

 

Confesso que quase que adormeci a ver/ouvir a conferência de imprensa de Bruno de Carvalho, e digo isto sem o mínimo de sarcasmo à mistura. Vou tentar, em sinopose, fazer um resumo de alguns temas de maior relevo que o ainda presidente abordou:

 

- A Direcção do Sporting está a ser vítima de bullying e terrorismo;

 

- O maior culpado da actual crise é José Maria Ricciardi, nas suas palavras, o estratega de tudo o que se está a passar, apesar de andar a passar pelos "pingos da chuva";

 

- Apelidou Álvaro Sobrinho (sarcasticamente) de herói nacional e disse que a Holdimo não é a marca ideal para dar nome e prestígio ao Sporting;

 

- Um outro que tem estado à espera de voltar a tentar tomar a tentar tomar o poder à Rogério Alves;

 

- Rui Patrício, pelos vistos, também tem as suas culpas. Foi ele, sem ser confrontado decerto, que chamou nomes aos adeptos que esperavam os jogadores no estacionamento de Alvalade, no regresso da equipa do jogo em Madrid. Também, que o guarda-redes do Sporting não devia ter acusado os tais adeptos de serem pagos para as acções deles.

 

- Ninguém da SAD deu autorização seja a quem for para entrada na Academia no dia da invasão;

 

- Não há juridicamente razões para qualquer jogador rescindir com o Sporting;

 

- Atacou Jaime Marta Soares por várias razões que eu não tomei nota;

 

- Numa próxima Assembleia Geral estará disponível para responder a tudo. Mais do mesmo, as reuniões magnas são sempre o seu milieu mais desejado, onde se sente bem protegido e à vontade para manipular confrontações;

 

- Garantiu que não actos de corrupção por dirigentes do Sporting e que não há saco azul;

 

- Fez referência a Luís Filipe Vieira e ao Benfica, em contexto que eu também não tomei nota, mas alegando que o rival está prestes a eliminar o seu maior inimigo;

 

- Se não percebi mal, Bruno de Carvalho não vai ao Jamor, tentando evitar qualquer confusão pela sua presença;

 

- No epicentro de tudo o que disse estão os termos terrorismo e terroristas, repetido incessantemente, em vários sentidos e em referência a várias pessoas.

 

Bem... a conferência ainda decorre, com perguntas de jornalistas.

 

publicado às 12:00

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


150 comentários

Sem imagem de perfil

De Transmontano a 19.05.2018 às 07:30

Tenho tido pesadelos com todo que está a acontecer ao Sporting, estamos perante a pagina mais Negra da historia Centenária do Sporting..Sempre fomos um Clube que respeitou adversários e verdade desportiva, mesmo quando fomos espoliados durante o Apito Dourado que tantas guerras internas nos causaram sempre optamos e bem por uma postura séria e honesta.

Mas todo mudou com a chegada deste Trafulha a Presidente, alguns meses atrás escrevi aqui no Camarote que quem se junta aos Corruptos ( Salgueiros, Boavista, Estrela da Amadora etc..) tem um fim triste.. BC deixou-se levar pela cantiga do Bandido do seu " Amigo" Pinto Corleone.
BC ficou cego com a hipótese de vir a ser o Novo Corleone do Futebol Tuga, ao ponto de não se aperceber que estava a ser alvo de uma armadilha Tripeira, espero que Geraldes e BC sejam Homens e se fizeram algo de errado que o assumam , mas que também digam quem foi que lhes deu os contactos do Mundo Sujo do Futebol, Geraldes e BC não tinham acesso a esse Mundo, alguém já batido nessas artes teve de lhes dar esses mesmos contactos..

Eu cheguei a dizer ao Nação Valente que o BC estava mais perto de ser um Kadafi do que Corleone, mas hoje já penso e digo que BC é sim um Corleone arraçado com Vale Azevedo de quinta Categoria, que nos vai arrastar para o abismo profundo caso os Sportinguistas não corram com ele do clube..Como já o disse ontem aqui mesmo, já somos mais de 20 Sportinguista Transmontanos a ir a AG para ajudar o Nosso Sporting a Libertar-se deste Fascistas Trafulha que temos como Presidente que aliás eu ajudei a eleger no primeiro Mandato, foi a Maior Maldade que já fiz ao Sporting na minha vida..

Ps. Quando é que alguém com credibilidade se vai chegar a frente ??..É Urgente que alguém credível dei a cara por uma mudança, senão corremos o Risco de virmos a ter um novo BC na Presidência..Os Populistas, os Demagogo assim como os Trafulhas são mestre a aproveitar o caos para assim conseguirem Poder como foi o caso de BC...Está é a hora certa de gente como Rogério Alves e outros como ele, se chegarem a frente para salvar o Sporting..

Viva o Sporting
Sem imagem de perfil

De antonio a 19.05.2018 às 07:45

Quanto à sua pergunta “quando alguém com credibilidade se chega à frente?” a resposta é simples: PMR teria sido uma solução séria. Era claro como água e só não viu quem não quis.

Mas acusaram o homem de não ter perfil ou de ser demasiadamente educado. É o que dá quando se olha às aparências e não ao conteúdo.
Imagem de perfil

De Greenlight a 19.05.2018 às 08:26

Inexplicàvelmente ou talvez não continuam a existir apoiantes do sr.bruno, o pior presidente do Sporting de todos os tempos mas, acredito que cada vez menos.
Também não percebo como é que, pessoas de nível intelectual, académico e de educação só há 2 meses é que realizaram que a criatura (já) não tinha condições para ser presidente do Sporting. É difícil de entender, mas mais vale tarde do que nunca!
Para além disso a Sporting TV continua a sua senda vergonhosa de mau jornalismo ao serviço da ficção irreal que é a "bondade" da actual direcção e do seu "cabecilha", o sr.bruno. Ontem (deverá continuar hoje e amanhã) uma reportagenzeca em que mostravam a escadaria do estádio do Jamor ,que os jogadores do Sporting poderão subir "por entre adeptos do Sporting para receber aTaça, onde estarão as Autoridades e a direcção do Sporting", não consigo reproduzir de memória as palavras que foram exactamente usadas.
Desejo muito que a equipa do Sporting ganhe a Taça e ignore ostensivamente o sr.bruno (caso a criatura lá esteja).
Sem imagem de perfil

De Fernandes a 19.05.2018 às 09:56

“O Bruno nem sequer entra na zona de lazer dos jogadores. Ninguém lhe fala, ninguém o cumprimenta, ninguém gosta dele, é um cenário desolador. É irreparável e eles querem, todos, ir-se embora”, diz fonte próxima dos órgãos sociais.

Expresso.

Os elementos da direcção que estão a segurar BdC estão hipnotizados? Começa a ser a única teoria que faz algum sentido.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 19.05.2018 às 10:35

Sim, HIPNOTIZADOS pelos CHORUDOS vencimentos!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 19.05.2018 às 10:06

Eu acho que tem havido muita contra informação no meio das notícias que são de relevo.... por exemplo a notícia do JJ ter provas contra BdC é exemplo da falta de rigor jornalistico.
Eu espero que a existência de noticias falsas não possam ser utilizadas a favor de BdC como argumento de que existe um complot contra ele.
Neste momento a justiça está a investigar e o Geraldes está fora do cargo, mas se olharmos para outros casos semelhantes não vi o mesmo tratamento, tanto da justiça como da opinião pública.
Eu acho que esta história do Paulo Silva ainda vai a meio, tem havido uns sururus que nos próximos dias vai aparecer uma notícia bomba..... veremos os próximos dias.

BdC ir à final da taça será um factor de destabilizaçao e choca-me a falta de sportinguismo do proprio, acho mesmo que a PSP deveria proibir a presença dele na final.
Sem imagem de perfil

De Geraldo Sem Favor a 19.05.2018 às 16:31

Ainda a condescender a actuação de BC? Depreendo pelas suas palavras um "mas" imenso que já deveria ter ultrapassado a barreira da teimosia.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 19.05.2018 às 16:52

Independente da má gestão de BdC eu não quero ver o Sporting a ser atacado por coisas que são mentira.... e alerto que essa contra informação falsa apenas dá força a BdC.
Não existe condescendência existe apenas lógica para ter uma estratégia que obrigue BdC a ir a eleições e não afastar ainda mais os apoiantes de BdC da razão.
Sem imagem de perfil

De Geraldo Sem Favor a 19.05.2018 às 17:51

Se é falsa a contra informação logo a informação é verdadeira.
O que dá força a BdC são todos os que estão a ver o descalabro e defendem-no como você.
Estranha forma a sua de chamar BdC à razão dando-lhe o alento que ele precisa.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 19.05.2018 às 18:34

Quando se faz uma notícia a dizer que JJ tem provas contra BdC e depois veio se a comprovar que era falso é um exemplo do que estou a falar. Mas porque será que sempre que alguém refere a necessidade de contenção às notícias que vão saindo é logo brunista? BdC deve sair já .... mas eu ao contrário de pessoas como você preferia menos espectáculo na CS e acho que ele vai se aproveitar disso, vitimizando-se.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 18:46

Tanta referência a esse caso de Jorge Jesus. Não passa de uma gota no oceano.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 19.05.2018 às 10:34

Rui, como por aqui já o disse eu fui um apoiante desta Direção. Não fujo como os ratos de navio a afundar. Já o disse aqui há dois dias que defendo a saida neste momento de Bruno de Carvalho, até porque também como disse a mim interessa é o superior interesse do Sporting. Volto a frisar estou solidário com os jogadores no ataque em Alcochete, mas não estou com eles em mais nada. Aliás cheira-me que muitos que agora andam a falar bem dos jogadores daqui a uns dias iriam chmar tudo e mais alguma coisa aos mesmos, quando eles começarem supostamente a rescindir(com ou sem razão, não sei), apenas quero os interesses do Sporting. Mas estou em querer em tudo o que tenho ouvido e lido, começo a ver que muitos sportinguistas na ânsia de destruirem Bruno Carvalho, começam a dizer coisas que não tenho qualquer duvida de que irão prejudicar e muito os interesses do clube, sobretudo nessa questão das possiveis rescisões de jogadores. Nessa altura espero que exista alguém que faça esse levantamento para punir de forma severa toda essa gente. Já agora todos aqueles que ainda acreditam que os jogadores amanhã vão a jogo pelos interesses do clube, estão redondamente enganados. Vão a jogo pelos seus próprios interesses e a partir de segunda feira, iremos ver isso com mais acuidade. Defendo efetivamente neste momento a saida de Bruno Carvalho, porque seria o melhor para o clube, mas não me revejo em muita da porcaria e mentiras que a comunicação social anti-sporting e muitos ditos sportinguistas tem dito nestes dias. Por exemplo o desmentido do Jesus é um desses exemplos, mas teremos mais.Para terminar sou solidário com os jogadores no que aconteceu na Academia, mas em mais nada estou do lado deles.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 11:25

Meu caro,

Estou a ver muita gente a dar a notícia de Jorge Jesus como exemplo. Esse caso era deveras transparente logo a partir do primeiro minuto e na realidade não era necessário o desmentido para se compreender isso.

Essa postura de estar ou não com os jogadores ultrapassa-me completamente. Debater/criticar os quês e porquês das performances deles é uma coisa, o que aconteceu na Academia é outra. Eles são activos de muito valor para o Clube, é importante serem protegidos.

Nós sabemos o que a "casa" gasta e que há informações que chegam à rua sem valor algum. No entanto, a minha opinião é que o pior ainda está para vir, à parte do evento da Academia.
Sem imagem de perfil

De sangueverde a 19.05.2018 às 13:44

Meu caro amigo, você ou eu, ou qualquer outro adepto dizer mal de jogadores é a coisa mais normal e natural do mundo, sempre aconteceu, sempre haverá de acontecer e os jogadores só tem é que se aguentar e aguentam-se, que faz parte de ser figura publica e ganham bem para isso. Quando é um presidente a fazê-lo publicamente, é outra coisa, é outra gravidade, é que nem tem comparação. Quando ainda por cima é um presidente que na hora da vitória, anda aos beijinhos e abraços com os jogadores e a saltar para o colo uns dos outros e a dar voltas olímpicas ao estádio batendo com a mão no peito como se o próprio tivesse marcado uns golos, depois imediatamente na derrota salta a barricada e vem publicamente criticar os jogadores, mais, vem tentar ensinar os jogadores, como fez em relação ao Gelson no jogo de Madrid, que ele rematou "assim" e deveria ter rematado "assado"...bom nesse caso, já não estamos sequer falar de criticar ou deixar de criticar, estamos a falar simplesmente de loucura, que é o estado do personagem que está a fazer de conta que ainda é presidente, um LOUCO e digo que ele apenas faz de conta que é presidente porque ele já não manda realmente em nada, já não controla nada, enfim está lá e recebe como tal apenas. É claro que isso para o SPORTING é tremendamente prejudicial, eu diria mesmo que é ruinoso, mas de um louco, é claro, não é esperado que deia por isso, na sua doente cabeça, provavelmente continua tudo a correr sobre rodas.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 19.05.2018 às 17:31

Rui, existem ao longo de anos muitas criticas de Presidentes de clubes, quer em Portugal quer noutros Países. Quanto a andar a comemorar e depois criticar, a isso chamo coerência, complicado seria só apontar defeitos e não evidenciar as virtudes. Ao longo de naos nas diversas empresas para quem trabalhei fui chmado felizmente poucas vezes á atenção, fui felizmente mais vezes elogiado, mas nunca me envaideci pelo elogio e tive que manter a calma na critica.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 18:49

Não pretendo bem onde pretende chegar. A verdade é que em qualquer faceta de vida, há métodos correctos e incorrectos de fazer as coisas.

Bruno de Carvalho, inavariavelmente, opta pelo incorrecto.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 19.05.2018 às 20:20

Rui, o facto de ter apoiado a Direção, naõ quer dizer que sempre tivesse estado de acordo contudo, fosse no conteudo ou na forma. Aquilo que quero dizer é que em minha opinião os jogadores não deveriam ter emitido aquele comunicado após o post do Presidente. Se me for perguntado se Bruno Carvalho o devia ter feito daquela forma, direi que não. Mas não gostei da atitude dos jogadores. Jamais um clube com a grandeza do Sporting, poderá estar refém de dirigentes, mas jamais o poderá estar também de atletas, isso seria o cumulo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 20.05.2018 às 00:05

Caro,
O grande problema do bruno, foi exactamente, essa resposta dos jogadores.
Sabe, quando o balão enche, enche, enche, enche, há uma altura que rebenta e com estrondo.
A subserviência nunca é eterna e ainda bem... Foi por isso que aconteceu o 25 de Abril.
Paulo
Sem imagem de perfil

De Luis Borges a 19.05.2018 às 16:43

Parece-me que já vem tarde, neste momento os jogadores ainda veem a maioria com BdC e com os jogadores, quando eles queriam que seja: ELES ou ELE.
Os sportinguistas armonizadores que querem o melhor dos dois mundos ainda não perceberam que neste momento tem que optar como BdC está a fazer, tentando puxar para o seu lado o irreal.
Com as novas criticas ao plantel vai ser certo que 2ª feira muitos irão apresentar a rescisão com justa causa, tambem por culpa da posição dos adeptos que tardam em demonstrar sentido de justiça.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 19.05.2018 às 17:33

Caso apresentem a rescisão e são livres para o fazer, apenas espero que o Sporting saiba defender as posições e direitos do clube, quanto a carreiras de jogadores que saiam do Sporting, pouco me preocupa. Aliás apenas apoio jogadores enquanto vestem a verde e branca, caso saim para mim é indiferente que possam ficar o resto do contrato sem poderem jogar por ninguém.
Sem imagem de perfil

De Luis Borges a 19.05.2018 às 18:03

Não sendo eu jurista despertou-me à atenção este comentário:
http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/comunicado-do-conselho-directivo-4079539?thread=40251571#t40251571

Fui pesquisar e verifico que é sumário e de imediato.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 18:51

O que vejo é muitos a simplificar uma questão que juridicamente não é assim tão simples.

Rescisão contratual com muitos milhões em cima da mesa, não é concretizado com dois dedos de conversa.
Sem imagem de perfil

De Luis Borges a 19.05.2018 às 20:27

Pois não, ainda onteontem estava um jurista a falar na TVI do caso Hugo Leal que rescindiu num dia e no outro dia estava em Madrid enquanto deixava o Benfica à procura de contradições só porque o presidente na altura lhe chamou menino mimado.
Fie-se nessa. Depois das afirmações hoje de BC sobre Patricio vejo cada vez mais real essa possibilidade.
Imagem de perfil

De PSousa a 19.05.2018 às 10:53

Até ser tudo provado, quer aqui quer do outro lado da 2ª circular, são apenas especulações.
A ser verdade, quer num caso quer noutro, que vão para trás das grades!

No entanto estas noticias são publicadas com que informações? Vindas de onde? Até sabem que há um cofre e com envelopes com dinheiro dividido e tudo, de onde saem as informações, quem as dá? Ou será que está é como a do JJ que tinha provas contra BdC e depois já não tinha...
Vai haver muitas fake news, infelizmente habituais na nossa comunicação social, basta ver o caso simples dos jogadores que vão para cada clube durante os mercados de verão e de inverno... ah, e os que vão sair também!

Enfim... aguardemos serenamente pelo desfecho!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 11:30

Serenamente???

Em que Mundo vive o PSousa?... Já há factos, repito, factos suficientes cá fora par se estar tudo menos sereno.

Nunca o Sporting se encontrou numa situação tão grave e com potencial para se tornar ainda pior.

O caso de Jorge Jesus era transparente logo a partir do primeiro minuto e não serve para minimizar o estado de coisas.
Imagem de perfil

De PSousa a 19.05.2018 às 12:33

Pelo que se noticia nos vários canais de TV, às 13h já vai ter mais "lenha".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 12:52

A "fogueira" não é minha!
Imagem de perfil

De PSousa a 19.05.2018 às 12:54

Nem eu disse que era, só que tinha mais lenha para lá por... a ver vamos!
Sem imagem de perfil

De João Dardo a 19.05.2018 às 16:58

A "qualidade" das provas define neste momento a evidencia das mesmas.
Argumente o que entender, mas o que André Geraldes tinha em seu poder e as mensagens que enviou a dar ordens assim como as que os executores receberam determinam que o mesmo esteja em prisão domiciliaria com TIR, pagou uma caução de 60 mil euro (deu uma residencia de garantia). Para os investigadores este ciclo está fechado faltando apenas quem acima de Geraldes enchia o cofre.
Do outro lado da 2ª circular anda-se à procura de evidencias que provem que os emails não tenham sido apenas desejos de intenções e até agora NADA, foi só conversa para mágoa sua.
Imagem de perfil

De PSousa a 19.05.2018 às 17:05

ah ah ah ah muito bom!
Vamos aguardar...
Sem imagem de perfil

De João Dardo a 19.05.2018 às 18:19

Aguardar e sentados, já não se pode dizer o mesmo de Geraldes que só por apanhar legislação referente ao ano passado (por alguns actos aí remontarem) não ficou em prisão preventiva.
Sem imagem de perfil

De Joël Baristo a 19.05.2018 às 22:13

Já cá faltavam um do clube "é tudo mentira" para eles e "as provas são mais do que evidentes" para os outros!
Sr. João Dardo, esta estória não lhe parece um tanto incoerente?

Ora vejamos:
O tal de Paulo Silva fez tudo por Sportinguismo mas arrependeu-se e foi vender a história ao CM. Estranho!
Alegadamente o SCP viciava os jogos corrompendo... um único jogador!
E nem sequer era o guarda redes! Se só havia "guito" para subornar um jogador, então que se "comprasse" o único verdadeiramente decisivo.
Parece que houve intenção disso mas... para a taça Lucílio Baptista! Please!
Depois a questão do cofre. Guardar o suposto "saco azul" no gabinete da SAD do SCP é mais ou menos como um sniper passear com a espingarda no tablier do carro. Faz-me alguma confusão! Não havia um lugar, assim, tipo, mais adequado?
Há coisa de uma ou duas semanas, um tal de César Boaventura postou um texto onde visava N. Saraiva e A. Geraldes e dizia CLARAMENTE o que ia acontecer. E nem assim o Geraldes tirou o dinheiro do cofre avisado que foi de que ia ser investigado?!
E a pérola é... o pormenor da entrega do dinheiro em envelopes com o logo do SCP! LOOOOL!

Como a esmagadora maioria dos Sportinguistas, exijo às autoridades que apurem toda a verdade e que os responsáveis sejam punidos mas alguém acredita nas tretas que eu acabo de enunciar? Por favor...
Sem imagem de perfil

De João a 19.05.2018 às 11:01

Atenção à desinformação que temos assistido...o caso das provas que JJ tinha de BC, e que afinal não tem, é exemplo disso.
Também existem muitos que se estão a aproveitar para acelerarem ainda mais a destituição dos órgãos.

Uma certeza absoluta: caso venha a provar-se que o Andre geraldes era o cabecilha do esquema, é impossível que BC não estivesse a par, impossível.

Outra certeza absoluta: quem quer que venha vai acabar por se rodear de amigos que vão acabar por se "alimentarem" à custa do sporting. É igual ao governo e ministérios quando muda de cor...

Cheguei, no início, a pensar que com BC seria diferente.....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 11:36

O André Geraldes nunca podia ser o cabeça real de coisa alguma. É e sempre foi o instrumento mandado.

Cada vez mais, face os FACTOS que temos conhecimento, chegamos à conclusão que o que aconteceu na Academia nunca poderia acontecer sem dirigentes do Clubes estarem envolvidos.

A história do BMW entrar e sair a seu bel-prazer "para ajudar" é hilariante.
Sem imagem de perfil

De Quintela Fernandes a 19.05.2018 às 17:04

JJ ainda não disse se tem ou não tem provas, os orgãos de informação pensam que sim por qualquer indicio que recolheram. Se tiver usá-lo-á para efeitos de rescisão ou não enquanto o mantem escondido.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 18:54

Provas é uma coisa e suspeitas outra. Não duvido, no entanto, que Jorge Jesus sabe mais do que admite publicamente e até faz bem em ser discreto.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 19.05.2018 às 11:17

Existe muita informação e o comum dos mortais já não consegue processar tudo e aferir o que é verdadeiro.
Estamos neste impasse incompreensível, perdendo tempo que o clube não tem. Há situações a resolver no imediato e uma época a preparar em todas as modalidades. Situação a rever nos estatutos do SCP.

Também ainda não percebi o porquê de ainda não ter surgido uma comissão de gestão já formada e pronta a entrar.
Seria uma forma de sossegar o mundo todo o universo sportinguista, investidores, parceiros, patrocinadores, etc
Este é o momento, BdC está no tapete e quase knockout.

Estou solidário com os jogadores e técnicos pelo momento trágico que vivem, mas mantenho a opinião que tinha antes desse momento que deixará uma cicatriz eterna no SCP.

Duas questões aos sportinguistas.
Os jogadores rescindem o contrato e vão parar aos rivais. Como reagirão?

Já ouço muitos dizerem que JJ é a pessoa indicada para continuar a comandar o SCP.
Mas então agora temos treinador por gratidão ou valorizamos a competência?
Imagem de perfil

De Greenlight a 19.05.2018 às 11:34

JJ é o treinador que temos, quanto a mim não é o treinador que o Sporting necessita para o futuro mas tem mais 1 ano de contrato que o incompetente do sr.presidente assinou de livre vontade. Os contratos são para cumprir, bem sei que o sr.bruno não compreende essa realidade mas, espero que a breve prazo, o que o sr.bruno pensa, diga ou faz não se confunda com o Sporting. Infelizmente receio que o que ele disse e fez venha a reflectir-se no futuro do Sporting
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 11:44

Caro José Sousa,

Tenho muita dificuldade em compreender algumas das suas afirmações.

A exemplo, qual é o significado disto:"Estou solidário com os jogadores e técnicos pelo momento trágico que vivem, mas mantenho a opinião que tinha antes desse momento que deixará uma cicatriz eterna no SCP." ?

A comissão de gestão?... Mesmo que já haja algo a ser organizado, nunce seria do nosso conhecimento. Mas muito depende de Marta Soares, e infelizmente ele é mais do mesmo, ou seja, faz mais parte do problema do que da solução.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 19.05.2018 às 12:03

Bom dia caro Rui Gomes.

Se calhar não fui suficientemente claro, culpa minha.
Estou solidário com os jogadores pelo momento vivido em Alcochete, como seres humanos com família. Mas mantenho o que disse antes (a memória não pode ser selectiva, pois a maioria dizia o mesmo), que muitos deles não têm qualidade para jogar no SCP, muitos deles não têm o compromisso e atitude com o clube.
E isto já acontece antes da era BdC.

A comissão de gestão não tem que se apresentar toda, basta um ou dois nomes (ou alguém que possa ser o porta voz dessa vontade).
Essa vontade existe e essa comissão já existe. É minha convicção que seja assim e que já estejam em contacto com jogadores, técnicos, parceiros, patrocinadores, etc.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 12:13

Entre tanto, a qualidade dos jogadores é o menos importante neste momento. Caso contrário, teríamos de debater os prós e contras, especialmente estes, das mais de 100 contratações do reinado deste presidente.

Aliás, é um assunto que deve ser bem investigado mais tarde, na minha opinião.

Sobre a comissão de gestão não tenho informação alguma.
Sem imagem de perfil

De Joao a 19.05.2018 às 12:57

Podemos deixar de usar a palavra “compromisso”? E de longe a palavra mais pretensiosa da língua portuguesa e sempre que alguém a usa eu penso que foi dito/escrito pelo Bruno
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 18:56

No contexto desportivo da actualidade, é de facto um termo muito ambíguo e subjectivo.
Imagem de perfil

De Greenlight a 19.05.2018 às 11:27

Neste momento o que interessa ao Sporting é destituir a actual Direcção.
Quem venha depois é secundário e os sócios terão a palavra decisiva em eleições livres e sem intimidações dos capangas das claques cuja maioria nem sócia é, alguns nem bilhete pagam para ir aos jogos e outros, ao que consta, até fazem dinheiro com os bilhetes que a Direcção (não apenas esta) lhes disponibiliza.
Repito a discussão acerca dos putativos candidatos a futuro presidente é absolutamente desnecessária e só interessa à actual Direcção que se agarra deseperadamente ao poder. Então mas eles não têm vidaprofissional cá fora. Já sabemos, à saciedade, que o sr.presidente não tem e os rendimentos do seu agregado familiar dependem exclusivamente do Sporting, mas e os outros?
Quanto à ameaça de rescisão unilateral com justa causa dos contratos pelos jogadores ( que a CS tanto alimenta) relembro apenas que a actual Direcção tem um histórico terrìvelmente perdedor de processos em tribunal. Se o próximo futuro for esse o Sporting será, mais uma vez, o grande prejudicado.
Resumindo a questão central é destituir, quanto antes,dizia ontem a Vice Presidente da MAG que se poderá convocar essa AG em 8 dias. Mas sejamos claros uma AG para destituição da Direcção e não para esta prestar esclarecimentos...já estamos todos mais que esclarecidos.
Sem imagem de perfil

De Luis Pereira a 19.05.2018 às 17:51

Bruno Miguel ao implicar a responsabilidade da agressao aos jogadores so reforca uma potencial justa causa por ser impossivel trabalhar no clube enquanto este for presidente.

Tanto quis afastar essa possibilidade que acabou a reforca-la com meios de prova audiovisuais.

Tudo isto porque teve medo de, no seguimento da baboseira dos jogadores e equipa tecnica serem sua "familia", dizer "falhei á minha "familia", falhei na obrigacao de os proteger e por isso peco desculpa"

bastava isto, que nao era assumir de culpa nenhum. mas nao... "a responsabildiade da agressao é dos jogadores, sem querer mas é deles"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 18:58

Dos maiores disparates que já se ouviu da sua boca!!!
Sem imagem de perfil

De de Vigia a 19.05.2018 às 11:45

Bom dia a todos
Rui como sempre afirmei os meus apoios são sempre circunstanciais. E as circunstâncias mudaram!!
Neste momento o meu apoio é á saída imediata do BdC, á criação de uma Comissão de Gestão e á marcação de eleições tão rapidamente quanto os Estatutos permitirem.
Dito isto, considero que é absolutamente necessário que todos nós Sportinguistas nos mantenhamos tranquilos e observadores acutilantes dos media (lidos, ouvidos e falados). Este é o tempo em que temos de nos revoltar contra os inqualificável bandidos que pisaram o chão do "Olimpo" de Alcochete e a obrigação de colocar filtros ao boato, às "fake news", ao diz que se disse e á mentira. Lembro que, tirando o BdC, ainda não ouvimos mais nenhuma versão, de viva voz, dos protagonistas de todos este infelizes e malditos acontecimentos. Lemos apenas uma pequena declaração do Bas Dost a um jornal holandês.
Faço notar que as televisões e os jornais estão a megafonizar o caso A Geraldes quanto minimizaram o de P Gonçalves. Como se a alegada compra de árbitros de andebol ou futebol fosse mais grave que a compra de funcionário públicos para alegadamente violaram uma aplicação informática e reservada de suporte ao Sistema de Justiça do Estado Português!!! Uma curiosidade mais, no alegado caso A Geraldes há, neste momento, alegado corruptor e não há alegados corrompidos identificados, resultado: deu suspensão de funções e pagamento de caução!! No alegado caso P Gonçalves há, neste momento, alegado corruptor e alegados corrompidos identificados e presos, resultado: deu em quê!!!!

Por último espero que o BdC beba agora um pouco de chá de "tino" e perceba que hoje ou amanhã de manhã deve pegar na família e ir de férias, deixando a carta de demissão ao Bombeiro.

Viva o Sporting e que amanhã dê a prova de força de que estamos todos a precisar para sorrir e tirar estas caras de vergonha e de raiva!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 12:15

Acho que três árbitros de andebol já foram indiciados.
Sem imagem de perfil

De de Vigia a 19.05.2018 às 12:25

Não consegui ver mais do que os jornais a dizerem, segundo o (órgão de comunicação social) " ....mais três arguidos na operação 'Cashball'...". De fonte oficial nada!!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.05.2018 às 15:35

Meu Caro pouco tenho comentado aqui nestes ultimos dias e do que tenho observado lido e com outros contactos cada ver mais me inclino que tudo isto foi uma cabala bem montada para denegrir o Sporting e derrubar Bruno de Carvalho
Iremos saber quem estara por traz do Correio da Manha.
Sem imagem de perfil

De de Vigia a 19.05.2018 às 15:57

Amigo Indiana Julio

Para a equação ficar resolvida só faltam ouvir, de viva voz, os jogadores, o corpo técnico e o staff. Tudo o que agora se escreva e se diga, sem que os protagonistas se pronunciem, vale ZERO.

Veremos de que lado temos a verdade.

Nós, Sportinguistas, merecemos a Verdade!!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 16:18

Mas que absurdidade!!!

Salvo alguma intenção de rescisão - veremos - o que é importante ouvir neste momento dos jogadores, técnicos e staff?

O caro Diogo, de forma muito subtil, continua a defender o presidente pelos meios ao alcance, apesar das circunstâncias.
Sem imagem de perfil

De Ai oh vergonha!! a 19.05.2018 às 15:57

Isso e vergonha na cara...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.05.2018 às 16:03

Indiana,
Deixe a justiça actuar. Acha que o ministério público está a fazer uma cabala? Que provas tem para considerar que este se deixou envolver nessa cabala? Acha que o MP age de ânimo leve, quando nomeia arguidos?
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.05.2018 às 16:37

Caro Naçao Valente tenho presenciado que andam todos por aqui muito entusiasmados incluindo dar ressonancia as noticias do CM
Isso ja basta os adeptos rivais fazerem eco compreende-se.
Neste momento Sao tudo insinuaçoes e o Sporting merece mais contençao dos proprios sportinguisras e o que vejo é uma orgia completa Sem primeiro esperarem a conclusao das supostas provas.
Por isso pouco ou nada tenho comentado porque me recuso a participar nessa feira.

Ontem um consagrado ex inspector da juficiaria que respeito e é contra Bruno de Carcalho corrobou o que eu ja pensava que este processo apresentam pelo CM é no minimo dubio pouco consistente e com muitas falhas em que um qualquer experiente inspector de investigaçao tera logo muitas duvidas logo à partida.
Muitos aspectos que ilogicos e como ele proprio disse de demasiado amadorismo que nao bate certo mas que neste momento so resta esperar e confiar na investigaçao.
Sem imagem de perfil

De Daniel Sobral a 19.05.2018 às 17:28

Ex inspector da judiciaria e adepto confesso do Sporting a falar nessa qualidade.
O P. Cristóvão tambem foi inspector da PJ e veja o que fez, precisamente o mesmo que Geraldes...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 17:53

Além de nada estar ainda provado no que diz respeito a André Geraldes, não faça comparações disparatadas.
Sem imagem de perfil

De Daniel Sobral a 19.05.2018 às 18:31

Tem razão nada está provado porque não houve qualquer julgamento no caso cashball.
Já para P. Cristóvão foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, com pena suspensa e com regime de prova, no âmbito do caso Cardinal, por este ter tentado fazer o que Geraldes fez, pelas notícias veiculadas e até agora não desmentidas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.05.2018 às 18:45

Está mal informado ou então o seu poder de interpretação é limitado.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.05.2018 às 16:59

Arguidos sao pelas acusaçoes desse tal Paulo Silva
O MP nao tinha outra opçao perante essas acusaçoes é um processo normal
Agora a investigaçao vai investigar e analisar a autencidade dessas acusaçoes.

Eu depois de ouvir todo aquele extrano preparado pelo CM que segundo ele proprio informa que ja vem de a 2 meses e como presenciamos fizeram-no quase por episodios em crescendo de interesse para cativar audiencias so posso dizer que de facto me parece muito extranger muito pouco consistente. Depois de ouvir o Joaozinho e a sua reaçao.......
Nao sera dificil a investigaçao confirmar se ou se ou nao contactos com ele.
Depois os valores menores que envolve e comissoes de 300€ isso nao existe no futebol profissional eu proprio nao recebo comissoes tao ridiculas nas minhas actividades comerciais a mais de 20 anos.
Os valores apresentam-se pequenos para nao haver rastro para a investigaçao.
Depois num esquema de corrupçao nao deixa rastro de conversas tâo prolongadas e com teor fraco e por vezes com pouco nexo.
Por ultimo nenhuma conversa envolve Andre Geraldes onde inclusive esse pseudo empresario ate diz desconhecer quem é.

Estou convicto que havera novidades em brève.
Preparem-se porque pode nao ser o que todos foram convidados a pensar.
Eu nao.
Sem imagem de perfil

De Luis Pereira a 19.05.2018 às 17:55

Agora devagarinho porque parece que o Julio tem dificuldade em perceber portugues.

A constituicao dos arguidos é decorrente de uma investigacao da PJ ANTERIOR ás noticias do CM.

Outra vez:

A PJ tem o depoimento do "arrependido" ANTES de a estória vir a público através do CM!!!

Só mais uma a ver se o Julio percebe:

Foi a PJ quem iniciou a investigacao nao foi o CM. A noticia do CM só veio atrapalhar e acelerar o processo para que nao houvesse muito tempo para eliminacao de provas.

Entretanto, o investidor já apareceu?
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.05.2018 às 18:15

Informe-se e nao invente ,esse Paulo Silva aparece pela primeira vez no CM com essas supostas confiçoes incluindo numa (image-se) numa entrevista feita à varias semanas

Se a Policia Judiciaria tivesse conhecimento do que todos ouvimos atraves do CM tinha-os levado imediatamente a depor.tudo isto so esta a ser caso devido a essas gravaçoes e entrevista so depois foi detido para repetir o que vem nas gravaçoes nas instalaçoes da juficiaria é logico nao é?
Deixem-se de mentiras
Nem todos aqui somos.........!!!
Sem imagem de perfil

De Pedro Gomes a 19.05.2018 às 17:21

Pouco tem comentado porque perdeu o espaço de intervenção tal como o seu querido presidente perdeu daí estar mais uma vez a dar-lhe o benefício da dúvida.
Foi nitidamente ultrapassado pelos acontecimentos e está a tentar aos poucos a tentar justificar o que foi aqui escrevendo durante muitos meses sobre BdC
Já foi dito e confirmado que esta é uma investigação da PJ que já anda no ar há meses e a sua teimosia incide no CM que publica o que lhe passam e investiga por meios próprios atrás do que fez a PJ.
Já reparou que ainda ninguem do Sporting e da sua direcção disse preto no branco que é mentira ou tenha processado o CM por difamação? ZERO!
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.05.2018 às 17:45

Vao desculpar-me mas essas indirectas nao me fazer qualquer efeito e tenho que as catalogar de mentirosas.

Eu apoio qualquer presidente do Sporting e gostaria de ser campeao com todos eles incluindo Bettencourt e Godinho Lopes e perdem o meu apoio quando sinto que sao mais problema que soluçao para o clube e sera sempre assim. Nao faço juizos de valor antecipados porque é a corrente aparente.
E é assim com.o actual presidente do clube eu nao sou um politico e perco mais tempo com a componente desportiva.
Mas nao pactuo ao sabor das multidoes tipo robositos como o caro nao entro em linchamentos publicos Sem provas concretas

Fiquei em estado de choque com a situaçao de Alcochete e de pe atras com estas acusaćoes do CM.
Este jornal e canal de télévision têm feito uma campanha miseravel contra o Sporting nestes dias com acusaćoes a la minut caluniosas e sem provas de facto.

E se tudo for provado como espero que foi tudo uma montagem espero que o Sporting lhes caia em cima Sem piedade e com todos aqueles que participaram.

Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.05.2018 às 17:58

E maïs uma vez é mentiroso

Hoje a Direçao do Sporting negou veementemente todas essas acusaćoes e que ja estao a préparar um longo processo contra o CM ,incluindo comentaram numa forte defesa de Andre Geraldes que têm a certeza da inocencia de Andre Geraldes
Mais foi dito que os valores desse processo irâo colocar em causa a continuidade do CM

Nao vos convem comentar que todas as supostas acusaçoes vêm so e só de uma unica pessoa um desconhecido pseudo empresario que corrompia para ganhar comissoes de 300€ que ridiculo.

Mas nao existe um unico dialogo/mensagem de ninguem com Andre Geraldes
Estarei ca para vos arrasar depois disto tudo for desvendado.
Para mim neste momento e com os ultimos dados tenho uma convicçao de 99% que é tudo uma montagem e que usaram o CM e este ávido de apresentar noticias bomba cairam na armadilha e vao pagar por isso.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 19.05.2018 às 18:50

A investigação do processo Cashball, terá tido inicio numa queixa à PJ de alguém que teria sido aliciado pelo tal empresário, e que não terá gostado desse procedimento. A partir desse momento a PJ investigou as coisas.
O tal empresário terá sabido da denuncia, e terá falado com o CM... e tudo o que se sabe hoje vem daí.
Sem imagem de perfil

De Pedro Gomes a 19.05.2018 às 18:57

Está a ser duplamente MENTIROSO, o que o seu lider disse foi:
"O André nada fez. É tudo uma invenção criminosa de um jornal"
Mais uma vez atirou-se às noticias e não aos factos

A prisão, a caução, o TIR, o cofre com 63 mil euros fora das contas, a lista de pagamentos, os envelopes com os nomes dos corrompidos a executar, a proveniencia das mensagens no tlm que o corruptor entregou à PJ, os print screen das mensagens de Geraldes a confirmar ordens, os arbitros interrogados ...

Tudo factos da PJ que o seu amado líder não desmentiu e que nem por sombras colocou em causa.
A sua orquestra continua a tocar enquanto o navio se afunda.

Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.05.2018 às 20:48

Para si so uma resposta nunca tive lideres em toda a minha vida e em qualquer circunstância na sociedade
Ja disse aqui varias vezes que nunca votei em ninguem mesmo politicamente e nunca votarei.
Veio precisamente parar á porta errada nem lhe passa pela cabeça.

O presidente do Sporting negou veementemente e nada mais poderia dizer e pormonorizar porque o processo esta em plena investigaçao a nao ser que lhe fizesse um favor especial a si exclusivamente.
Sem imagem de perfil

De Joël Baristo a 19.05.2018 às 22:22

Pedro Gomes, há no seu comentário informação que eu gostaria de saber onde a encontrou.
Onde leu que foi encontrada uma lista de pagamentos?
E onde leu que os envelopes continham o nome dos destinatários? Pelo que li, eles continham INICIAIS!
E você também acredita que o dinheiro era entregue em envelopes com o logo do SCP? Melhor mesmo era terem no interior, juntamente com as notas, um cartão de visita assinado pelo Geraldes a agradecer por ter facilitado no jogo x ou y.
Compreendo que queiram atirar as muitas águas que se têm acumulado nos vossos capotes para cima dos outros, mas tentem manter-se nos limites do razoável e controlem a sofreguidão...
Sem imagem de perfil

De Joao a 19.05.2018 às 17:22

Julio, o que é feito do tal investidor?
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.05.2018 às 18:01

Esta na praia a beber uma pina colada
Sem imagem de perfil

De Joao a 19.05.2018 às 20:43

Eu sempre me pareceu que fosse isso. Ainda bem que reconhece que isso não passava de uma fantasia.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.05.2018 às 20:51

Ja expliquei o sucedido aqui no CL em pormonor na altura disse-o convictamente porque me foi dito da mesma forma e nao mais procurei saber mais nada mas a seu tempo irei questionar
Sem imagem de perfil

De hugo gomes a 20.05.2018 às 07:19

Como é evidente Júlio com o Sporting que tem um presidente que fala mal dos seus patrocinadores e dos seus acionistas,não há um investidor que sequer pense em por um cêntimo no Sporting ,

Comentar post


Pág. 1/4





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo