Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Muito "ruído" por tão pouco

Rui Gomes, em 19.03.18

 

6720.jpg

 

Optei, deliberadamente, por não comentar as recém-declarações de Adrien Silva em entrevista ao jornal britânico The Guardian, assim como a reacção de Bruno de Carvalho à mesma, sem primeiro ter oportunidade de ler muito cuidadosamente a publicação original, obviamente em inglês.

 

No epicentro da entrevista, como não podia deixar de ser, o todo do episódio que acabou por afastar Adrien dos relvados durante cerca de seis meses. A agonia e a frustração que o antigo capitão do Sporting sentiu durante aquele período de muita incerteza quanto ao seu futuro imediato, nomeadamente a sua dificuldade em compreender os regulamentos e a eventual decisão da FIFA, ao não aceitar o recurso do Leicester City.

 

Na fase ainda preliminar do processo, Bruno de Carvalho fez a seguinte declaração:

 

"A transferência de Adrien está completa. Espero claramente que o Leicester o consiga inscrever".

 

Instado a comentar este cenário pelo jornalista Stuarte James, do acima referido jornal, Adrien respondeu assim:

 

"Frustrado? Com o Sporting não. Com o presidente sim, o que são coisas diferentes. Acredito que ele tentou proteger o seu clube. Mas no futebol, quando se representa um clube, é mais importante proteger a pessoa ou o jogador". 

 

A minha interpretação das afirmações citadas é diferente do que tem merecido atenção mediática em Portugal.

 

Ora vejamos... ficamos com a ideia que a entrevista foi conduzida inteiramente em inglês, não sendo claramente a expressão mais eloquente de Adrien Silva. A mensagem que ele pretendeu passar foi de fazer sentir toda a sua frustração no momento crucial do processo e as palavras de Bruno de Carvalho deixaram a ideia que o Sporting estava a "lavar as mãos" totalmente do caso, numa altura em que Adrien sentia que precisava do apoio de tudo e de todos para poder resolver o imbróglio de modo a que lhe fosse concedida autorização para jogar imediatamente.

 

Ainda, pretendeu comunicar não o que foi tradudizo à letra, mas sim o sentimento de que quem dirige um clube e mesmo agindo em defesa dos seus interesses, não pode perder de vista que está a lidar com seres humanos, que são os jogadores.

 

Por sua vez, Bruno de Carvalho assume uma longa narrativa, como é seu hábito, em resposta à entrevista, começando por afirmar:

 

"Uma entrevista que espero esteja mal traduzida, pois ouvir que Adrien está desiludido comigo é para rir ou chorar, dependendo do estado de espírito".

 

O que está sobre a mesa não é uma questão de "tradução", mas sim de interpretação. O presidente do Sporting deveria ter reflectido a essência das declarações de Adrien Silva e compreender o seu contexto, antes de publicar uma resposta na sua página de Facebook.

 

No que diz respeito ao Sporting Clube de Portugal, Adrien Silva não vacilou com o seu reconhecimento:

 

"Na despedida, todos os anos que lá passei vieram-me à memória e, por isso, foi muito sentimental. O Sporting fez-me jogador, mas também homem e, por isso, terá sempre um lugar especial no meu coração".

 

Ainda recuou uns anos para lembrar o episódio em que José Mourinho persuadiu-o, assim como a Fábio Ferreira e Ricardo Fernandes a visitar o Chelsea:

 

"Foi um momento estrondoso para mim, ainda um jovem. Ter este clube interessado em mim e com José Mourinho a ir a Lisboa falar comigo. Após a nossa visita ao Chelsea e em conversa com os meus pais, foi decidido que o melhor para o meu futuro seria o Sporting, e assim foi".

 

Os outros dois jovens acabaram por permanecer quatro anos em Inglaterra, sem jogarem um único jogo pelo Chelsea.

 

publicado às 15:28

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


28 comentários

Sem imagem de perfil

De Pastor a 19.03.2018 às 16:05

Grande Adrien. Lamentável a todos os niveis o que lhe aconteceu.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.03.2018 às 17:42

Tudo isto era dispensável mas, pelos vistos, o Adrien ainda não ultrapassou totalmente o facto de ter sido impedido de jogar durante muitos meses.
Sem imagem de perfil

De Soneca a 19.03.2018 às 16:25

Caro Rui,
Desculpe o off topic mas, se me permite, que acha deste tema “oferta do golo do GR do Boavista ao porto”?
Não achas estranho nada ser dito acerca desta situação, que tanto deu nas vistas, pelo “querido” saraiva!!????
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.03.2018 às 16:37

Para ser sincero, é um tema que náo me desperta interesse porque só é possível adiantar conjecturas sem se chegar a conclusão alguma.

Algo semelhante foi dito sobre o segundo golo do Benfica frente ao Feirense.

Até ao final do campeonato é de esperar mais situações semelhantes e nós adeptos não estamos em posição para avaliar com fundamento concreto.

No entanto, se desejar comentar o incidente, eu poderei considerar a sua publicação num post.
Sem imagem de perfil

De João Ferreira a 19.03.2018 às 16:44

O problema aqui, meus caros amigos, é que não foi apenas um jogo, foram 3 jogos. Pelo menos, os 3 jogos mais descarados! Coincidências ou tendências?

https://rutube.ru/video/ab2fe8d2666483104d52921a4a587845/
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.03.2018 às 16:50

Esse não é o tema deste post. Se insistirem, começo a apagar tudo!
Sem imagem de perfil

De Satyricon a 19.03.2018 às 16:27

Adrien preferiu ser um transferivel em stand by por um Drinkwater qualquer do que ficar no SCP. O Leicester esperou até ao ultimo segundo para inscrever Adrien pois estava à espera da saída do seu médio para o Chelsea, alias a inscrição do Drinkwater tambem foi no limite.
O SCP e o Leicester chegaram a acordo bem dentro do prazo.
As negociações foram duras? Ainda bem, é sinal que a Direcção defende os interesses do Clube.
Adrien tb podia ter um pouco mais de coluna e recusar-se COMO CAMPEÃO EUROPEU de ficar em stand by devido a um jogador medianíssimo como Drinkwater.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.03.2018 às 16:40

Nós já conhecemos a circunstâncias da sua transferência. Não é isso que está em discussão.

Além do mais, o interesse do Adrien em ir para a Premier não era superior ao do Sporting em fazer um negócio muito lucrativo.
Sem imagem de perfil

De Satyricon a 19.03.2018 às 16:48

Concordo, mas daí às palavras de Adrien, ainda por cima sabendo-se que cada vez que se abria uma porta Adrien corria para ela vai uma boa distância.
A Direcção estaria a tentar fazer o melhor negócio possível e a transferência deu-se. Não foi fora do prazo nem em cima do limite, o Leicester é que colocou a inscrição em stand by.
E repito, Adrien devia ter mais respeito por si e pela sua carreira para se deixar ficar "preso" pelo Drinkwater. Um campeão europeu, capitão do SCP e jogador de Seleção não devia ficar preso por um Clube como Leicester e um jogador como Drinkwater. Mas isto é a minha opinião.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.03.2018 às 16:54

Bem... noutra altura até concordaria consigo, mas não devemos esquecer o feito histórico do Leicester City ao conquistar a Premier.

É tudo muito subjectivo...

Para mim, a real essência da questão é os clubes esperarem até ao último dia para fazerem contratações. Como foi anunciado, espero que o período do mercado de Verão seja reduzido e que o mercado de Inverno seja eliminado.
Sem imagem de perfil

De Satyricon a 19.03.2018 às 17:06

Caro Rui, os clubes esperam até ao final da data limite para colocarem pressão nos jogadores que querem contratar de modo a estes pressionarem a saída e assim quiça baixarem o preço.
O mercado devia fechar a 31 julho e não a 31 Agosto. E devia abrir (para cada Liga ) logo a seguir ao último jogo da época.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 19.03.2018 às 17:20

Concordo com o Caro. A haver dedos a apontar, deveriam ser apontados ao clube que actualmente Adrien defende. Foi este quem colocou o jogador em espera para concluir a transferência, visto que já estava tudo acordado à dias, se não estou em erro. Mais, o Sporting até foi quem saiu mal no meio disto tudo, porque agora Adrien faz estas declarações, assumindo-se que o atraso da transferência se deveu ao SCP, quando a verdade da questão foi que, como o Leicester não queria arriscar ficar com os dois, deixou Adrien em suspenso, tal como ao Sporting que também não saberia se havia de contar com este para a nossa competição ou se tinha guia de marcha imediata. Adrien devia de lembrar-se bem, não apenas porque é o clube que agora defende, mas porque foram aqueles que procederam mal, atrasando toda a transferência. Independentemente da janela de transferências ser mais ou menos comprida, vão haver sempre estas situações, visto que os clubes querem o melhor rendimento das transferências e negoceiam N pontos de um contrato extremamente extenso. Não concordo com as declarações do Adrien, mas ele deve saber algo que nós não sabemos. Pelo que saiu na comunicação social, o problema não foi pela parte do Sporting, ou sequer de Bruno de Carvalho, que defendeu os interesses do clube, mas sim pelo Leicester, que dependeu a transferência imediata do português pela transferência do seu Drinkwater. Eu entendo que um jogador que tenha a oportunidade de jogar na premier league, sai do clube português, mesmo que pagando do próprio bolso, e é por isso mesmo que deve ser a estrutura a tratar das transferências pelo bem do clube. Todos estão a fazer pelos seus interesses, jogadores e estruturas, pelo que não condeno rigorosamente ninguém que tenta fazer pelo seu melhor e desejo o melhor ao Adrien. Mas estas declarações eram evitáveis. Pelo menos na minha opinião, perante aquilo que veio a público.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.03.2018 às 17:36

Acho que o fundo da questão está a frustração de Adrien por ter ficado parado durante cerca de cinco meses.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 19.03.2018 às 18:39

Eu percebo isso, mas que culpa tem o Sporting, ou BdC sobre isso??? É como chatear-se com a mulher em casa e "tratar mal" todos os colegas, não tem razão nem nexo. Acho que uma declaração de esclarecimento seria o mais sensato por parte dele. Nunca devemos cuspir onde um dia podemos vir a comer, ou como diz o outro, fecha-se uma porta, deixa-se uma janela aberta. Isto de jogadores e equipas é sempre muito delicado, porque nunca se sabe...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.03.2018 às 20:47

Tudo isso não obstante, deve notar que ele só diz o melhor do Sporting. O clube e o presidente são distintos.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 20.03.2018 às 10:16

O Caro Rui há-de reparar que separei ambos.
Sem imagem de perfil

De Joao a 19.03.2018 às 17:07

Adrien foi um excelente capitão e jogador do Sporting, infelizmente sempre teve o "dom" de criar confusões desnecessárias, basta lembrar quando voltou do emprestimo com a Academica e os boatos de que iria para o FCP...tudo para assinar um contrato milionario...é um javardo!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.03.2018 às 17:40

Essa do "javardo" é dispensável!
Sem imagem de perfil

De João Sportinguista a 19.03.2018 às 17:35

João era o nome que o Garrincha dava aos seu marcadores diretos. O blog tem alguns; costumo passar por aqui, de quando em quando,comento, apenas para falar do Sporting. Provavelmente vou ter de mudar de nickname.
Sobre o post, Adrien foi um jogador que dava tudo em campo, pelo Sporting ou outro, vide final da Taça de Portugal com a Académica em que Adrien e Cedric, emprestados pelo Sporting, foram os melhores em campo. É um profissional. Não me espanta que defenda os seus interesses, assim como o Presidente tenha defendido os interesses do clube.
Lamentável este episódio que poderia ter ficado resolvido com um simples telefonema ou e-mail( talvez não!). Raio de Facebook!
Com isso os cartilheiros, tal como os agulheiros, mudaram o foco.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.03.2018 às 17:38

O post de Facebook só veio deitar gasolina numa fogueira que à raiz até era desnecessária.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.03.2018 às 20:00

acho que não estão a fazer a correta interpretação das palavras do Adrien. o que ele queria dizer era que esperava que o presidente do clubre onde ele fora capitão deixa-se uma mensagem clara quando se percebeu que iria haver problemas com a inscrição no UK. e essas palavras eram de apoio e deixar claro que se houvesse algum problema o Adrien poderia sempre voltar para Alvalade e seguir a capitanear o nosso sporting. era isto que o rapaz esperava. e o que o presidente disse? já cá temos o dinheiro e agora o probelma não é nosso...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.03.2018 às 20:43

Não apaguei o seu comentário, mas deixo o alerta que neste espaço exige-se que o leitor se identifique.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 19.03.2018 às 20:14

Não sabemos bem o que aconteceu, mas parece-me que o Sporting terá feito o que lhe competia senao a reaçao do Leicester podia ter sido outra (como foi por exemplo a do Lille com Djalo)

Por isso nao sei no que pode estar Adrien magoado com BC mas sinceramente também não liguei muito apesar dos 8 ou 10 posts de Facebook que me apareceram no facebook logo de manhã.

É um nao assunto e devia ter sido ignorado pelo presidente, mas todos nos sabemos que isso seria impossivel. Enfim, boa sorte ao Adrien e que lute agora para ser opção porque ainda vai a tempo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.03.2018 às 20:46

Creio que salvo talvez pela idade ou lesão, Fernando Santos não vai ignorar nenhum campeão europeu. Se de facto é essa a preocupação de Adrien.
Sem imagem de perfil

De R. Ribeiro a 20.03.2018 às 10:21

Pedir que BdC ignore isto seria pedir algo impossível. Ele não consegue. Está na génese dele. Este homem é para o Facebook o mesmo que Trump é para o Twitter, tem sempre que dar o ar da sua graça... Infelizmente
Sem imagem de perfil

De Maria a 19.03.2018 às 22:28

A entrevista de Adrien não tem ponta por onde BdC lhe pegue... não que ele - bDc - precise de ter para vir a terreiro dar uma de coitadinho. Sem demasiado ênfase porque sabe que está - e colocou o Sporting - sem palco e espectadores para lhe baterem muitas palmas ou apoiá-lo nisto ou no que for.

Mas quando leio o Rui escrever "O presidente do Sporting deveria ter reflectido" penso que ainda há gente optimista e você, Caro Rui, é uma delas. Reflectir e presidente do Sporting na mesma frase até soa a antítese

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo