Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Não é como começa, mas como acaba!

Rui Gomes, em 07.08.24

Sisyphus-e1557869810488.jpg

É do senso comum dizer que "não é como começa, mas como acaba". A prova principal do calendário caseiro, tem mais de trinta jogos e nesse processo é necessário ganhar mais que os adversários. Pôr tudo em causa função de um mero jogo, não me parece correcto, nem sensato.

Sou sportinguista e quero que o SCP ganhe sempre, mas para além disso sou amante do desporto em geral e sei, porque é uma evidência, que este é feito de vitórias e de derrotas. Sem este princípio não havia desporto. Por isso, não gostando de perder, não considero as derrotas vergonhosas. O percurso do Sporting CP está cheio de vitórias, mas também de algumas derrotas e isso não significa que não seja um clube que congrega à sua volta milhões de pessoas.

As pré-épocas existem para preparar as épocas, e como tal, servem para testar estratégias, cometer erros, fazer correcções, afinar tácticas. Ninguém é campeão de pré-época. Nesse sentido, e na minha perspectiva, só se pode dizer que uma pré-época corre mal, se não se cumprir o objectivo que referi.

Por fim, a crítica pode ser importante quando serve para ajudar a corrigir erros de forma rigorosa. Não serve para nada, quando parte de pressupostos sem fundamento. É muito fácil criticar porque não se fazem aquisições, ou quando se analisam actuações, a partir de observações momentâneas. Em suma, ter soluções para tudo é fácil. Difícil é ter que fazer.

Texto da autoria de Nação Valente

publicado às 03:04

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 07.08.2024 às 08:34

O Sporting Clube de Portugal perdeu a última edição da supertaça. Começou e acabou ali. E
É isso que interessa dicutir e, sobretudo, porque é que estes desastres acontecem com regularidade no nosso clube.
Não tem nada que ver com optimismo ou pessimismo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.08.2024 às 13:18

J. Bettencourt

Discutir o quê? Que desastres? Neste tipo de jogos ou se ganha ou se perde. O SCP, perdeu este, mas tem ganho outros. Quando as equipas se equivalem estes jogos decidem-se por pormenores. Lembro-me do Sporting ter ganho uma Taça da Liga depois de estar a perder por dois a zero. Aconteceu ao adversário e não ao nosso clube. Acontece com todos. Só não acontece a quem não disputa finais.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 07.08.2024 às 14:16

Se o caro considera qur o último jogo foi uma derrota normal, quem sou eu para o contrariar...
Mas posso garantir-lhe que vai ser muito mais recordada do que os 5-0 que o benfica nos infligiu.

3-6 do benfica, 12-1 do Bayern, 1-3 do CSKA numa final internacional em casa, Grasshoper, Gençlerbirligi, Halmstads, Viking Stavenger, Videoton, Skenderbeu, Lask Linz, 1-5 do Ajax, 0-5 do Man City, falhanço do bryan ruiz, derrota com o Aves na Taça de Portugal, etc.. Aqui tem uma colecção jeitosa de desastres e ainda me esqueço de muitos!

O Sporting não ganhou nenhuma taça da liga (pelo menos a final) depois de estar a perder por 2. Esteve a perder por 1-0 frente a porto e benfica. Contra os nortenhos fomos a penalties, aos nossos vizinhos derrotámos por 2-1. As outras duas foram vencidas ao Setúbal (após gp) e 1-0 ao braga.

Por mais prismas com que se opte observar, a verdade é que o Sporting colecciona mais desastres como o de sábado do que os outros dois grandes juntos.
Ora se isso aconteceu com diferentes dirigentes, técnicos e atletas, restam-nos duas possibilidades: ou acreditamos em fenómenos paranormais, ou temos que reconhecer tratar-se de uma questão de mentalidade e (falta de) cultura de exigência.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.08.2024 às 16:23

Tem razão. A final da Taça da Liga que referi foi contra o Braga. Ganhámos ao FCP nas meias finais por 2 a 1 depois de estar a perder. Não deixou de ser uma remontada. A propósito lembrei-me de uma Taça de Portugal que ganhámos ao Braga, nos penáltis, depois de estar a perder 2-0 e a jogar com dez. Isto para exemplificar que em jogos equilibrados o resultado só está garantido após o apito final.

Não deixa de ser curioso que apenas refira alguns maus resultados do SCP, como exemplo. Mesmo só com os chamados grandes, existem situações idênticas. Eu não avalio o percurso e a grandeza de um clube por pequenos pormenores.

O SCP foi até meados do século XX um clube que conquistou muitos títulos, para só referir o futebol, tendo mais que os rivais directos. Depois perdeu alguma hegemonia, porque, genericamente, não se soube renovar. A partir dos anos 80 passou pelo pelo pior período da sua história, devido ao chamado "sistema". Nos últimos anos, está num período de revitalização, com 7 títulos e 6 anos, se a memória não me atraiçoa.

Para além do futebol, o SCP é um dos clubes mais titulado a nível europeu. É isso que valorizo e não derrotas pontuais e ditas anormais, que não retenho, como, possivelmente, a maior parte dos sportinguistas.
Sem imagem de perfil

De Joël Bettencourt a 07.08.2024 às 20:18

Tem a sua razão.
Mas discordo totalmente do seu último parágrafo.
As derrotas não são pontuais, são regulares! A problema de sábado não foi a derrota mas a forma, o contexto! A maior (na verdade, tirando na blogosfera, foi mesmo a totalidade) parte dos Sportinguistas com quem falei retem muito bem esses desastres acumulados porque afirmavam "só ao Sporting acontecem estas vergonhas/humilhações!
O mais parecido com isto que um dos outros grandes sofreu, foi o benfica que chegou ao intervalo a vencer por 0-2 e acabou vencido por 5-3. Mas era uma meia final da taça, disputou-se em Alvalade e o Sporting tinha melhor equipa. Portanto, muito distante das "condições" que tivemos em Aveiro.
Respeito a sua opinião mas, para mim, falta, ao Sporting, cultura de exigência e mentalidade vencedora. Essas características, só Nuno Santos possui...
Sem imagem de perfil

De Manuel a 07.08.2024 às 09:12

Estava para aqui a lembrar os tempos em que o torneio do Guadiana estava no planeamento da pré época. Nos tempos do Paulo Bento. Naqueles dias, era habitual ficar à frente do Benfica, pelo que alguém achou boa ideia entrar no dito torneio junto com o Benfica. Ora o Benfica ganhou e a época ficou marcada por isso. Muito por causa da bipolaridade dos adeptos. Semeou-se a descrença e acabou por dar fruto azedo. Os jogos das pré épocas têm de ser em crescendo de dificuldade. Se tivéssemos ganho aquele torneio, alguma coisa teria sido diferente na época?
Saudações Leoninas
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.08.2024 às 13:22

Manuel,

Os adeptos querem ganhar todos os jogos, assim como os atletas, mas isso é impossível. Assim sendo penso que temos que fazer a nossa parte que é dar apoio e confiar na equipa. Lamentações e pessimismo nunca resolveram nada.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.08.2024 às 10:03

Amigo Nação Valente

Exigir é necessário, fazê-lo com segundas intenções é dispensável. É bom recordar que esta direcção, em seis anos, conquistou sete troféus. Ninguém está acima da crítica, mas também não se pode esquecer ou escamotear o que se alcançou. Parece que alguns sportinguistas já se esqueceram das épocas sucessivas de desilusões e frustrações. Aliás, nem os Cinco Violinos ganhavam sempre, porque os nossos adversários também se batem com o intuito da vitória. No desporto há ganhar e há perder.

É verdade, o importante "não é como começa, mas como acaba". Para já, começamos a época com o símbolo de campeão nacional nas camisolas. O objectivo é revalidar o título.

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.08.2024 às 15:16

Amigo Leão Zargo

Diz bem, no desporto há ganhar e há perder. É a essência do desporto. Também considero natural, que o adepto queira ganhar sempre, mas já não me parece natural, que considere eventuais derrotas como humilhações.

Também penso que o principal objectivo é revalidar o título, que sendo uma prova longa, exige concentração máxima. O que se conseguir para além disso, é acréscimo.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 07.08.2024 às 10:22

Somos todos diferentes e isso e Sporting de Portugal. Ninguem pensa que a epoca acabou. Todos sabem que o dificil e estar la e fazer. Com os governos e igual, todos barafustamos mas nao estamos la. Mas nao se percebe muito bem como se ganha 3 a zero e perde se por 4 a 3. O departamento de comunicacao do Sporting esta fechado para obras? A liga comeca esta semana e nao temos avancado, nem extremo, nem alas? nao se percebe...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2024 às 11:32

A julgar pelo seu comentário, a equipa não tem jogadores.

Temos 2 pontas de lança, o facto do Sporting querer um extremo dextro, não significa que não haja extremos na equipa.

E também temos laterais. Se são ao nível mais desejado, é outra conversa.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 07.08.2024 às 12:01

Bom entao ok, vamos a eles
Sem imagem de perfil

De Carlos a 07.08.2024 às 12:02

deixe comecar a champions e depois conversamos
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.08.2024 às 13:28

Carlos

Estar a ganhar a um adversário com muito valor, por 3-0 aos vinte e cinco minutos, não é habitual. Para além do nosso mérito o adversário cometeu demasiados erros. A seguir foi a nossa vez. No início de época, pode acontecer.
Sem imagem de perfil

De RCL a 07.08.2024 às 15:56

Nação Valente
Ganhar por 3x0 aos 25’ não era habitual, o caro o disse. Vai daí foi reposta a normalidade. .

Se for à blogosfera leonina a esmagadora maioria chama a esta derrota ,contra o FCPorto, uma tragédia inexplicável; um desastre anunciado; de equipa grande a pequena num jogo só. E não frequento a tasca. Não vale a pena por paninhos quentes .
O que espera o caro da equipa no campeonato e naLC?
Com esta falta de garra o que esperam. Não deixaram falar Gyokeres, vão levar um by- by.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.08.2024 às 16:39

RCL

Na minha perspectiva não estava tudo bem se tivéssemos ganho, nem está tudo mal por perdermos. Se houve falta de garra quando sofremos golos, também houve falta de garra do adversário quando sofreu os seus. Como disse o treinador do adversário, foram mais felizes.

Eu gosto de desporto, mas não lhe associo as palavras tragédia ou desastre. Estes termos gerais aplicam-se a guerras, a tempestades e até a certos acontecimentos pessoais graves. Nunca os associo a resultados desportivos. Demonstra desconhecimento do seu significado.

No campeonato espero uma equipa séria, empenhada, motivada, focada em ganhar, com a reserva que não há vitórias antecipadas e que há sempre muitos imponderáveis no futebol, em geral.
Sem imagem de perfil

De José Silva a 07.08.2024 às 11:07

Não foi por faltar ainda um avançado e um extremo ao Sporting, que o Sporting perdeu, afinal o Sporting marca 3 golos em 25 minutos..! Foi sim, por faltar um central experiente e um guarda redes de qualidade. Israel tem muito mais qualidade do que este Kova, e estou mais do que convencido, que vai agarrar o lugar de nº 1 na baliza. Apesar de reconhecer que falta ainda um avançado, neste momento, um central bastante experiente e de qualidade, fazia mais falta. Debast no centro da defesa, não me convence, e ainda hoje, estou pasmado, porque é que Diomande ficou no...banco !!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.08.2024 às 11:29

Se o novo guarda-redes confirma ou não logo veremos, mas o Franco Israel ainda tem muito a crescer.

É horrível com os pés e nos cruzamentos. O forte dele é entre os postes,
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 07.08.2024 às 16:46

CONCORDO..!
Sem imagem de perfil

De Leão da Beira a 07.08.2024 às 16:52

Efetivamente não perdemos por faltar um outro avançado ou um ala,mas a realidade é que precisamos desses jogadores, não sei se esta demora é estratégica, mas eu não gosto de novelas,pelo que espero que seja apenas estratégia e que no final tenhamos o que a equipa precisa
Sem imagem de perfil

De Paulo SCP a 07.08.2024 às 14:08

Mais que os jogadores disponíveis, a mim preocupam-me as invenções de RA, que parece querer mudar o sistema de jogo do Sporting!

Sim, saiu Coates, mas passar de um sistema defensivo bem oleado, e com jogadores rotinados, para outro sistema e com jogadores novos, requer treino e tempo. E na minha opinião, não deve ser experimentado em finais, caso da Supertaça.

Que equipa e sistema de jogo veremos vs Rio Ave? O vencedor da época passada, talvez com Diomande a fazer de Coates, ou o inovador e mais ofensivo sem Diomande e sem Geny, assumindo a entrada de Matheus Reis para LE que parece essencial para o equilíbrio defensivo.
Sem imagem de perfil

De Verdinho a 07.08.2024 às 16:28

Yep. O que me parece mais importante é isso mesmo. O onze inicial é praticamente o mesmo do ano passado tirando o Coates e o GR. E temos mais soluções no meio campo com o Matheus Fernandes e nos extremos com o Quenda.
E enquanto o Gyokeres não se lesionar nem podemos argumentar a falta do Paulinho pois o mesmo jogava a espaços.
A questão maior é mesmo estabilizar a defesa e para isso o ideal seria mexer o menos possível : Inácio/Diomande/Quaresma depois Reis e Geny. Estabilizar o GR primeiro e depois fazer entrar o Debast (mas como custou 20 M€ duvido que fique no banco).
Mas dava jeito que estes novos reforços até pq não falam a nossa língua tivessem um tempo de adaptação.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.08.2024 às 17:03

Verdinho

Concordo, é preciso estabilizar a defesa. Parece-me que há matéria-prima suficiente. É necessário colocar os defesas no lugar certo.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.08.2024 às 16:43

Paulo SCP

Pelos comentários de especialistas, que tenho ouvido Rúben Amorim está mudar o sistema de jogo para ser mais ofensivo. Não me vou pronunciar sobre o que desconheço. Só agora começa a nova época, e teremos que esperar.
Sem imagem de perfil

De enterra a 07.08.2024 às 22:40

Há 2 anos o RA era crucifixado com a acusação que não tinha plano B, que jogava sempre com o mesmo sistema e que perdia por isso mesmo, mas agora que procura uma evolução no seu sistema...é acusado por mexer no que estava a correr bem!

Mas como é que se pode ser padre nesta paróquia, com este tipo de paroquianos?
Sem imagem de perfil

De Leão da Beira a 07.08.2024 às 14:59

Foi apenas um jogo, mas sobre o qual a equipa técnica e jogadevem refletir e tirar as ilações. A mim preocupa me mais a falta de um ponta de lança (o campeonato começa ja esta semana) do que esta derr. Mas é claro que gostaria de que tivéssemos ganho este troféu. Só que não ganhámos. Não é drama,mas é um alerta de que algo não está bem e é bom que seja corrigido o quanto antes. Para não descobrirmos durante o campeonato. Euseique ir buscar jogadores que peguem de estaca na equipa não é face que muitas vezes se erra,mas estou farto da novela com o Grego,o qual me parece muito caro Ficareimuitofelizsecestiver errado. E continuamos sem contratar ninguém para a posição. É certo que ainda há tempo,mas quem quer que venha precisa de tempo de adaptação e no meu entender temos mais do que uma posição carenciada. Pelo menos na ala esquerda. Sem por minimamente em causa a grande qualidade do Nuno Santos que falta que ele fez na supertaça. OEssende do Vizela na época passada fartou se de marcar golos. Será que não é uma opção? . Já se percebeu que ele sabe marcar na nossa liga e isso é o que mais interessa
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.08.2024 às 16:51

Leão da Beira

Agradeço as suas reflexões que me parecem pertinentes. É normal no início da época as equipas ainda não estarem a cem por cento, mas de facto neste Sporting há algumas indefinições. De facto a novela com o grego está a ser enervante. Deviam fechar esse dossiê. Sim ou sopas.
Sem imagem de perfil

De Luís Carvalho a 07.08.2024 às 15:41

Uma frase muitas vezes repetida, que pouco diz, é sempre melhor começar bem, para terminar melhor. Perdeu-se um título de forma caricata. É um título muito importante? Não, mas pode deixar mossa não equipa, estar a ganhar por 3-0 e perder 4-3, deixa marcas. Vêm já aí jogos importantes, daqueles que é imperioso ganhar e lesões( Nuno Santos e St. Juste), inadaptações( Debast), tremideira( Kovacevic), assim espero, tenho sempre esperança, podem complicar o início da Liga, esse sim o objectivo número 1 da época.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 07.08.2024 às 16:57

Luí Carvalho

Na minha opinião, o que vimos da equipa até agora não dá para tirar grandes conclusões. Pareceu-me ser uma equipa mais atacante, mas com falhas a defender. Dizem que o treinador está a implementar um novo sistema. Espero para ver.
Sem imagem de perfil

De Carlos a 07.08.2024 às 18:33

bom a supertaca que se ... vamos a eles com ganas e inteligencia...viva o Sporting de Portugal
Sem imagem de perfil

De AHR a 07.08.2024 às 21:35

Com todo o respeito, o jogo com o Porto não foi um mero jogo. Foi um jogo onde estava em disputa um troféu, que tem tradição. Pode discutir-se se o troféu era importante ou não. Eu diria que o troféu era importante para quem o ganhasse. Se tivesse sido o Sporting, teríamos visto o Porto a desvalorizá-lo. Como foi o Porto, temos o Sporting a dar-lhe pouca importância.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo