De Octavio a 22.06.2014 às 09:02
E assim se afasta a discussão do essencial:
- a falta de qualidade de futebol da nossa selecção
- a falta de opções na selecção fruto de uma péssima convocatória
- a péssima preparação da equipa
- o número elevado de jogadores com problemas físicos e em má forma, mas que foram convocados e até jogam
Este árbitro errou em 2 lances no nosso jogo com a Alemanha:
- fora de jogo de Coentrão, ficando isolado e, em vez de rematar, tenta passar a bola a Ronaldo; resultado na altura do lance: 0-2; Alemanha prejudicada;
- penalty sobre Éder; resultado na altura do lance: 0-3; Portugal prejudicado;
Se a lógica é manter os melhores, então estamos descansados, pois creio que a FIFA quererá manter o melhor o Mundo em prova, Cristiano Ronaldo.
Esse generalizado termo "falta de qualidade" é em função do resultado, não é ? Até parece impossível como chegamos ao ranking que temos !
Em relação à convocatória, vem-me à ideia dois, máximo três jogadores que podiam estar e não estão. De resto é o que temos. Quem na sua óptica iria fazer com que a convocatória fosse excepcional ?
Agradeço que especifique essa "péssima preparação".
Entre tanto, vai buscar um lance de suposto fora de jogo do Coentrão !?? E só viu isso ? Há aí qualquer problema seu !
De contandor de histórias a 22.06.2014 às 11:26
" - a falta de qualidade de futebol da nossa selecção"
Mais um grande entendido, não sei do quê
De Octavio a 22.06.2014 às 22:22
Acha que a selecção joga bom futebol?
Então temos níveis de exigência distintos.
Adrien, Cédric, Danny, Ricardo Carvalho, Antunes e José Fonte
Estes são melhores (ou estão em melhor forma) que estes (e é só tirar 1 e colocar outro): Meireles,ndré André Almeida (o que não é difícil), Varela, Ricardo Costa, André Almeida (pelos vistos este foi para def esquerdo, também) e Bruno Alves (ou Neto, que também joga muito pouco);
Péssima preparação: jogadores titulares que só treinaram na semana no 1º jogo; última selecção a chegar ao Brasil; estagiar no Brasil num local e a horas totalmente diferentes do contexto onde se ia jogar; treinos à porta (demasiado) aberta; quer mais?
Coentrão não está fora de jogo? E se fosse golo (seria, se ele não fosse burro e tivesse rematado)? Não acha que a Alemanha não teria razões para se sentir prejudicado? Que mais erros o árbitro teve (além dos que eu referi)? Sejamos isentos e honestos...
Meu caro, devo ser eu que ando distraído e não compreendo porque é que Portugal é 4.º no ranking mundial da FIFA e, até recente, era terceiro, com todos os defeitos que aponta.
De Octavio a 23.06.2014 às 09:48
Então mas a FIFA tem credibilidade ou não tem?
"Meu caro", por favor defina-se. A FIFA tem credibilidade para afirmar que Portugal é 4ª do ranking (a Suiça é 6ª - tb deve ser normal - e a França é 17ª - normalíssimo) mas, por outro lado (quando interessa) é corrupta e tendenciosa quando o "meu caro" quer justificar as más prestações e falhanços de objectivos de Portugal.
A FIFA é corrupta e tendenciosa sempre! Em todas as atitudes que toma. Acha que Portugal que só se qualifica para o Mundial via play-off (tal como a França, mas esta é 17ª) merece ser 4ª ou 3ª do ranking? Então e a Rússia que se classificou em 1º no nosso grupo (onde o Portugal era cabeça de série) porquê que é 19ª?
Acha que a FIFA avalia aquilo que as selecções jogam?
Sejamos honestos e não tendenciosos nas nossas análises. A selecção não joga nada, não tem qualidade no seu futebol devido a muitos factores tal como eu o descrevi (e haverá muitos mais). Olhe e não é preciso eu dizer, basta ver um jogo e o resultado do mesmo.
Já agora, "meu caro", as perguntas que me fez anteriormente, foram respondidas? É que não comentou nada. Aliás, respondeu com o ranking FIFA...
O ranking Mundial não depende de critérios arbitrários da FIFA mas sim de uma computação assente em dados pré-definidos.
O problema com a sua análise é por ser generalizada e não em contexto específico. Discussões sobre a performance de uma selecção exige especificidade e tudo quanto tem a ver com a arbitragem é caso à parte. Uma coisa é Portugal estar a jogar bem ou mal em qualquer fase de qualquer prova ou até em um jogo individual, outra é o trabalho de arbitragem. No caso concreto do embate com a Alemanha, independente da perspectiva sobre a performance da selecção, é por de mais óbvio que a arbitragem teve enorme influência no resultado, que não apenas como indica, um fora de jogo de Fábio Coentrão.
Ainda ontem com os EUA, não obstante a nossa má performance, há causa para questionar se aquela cotovelada deliberada que Raúl Meireles levou na cara resultaria em expulsão se tivesse sido dada por Pepe .
Até parece que o tratei mal com o "meu caro" !
De HY a 23.06.2014 às 09:29
Não concordo com a sua perspectiva. Não afastamos a discussão do essencial, discutimos algo de diferente, que nem sequer nos diz particularmente respeito. Não é por ter ou não o "melhor do mundo" que o erros dos árbitros parecem pautar-se, mas sim pelo pêso populacional e economico dos protegidos, pelo interesse em garantir a continuação na prova de quem traz mais receitas à organização. Até posso acreditar que os árbitros erram inconscientemente, que têm medo de prejudicar os "grandes"...
Portugal não entra nessa guerra (já entrou, por ex, quando se tratava de deixar de fora uma URSS que não trazia mais de vinte espectadores à competição de fora, vide fantástico penalti sobre Chalana a dois metros da área em 86...). É tão flagrantre a protecção aos grandes, Brasil, Itália, Argentina, e sim Alemanha um pouco contra nós, mas de pouco serviu, não foi pelo árbitro que perdemos, apenas poderíamos ter evitado a humilhação...
Há que denunciar esta situação, pois não é normal tantos erros e tanta diferença de critérios sempre para o lado dos importantes.
Daí a dizer que a nssa selecção perdeu por causa do árbitro vai uma grande distância...e nada do que foi dito neste post impede que analisemos os problemas reais da nossa selecção, a começar pela evidente carência física de tantos dos nossos jogadores..quem viu correr os ganeses, os costa riquenhos, até os uruguaios e nos vê arrastar em campo interrogar-se-á...
De HY a 23.06.2014 às 09:31
Perdão, foi em 84, não 86 (antes do Euro em França) e o comentário visava responder ao Octávio
De Octavio a 23.06.2014 às 09:56
HY,
o seu comentário é correcto e muito pertinente. Percebo a sua crítica ao meu comentário porque vejo clareza e inteligência no seu. Não é tendencioso.
O que eu critiquei no post (e nunca disse que aquilo que eu queria ver discutido não era do interesse deste blog) é que estamos a desviar-nos para caminhos que não nos interessam, os obscuros. Se fosse só esses os caminhos que nos desviam dos objectivos então vamos à luta contra eles mas, como HY também concorda, há mais para discutir. Mais porque são temas visíveis e que podem ser corrigidos.
Não se pode entrar em lavagens cerebrais para se acreditar que o foi o árbitro e a FIFA (a má, porque parece que também há uma FIFA boa) que fizeram com que sejamos ZERO neste Mundial.
Se este post era só para alertar para o que se estava a passar nos jogos de Argentina, Brasil e Itália (sim, porque com a Alemanha fomos prejudicados e beneficiados em igual medida), ok, siga. Agora quando se associa isso à derrocada de Portugal é "tapar o Sol com a peneira".
De HY a 23.06.2014 às 10:35
Caro Octávio, eu não diria melhor. Mas penso que de facto não era intenção do Rui justificar a nossa derrocada com os factores estranhos, mas sim analisar o problema em si.
Como vimos ontem à noite (pelo menos os que viram), o árbitro esteve muito longe de ser o maior dos nossos problemas...