Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Mou" defende a sua classe

Rui Gomes, em 08.05.15

 

jose-mourinho-wallpaper-.jpg

 

Podemos ou não simpatizar com a pessoa, podemos criticar - com justiça, diga-se - algumas das suas atitudes ao longo dos anos, mas uma coisa me parece indiscutível sobre José Mourinho: o homem percebe de futebol.

 

 

O actual treinador campeão do Chelsea foi instado a comentar a situação de colegas da classe em Portugal, embora, curiosamente, não se tenha pronunciado relativamente a Marco Silva, pelo menos nesta ocasião.

 

José Mourinho acredita que Julen Lopetegui deve permanecer na liderança técnica do FC Porto, mesmo que não seja vencedor da Liga:

Se o treinador escolheu um plantel, se o clube acreditou nele, se houve coisas que correram bem e outras menos bem, porque não dar ao treinador a oportunidade de poder ser melhor numa segunda época ?

 

Semelhante raciocínio aplica-se a à situação de Jorge Jesus, que, na opinião de Mourinho, foi meritoriamente resolvida pelo presidente do Benfica:

Luís Filipe Vieira deu um voto de confiança ao treinador numa época em que este não ganhou nada. Jesus não estaria prestes a ser bicampeão se tivesse sido despedido quando perdeu tudo na recta final da época de 2012/13. A estabilidade é fundamental para alcançar sucesso.

 

 

_JT_8311.jpg

Não será desajustado associar o mesmo critério a Marco Silva. Ao fim e ao cabo, porque razão se lhe deu um contrato de quatro anos, se o despedimos logo no final da primeira época (já para não invocar a intenção de o fazer passado cinco meses), só porque não foi campeão nacional, ou porque poderá não conquistar a Taça de Portugal, algo que eu acredito veemente que conseguirá, não obstante o difícil adversário pela frente ?

 

Recomendo, igualmente veemente, que Bruno de Carvalho deixe o seu ego em casa, tão enorme que é, e dê ouvidos aos adeptos, a vasta maioria dos quais, no meu pensamento, desejam ver Marco Silva ter uma segunda oportunidade para fazer melhor em 2015/16. Se o presidente já tomou uma decisão nesse sentido, ainda vai a tempo de reflectir os prós e contras mais ponderamente e recuar no seu propósito. Em última análise, até lhe ficaria bem reconhecer que há mais do que um caminho para se chegar ao destino e que esse caminho não é, necessária e exclusivamente, aquele que está em seu poder determinar, unilateralmente.

 

Com tudo isto, a concretização de todos e quaisquer objectivos não depende apenas do treinador. A estrutura do futebol leonino - neste caso concreto essa estrutura aparenta ser Bruno de Carvalho e Augusto Inácio - devem abdicar de caprichos pessoais e quaisquer noções de romanticismo e dar ao treinador a "matéria prima" possível para facultar a realização desses objectivos. Apurar o melhor jovem talento à disposição e garantir uma maior maturidade da equipa, tanto em termos de liderança como técnicos, com três ou quatro reforços, no máximo e mediante eventuais saídas - com a capacidade para fazer a diferença. Só assim será possível poder aspirar chegar à meta desejada.

 

publicado às 04:57

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


30 comentários

Sem imagem de perfil

De PSousa a 07.05.2015 às 16:08

A um treinador tem de se dar boas condições e jogadores para ele poder trabalhar e trazer resultados. Mourinho não se pode queixar pelos clubes onde passou, é para mim o melhor treinador e um Mind Game do outro mundo.
Tenho pena que não tenha ficado em Alvalade, pelo menos uma época.

Em relação ao SCP, nós somos apelidados do cemitério de treinadores.... quase todos morrem à nascença... e não damos a todos as mesmas condições.
Marco Silva, deve ficar no mínimo mais uma época, e digo no mínimo porque acho que o SCP deve honrar os contratos que assina. Marco Silva é bom treinador, um pouco verde (e "Mou" não o era?) e pelo que vejo um dos melhores a falar para a comunicação social. Espero que fique e que continue em Alvalade por muitos anos, seria bom sinal.

Sem imagem de perfil

De SMCM a 08.05.2015 às 15:50

Dado que houve um período que o Sporting em 2 anos teve uns 6 treinadores: Domingos, Carvalhal, Sá Pinto, Jesualdo Ferreira, Couceiro, Paulo Sérgio etc..

Nos últimos 2 anos ter tido apenas 2 treinadores, parece-me progressão.. :) Ainda assim, fora de brincadeiras, parece-me absurdo que se peça a um jovem treinador, na sua primeira experiência como treinador de um grande, que ganhe tudo e mais um par de botas.
Se virmos o percurso de Marco Silva, percebemos que, como pessoa inteligente que é, em 4 anos de Estoril foi progredindo todos os anos. Foi aprendendo a fazer melhor. Não tenho dúvidas que como treinador, para o ano será melhor.
O facto de ele não apostar em jovens não tem a ver com ele não gostar disso. Tem a ver com a imagem dele, com a projecção como treinador competente. Se a coisa corresse muito mal, acabaria como Paulo Fonseca.
Assim, ele joga com os melhores jogadores sempre, para este ano marcar uma imagem, ter o maior número de vitórias epontos, para mostrar que é competente e consegue, mesmo com poucos jogadores terem um rendimento mínimo aceitável. Quando tiver mais "crédito" como treinador, não só perante os adeptos e estrutura mas também perante os seus jogadores, aí sim vai libertar-se mais e intervir mais como treinador. Isto faz parte do crescimento. É como quando entramos numa empresa nova, primeiro entramos de mansinho e aos poucos conquistamos o espaço.

Por isso tenho pena, se o dispensarem, porque é perder um ano. A menos que o SCP tenha dinheiro para ir buscar um Ronald Koeman, um Bielsa, um Klopp... Se for para uma aposta semelhante de crescimento, então mais vale ficar com o que temos.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 08.05.2015 às 16:00

o guardiola tem a vida dificil no bayern pode ser que queria relançar a carreia com a academia do sporting.
e acho que aceita 50 000 € mensais por uma boas causa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2015 às 16:13

A sair Marco Silva, o que é muito provável, o Sporting vai passar por mais um período de experiências e assim andamos, ano após ano.
Sem imagem de perfil

De southwest lion a 07.05.2015 às 21:54

A diferença é que Marco Silva não escolheu um jogador que seja.
Tal como Jardim, os treinadores são completamente ignorados na política de contratações.

Ainda hoje, Bruno indirectamente anuncia que Marco Silva está de saída, com a "exigência" que este Sporting tem que ganhar, e o 2º é o primeiro dos últimos. E que no "novo Sporting de 2013" não é admissível ficar em 3º

Pena que essa "exigência" não seja também levado a cabo na prospecção na formação, nos dirigentes que lá trabalham, que passado 2 épocas, a matéria prima da academica diminuiu e vamos ganhar zero.

Também essa exigência não se estende a política de contratações em que em 31 reforços, poucos tiveram rendimento desportivo adequados a um Sporting "exigente" que luta pelo 1º Lugar

Mas isto também será culpa de Marco Silva como é óbvio
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 07.05.2015 às 23:08

"Ainda hoje, Bruno indirectamente anuncia que Marco Silva está de saída, com a "exigência" que este Sporting tem que ganhar, e o 2º é o primeiro dos últimos. E que no "novo Sporting de 2013" não é admissível ficar em 3º"

LOL ... errado meu caro a mensagem era para os Sportinguistas!
Sem imagem de perfil

De J. a 07.05.2015 às 23:12

A sério que ainda se vem com esta conversa?
Já começo a pensar se vale a pena sequer responder a este tipo de comentários de tão fracos e batidos que começam a estar.

Porque é que se continua a misturar plantéis da equipa A com o plantel da equipa B?Para que é se insiste em falar em Hugo Sousa ou o Sambinha para provar o que quer que seja?
Seria como ir pegar em Dawidowicz, Lolo ou Harramiz e dizer que a politica desportiva do Benfica falhou.
Ou então ir buscar Lichnovsky, Pavloski ou Otávio e dizer que o Porto não sabe contratar.
Quer isto dizer realmente que Porto e Benfica falharam nas suas contratações?
Não percebo, de verdade que não percebo.

E depois gostaria de saber se Jesus por exemplo, conheceria Jonas, Talisca, César, Samaris ou Cristante antes de ter ido para o Benfica?
É assim tão anormal haver uma estrutura que faça um trabalho de prospecção e contrate os jogadores com base naquilo que se supõe que o plantel precisa?
E alguém acha que um treinador aceite sequer estar á margem de tudo isto assim de bom agrado.
Enfim...

Concordo em parte com o post. E acho que será uma machadada importante em BdC se deixa cair Marco Silva ao fim de um ano. Principalmente se este consegue ganhar a Taça de Portugal
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.05.2015 às 23:31

Tem a certeza que escreveu o seu comentário no post certo ?... Pergunto, porque faz referência a vários nomes e questões que nem sequer foram aqui abordadas.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 07.05.2015 às 23:13

Jardim trouxe o Magrão por exemplo , trouxe Heldon em Janeiro por exemplo.

A SAD é que deve contratar os jogadores , e o treinador deve sim perfilar os jogadores que pretende para o seu modelo de jogo , e aqui parece-me que houve falha de comunicação e coesão que não se pode repetir.
Sem imagem de perfil

De SMCM a 08.05.2015 às 15:34

Também partilho da mesma opinião. Essa coisa de serem os treinadores a escolher jogadores não é para mim. O treinador deve indicar que tipo de jogador necessita. A direcção é que escolhe. Porque quem investe é a SAD não é o treinador, como tal a responsabilidade do activo deve ser da SAD, não do treinador. Assim, a responsabilidade do Shikabala é da direcção. Se tivesse sido indicação do Marco Silva, possivelmente a situação de shikabala já tinha tido efeitos colaterais na equipa técnica e já não tínhamos treinador.

Lembro-me sempre do caso Peseiro. Fez enorme questão de ter Wender e o Abel, e depois o clube ao final de 3 meses despediu o treinador e tivemos que gramar com aqueles jogadores.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2015 às 16:10

Desculpe, mas só diz isso quem nunca desempenhou qualquer função de responsabilidade no futebol. Claro que a contratação é feita pela Direcção e esta tem sempre o poder de decisão final, mas isto não implica que não deva consultar o treinador.

Treinadores, em geral, exigem sempre mais e melhor, e recai sobre os dirigentes decidir o que é possível e conveniente para o clube. O treinador não deve ter poder absoluto, de modo algum, mas tem sempre de fazer parte do processo.

A exemplo, muito simples até: se BdC ainda hoje percebe pouco de futebol, quais eram os conhecimentos dele quando chegou ao Clube ?... Se as decisões forem tomadas unilateralmente, como muitas foram, aliás, mesmo com Inácio ao lado, o que é que se pode esperar da eventual equipa.

Por muitos treinadores serem completamente ignorados por dirigentes que pensam que sabem tudo, é que se vê jogadores contratados e que depois raramente são utilizados.

Este assunto exige muita ponderação, mas o mais importante é ser um trabalho de equipa e não individual.
Sem imagem de perfil

De southwest lion a 07.05.2015 às 23:31

O benfica pode investir mais que nós, mas o grosso do seu investimento vai para jogadores para serem mais valias na equipa principal. E sim também se dão ao luxo de gastarem uns na equipa B, mas é compararem o peso.

O Sporting mais de metade do seu investimento foi para jogadores que só alinharam na equipa B ou nem isso: Gauld, Rabia, Slavchev, André Geraldes, Sacko,etc.

Isto é que nos torna reais candidatos ao título?

m1950 Jardim não escolheu Heldon, aliás Jardim ficou muito chateado por em Janeiro lhe terem trazido um artista de circo e querem-no "obrigar" a metê-lo. O tal que vem no Livro do Presidente, que ajudou a salvar a vida.
Mas manteve-se firme e bem, o tempo deu lhe razão

Sem imagem de perfil

De m1950 a 07.05.2015 às 23:36

Jardim escolheu Heldon por isso foi titular logo no jogo da Luz com apenas 2 ou 3 treinos.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 08.05.2015 às 09:55

Também é a informacao que tenho, Heldon foi indicado por Jardim. Bem como Magrao. Tal como as direccoes das SAD, os melhores treinadores também podem errar...
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 08.05.2015 às 15:36

todos erram, treinadores , direções, todos e em todos os clubes e no nosso seria diferente ?
se fosse eu a contratar ia acertar em alguns e errar em outros, todos nós.
o importante é o balanço no final.
o risco que o porto correu em comprar adrien e octavoio etc, foram milhões e como vemos as contas para aqueles lados não estão famosas mesmo vendendo muito e a bons preços.

tivemos recentmente os casos de elias e pongolle.
mesmo na era duque/freitas as mais valias foram os jogadores mais baratos.

Sem imagem de perfil

De m1950 a 07.05.2015 às 23:16

"adversário difícil" Nós é que somos os melhores , temos de assumir isso e ganhar um adversário que está a perder consecutivamente há 7 jogos contra nós.

O Rui ignora o peso da perda da Taça , se o Sporting perde a taça , o MS fica sem condições aos olhos dos adeptos , mesmo que BdC o mantenha , vai acabar por cair.
A questão não será se BdC o despede mas sim se o segura.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.05.2015 às 23:24

E como é que o m1950 sabe se a decisão não foi já tomada, independente do resultado da Taça ?

Segundo, "fica sem condições" na sua opinião, o que não é necessariamente um facto incontestável.

Terceiro, só posso falar por mim e assente no meu pensamento como se ainda fosse dirigente de futebol. Passados cerca de 10 meses de treino e competição, eu já teria informação mais do que suficiente sobre as habilitações de um treinador e se estas, em conjunto com os resultados alcançados, justificam ou não a sua continuidade no cargo.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 07.05.2015 às 23:34

Não me quero prolongar muito neste assunto especulativo que apenas prejudica o Sporting no caminho para o regresso aos títulos , vou aguardar para ver , e embora isto seja desporto acredito que o SCP ganha a Taça , depois MS terá o destino nas mãos , e penso que vai ficar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.05.2015 às 23:36

E o "assunto especulativo" foi provocado por quem ?
Sem imagem de perfil

De RMSCP a 08.05.2015 às 00:34

Não faz sentido comparar a situação de Marco Silva com a de Jorge Jesus de há 2 anos. JJ chegou a todas as finais a praticar um futebol que era considerado por muitos (não só pelos benfiquistas) o melhor de Portugal. Em contraste, MS anda há 10~15 jogos a ganhar à rasca contra equipas de treta e a praticar um futebol (?) completamente miserável e deprimente. A anarquia que vemos no campo jogo sim, jogo sim mostra a qualidade do trabalho de MS.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2015 às 10:39

A intenção não era comparar a qualidade do futebol praticado por cada um.

De qualquer modo, não me diga que há comparação entre os plantéis que Jorge Jesus tem tido à sua disposição e o do Sporting deste ano, ou já se esqueceu dos jogadores que agora estão em clubes galácticos depois de terem sido vendidos pelo Benfica.

Mesmo admitindo alguma carência no trabalho de Marco Silva, será que não consegue identificar as limitações desta equipa do Sporting e dos jogadores que foram contratados pela SAD e não por ele ?
Sem imagem de perfil

De RMSCP a 08.05.2015 às 15:29

O plantel não é desculpa (apesar de ser muito melhor do que muitos pensam). Todas as equipas com que temos jogado têm um plantel MUITO PIOR que o nosso. Nós temos ganho estes jogos porque temos um plantel muito superior aos nossos adversários e não por mérito de MS.

As limitações são os laterais e eram os centrais (que foram corrigidos em Janeiro com a entrada de Ewerton). Isso não implica em nada o facto de jogarmos zero.
Os jogadores não têm de ser contratados por MS. Este deve ter (e nada indica que não tenha) uma palavra a dizer mas não deve ser ele a decidir os alvos.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 08.05.2015 às 15:44

no plantel pode ter alguma razaão.
o meio campo dos benfas é assim tão superior ao do sporting ?
william - adrien - jõao mario

o ataque é assim tão superior
carrilo - nani-slimani

defesa
são mais fortes mesmo assim jardel não é superior a paulo oliveira.

isto na teoria claro.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 08.05.2015 às 08:57

Prezado Amigo Rui Gomes

Este treinador não é para mim uma flor que se cheire. Ganhar campeonatos com as equipas que tem tido, não tem na minha opinião o valor que se lhe atribui. É verdade que outros treinadores têm as mesmas condições e não conseguem ganhar nada. Aprecio mais um treinador que sem jogadores que custam "milhões de euros" e sem serem conhecidos conseguem grandes êxitos, casos do Borussia e em parte o Atlético de Madrid. Na Liga dos Campeões veja-se a sua prestação.

Não se referiu ao Marco Silva nem ao SCP porque tem sido sempre a sua postura em relação a vários aspectos, tais como a compra de jogadores , elogios ao clube da Capela da Luz, ignorando o SCP, etc. etc. Tenho atravessada na garganta a atitude que teve com a camisola do SCP na qual nunca pediu desculpa, para mais tratando-se de um jogador que é um exemplo para os seus colegas e hoje como treinador tem já um currículo interessante. Para mim é uma pessoa que ignoro completamente o que para a ele não lhe deve dar nenhum abalo, embora sejam muitos milhares ou milhões a não gostar da sua forma de estar no desporto que tantos gostamos.

Bom fim de semana Fernando Albuquerque
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2015 às 10:33

Caro Amigo,

Não é a pessoa do José Mourinho que está aqui em questão, mas sim os treinadores. Recordo que ele comentou Marco Silva numa outra ocasião, mas não desta vez.

Além do mais, ele já ganhou duas Champions, uma delas pelo FC Porto, um feito nada menos do que espectacular. Gostar dele é uma coisa, reconhecer o seu valor como treinador é outra muito diferente.

Um bom fim de semana também para so.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2015 às 10:34

Perdão... também para "si", queria eu dizer.

Abraço
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.05.2015 às 14:33

Rui confirme sempre se escreve bem o nome J....L (eu até prefiro nem escrever para nao correr o risco de me enganar) nao vá escrever mal e já sabe que terá um "punetazo " á sua espera :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2015 às 15:10

Aqui ultrapassa-me Julius. (?)
Imagem de perfil

De Julius Coelho a 08.05.2015 às 16:51

Bom o treinador do Porto nao gosta nada que se enganem no seu nome como exemplo as dificuldades que o JJ tem em dizer o seu nome correctamente e deve ter visto na Luz como Lopetegui agarrou o JJ e lhe gritou ao ouvido "se voltas a enganares-te no meu nome dou-te um punetazo.Por isso melhor que nós tambem nao nos enganemos no seu nome não vá o diabo tecê-las ,
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 08.05.2015 às 15:57

Em qualquer campeonato do mundo só um pode ganhar. E com uma ou outra excepção, ganham os melhores, regra geral, os que têm melhores plantéis, os que têm melhor estrutura. Se Bruno de Carvalho quer um Sporting campeão tem que dar à equipa técnica os meios adequados. Se Bruno de Carvalho considera que o Sporting poderá ser campeão com equipas inferiores à dos adversários, ou é esquizofrénico ou está a deitar poeira para os olhos dos adeptos.

O que as suas últimas afirmações podem significar é que se prepara para atirar para as costas da equipa técnica, a não conquista do campeonato. Se isso acontecer tenho de admitir que comete uma grande injustiça. Essa fuga à realidade e às responsabilidades é uma atitude dos fracos. Mas o que mais receio é que se prepare para despedir Marco Silva. Se assim for não só comete uma injustiça como um disparate, que até pode custar caro aos seus próprios interesses. Se assim for revela má fé, mas também falta de inteligência.

MS

ps-A não ser que Marco Silva queira sair por que se cansou dos caprichos do Presidente.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo