Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Muito simples... ganhou o melhor !!!

Rui Gomes, em 19.10.14

 

fc-porto-vs-sporting-sp-na-taca-de-portugal_81935.

 

Muito bom jogo do Sporting no Estádio do Dragão, a espaços, excelente até. Toda a equipa esteve muito bem mas, na minha opinião, além do inevitável Rui Patrício com três defesas chave - aos 23', aos 68' e, claro, a grande penalidade aos 51' - o meio campo leonino fez uma exibição fabulosa; João Mário esteve bem, mas um pouco mais discreto, Adrien Silva lutador do primeiro ao último minuto e, por fim, William Carvalho com a sua melhor prestação da temporada, ao nível das que nos habituou na época passada.

 

Não foi surpresa de maior Slimani e Carrillo ficarem no banco, pelo desgaste ao serviço das suas respectivas selecções. No entanto, não esperava ver a dupla Maurício e Paulo Oliveira, embora o primeiro tenha alinhado no lado esquerdo do eixo, como já aqui referimos em algumas ocasiões. Boa exibição de Cédric Soares e creio que Jonathan Silva está no onze para ficar. Nos últimos 20/25 minutos acusou o cansaço, mas já era de esperar pela pressão alta que o Sporting exerceu.

 

A linha ofensiva desempenhou o seu papel. Diego Capel, sem deslumbrar, mas sempre muito consciente das suas responsabilidades defensivas; Nani a jogar com total confiança recuperada e a marcar um excelente golo de fora da área; Fredy Montero também com uma muito boa exibição, mais no todo do seu jogo do que exclusivamente como ponta de lança. Logo aos 2 minutos viu-se na área bem enquadrado com a baliza, mas acabou por fazer um remate fraco. Creio que demonstrou, mais uma vez, que pode ser muito útil à equipa, mas não na ponta do ataque.

 

Curiosamente, Slimani (69') e Carrillo (77') entraram ainda a tempo de combinar no 3.º golo do Sporting.

 

Parabéns a Marco Silva pela bem pensada estratégia de jogo. A equipa apareceu muito bem organizada e apenas acho que agiu tardio a substituir João Mário (85'), quando o meio campo do Sporting já há longo que evidenciava o desgaste do jogo. Este seu atraso podia ter saído caro, porque foi precisamente nessa fase do jogo que o FC Porto pressionou mais a área do Sporting.

 

João Sousa com critérios muito discutíveis, para não dizer inclinados. Na jogada que dá ensejo à grande penalidade - erro do auxiliar - Jackson Martinez está em posição irregular e ainda é possível debater se Maurício cometeu falta. No cartão amarelo que mostrou a Jonathan Silva, aos 70', creio que nem falta houve. Por outro lado, podia ter assinalado uma segunda grande penalidade, por mão do defesa argentino.

 

No resumo dos 90 minutos, ganhou o melhor. Creio que esta asserção é indiscutível.

 

Parabéns Sporting !!!

 

ngB06C6FE2-5BC9-406A-822A-53FA9EAFCD90.jpg

ng839DD0BD-C5FF-4E58-A164-79FB927C5091.jpg

ng98257A00-E81B-4211-BE06-52F3FD17827D.jpg

 

publicado às 05:28

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Sem imagem de perfil

De jose guinote a 18.10.2014 às 19:55

Excelente vitória. Grande exibição durante grandes períodos do jogo. Uma capacidade fabulosa para circular a bola percorrendo todo o campo. O melhor jogo de William esta época, concordo completamente. A um nível muito elevado, próximo da perfeição posicional e com a velha capacidade para rodar sob pressão e passar com clareza para o melhor sítio. Ninguém joga assim em Portugal e em poucos locais da Europa. Montero fantástico a jogar com os colegas mais adiantados, ajudando a equipa a chegar com mais qualidade próximo da baliza adversária. Excelente passe para Nani no segundo golo. Nani é um festival dentro do campeonato. Não há outro jogador assim. Pega na bola e atraí os adversários que assistem impotentes às suas deambulações. Fabuloso. Um jogador que pode levar o Sporting a níveis muito elevados. Patrício está soberbo. Defende tudo o que lhe aparece e transmite uma confiança total aos companheiros. Boas entradas de Slimani, Carrilho e de Rossel - um bom jogador. O lateral esquerdo é muito bom e a atacar cruza muito bem como se viu no primeiro golo. Todos jogaram bem. Uma enorme vitória sem apelo nem agravo. Como de diz no post ganharam os melhores que foram, aliás, muito melhores.
Sem imagem de perfil

De J. a 18.10.2014 às 20:38

Mas que grande resultado!!!
E como se vibrou aqui na Guiné Bissau :-)

Acho que também é uma mensagem para os sportinguistas menos optimistas neste inicio de época e que apesar de Gauld, Slavchev,Geraldes ou Tanaka ou outros que tal, a equipa está a ser bem gerida e dirigida.
Frente ao plantel dos millones, com um plantel com um onze com 7 portugueses e 6 da formação, esta vitoria é sem duvida uma prova de que temos que confiar mais em quem la esta
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.10.2014 às 20:57

Meu caro, foi uma excelente vitória, sem dúvida, mas é só uma vitória. Não vamos querer analisar o todo baseado num só jogo.
Sem imagem de perfil

De Guilherme Rosado a 18.10.2014 às 20:56

Boa noite.
Parabéns Sporting, grande e justa vitória da melhor equipa em campo. Toda a equipa esteve muito bem com destaque para Rui Patrício e William.
Ir ao Porto e no fim do jogo sair com uma vitória convincente e os adeptos a gritarem "olés" é um sinal de que os tempos mudaram.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.10.2014 às 20:59

Esperamos que assim seja, mas a época é longa.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 18.10.2014 às 21:47

Bela jogatana.....e com Mauricio e Paulo Oliveira. he he he !!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.10.2014 às 21:57

Os dois estiveram relativamente bem, mas ainda não é o eixo ideal. Com mais tempo juntos devem melhorar. O Paulo Oliveira estava mal colocado no golo do Jackson e depois não conseguiu recuperar. E... espero que tenhas reparado, o Maurício foi mudado para o lado esquerdo.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 18.10.2014 às 22:29

Reaprei sim senhor e lembrei-me de ti nessa altura. he he he
Mas a "dupla ideal" como dizes teria que ser uma dupla SEM Mauricio e com um melhor central.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.10.2014 às 23:52

Fico lisonjeado por te lembrares das nossas conversas sobre este tema.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 19.10.2014 às 20:25

Concordo. Diria que esta dupla é a "menos má"...
Sem imagem de perfil

De Dagenham a 18.10.2014 às 23:24

Eu, aqui a distancia, a vibrar com vitoria do meu clube, grato pela maravilha da internet... Se me fiasse pelo resumo do telejornal da rtp, ficaria a saber que o meu Sporting ganhou por sorte! Os outros jogaram mais, tiveram diversas oportunidades flagrantes e foram muito prejudicados pela arbitragem!...isto, palavra de honra..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.10.2014 às 23:49

Infelizmente, é o eterno estado das coisas. Já estamos habituados, mas nem por isso se torna mais fácil de digerir. Em último caso, deixá-los falar enquanto nós somamos vitórias . SL
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 19.10.2014 às 00:38

Excelente jogo do Sporting,a ser capaz de expressar claramente a sua identidade no jogo.Fomos francamente melhores que o FCP.

A única pessoa que não percebeu isso foi o seu treinador.Aliás este senhor cada vez me desilude mais.Gostava de saber o que foi dizer a MS.Enfim...

Alguns apontamentos individuais:

Adrien:Mais outra excelente exibição.Grande intensidade de jogo.
Cansa de ver.Quando jogará ,como merece ,na selecção?

William:seja bem aparecido caro William.Há um tempo que não o víamos.
Desde que a cabeça ajude este tipo de jogadores não se perde...e o
o rapaz parece-me forte psicologicamente.Grande jogo,o seu melhor esta época.

Nani:o que é que se pode dizer?Grande jogador e um privilégio vê-lo a jogar em Portugal e no Sporting.

Rui Patrício:na melhor forma de sempre.Já faltam adjectivos.

Pelo negativo:sofremos outro golo com a bola metida nas costas da defesa e tivemos outras situações muito perigosas.Há que rever alguns processos da equipa.

Mas grande vitória e muito moralizante.
Agora que venha o Schalke.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.10.2014 às 00:56

Creio que estamos em sintonia caro Leão. Especialmente o meio campo, impressionou-me muito hoje e eu até estava com algum receio pelo desgaste da pressão alta. O Marco Silva agiu tardio, e podia ter saído caro. Há muito que Rosell devia ter entrado para o lugar de João Mário. Mas, de resto, esteve bem.

Não gosto da postura do treinador espanhol. Também reparei quando ele se juntou com Marco Silva, decerto com as queixinhas da ordem.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 19.10.2014 às 09:57

Também acho. O Rossell devia ter entrado mais cedo para o lugar do João Mario. Mas pronto, desta vez não tivemos aquele "galo" do costume.
Sem imagem de perfil

De L a 19.10.2014 às 19:53

Felizmente um post só sobre futebol.

O melhor elogio que se pode fazer ao Sporting e ao Marco Silva é que a equipa continua e evoluir, com 2 picos que acabam por fazer sempre toda a diferença, Nani e Rui. Provavelmente o melhor meio-campo da Liga desde que João Mário chegou à equipa e muito bem também o tridente ofensivo que entrou de início.

Não obstante todo o mérito do Sporting, até pela diferença de orçamentos é inevitável falar também do treinador espanhol, para mim o homem do jogo pela forma como alguns golos - que decidiram muita coisa - aconteceram. Para além de já não saber se o Porto vai chegar algum dia a ter uma equipa com Lopetegui, os erros recorrentes e muito comprometedores de que ele fala, para além do mérito do Sporting na pressão, também se ficam a dever à falta de rotinas, sempre com jogadores muito intranquilos nas jogadas. Acresce que depois de Alvalade decidiu apresentar-se em 4x4x2, não interessa se às vezes em 4x2x4, só a pensar no Sporting. Eventualmente até podia ganhar na mesma mas não é o que acontece por norma, com mensagens destas para dentro do campo.

Os portugueses também ainda vão ter oportunidade de ver o Fernando Santos a ganhar e a fazer a sua substituição preferida, tirar alguém da frente e meter alguém atrás. Não é por acaso que já passou pelos 3 grandes e foi uma vez campeão nacional.

Voltando a Lopetegui, com dois criativos tipicamente interiores a fechar os nossos corredores e sempre com menos uma unidade no miolo, foi canja para o meio-campo do Sporting. E dois avançados para o que desse e viesse dos nossos centrais. Para além de Lopetegui, nunca estive muito certo que o Porto tem tudo o que precisa no meio-campo, sobretudo sem bola. O puto de 17 anos a falhar passes como falha, em Alvalade já tinha sido queimado há muito tempo e parece que ainda é o melhorzito do Dragão. Já só falta ver o Campanã que chegou do Sevilha. É capaz de ser um problema do caraças despachar Lopetegui com tanto espanhol. Mais numa óptica do futebol português lamento que Porto tenha esquecido algures das maiores conquistas sempre com grandes jogadores portugueses. Os adeptos do Porto devem ter sentido muita inveja da equipa do Sporting ontem.

E como o meu sonho nunca foi ver os maiores rivais mais fracos, grande vitória do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 19.10.2014 às 20:32

Rui,

Excelente análise, com a qual concordo.

Acrescentaria apenas que o Sporting entrou sem medo no Dragão. Com Nani a rematar ao poste com menos de um minuto de jogo e com uma jogada de entendimento João Mário/Montero a pedir uma melhor finalização e que o Sporting soube ser feliz (e mereceu sê-lo), pois soube aproveitar as falhas do adversário (nos dois primeiros golos) e esteve sempre concentrado para tentar não as cometer.

Soube ter força para reagir ao empate e depois, com a defesa no penalty, foi capaz de ter maior ascendente sobre o jogo.

Uma exibição como nunca me lembro de ver no estádio do Porto (talvez no primeiro ano de Boloni se tenha aproximado - ainda que com um empate - ou quando, com Octávio, fomos lá ganhar). Mas assim, talvez só desde o célebre jogo do nevoeiro e do golo marcado pelo apanha-bolas...

E é tão bom vê-los a ficar com a cabeça a inchar enquanto ouvimos os nossos a cantar lá na bancada. E como se ouviam!

Há, porém, que lembrar que foi só um jogo, que nos valeu a manutenção na Taça frente a um dos candidatos e que, terça-feira, há que continuar a trilhar este caminho...

P.S.: o árbitro é Jorge (e não João) Sousa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.10.2014 às 04:04

Obrigado caro Balajic.

É evidente que o sucesso de um qualquer grupo não depende somente de um dos seus elementos, mas creio que muito além dos seus atributos atléticos e técnicos, a postura competitiva de Nani está a ter enorme influência no grupo. Com a defesa do Rui Patrício e depois o seu belo golo, a confiança da equipa sofreu um acréscimo significativo. Mas é bem verdade, e já referi isso a um outro leitor, é só um jogo e a época é longa e com muitos obstáculos.

LOL... sim, Jorge !

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2017
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2016
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2015
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2014
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2013
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2012
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D




Cristiano Ronaldo