Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

Esta jornada da Taça da Liga teve dois palcos importantes, mas vou começar com uma breve análise ao que se passou naquele que viu o Sporting vencer o Penafiel, por 3-1. Na minha opinião, muito pouco para o que se exigia e esperava, com o Sporting só a aparecer a mostrar a sua superioridade na segunda parte do encontro e durante cerca de 30 minutos. Nos primeiros 45, a equipa leonina, apesar de mais posse de bola, nunca conseguiu controlar o meio campo e a penetração ofensiva evidenciou-se pela sua quase total inexistência. O primeiro remate à baliza surgiu aos 21 minutos, por William Carvalho, e não se pode dizer que o Sporting tenha criado quaisquer oportunidades flagrantes de golo, salvo, evidentemente, o que foi marcado por Carlos Mané, aos 44 minutos, a cruzamento de Wilson Eduardo.

Não será injusto avançar que alguma melhoria do Sporting começou pela entrada deste extremo, aos 37', em substituição de Vítor Silva, que andava totalmente desaparecido no jogo. Essa disposição evidenciou-se na segunda parte, com Wilson Eduardo a marcar um golo de belo efeito aos 68 minutos e a participar em mais lances de algum perigo para a baliza do Penafiel.

O terceiro golo do Sporting surgiu através de grande penalidade executada por Adrien Silva, aos 81', mas grande mérito para Eric Dier que acompanhou o movimento ofensivo da equipa, penetrou a grande área pelo corredor central e provocou a falta assinalada pelo árbitro Marco Ferreira. Neste contexto, ficam dúvidas se não ficou uma outra falta para grande penalidade por assinalar, sensivelmente aos 51 minutos de jogo, por mão do defesa do Penafiel.

Em geral, uma exibição do Sporting aquém do que era expectável, para superar uma equipa da II Liga e marcar os golos necessários para avançar para as meias-finais contra o Benfica.

Não assisti ao jogo no Dragão e pelo ocasional acompanhamento fiquei muito surpreendido com o resultado mesmo até ao fechar do pano, quando uma grande penalidade é assinalada já nos descontos, para permitir o apuramento do FC Porto, com um golo marcado de vantagem sobre o Sporting.

Duas questões finais: contactei um amigo que me participou que a falta para grande penalidade a favor do FC Porto sucedeu fora da área. Vale o que vale !... A segunda questão que me surgiu, é a razão que levou ao jogo do FC Porto a ter começado, ou a ter terminado, sensivelmente 5 minutos mais tarde do que o do Sporting. Nada disto me surpreende, na realidade, inclusive da oportuna grande penalidade, mas gostaria de ver a questão clarificada. 

 

publicado às 22:58

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


15 comentários

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 25.01.2014 às 23:39

O jogo no Dragão começou com atraso propositadamente. Mais. Mesmo que tenha sido por lapso (que não foi) na segunda parte podiam ter começado ao mesmo tempo. Em segundo lugar, não foi penalty, a falta do jogador do Marítimo começa fora da área. Em terceiro lugar, tenho muito orgulho em ser do Sporting. É uma VERGONHA que até numa competição secundária há corrupção. Até na porcaria da Taça da Liga nos prejudicaram, por isso, desculpe, acho secundário que a exibição não tenha sido fantástica. Muito pior jogou o Porto contra um Marítimo desfalcadíssimo, enquanto o Penafile esteve na máxima força e mesmo já quando perdia deu o tudo por tudo para marcar, para ajudar o Porto. Isto tudo FEDE! Fede, entende? Até na porcaria da Taça da Liga! Por isso, apoio total ao Sporting, apoio total ao Bruno de Carvalho. MUITO orgulho no Sporting e nos seus jogadores, que hoje, três PORTUGUESES fizeram os golos.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 25.01.2014 às 23:43

Só para acrescentar que é assim que se bipolariza o futebol português, e a TVI toda contente, quase aliviada com o Porto-Benfica. Espero sinceramente que os jogos desses clubes nas Taças lhes provoquem o maior número de castigos e lesões possíveis. Depois da "calabotada" do Mota de hoje, sinto-me enojado com isto tudo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.01.2014 às 23:49

Confirma-se, então, o que o meu amigo me participou, sobre a falta fora da área.

Quanto ao resto caro Lionheart , por incomodados que estamos, não devemos ficar surpreendidos porque há longo que é sabido e reconhecido que não se muda o "sistema" com meras palavras, nem de um dia para o outro. Assim vai o futebol português !
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 26.01.2014 às 00:02

Apesar de tudo, a mancha pelo modo como o Porto passou às meias-finais (por muito que os comentadores da TVI tentem branquear) ficará sempre. Hoje foi uma arbitragem à antiga, à moda do Calabote, mas por causa de uma mera Taça da Liga. Até aqui foi preciso cortar as pernas ao Sporting, porque todo o empenho que o Porto colocou nesta competição (nos dois campos...), só mostra como os andrades receiam a ascensão do Sporting. Essa é que é essa, meu caro.

E depois a corja de comentadores "pinta" o Bruno de Carvalho como um queixinhas, como se não tivesse razão de queixa, e a tê-lá não pudesse falar, como o fariam os outros presidentes na mesma situação. Pode-se gostar ou não do estilo do Carvalho, mas JAMAIS este deverá ser inibido de falar para defender o clube. Se até a "iguana" do Porto pode falar nos árbitros, o Presidente do Sporting não pode? Era o que faltava!

PS - O Lucho já bazou. O capitão de equipa do ainda campeão quis sair a meio da época. Os jornalistas que não indaguem porquê que não é preciso. Viva o Sporting!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2014 às 00:17

Caro Lionheart,

Compreendo perfeitamente que esteja chateado com o que se passou, não é o único, creio eu.

Não compreendo bem onde pretende chegar com o Bruno de Carvalho falar ou não falar. Há ocasiões para tudo e hoje tem toda e mais alguma razão para falar. Infelizmente, falar não vai perturbar o "sistema". É necessário algo mais radical para se alterar como as coisas são feitas no futebol português.

O FC Porto não está minimamente preocupado com a "mancha" !... Já andam há muitos anos a conquistar títulos com mancha e... os cães ladram e a caravana passa.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 26.01.2014 às 00:22

Não está preocupado com a mancha, mas está com o Sporting. Acredite que está...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2014 às 00:35

Sim, sem dúvida, mas isso em nada altera a "status quo" !
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 26.01.2014 às 00:51

O mais engraçado da noite foram as declarações do palerma do treinador dos andrades, dizendo que foi uma vitória "à Porto." Foi mesmo uma vitória à Porto. Um jogo que tinham a obrigação de ganhar com uma perna às costas, foi preciso um penalty inventado nos descontos para ganharem pela margem mínima, quando o Sporting já estava nos balneários. E os palermas ainda festejaram como se tivessem ganho a Liga dos Campeões. São ridículos.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2014 às 01:00

Por coincidência, já escrevi essa sua estúpida mas ironicamente verídica declaração num post que estou a preparar.

Meu caro, quantas vezes me leu em que eu disse que o Sporting tem de dar a si próprio maior margem para erros e incidências do género que aconteceram hoje ?

Não explica tudo, claro, mas devíamos ter jogado a outro nível, marcar mais um ou dois golos e teria sido suficiente, em princípio.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 26.01.2014 às 01:47

Caro Rui, o Porto ganhou com uma grande penalidade inexistente numa altura em que o jogo do Sporting já tinha acabado há quase dez minutos. Sem isso nem interessava o número de golos, porque o Sporting passava por ter mais pontos que o Porto.

A minha maior preocupação não é que o Sporting atinja uma superioridade tal que possa sempre superar erros de arbitragem (até porque isso é quase impossível) mas que as competições não sejam viciadas à partida. Senão estamos a legitimar as patifarias dos outros. Acho bem que se denuncie, que se fale, os outros que nos chamem calimeros, o que quiserem. Tudo o que servir para mobilizar a massa adepta do Sporting, para mostrar que somos uma força, e dar alento aos jogadores, é bem vindo. Nada nos será dado, mas tudo nos será tirado, se deixarmos. Nem nesta tacita os tipos deixam os resultados ao acaso. Veja quantos os jogadores o Penafiel descansou no Dragão por comparação com o jogo do Sporting, por exemplo. Já para não falar no Marítimo, que mesmo assim se bateu bem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.01.2014 às 02:38

Caro Lionheart,

Desculpe, mas aqui não posso concordar totalmente. Além da diferença de minutos ser, no máximo, 4 ou 5, quantas vezes já vimos este filme ?

É verdade, há muito até, que a competição está viciada, e precisamente por isso, enquanto não há mudança, se é que esta alguma vez surgirá, o Sporting tem de lutar o melhor possível onde conta, nomeadamente, entre outros espaços e meios, dentro das quatro linhas. Quantas vezes nos colocamos mesmo ao jeito de sermos abusados ?... Quantas ?... Inúmeras !

E devemos ser honestos com nós próprios. Isto que Bruno de Carvalho está agora a sentir na "pele", já um bom número de presidentes do Sporting sentiram antes dele. Talvez que o force a meditar um pouco mais antes de lançar acusações em todas as direcções. Ele é novato nestas andanças mas pensa que já sabe tudo.

A realidade nua e crua, não obstante as circunstâncias, é que fomos afastados das duas Taças, pelos mesmos meios, e veremos ainda o que vai acontecer no campeonato.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.01.2014 às 23:51

Essa do "fede" ultrapassa-me...
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 26.01.2014 às 00:15

O futebol português tresanda, caro Rui Gomes. É mau de mais. Que vergonha.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 27.01.2014 às 09:24

Prezado Amigo Rui Gomes

Não vi o jogo do nosso SCP com atenção, pois estava a jantar no aniversário do meu neto mais velho. Vi ontem o programa da TVI e como sempre cada vez mais penso que o futebol em Portugal é uma mentira.
Todos nós felizmente temos a nossa opinião e sinceramente o problema levantado pelo nosso clube não me parece que tenha qualquer lógica, pois o facto de os jogos estarem com horários diferentes de 3 minutos, não encontro qualquer mal nisso. Se o tal famigerado apitador tem prolongado o jogo em demasia para além do tempo, aí teríamos uma segunda edição do Calabote.

A verdade dos jogos é que foi mais uma vez branqueada, pois o FCP tem um golo fora de jogo no primeiro encontro e o SCP um penalti descarado que até se viu na CAPELA DA LUZ , onde normalmente falta a luz, perdão a visão.
Terei de dizer que esperava mais do meu SCP , pois a jogar contra uma equipa da segunda divisão, e que agora tem outro nome, acho que a primeira parte foi muita macia embora o adversário faça parte das equipas que aderiram á rodoviária nacional colocando um autocarro ao serviço de terceiros, pois não entendo o treinador adversário a jogar sem qualquer objetivo abdicar de jogar futebol. Ele lá saberá porque colocou o autocarro e quais as suas intenções e outras coisas que possam estar por detrás dessa atitude negativa, que nada honra o futebol.

E assim, vai o nosso "estimado" futebol, onde a verdade desportiva continua nas ruas da amargura. Aguardo os próximos capítulos deste campeonato, pois é o que nos resta.

Um abraço Fernando Albuquerque
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.01.2014 às 13:07

Caro Amigo,

Pouco ou nada posso adiantar ao tanto que já escrevi e comentei sobre este jogo, salvo reiterar que era exigido e esperado mais da nossa parte e não o fizemos. Sabia-se que a ordem do dia era marcar golos e verificou-se a nossa quase nulidade nesse sentido na primeira parte e depois já nos minutos finais quando até deixámos de tentar, pensando que já estávamos apurados. Acho que houve ingenuidade e amadorismo da nossa parte e o resultado disto está à vista.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo