Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




mw-960.jpg

Nunca gostei de criticar técnicos ou jogadores em função do resultado de um jogo e não o vou fazer hoje, muito embora estas minhas observações sejam críticas.

Acredito veementemente que o seleccionador nacional está convencido que indiferente das asneiras que cometer, o talento à sua disposição, de uma maneira ou outra, resolverá a situação.

Na realidade, é precisamente isso que tem vindo a acontecer com regularidade desde o Euro 2016, mas que ontem não se concretizou, resultando na derrota de Portugal às mãos da Ucrânia.

A equipa das quinas começou o jogo a dar a vantagem ao adversário, com um 'onze' inicial que só poderia ser fruto da imaginação entorpecida de Fernando Santos.

Ao longo dos 90 minutos e descontos, Portugal foi muito mais dono da bola, rematou mais e até obrigou o guarda-redes da Ucrânia a fazer várias boas defesas. Com tudo isto, o colectivo luso foi inferior ao do adversário e isso vai longe para explicar a derrota.

Com o primeiro lugar do grupo fora do seu alcance, a Selecção Nacional vai conseguir o apuramento porque apenas depende de si para se qualificar, com dois jogos por disputar, o primeiro dos quais em "casa" frente à Lituânia e, de seguida, a visita ao Luxemburgo.

E, assim, mais uma vez, Fernando Santos vai conseguir desviar as atenções da sua muito evidente insuficiência.

P.S.: Custa-me muito dizer isto do homem que nos liderou meritoriamente à conquista do Europeu, feito que eu nunca esquecerei.

publicado às 04:02

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


49 comentários

Sem imagem de perfil

De antonio a 15.10.2019 às 07:05

Completamente de acordo. Não mudo uma vírgula.
Sem imagem de perfil

De Jorge Pereira a 15.10.2019 às 07:54

Sem duvida. É confrangedor ver o desperdicio de talento da nossa selecção. Fernando Santos garantiu um lugar no Olimpo do nosso futebol. Devia ter sabido sair. Enfim, é o nosso fado.

Saudações Sportinguistas
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 15.10.2019 às 08:15

A equipa não tem fio de jogo e o problema não é apenas de estar em campo o jogador X ou Y, ser Bruno Fernandes ou João Felix, ser Ruben Dias ou Fonte, etc...
A seleção nunca tem tanto tempo para treinar rotinas como os clubes e será sempre assim, por isso FS tem que conseguir imprimir algumas dinâmicas básicas, como as desmarcações, um avançado tenta a rutura enquanto outro vem para trás, de forma a confundir os defesas, mas não é isso que se vê. Os jogadores sempre muito estáticos em campo a tentarem resolver na hora todos os problemas que não encontram no treino.
Sem imagem de perfil

De Orlando Santos a 15.10.2019 às 09:01

A maioria daqueles jogadores já jogaram muitas vezes juntos, não há razão para não terem um fio de jogo. E já tiveram tempo suficiente para treinar umas jogadas combinadas em livres e cantos, mas nada disso se vê. E, ontem, Fernando Santos deu uma ajudinha aos ucranianos com as suas ideias imaginativas.
Imagem de perfil

De Greenlight a 15.10.2019 às 09:26

Estou de acordo com o teor do post. O Fernando Santos terá os seus méritos, como condutor de homens, mas nunca convenceu como técnico. Ontem inventou, mais uma vez, a titularidade de João Mário é um mistério e errou nas substituições. Bruno Fernandes e especialmente Bruma ttrouxeram mais intensidade mas o prodígio João Féliz não acrescentou nada, o que, na selecção, não é novidade. JF talvez venha a ser um grande jogador, por enquanto continua a ser, somente, um produto de marketing muito bem embrulhado, por uns artistas, especialistas nessa matéria. Na verdade, com JF em campo, jogámos também, apenas, com dez jogadores.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.10.2019 às 10:14

João Mário?..
João sim, mas Moutinho..
Este rapaz passa sempre entre os pingos da chuva.. Nunca se molha!
Um rapaaz que a sua melhor qualidade, é saber expressar-se e articular frases mais ou menos elegantes.
Um bendição para a tão depauperada sociedade portuguesa.. Pois, mas as palavras não jogam à bola.

Deixem de convocar esse rapaz..!
33 anos. Não todos são Pepe ou CR7
Basta!.. Não mais seleção.!!..
Nem chuta, nem cobre bem os espaços especialmente em transições ràpidas do adversário, nem ganha um duelo, passes às dezenas certeiros, para o lado e para trás na sua grande maioria, etc..
Os numerinnhos das estadisticas são um engana gente.

Fernando Santos.. O meio-campo, o meio-campo.. o meio-campo, parecia uma passarelle de modelos

P. S.. Um Abrazzzo Green..!
Só aproveitei a deixa. 😁✌️
Estou zangadissímo com o corpo técnico da nossa seleção.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 15.10.2019 às 10:16

Desculpem.. 👆👆👆👆É meu..! 😁
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2019 às 10:20

Eu não referi no post, mas William também fez muita falta nesse meio campo. Danilo é bom jogador, mas não tem a técnica nem a visão de jogo do William.
Imagem de perfil

De Greenlight a 15.10.2019 às 10:25

O João Moutinho esteve, quase, tão invísivel que até me esqueci dele.
Imagem de perfil

De Rampante a 15.10.2019 às 10:29

Fernando Santos terá sempre o meu respeito e apoio, pois tal como já aqui escrevi, conseguiu fazer com que Portugal deixasse de jogar "bonito", para começar a ganhar jogos (e competições)...
Portugal desde os finais dos anos 90 que dava "show" de bola, mas nunca ganhava nada... agora joga "feio", mas ganha...

O problema de ontem foi FS querer ganhar e jogar bonito, dai apostar num 4x3x3 inicial, convencido que ia marcar cedo e com isso abrir a "lata de golos"... Mas o que vimos foi uma Selecção a jogar "bonito", mas sem ganhar... foi voltar aos velhos tempos... Para ganhar FS tem de se manter fiel à sua natureza... Ponto!


Quanto a João Felix, volto a dizer o mesmo que eu já dizia de Renato Sanches. São jogadores com um potencial estratosférico, mas não são um produto acabado em termos de adaptação rápida, logo não são jogadores para a Selecção... podem e devem jogar em jogos "para rodar" mas não em jogos deste calibre e com estas necessidades...
Ontem, ao ver Felix a aquecer, eu só pedia para por favor ele não entrar... mas entrou... e a partir desse momento Portugal jogou só com 10, muito antes da Ucrânia...
Passes errados, deslocações sem sentido e essencialmente muito pisar de campo já ocupado pelos colegas... inclusivamente numa movimentação em que a bola estava a bem mais de 40 metros dele, conseguiu a proeza de chocar com um colega enquanto "procurava" o seu espaço... e a perder 2-0, ver um sofrível Ronaldo que com quase 35 e a jogar de inicio, a pressionar defesas e guarda-redes, enquanto o fresco "puto maravilha" pressionava com os olhos. Foi de nervos...
Que me perdoem, não é nada contra o rapaz que como digo tem um potencial estratosferico, mas assim nem se fazem jogadores, nem se ganham jogos...


Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 15.10.2019 às 10:49

Sofrível C. Ronaldo??
Foi ainda assim o mais perigoso atacante.
Só posso dizer, viva o sofrível.. 😁
Fossem outros tão sofrível quanto ele.

Não sabeis dar valor ao que temos.!!


Imagem de perfil

De Rampante a 15.10.2019 às 11:01

Carlos N.T. ou me expressei mal, ou o caro amigo compreendeu mal...

a palavra "sofrível" significa "em sofrimento" e é verdade que no futebol é muitas vezes utilizada de forma um pouco errada, quando se quer dizer que um jogador correu muito mas jogou pouco...

no entanto se ler a minha frase completa, acho que é perceptível que o que estou a dizer é incrível ver um jogador de quase 35 anos, a jogar desde o inicio, a pressionar alto o guarda-redes e defesas... com certeza concordará comigo que para esse jogador (já com quase 35) terá sido um esforço "em sofrimento", dado que o cansaço e a acumulação de 2 jogos em 3 dias terão um efeito avassalador em termos de exaustão...
Por contrário um "puto", fresco, com imenso descanso nas pernas, apenas pressionava com os olhos...

Em brincadeira, quase sou tentado a dizer que Felix, ontem a jogar, fez violência sobre idoso, ao obrigar CR7 a correr toda a frente de ataque, enquanto ele "via as vistas"



PS: já li e reli várias vezes e honestamente não vejo como o caro, depois de ler o que escrevi, me responde "Não sabeis dar valor ao que temos.!!"

Sem imagem de perfil

De António a 15.10.2019 às 11:13

Caro Rompante
Nunca faça análises a jogos da seleção depois de os ver de óculos esverdeados, dão nisto!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 15.10.2019 às 11:37

Rampante,

Começo por o seu P. S. 😁
Essa frase é no plural.. Vós ou vocês!!
(para exemplo : agora mesmo há já um lindo comentário por aí mais abaixo.)
Não é concretamente dirigida a si(nunca tratei o Rampante de Vossa Alteza. LOOOOOOLL!.) , mas sim a todos quantos e por qualquer razão arranjam maneira de diminuir os feitos e ainda o importante que é esse rapaz, para a seleção de Portugal 🇵🇹
Hei-de ver-los a chorar por C. Ronaldo e não me orgulhar de tal.

Enquanto ao
sofrível,=sofrimento(penoso, tolerável, aceitável, suportável etc...)
Não vi sofrimento no rapaz de quase, quase 35 anos. Não vi sofrimento no rapaz depois de dois jogos seguidos.
Se é para bater no J. Félix, pois desculpe Rampante, não era necesário utilizar essa palavra.

P. S.. Rampante,
Um abrazooo!..Sincero.
(Gosto normalmente dos seus comentários, do sofrível não 😬)
Sem imagem de perfil

De Pacheco a 16.10.2019 às 01:47

Olhe que está enganado Rampante.

so·frí·vel
adjectivo de dois géneros

1. Que se pode sofrer, suportável.

2. Que não é mau de todo, tolerável.
substantivo masculino

3. Nota escolar correspondente a menos que bom.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 15.10.2019 às 10:55

Rampante,

Por favor não ponhas João Felix e Renato Sanches na mesma frase, quando falas de potencial ou qualidade. É que nem se compara. Felix tem qualidade e Sanches nunca a teve.
Sem imagem de perfil

De RCL a 15.10.2019 às 16:27


Tenho a certeza que Rampante sempre muito cuidadoso e profundo nos seus comentáruis conhece muito bem a diferença : João Félix vai lá chegar , o outro nem de burro.
Imagem de perfil

De Greenlight a 15.10.2019 às 11:07

Rampante, esqueceu-se do lance de maior protagonismo de JF, quando ele fez uma defesa a remate de Bernardo Silva que, provavelmente, teria sido golo, não estivesse o menino-prodígio no caminho da bola. No ATM, o treinador tem substituido JF, sistematicamente, face ao fraco desempenho do jogador. JF ramata bem e espontaneamente mas isso, só por sis, não faz de JF um super craque. Os 120M ou 126M só aconteceram porque os envolvidos no negócio foram o Slb e o Atm; todos fomos massacrados durantes semanas ou mesmo meses, pela propaganda ridícula (de um grupo de pessoas que terá lucrado imenso com esse conto do vigário) que quiz fazer de JF o melhor jogador do planeta e arredores e agora também apanhámos com ele a jogar zero na Selecção.A Selecção não perdeu, apenas, por causa de prestação nula de JF mas, obviamente, que se Fernando Santos tivesse colocado, outro jogador, como por ex. André Silva, o resultado poderia ter sido outro.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 15.10.2019 às 10:31

Alguém me consegue explicar o que aquela aventesma do Felix andou ali a fazer? Acho que nem ele percebeu
Sem imagem de perfil

De Marco a 15.10.2019 às 10:52

Andou a ver o que fez o J.Mário
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 15.10.2019 às 11:12

Provavelmente a maior parte das pessoas irá cair em cima de mim mas acho que um dos maiores problemas da Selecção actualmente se chama Cristiano Ronaldo. É sem dúvida um dos melhores do mundo, marca golos que se farta, é extraordinário e um orgulho tê-lo como português mas, ao estar presente em campo faz com que os restantes jogadores deixem de funcionar como equipa e passem a estar apenas preocupados em lhe colocar a bola, independentemente se está em melhor posição ou não e esperar que ele resolva. Ontem cansei-me de ver lances e lances em que era gritante este tipo de situação.
Sem imagem de perfil

De António a 15.10.2019 às 11:17

Quando não lhe passam a bola ele fica zangado, quando tentam uma jogada individual ele fica zangado, quando falham um qualquer movimento ele fica zangado, ele só está bem com a bola só para ele.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2019 às 11:24

E o caro acusa outros de ver jogos com óculos verdes!?!

Ontem, mais do que usual, ele estava frustrado com a qualidade de jogo da Selecção.

Esta peca por ter alguns jogadores com posicionamento errado e mais um ou dois com excesso de individualismo, como é o caso de Bernardo Silva, muito embora seja um excelente jogador e que eu aprecio muito.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 15.10.2019 às 11:53

Não há fazer-lhe caso a quem só vê o vermelho na bandeira portuguesa.
A bandeira tem umas cores muito bonitas :vermelho, verde, azul, dourado, negro e branco.. 😁
E tem uma esfera lá desenhada que representa o mundo.. O mundo português, especialmente!..
Sem imagem de perfil

De RCL a 15.10.2019 às 16:34

Aqule equipamento, todo vermelho, é horrível. Portugal ganhou a final do Euro com outra camisola.

Imagem de perfil

De Greenlight a 15.10.2019 às 11:35

Fernando Santos enganou-se na táctica e no onze titular. Houve jogadores que tiveram prestação medíocre, casos de Gonçalo Guedes, João Mário ou João Moutinho. Outros jogaram zero, como foi o caso do menino João Félix. Ruben Dias, que segundo a propaganda do costume, é um dos melhores defesas centrais do mundo, deixou-se bater no primeiro golo da Ucrânia. Nelson Semedo, que se esforçou bastante, há que reconhecer, não pressionou para o centro do segundo golo da Ucrânia; Rafael Geiuerreiro, que ataca bem, mas defende sofrivelmente, ficou a ver navios, nesse lance. E a culpa é do Cristiano Ronaldo? A visão ou a televisão de Antonio são extraordinárias.
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 15.10.2019 às 15:50

A vontade de dizer mal dos jogadores do Benfica é tanta que o caro nem viu quem foi batido no 1º golo foi o CR7 que disputou a bola com o jogador que marcou o golo, mas cada um tem a sua "visão" e a sua "TV"...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2019 às 16:55

E há muito que sabemos que a TV do caro tem ecrã bem encarnado:)
Sem imagem de perfil

De Hugo Boss a 15.10.2019 às 19:00

O caro Rui Gomes como não consegue desmentir o eu disse ( as imagens provam o que eu digo), responde com aquilo que mais "gosta" que façam aqui no seu blog: " bocas avulsas!!!"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2019 às 21:59

Meu caro,

Não se trata de desmentir, dado que nem sequer abordei a especificidade da questão.

A minha observação descreve a sua postura em geral, com quase tudo que de uma forma ou outra é encarnardo.
Imagem de perfil

De Greenlight a 15.10.2019 às 18:09

Confesso que tinha lido algures que o Ruben Dias tinha responsabilidade no primeiro golo. Depois do comentário do Hugo Boss fui rever o lance e de facto não é verdade que assim tenha sido. Mea culpa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2019 às 22:02

Confissão honesta!!!
Sem imagem de perfil

De Jorge a 15.10.2019 às 12:33

Brevemente alguém lhe vai explicar que não é ele que está a marchar mal, são todos os outros que não acertam com o passo. :-D

Essa situação foi gritante durante anos a fio, atenuou-se com o FS (também porque ninguem teve esta qualidade à disposição desde Scolari, isto já não é Ronaldo e mais 10) mas ainda se manifesta aqui e ali. Ontem foi um desses casos.



Sem imagem de perfil

De RCL a 15.10.2019 às 17:45

Leão Covilhã
Viu os jogos do Euro2016, fase de grupos?
Também não deve ter visto os deste Euro. Esta equipa, no seu todo, não merece o Cristiano Ronaldo. Rúben Dias não pode dar as sarrafadas cá do burgo, Félix deveria estar a jogar nos sub 21, Moutinho no Euro 2016 não foi titular absoluto, Bernardo Silva é TOP no Manchester City, ainda ninguém percebeu o papel destinado a Bruno Fernandes, o melhor jogador português em 2 anos consecutivos. Haveria muito mais a dizer.
Ou Fernando Santos emenda a mão, como em 2016 quando deu a titularidade ao 3º jogo a William, Cedric, João Mário e Adrien ou desta vez regressará mais cedo.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2019 às 22:06

Bernardo Silva é um excelente jogador. A exemolo de ontem, peca por excesso de individualismo.

Fernando Santos não utiliza Bruno Fernandes como compete. Este até já disse que a sua missão na Selecção é diferente da que excerce no Sporting, mas, na realidade, tendo presente as suas características, devia ser a mesma.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2019 às 22:19

Perdão... "a exemplo".
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 15.10.2019 às 22:14

Lá vem a história da selecção não merecer o Ronaldo.

Não fosse o Ronaldo estar na final do Euro e nunca teriamos sido campeões da Europa.

Não fosse Ronaldo estar na fase de apuramento da Liga das Nações e nunca lá teriamos chegado.

Para comentários deste tipo só mesmo respostas destas.

O que eu acho é que há uma grande maioria de sportinguistas que não merecem o Ronaldo que é de Portugal, não do Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2019 às 22:21

Não é verdade (a sua última frase).

O que é verdade é que há portugueses (idiotas) que não merecem Cristiano Ronaldo.
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 15.10.2019 às 23:31

Sendo a verdade aquilo que é, não deixo de concordar com a sua opinião expressa na ultima frase, embora prefira deixar a adejectivação de lado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2019 às 23:36

Sim... eu sou mais frontal!
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 16.10.2019 às 10:03

Por ter visto esses jogos todos é que acho que há uma tendência natural de se estar sempre a procurar o Cristiano Ronaldo, muitas vezes com jogadores melhores colocados para criar mais perigo. Acredito que seja algo natural mas nem sempre é a melhor solução. Creio que ganharíamos muito mais se não houvesse esta tendência porque acho que, com os anos, ele se está a tornar um jogador mais de equipa. Com ele a abrir espaços e os restantes jogadores a não estarem formatos para lhe obrigatoriamente a bola, dava para criar muito mais perigo, dado que, se também reparar, quase todas as defesas colocam dois jogadores bem perto do Ronaldo, logo alguém ficará livre.
Sem imagem de perfil

De RCL a 16.10.2019 às 12:59

Vejo quase todos os jogos da Juventus, é assim como diz, lá, Cristiano Ronaldo joga para a equipa, nunca o vi chateado. ( jogadores rematarem
quando tem colegas melhor colocados, é frequente, quando fazem golo ninguém fala do assunto e Ronaldo faz muitas vezes). Quem tem de tirar proveito de ter Ronaldo é o treinador. Contra a Ucrânia havia sempre 3 jogadores ou mais à volta de Ronaldo. FS não aproveitou!
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.10.2019 às 13:19

Na Juventus também não tiram total proveito dele. Foi um problema na época passada, especialmente na Champions, e este ano anunciaram que iriam transformar a equipa nesse sentido, mas não o fizeram, nomeadamente no meio campo.

Aliás, eu já referi várias vezes que não compreendo eles não terem contratado o Bruno Fernandes, dado que seria o complemento ideal para CR7.

O problema da Juventus é em alguns aspectos semelhantes aos da Selecção; excesso de individualismo. Há vários jogadores cujo primeiro pensamento é quase sempre o que eles podem fazer com a bola e não assistir colegas.
Sem imagem de perfil

De Dean Moriarty a 15.10.2019 às 11:33

As selecções beneficiam muito quando o colectivo é composto por jogadores que actuam juntos no mesmo clube, nomeadamente no meio campo. Não é coincidência que as duas melhores prestações da selecção se Portugal coincidem com um meio campo composto por jogadores trabalhos pelo mesmo treinador durante a época - Maniche, Deco e Costinha por
José Mourinho no Euro 2004, e João Mário, William, e Adrien por Jorge Jesus em 2016.

Posto isto, o Fernando Santos não tem competência para orientar a nossa seleção. É um treinador resultadista com um futebol penoso. Tem à disposição um dos melhores jogadores de todos os tempos, uma mistura de juventude e experiência e talvez o melhor leque de jogadores à disposição desde a geração de ouro. Mas enquanto a última dava um gosto imenso ver a jogar, actualmente é confrangedor, mesmo quando ganhamos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2019 às 16:58

O grande mérito dele é saber lidar com o grupo, que nem sempre é fácil, mas táctica e tecnicamente é muito fraco, aliás, sempre foi. Ganhou no FC Porto porque era o FC Porto, mas no Sporting e Benfica nada.
Sem imagem de perfil

De ChakraIndigo a 15.10.2019 às 22:11

Finalmente um comentário digno, sem oculos verdes ou encarnados.

Concordo com cada palavra que escreveu.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2019 às 22:18

Só há uma questão que eu não me dei ao trabalho de apontar ao outro leitor.

A chamada "geração de ouro" praticava excelente futebol mas nada ganhou.
Sem imagem de perfil

De Dean a 15.10.2019 às 23:38

Obrigado ChakraIndigo.

E é verdade Rui, nada ganhou, mas no desporto nem sempre o que fica na memória são os títulos. Há quem tenha essa visão muito resultadista do desporto, nomeadamente os americanos que adoram estatísticas, mas há momentos e desportistas que transcendem a frieza dos números.

A Laranja Mecânica de Cruyff não ganhou nenhum título, mas ainda hoje é recordada como uma das melhores de sempre. Diego Maradona não os números de Messi e Cristiano Ronaldo, tem menos títulos que Péle, mas a sua magia é imortal, a sua capacidade de carregar equipas às costas, a sua irreverência fica para sempre. Ayrton Senna já quase que não tem nenhum record na F1, mas é considerado por muitos o melhor piloto de sempre, um corredor puro, de instinto. Portugal ganhou o Euro em 2016, mas eu vou-me sempre recordar sempre mais do futebol brilhante da geração de ouro que nos encantou. Quem sabe não surge um outro treinador capaz de nos dar semelhantes sensações. Temos jogadores com talento para isso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.10.2019 às 23:56

Respeito a sua opinião, mas é obviamente um tema muito subjectivo.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo