Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Não é tempo de aventureirismos

Naçao Valente, em 05.07.18

 

eleições.png

 

O Sporting CP, como qualquer grande clube, é para muitos dignos desconhecidos um trampolim para a visibilidade pública e para a vã glória de mandar, com muito dinheiro à mistura. Isso explica o aparecimento de tantas candidaturas. . Segundo a previsão do director do Record, podem chegar a dez. A maioria das candidaturas, espremidas, como se diz na linguagem popular, não deitam sumo nenhum. Não é que não tenham legitimidade. Não têm ,porém, condições objectivas para lidar com a complexidade da gestão de uma grande instituição.

 

Em linhas gerais, uma candidatura para ser levada a sério, tem, em primeiro lugar de demonstrar, inequivocamente, que está em missão de serviço ao clube, com total desapego ao poder e às suas mordomias. Depois, tem de ter um projecto consistente e credível e uma equipa que mereça credibilidade, venham de onde vierem os seus elementos. Por fim, tem de ser independente de lóbis, de grupos de pressão, reger-se por princípios e valores, onde pontuem o bom senso, a tolerância, a honestidade e o respeito pelas naturais diferenças, e muito importante, que não caia na tentação do populismo.

 

Mesmo que o desvairado Bruno de Carvalho não se possa candidatar, o "brunismo" está a tentar sobreviver, e penso que irá a votos com um testa de ferro.Se assim for e ganhar, foi em vão todo o trabalho feito, para colocar o Sporting no caminho que iniciou há mais de um século. Não é com soberba que o digo, mas costumo ter razão antes de tempo. Oxalá que desta vez me engane.A proliferação de candidaturas, a trouxe-mouxe, pode abrir portas ao regresso do populismo, que tanto custou a erradicar.

 

Com todo o respeito pelo direito democrático, entendo que este não o momento de uma multitude de candidatos que só servirão para dividir e para fazer ruído. Corre-se sério risco de termos um presidente eleito com uma grande minoria de votos, o que é perigoso, para a estabilidade que é preciso continuar.

 

Apelo ao bom senso e sportinguismo de todos e cada um dos concorrentes, para porem o interesse do clube acima das ambições e vaidades pessoais. Apelo aos eleitores para analisarem com realismo as candidaturas, e na medida de possível, concentrarem votos, numa lista que possa pacificar o Sporting,

 

Este, muito em especial, não é tempo de aventureirismos, nem de experimentalismos. Já bebemos desse veneno.

 

publicado às 18:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


30 comentários

Sem imagem de perfil

De Sr. Comentador a 05.07.2018 às 17:35

Falo das candidaturas confirmadas e das "sopradas".

Até agora há uma candidatura a sério, com algumas lacunas e alguns erros de casting, mas ainda assim uma candidatura para avançar e com hipóteses de sair vencedora, a de Frederico Varandas.

A do industrial de Coimbra, cujo nome não me lembro, é uma daquelas candidaturas pop-up: olhem para mim, estou aqui, sou do Sporting, tenho umas empresas e, a partir de agora... fixem o meu nome.

A candidatura de PMR é pobre: nas ideias, nas pessoas, no discurso deslocado da realidade, na dinâmica e na ligação aos sócios. Acredito que PMR seja bom rapaz, como líder mostra muitas debilidades. Não é a pessoa indicada para o momento que o clube atravessa.

João Benedito é outro bom rapaz e grande sportinguista, mas por si só não vai a lado nenhum. Está à espera de apoios substanciais que, parece, tardam em surgir.

A candidatura de Miguel Albuquerque é oportunista: cavalga no sucesso do futsal e na esperança de que alguns brunistas o apoiem. É mais para marcar posição para tempos futuros.

A de Dias Ferreira é uma daquelas candidaturas que só tem uma ideia: a de que Dias Ferreira quer muito "estar" no Sporting. Seja de que maneira for, Dias Ferreira vive impaciente com o facto de não pertencer, dada a sua ambição e a sua vaidade pessoal. Espera com ela arranjar um lugar numa outra, a troco de desistência.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.07.2018 às 18:51

Sr. Comentador,
Qualquer das candidaturas apresentadas e prometidas, ainda não está oficialmente concretizada. Também admito que algumas estão a apalpar terreno. Vamos ver quais são as que vão a votos.
Perfil Facebook

De André C. Figueiredo a 06.07.2018 às 02:38


Miguel Albuquerque é Sportinguista?

Não sei se é ou se não é, apenas sei que há uns 5-6 anos me disseram que ele era competente, mas que não era Sportinguista.

S.L.
Sem imagem de perfil

De Anibal Pinto a 05.07.2018 às 19:11

O Dias Ferreira já avisou que se avançar levará o Futre com ele, enfim!!
Lá vêm os charteres com os chineses! !
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.07.2018 às 19:14

O Dias Ferreira está a ver onde param as modas. Na minha perspectiva não será um vencedor.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 05.07.2018 às 19:43

Adianto já que quem ganhar as eleições será o meu presidente ,e que apartir desse momento terá o meu apoio e depois veremos "que pasa" mas......

nenhuma candidatura já oficialmente apresentada ( a do amigo sportinguista de Tabua nem contabilizo) ou nas ameaças delas, as personagens nao me convencem e sinceramente esperava outros tipos de candidatos, estamos a 2 meses das eleições haverá certamente tempo imagino de ainda aparecerem mas para já tudo muito chocho.

Nas ameaças dá ideia de um apalpar terreno e ver as reações , preocupa-me que na falta delas quererá dizer que não haverá apoios sólidos e isso pode preocupar lá mais para a frente.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.07.2018 às 20:01

Pode ainda, IJ, aparecer alguma candidatura surpresa que garanta mobilização acentuada. Das que já conhecemos, espero mais informação. O que existe é muito vago,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 05.07.2018 às 20:25

O Julius está à espera da candidatura do lunático trafulha ???
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.07.2018 às 21:05

Se não responde é porque está em reflexão.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.07.2018 às 21:05

Comentário apagado.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.07.2018 às 21:30

Regresso ao passado???. Pensava que isso só acontecia nos filmes.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 06.07.2018 às 08:57

So agora vi a sua pergunta ,nao de todo que nao, quando escrevo que esperava/espero outro tipo de candidatos é de personalidades sem ser os habituais candidatos e ainda faltará alguns que ainda vâo aparecer.

Esperava/espero de alguem com mais peso com capacidade de ser transversal ao universo leonino e unir os sportinguistas com estrtura de apoio solida.
Sem imagem de perfil

De Joaquim ferreira a 05.07.2018 às 20:01

Atenção a todos:

As eleições de dia 8 de setembro de 2018, serão já ao abrigo dos novos estatutos. Foi publicada ontem no portal da Justiça a escritura realizada no mesmo dia, com as alterações aprovadas nas AG de 2014; 2015 e fevereiro de 2017.

Significa que o camarote disse sempre a verdade, quando denunciou a falta de escritura das deliberações tomadas nas anteriores assembleias de alteração de estatutos!! Teve de ser esta comissão de gestão a ter de repor a legalidade através da referida escritura de dia 4 (ontem)
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.07.2018 às 20:03

E que implicações é que isso tem, Joaquim Ferreira, nestas eleições?
Sem imagem de perfil

De Joaquim ferreira a 05.07.2018 às 20:39

Basicamente muda o metodo d hont no CFeD.. Acaba as listas pra um único órgão e passa ser obrigatório apresentar candidatura aos 3.. Deixa haver eleições para o CL ( está extinto a partir de agora).. É o que foi aprovado em 2017.. As alterações anteriores continuam normalmente. Basicamente foi colmatar uma eventual nulidade juridica.. Estava em pratica, mas não estava nos conformes..
Graças a comissão problema arrumado!!
O ditador agora se vê era um incompetente de primeira!!
Sem imagem de perfil

De João Tavares a 05.07.2018 às 20:06

Uma questão que gostaria de ver esclarecida:
Caso existam 10 candidatos, o vencedor será o que tem mais votos entre todos? Não haverá uma 2a volta entre os 2 candidatos com mais votos?
É que se assim for concordo consigo a 100% - arriscamo-nos a ver o nosso Sporting ser tomado novamente de assalto pela corja e seu ditadorzeco...
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.07.2018 às 21:00

Segundo disse ontem Dias Ferreira, a alteração aos Estatutos, que obrigaria a que a direcção eleita tivesse de ter mais de 50% dos votos, não foi aprovada. Significa que se corre o risco de ter alguém eleito por uma minoria.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 05.07.2018 às 20:13

Pelo que ouço a de Luis Figo aparecerá brevemente (a hesitação de João Benedito depende dos "patrocinadores" darem o seu ok).

Depois acredito que surja uma lista de pessoas mais próxima das ideias do anterior CD.

Caso se confirme serão estas 2 listas candidatas a ganharem as eleições as restantes só mesmo para fazer número e circo e como indica o Nação Valente dispersão de votos ... mas sempre foi assim.
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 05.07.2018 às 20:27

Benedito está á espera se Figo se candidata ou se pode ser ele a avançar
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 05.07.2018 às 20:38

Mesmo assim pó prefiro 10 candidatos a listas únicas como nos outros clubes.

Até agora nenhuma candidatura me impressionou especialmente.

FV que vai goleando quase sem ir a jogo, remete-se a um conjunto de lugares comuns e declarações politicamente correctas mas a ausência de alternativas é tanta que isso chega e sobra para ganhar.

Atenção que eu até acho que vai dar um bom presidente, mas como candidato é muito fraco.

PMR é para já o opositor e dele espero que no mínimo faça mexer a campanha e obrigue Varandas a mostrar-se mais. Acho corajoso romper com o protocolo e vir com treinador apesar do nome não me agradar muito.

Figo ou Benedito um deles ainda deve aparecer, mas na minha opinião só o primeiro tem hipótese contra FV.

O resto não creio que avance ou chegue ao fim.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.07.2018 às 21:03

É sempre positivo haver alternativas, mas nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Sem imagem de perfil

De Joaquim ferreira a 05.07.2018 às 21:02

Agora com os novos estatutos, o ditador pode dizer adeus..😄
Sem imagem de perfil

De LG a 05.07.2018 às 21:38

repito o que disse em comentário anterior,

ai ai se deixam o Brunismo concorrer e os outros candidatos não têm cabeça para perceber que a dispersão de candidaturas só vai beneficiar a candidatura "brunista" (não necessariamente de BDC mas de quem tenha estado na sua equipa até ao fim).


"Força, Comissão de Fiscalização, salva-nos do malvado, do indizível" estarão muitos a pensar. O problema é, caso algum herdeiro de BDC se candidatar, quem aceitará sair do poleiro? Listas de unidade podem ser muito bonitas, mas só até ao momento em que se decidem os cargos, quando há 2/3/4 pessoas com a mesma pretensão. Muitas pessoas para tão poucos cargos.

E uma dispersão de candidatos, mesmo sem candidatura "brunista", vai em teoria diminuir a legitimidade dos eleitos. Não percebo porque não foi aceite a 2.ª volta, ainda mais com as alterações estatutários que determinaram que cada candidatura deve apresentar lista completa e o vencedor fica com todos os cargos

mas às vezes as assembleias têm dinâmicas próprias que ninguém consegue controlar




Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.07.2018 às 21:53

Não aceitar a segunda volta foi um erro, especialmente depois de ver o que aconteceu em 2011.
Sem imagem de perfil

De Joaquim ferreira a 05.07.2018 às 22:50

Corre se o risco em setembro de uma lista minoritária ganhar.. Vai ser lindo isto vai..

Ah ja agora, ainda sobre os estatutos, quem quiser obter a cópia da escritura depositada é só ir ao portal da justiça e fazer download do documento.

Falta so sair agora em Diario da república penso eu..
Sem imagem de perfil

De Francisco Esquina a 05.07.2018 às 23:34

Se não estou em erro, os novos estatutos já estão diretamente acessíveis no site do clube.
Sem imagem de perfil

De Joaquim ferreira a 05.07.2018 às 23:46

Sim. Estão já disponíveis no site. Mais um problema resolvido pela Comissão de gestão!! Novos estatutos em vigor! 👍
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.07.2018 às 23:36

Não vejo qual o problema de vencer uma lista minoritária.

JEB e BC tiveram 90% e deu no que deu.

GL foi minoritario, mas tambem não foi isso a razão do seu insucesso.

Eleição a duas voltas até pode fazer sentido, mas neste momento é escusado, já que só lá par o fim do ano é que o novo presidente começaria a trabalhar

Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 05.07.2018 às 23:36

Sorry
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 05.07.2018 às 23:10

Pelo andar da carruagem teremos um candidato por cada sócio. O desempate será feito pelo candidato mais antigo e que tem necessariamente mais votos.
Se subsistir o empate, contam os votos dos elementos da Comissão de Gestão que não vão a votos.
Que vença o melhor para o SCP.

Boas decisões de Sousa Cintra ao negocia Nani e a firmeza em excluir a saída de jogadores por valores de saldos. Hoje gostei.
Crítica quando penso ser justa e elogiar como neste caso.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 05.07.2018 às 23:37

Pois José Sousa, pelo andar da carruagem, pode ser assim. Deste modo o candidato pode ser eleito por dois votos, sendo um o dele. A não ser que algum traga o Mourinho e o Messi.
Boas decisões. Está a ver. É pena chegar atrasado à partida do comboio,

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D




Cristiano Ronaldo