Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




21367886_8PUwG.jpegFrederico Varandas fez o que tinha de fazer: deu um safanão na estrutura de futebol do Sporting, despediu o treinador, manteve Bruno Fernandes, resolveu vários dossiês pendentes, aliviou e muito a tesouraria do Clube e contratou três jogadores (embora por empréstimo) que visa reforçar o sector atacante da equipa. Quanto aos reforços, logo se verá. Mas no essencial o presidente retomou as rédeas do futebol do Clube, retirou argumentos aos críticos e deu passos no sentido certo para ter de novo os sócios com a equipa. Falta no entanto um ponto decisivo: a escolha do novo treinador. E aí Varandas não pode dar um novo passo em falso.

E dar um novo passo em falso é ir buscar treinadores que ninguém conhece à II Divisão espanhola ou outro estrangeiro qualquer sem curriculum que só treinou equipas do meio da tabela nos seus países e que a única coisa que lhes era pedido era que a equipa não descesse de divisão. Não é de um treinador com este perfil que o Sporting necessita.

Para já, a escolha de Leonel Pontes como técnico interino justifica-se plenamente. Pontes conhece muito bem o clube, é sportinguista, foi adjunto de Paulo Bento durante doze temporadas, já teve várias experiências no estrangeiro e está a ter um desempenho notável à frente da equipa dos sub-23 (cinco jogos, cinco vitórias, 23 golos marcados), podendo levar um ou mais destes jovens com talento para a equipa principal.

Não vejo pois, no plano interno, quem melhor possa agora assumir o cargo de treinador da equipa principal do clube. E convém lembrar (embora a história não se repita mas…) que quando o Sporting foi campeão pela mão de Inácio, este também substituiu um treinador estrangeiro no início da época.

GettyImages-1158881622.jpg

Dito isto, será Leonel Pontes o técnico ideal para o Sporting? Não, desde que haja melhor alternativa. E neste momento a única alternativa verdadeiramente válida que teria enorme impacto nacional e internacional seria a contratação de José Mourinho para liderar a equipa principal de futebol do Sporting. Dirão: não há dinheiro para contratar Mourinho. Tem de haver. E além de dinheiro terá de haver argumentos.

Mourinho está há quase um ano sem treinar. A sua última experiência no Manchester United deixou-o numa situação difícil. O conflito com os jogadores leva a que presidentes de clubes pensem duas vezes em contratá-lo. E por isso é que Mourinho não está a treinar em Inglaterra, Espanha e Itália, os campeonatos mais interessantes. Mas também não está a treinar em França ou Alemanha.

Por outras palavras, Mourinho está a desvalorizar-se como treinador e precisa de relançar a carreira. Que melhor desafio pode ter do que pegar no Sporting e levá-lo à conquista do título que lhe escapa há dezoito anos? Que melhor desafio pode ter do que conseguir para o clube um crescimento no seu prestígio nacional e internacional, que se tem vindo paulatinamente a perder nas últimas duas décadas? Afinal não foi isso que Mourinho fez quando chegou a Inglaterra para treinar o Chelsea, que não ganhava um título há 50 anos?

Mourinho voltaria a ser falado nacional e internacionalmente, o seu nome estaria de novo em cima da mesa dos grandes clubes europeus, o Sporting atrairia o olhar do mundo do futebol, os futebolistas teriam orgulho em ser treinados por ele e a nação leonina voltaria a acreditar que tudo é possível. É um jogo em que as duas partes ganhariam profundamente. Só é preciso que o dr. Varandas o convença com argumentos sólidos, estes ou outros. O dinheiro que o clube investir nessa contratação terá um elevadíssimo retorno. Tão certo como a Primavera suceder ao Inverno ou dois e dois serem quatro.

Nicolau Santos, Tribuna Expresso aqui.

publicado às 03:02

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


32 comentários

Sem imagem de perfil

De Cantona a 05.09.2019 às 05:23

"Existe um enorme tesouro bem dentro do nosso crânio, e isso é verdade para cada um de nós. Este pequeno tesouro tem grandes poderes, e eu diria que até agora apenas aprendemos uma muito, muito pequena parte, daquilo que pode fazer." - Isaac Bashevis Singer

Com este texto, Niculau Santos conseguiu expandir os limites da mente humana.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 05.09.2019 às 08:48

Mourinho não vai voltar a Portugal. Ele quer treinar na Alemanha (leia-se Bayern) e ele próprio já afirmou que andava a aprender alemão. Ou então em França (leia-se PSG). O problema para Mourinho é que a sua cotação tem vindo a baixar. É o meu ponto de vista.
Imagem de perfil

De Greenlight a 05.09.2019 às 08:53

Não simpatizo com a pessoa mas o curriculum de Mourinho, como treinador, é indiscutível. Acho muito improvável a sua vinda para o Sporting, mas pelos vistos, essa pequena probalidade está a preocupar a lampionagem, sempre muito atenta ao que se passa no Sporting.
Imagem de perfil

De Greenlight a 05.09.2019 às 08:54

...probabilidade...
Sem imagem de perfil

De Fernando Santos a 05.09.2019 às 11:45

Sou benfiquista e fascina-me o que se passa no Sporting, parece que passam a vida em guerra civil (declarada ou não) e a darem tiros nos pés. Se isso me torna muito atento ao Sporting, sim, acho que é um caso a estudar de como um clube não sai da cepa torta.
Mas o que acho que vos continua a limitar é sem dúvida vocês preocuparem-se demasiado com o que se passa no Benfica.
E tendo em conta isso, não vejo benfiquistas preocupados com o Mourinho, actualmente para mim o Mourinho passou de condutor de homens para destruidor de balneários.
E como está o Sporting seria mais um a queimar-se na vossa fogueira....
Mas ai está o vosso clube não o quis (ainda antes de ir para o Porto) só porque cometeu o pecado de enquanto treinador vos dar 3-0 do lado do Benfica.
Estão a ver essa vossa limitação? Mas pronto.
Acho que vocês precisam de um tempo de paz, tranquilidade, reorganizarem o clube, tratarem das finanças, tratarem das estruturas sem pensar que este ano é que tem de ser.
De resto a única coisa boa deste ano foi o desaparecer um bocado do ódio visceral trazido por BdC e companhia. Esse tipo de pessoas só dá cabo do futebol.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.09.2019 às 12:20

Por isso o seu presidente em Janeiro ultimo veio a mendigar ao Mourinho que voltasse ao seu clube , que nao importava o dinheiro , se ele quisesse vir no dia seguinte o recebia de braços abertos , poisss!! Mas Mourinho nao quis.
Sem imagem de perfil

De Fernando Santos a 05.09.2019 às 14:27

E eu nessa altura não o queria, achava o mesmo que acho agora.
O que tem a ver a opinião do Vieira nessa altura com a minha?
Cada qual pensa pela sua cabeça, penso eu de que...
Foi apenas isso que retirou do meu post?
Sem imagem de perfil

De contundente a 05.09.2019 às 14:54

Por acaso foi com bastante receio que vi essa luz de entre as trevas descortinada pelo Vieira, se viesse a concretizar com a vinda do Mourinho.
Felizmente foi facho de pequena duração que prontamente se extinguiu.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 05.09.2019 às 15:40

Eu se me preocupasse muito com o Benfica ia a blogs benfiquistas comentar.
Sem imagem de perfil

De contundente a 05.09.2019 às 16:42

Acredito e louvo-lhe o procedimento.
O mesmo não se passa com o Greenlight que num assunto que concerne estritamente o Sporting teve de vir falar no Benfica.
Como vê, antes de censurar a entrada dos "lampiões" neste assunto, deveria condenar a entrada do Greenlight trazendo à baila assuntos de Vermelhos completamente descontextualizados com o teor do post.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.09.2019 às 17:04

Faço sempre o possível para TODOS os leitores respeitarem os temas abordados em cada post.
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 06.09.2019 às 00:10

Vou meter a colher, ou o bedelho como se costuma dizer, seguindo o tema do Post e apenas porque falaram no Benfica.
É um facto que Vieira deu prioridade ao Mourinho, mas porque tinha dinheiro para o contratar (>10M/ano). Mourinho que tinha acabado, repito, acabado de ser despedido do MU e recebido uma indemnização superior a 20M disse que queria descansar até porque tinha acabado de encher os cofres.
Por isso não admira que recusasse vir imediatamente treinar o Benfica, embora ele seja alegadamente benfiquista. Eu teria feito o mesmo.

Mas sabem uma coisa? Foi o melhor que podia ter acontecido ao Benfica porque, na minha humilde opinião, Bruno Lage é melhor treinador, em todos os aspectos, do que Mourinho.

O Palmeiras tentou contratar o Mourinho oferecendo-lhe 8M, depois de despedir o Scolari, mas levou nega. Ele tem recusado todas as ofertas que teve.
Não acredito que o Mourinho, que não tem pressa e conhece bem o futebol português e o país desportivo, queira vir para Portugal.
Sem imagem de perfil

De contundente a 05.09.2019 às 12:12

Ah, isso está!
A preocupar-nos de morte! Nem dormimos, nem comemos, nem... só a pensar na terrificante probabilidade do Mourinho vir treinar o Sporting.
Se imaginasse sequer a angústia que vai na alma da "lampionagem", o caro Greenlight não saía da igreja a rezar para Deus nos dar sossego.
Sem imagem de perfil

De jcp a 05.09.2019 às 09:23

Em contratar um treinador sonante, digamos de alto custo e apesar de não simpatizar com o Mourinho, acho que seria uma excelente contratação e concordo com o Nicolau, seria bom para ambos. Não sendo possível, contrata-se um português e baixo custo.

Acrescento que o início da carreira de treinador foi no SCP pela mão de Manuel Fernandes, se bem que na altura estava como tradutor e "espião" das equipas adversárias, este foi o início de tudo que soube aproveitar. Provavelmente se não fosse o Manuel Fernandes via SCP, o Mourinho hoje continuava a dar as suas aulas ou como tantos outros a treinar pequenos clubes.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.09.2019 às 10:24

Tudo muito verdade, mas Mourinho falha na vertente "treinador que aposta na formação", tópico que Varandas frisou como importante, na sua recente entrevista. OK, pode ser visto como (ainda) mais um desafio para Mourinho: vencer na realidade futebolística portuguesa com uma equipa low budget, sem fio de jogo, com jogadores sem experiência de vencer e ainda com vários jogadores da formação. Parece mais tarefa para o Tom Cruise...

Voltando à realidade, não prevejo tarefa fácil conseguirmos nesta altura da época um treinador com os pergaminhos desejados. Talvez daqui a 2/3 algumas chicotadas psicológicas libertem alguns potenciais treinadores, de momento não estou a ver quem.
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 05.09.2019 às 10:25

Este comentário é meu, falhou o nome por qq motivo!
Sem imagem de perfil

De Profeta a 05.09.2019 às 10:42

O Mourinho ficava cá 1 ano, era campeão e deixava uma boa base para outro treinador dar continuidade. Para além disso para apostar na formação tem que haver formação, e neste momento estamos muito longe de outros tempos.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 05.09.2019 às 10:39

Mourinho nunca treinará em Portugal tão cedo.Também não gosto da pessoa em si, mas reconheço que tem grande capacidade para treinar qualquer clube.Mas Nicolau Santos esquece-se de um pormenor importante talvez por ignorância que impede pelo menos para já de Mourinho treinar um grande em Portugal, É que para onde quer que vá, pede, ao presidente um cheque em branco para comprar 3 ou 4 grandes jogadores para o seu plantel e, o Sporting não tem nem pouco mais ou menos, essa capacidade.

José Silva

Sem imagem de perfil

De Profeta a 05.09.2019 às 10:43

Pergunte-lhe. Tentar não custa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.09.2019 às 11:02

Eu já o teria feito. O pior que pode acontecer é ele dar o NÂO ou fazer exigências que não estão ao alcance do Sporting. Nada a perder!
Sem imagem de perfil

De Profeta a 05.09.2019 às 13:49

É como as mulheres. O "não" está sempre garantido
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 06.09.2019 às 00:12

Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 05.09.2019 às 12:00

Pela cronica e pelos comentários, o que realmente falta este ano para o Sporting ser campeão, é um grande treinador!!?? Com Jesé a ponta-de-lança? Contra isto, resta-me sonhar com o segundo lugar!!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.09.2019 às 12:05

Com esse poltrão que rasgou a camisola do Rui Jorge, faltando respeito ao Clube que lhe deu a mão, se não estaria hoje como professor de ginástica num clube qualquer...nunca!

Se isso acontecesse, nunca mais veria um jogo do Sporting, tanto no estádio, como na TV!

Esse malcriadão arrogante no meu clube...JAMAIS!
Sem imagem de perfil

De jcp a 05.09.2019 às 14:16

Eu entendo o seu sentimento, o meu é semelhante... mas engolia uns sapos e aceitava a sua contratação até ao fim do campeonato.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.09.2019 às 12:22

Mourinho é para mim um nao assunto , nao me passa pela cabeça essa possibilidade e por muitas razões .
O futuro do Sporting nao irá passar por Mourinho e vice versa , estou seguro.
Sem imagem de perfil

De William a 05.09.2019 às 15:43

Concordo.

SL

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo