De Elitista a 24.04.2021 às 18:25
Caro Leão do Norte,
Excelente resposta! Sem o pretenciosismo de estratificar o Sportinguismo, colocando-se no escalão mais alto. Também não atirou o insulto fácil, infantil e inútil que coloca em causa o amor genuinamente Leonino de cada um. Aliás, prática recorrente de quem apela à união ou, simplesmente, convive mal com opiniões divergentes.
Á semelhança do que eu tenho feito, a maioria dos comentários desalinhados (do enfadonho e igualmente inútil, vamos acreditar e apoiar, etc.) não são críticas mas desabafos!
Para se encontrar na situação actual em tão pouco tempo - se faltassem 2 ou 3 jornadas, a coisa até que se poderia considerar favorável - a equipa cometeu erros. O treinador cometeu erros. Aliás, este último parece-me claramente perdido e apavorado.
Mas ninguém tem lido crítica alguma minha nesse sentido.
O que me faz escrever é, acima de tudo, a frustração pela postura autista e negacionista de parte do universo Sportinguista!
Certa vez uma personalidade brasileira disse "se a macumba funcionasse, o Brasil seria campeão do Mundo em todas as edições da prova".
A situação actual da equipa não é nada boa! Nada!
Porque não se trata de distância pontual mas de produção futebolística!
Nos últimos 4 jogos a equipa tem produzido pouco e, acima de tudo, acusado a pressão. É o que temos!
Se são (alguns, que outros são bem madurinhos) miúdos, se não têm experiência, se deram, fizeram, aconteceram, é o que temos!
Se perdermos - sim porque com a evolução da tabela classificativa, não se trata de não o ganhar mas, claramente, de o perder - este campeonato, é porque a equipa não teve estofo nem a qualidade necessários para tal. Ponto!
Johan Cruijff dizia, quando questionado sobre credo religioso, "já reparou que a maiorias dos jogadores se benze antes de entrar em campo? Se isso funcionasse, os jogos acabariam todos empatados". Correcto!
Não são manifestações mais ou menos esotéricas, mais ou menos espirituais ou paranormais que vão mudar o que quer que seja! As exibições de confiança para com o plantel (e eu participei de uma) também não têm surtido efeito algum!
Ou seja, o que me assusta, tanto ou mais do que a incapacidade manifestada pela equipa desde o retomar do campeonato, é este entorpecimento mental que se apoderou da Nação Leonina que diz basicamente "calma que ainda temos 8, 6, 4 pontos de vantagem" até chegar ao dia em que acordam e exclamam para si próprios "merda! Já estamos no 2o lugar"!
Queiramos, ou não, o porto vem em sentido ascendente, nós vamos em sentido descendente! A dinâmica está-lhes bem mais favorável! "Ah e tal, ainda temos 4 pontos a mais"! Sim, hoje temos. Mas algum Sportinguista racional é capaz de afirmar que ainda os teremos 2a Feira à noite? Alguém minimamente objectivo é capaz de negar que há mais probabilidades de termos apenas mais um ou dois do que seis ou sete?! Só no tal mundo negacionista e encantado em que alguns mergulharam!
Em termos de probabilidade, assim é!
Todos, no entanto, esperamos que a lógica seja outra!
"Ah e tal, mas o porto ainda vai jogar contra o benfica"! Porquê? Nós não?!
É que eu sempre desejei chegar a essa jornada com o campeonato resolvido!
2000, 2002, 2005, 2016 são os mais recentes exemplos de jogos decisivos contra eles. Todos se lembram dos desfechos, certo?
"Ah e tal mas já lhes ganhámos"! Juizinho... Mas querem lá comparar, a todos os níveis, a conjuntura actual com a do jogo da primeira volta?!
E é isso que eu não vejo ser discutido!
O que leio, é o mundo perfeito do "acredito", vamos ser campeões e se não formos é por causa dos árbitros e do sistema, que é paleio ainda mais deprimente e revelador de uma incompreensível falta de amor próprio!
No que concerne estritamente à conquista do campeonato, a situação é crítica! Fazer a apologia de que "vamos ser campeões porque acredito" é tão ou mais prejudicial quanto os comentários críticos mais ou menos moderados. Seremos campeões jogando mais do que os adversários.
Se a equipa não entender isso, nada feito! Entendendo-o e não conseguindo superiorizar-se aos oponentes, nada feito na mesma.
Mas tenhamos todos presente uma realidade esmagadora: não voltaremos a dispor de tamanha oportunidade tão cedo...
Caro Elitista,
A minha perspectiva em relação aos que verdadeiramente sofrem com o Sporting e que genuinamente querem o seu sucesso, sempre foi, parafraseando a canção do Rui Veloso, "É muito mais o que nos une que aquilo que nos separa", ou pelo menos deveria ser, independentemente das diversas formas de o manifestar.
Não tenho grandes de dúvidas que a apreensão e receios que manifesta, também são sentidos pelos sportinguistas que, supostamente, têm manifestações de excesso de optimismo ou "desleixo" perante a situação actual. São perspectivas diferentes no modo como cada julga "ajudar" a equipa e certamente não serão exercícios de superstição ou misticismo.
Alguma da realidade, em relação à equipa, que descreve não pode ser negada. O que podemos é divergir na forma de a abordar e nos deméritos que a ela levaram. Mas, muito provavelmente nunca chegaremos a abordagens perfeitas, pois como citou em vários exemplos, se assim fosse, teriamos encontrado a fórmula para o sucesso.
Talvez a solução esteja num equilíbrio, mas voltamos a ter um problema com a definição desse equilíbrio.
No entretanto, devemos concentrar-nos naquilo que verdadeiramente nos une, O Sporting Campeão!