Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

naom_59b3033d532bd.jpg

 

Holandês tem eficácia de 50%, o melhor registo das cinco principais ligas europeias. Jesus nunca teve um goleador tão eficaz.

 

Bas Dost é caso insólito nas principais ligas europeias. O holandês toca poucas vezes na bola durante as partidas do campeonato e quando o faz é com uma eficácia a toda a prova. Segundo os dados estatísticos do site Goalpoint, o avançado do Sporting apenas toca, em média, 25,6 vezes na bola a cada 90 minutos - só Mauro Icardi, do Inter Milão, toca menos vezes na bola (25) - e marca a cada 2,1 remates que faz, tendo por isso um índice de eficácia de 50%.

 

Ou seja, Bas Dost tem um total de 19 golos na Liga e para atingir esta marca apenas precisou de rematar 38 vezes, superando todos os avançados dos cinco principais campeonatos que se disputam na Europa (Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, Itália e França). O segundo melhor registo pertence ao inglês Wayne Rooney (Everton), que marcou dez golos num total de 32 remates, o que representa uma eficácia de 31,2%, estando no terceiro lugar deste ranking o colombiano Radamel Falcão, que ao serviço do Mónaco já marcou 15 golos no campeonato em 49 remates, numa eficácia de 30,6%.

 

Se compararmos com Jonas, o actual melhor marcador da Liga, com 21 golos, verificamos que o brasileiro do Benfica precisa de fazer, em média, cinco remates para marcar um golo.

 

image.jpg

 

Na realidade, Bas Dost potenciou a sua eficácia desde que chegou ao Sporting na época passada, quando já terminou o campeonato com maior percentagem de remates convertidos em golo nas principais ligas europeias, totalizando 39,5% - 34 golos num total de 86 remates, o que representou o melhor registo desde 2014-15. Aliás, só o francês Alexandre Lacazette se aproximou desses números na época passada ao serviço do Lyon: 33,3%. O certo é que, se Bas Dost mantiver o actual rendimento, poderá bater a marca da época passada, embora não seja fácil manter a média de 50% de aproveitamento de remates nas 16 jornadas que ainda faltam.

 

O mais impressionante no holandês do Sporting é o escasso número de acções com bola em que participa durante os 90 minutos, pois tem uma média de 25,6 toques na bola por partida, precisando apenas de tocar 24,1 vezes para marcar, uma média incrível, que supera as 26 acções com bola de Edinson Cavani, do Paris Saint--Germain, para marcar um golo.

 

Curiosamente, na partida com o Marítimo, da 16.ª jornada da Liga, Bas Dost marcou três golos e apenas tocou 14 vezes na bola... marca bastante inferior à sua média.

 

Segundo os dados do Goalpoint, tendo em conta apenas jogadores com mais de 360 minutos em campo, Bas Dost é mesmo o que menos vezes toca na bola no campeonato, sendo os mais próximos do holandês o guarda-redes José Sá (FC Porto), com 26,6 acções com bola por partida, e o avançado Hélder Guedes (Rio Ave), com 27,5.

 

image.jpg

 

Bas Dost melhor do que Cardozo

 

Apesar dos números, Jorge Jesus assumiu após o jogo com o Desp. Aves que Bas Dost não é o melhor avançado que treinou até ao momento. "Claro que não, já estive noutro grande, com grandes pontas-de-lança, que foram sempre os melhores marcadores", atirou o treinador do Sporting.

 

Só que os números dizem o contrário. Nenhum avançado treinado por Jesus terminou um campeonato com média superior a um golo por jogo como Bas Dost na época passada (1,09), levando agora 1,05 por partida. O que mais se aproximou foi Oscar Cardozo, que em 2009-10 - a primeira do técnico no Benfica - terminou a Liga com a média de 0,89 golos por partida. Já em Alvalade, Slimani concluiu o campeonato 2015-16 com 0,81 golos por jogo.

 

 

Carlos Nogueira, Expresso

 

publicado às 12:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


13 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.01.2018 às 13:00

Uffffff!!... O Desportivo das Aves jogando na Bundesliga, La Liga, Premiere isso sim, é que era!

P. S. Comparações sem jeito, Seu Carlos Nogueira.
É valida sim, a comparação com Slimani, Cardozo, etc..
Desde que saíram da Liga NOS...
Aqui, até o Mitroglou era goleador!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.01.2018 às 15:23

Carlos,

O Bas Dost já marcava golos antes de chegar ao Sporting. Nos últimas duas épocas antes de viajar para Alvalade, marcou 30 golos na Bundesliga.

Muitas circunstâncias afectam a produtividade de um ponta de lança. Se está numa Liga superior à portuguesa, também tem a obrigação de ter melhor colegas que o possam servir adequadamente. Mas depois temos os sistemas de jogo de treinadores, que poderão ou não tirar o melhor rendimento dos seus avançados.

Que ele é um goleador nato, está à vista. No Sporting ganhou um nível de confiança que o fez acreditar ainda mais no golo e, consequentemente, o fez elevar a sua produtividade.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.01.2018 às 15:51

Eu sempre afirmei o Bast Dost era goleador para o Sporting.... Por isso mesmo concordei a 100% com as palavras do PSousa.
Se tiver paciência e interesse pode ir buscar os meus comentários da época.
Também disse e lembro-me bem: ele só vem porque não tem ofertas.. Por o caráter dele ser complicado e acrescentei... Em Portugal vai sentir-se rei, por o exagerado "amor" aos extrangeiros.
Claro que ele é bom!!.. E no campeonato português, ainda melhor.

A minha critica, digamos desacordo com jornalista é simplesmente, por querer comparar um goleador no campeonato português com algum outro dos 4, 5 melhores campeonatos mundiais.
Por isso dei como exemplo alguns outros goleadores no campeonato português... Que o Bas Dost é melhor que esses, também é verdade. Por isso é convocado para a seleção holandesa
Nada tem a ver com o Sporting, para os que desentendem sempre as minhas palavras. (para a próxima escrevam sem tabelinhas)

P. S. Bem sei que a propaganda(Marketing) trás dinheiro.
Mas, apeteceu-me "embirrar" LOOOOOOOOOOLL!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.01.2018 às 16:01

Carlos,

Como bem sabemos, muito do que ocorre no desporto, como na vida, deve-se a uma questão de timing e oportunidade.

E, por vezes, mais vale cair em graça do que ser engraçado!

Um cenário hipotético: considerando as actuais circunstâncias do Real Madrid, e com o plantel de luxo à sua disposição, porque razão um goleador como Bas Dost não poderia ter sucesso ali ?
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.01.2018 às 16:17


Se vamos por aí, ainda vamos ver o Mitroglou (o pior que eu vi em Portugal) a goleador do Real Madrid.

O Real Madrid anda no mercado à procura de um goleador!!..
Anda mesmo, não é brincadeira minha.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.01.2018 às 16:33

Não há comparação entre os dois, Carlos!
Sem imagem de perfil

De LeaoCovilha a 16.01.2018 às 16:33

Para mim o porquê de Bas Dost ou outros como Cardozo, Jardel, etc terem sucesso em Portugal e não irem para outros clubes como Real, Barcelona e afins é que são jogadores que têm equipas a jogar para eles e onde a táctica é feita em redor deles. Se formos a ver, Jardel que foi o melhor marcador vários campeonatos e por clubes diferentes em Portugal, chegou à Turquia e não foi o melhor marcador da equipa e no Brasil mal convocado era porque a táctica não girava em redor dele.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.01.2018 às 16:49

Mas isso é erro dos treinadores. A "bíblia" diz que se deve identificar as características dos jogadores à disposição e adequar o sistema de jogo de acordo.

Não é segredo algum que apesar de ser o fenómeno que é, o jogo do Barcelona sempre foi talhado para acomodar Messi. Já o mesmo não ocorreu com Cristiano Ronaldo no Real Madrid. Superou-se, muito pelo seu trabalho e enorme talento, mas nunca foi servido como Messi é há anos.

Com Jardel, o Brasil tinha um super goleador nato. Se não talhou o seu jogo para tirar proveito dele, foi apenas burrice.
Imagem de perfil

De PSousa a 16.01.2018 às 13:41

Sempre disse que o valor dado por este "rapaz" era bem empregue!
É um finalizador nato.
Para mim só falta ver mais lances como o 3º golo contra o Aves, onde ele aparece ao primeiro poste a rematar.... eram esses os golos que me ficaram na memória quando ele jogava na Alemanha...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 16.01.2018 às 15:14

-"Sempre disse que o valor dado por este "rapaz" era bem empregue!"-
100%
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 16.01.2018 às 13:52

Só uma situação imprevista impedia que Bas Dost pudesse brilhar na Liga Portuguesa, é a prova que mais vale apostar no que é realmente bom.
O baratinho é que é caro!
Mérito em primeiro lugar para o atleta, depois para quem tornou possível a sua contratação e para o treinador que conseguiu potenciar as qualidades do atleta... Bas Dost que faz bem mais e melhor agora, é um atleta mais completo.
Basta ver os seus primeiros tempos em Alvalade e comparar o antes e o depois.

Por outro lado é incrível a teimosia do sportinguista em deitar abaixo o que é seu por direito.
É um reconhcimento estátistico de Bas Dost, justo ou injusto, as coisas são o que são e Bas Dost é do SCP, é nosso!!!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 16.01.2018 às 19:29

O Bas Dost precisa de poucos remates para marcar porque também se esforça pouco defensivamente e também não é um avançado muito móvel. Compensa com um faro de golo e uma eficácia brilhantes.... comparo-o ao Jardel... apesar de o Bas Dost na minha opinião ser mais colectivo que o brasileiro.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 16.01.2018 às 22:37

Já se sabia quem era Bas Dost, não era nenhum desconhecido... Foi a contratação mais acertada de Bdc.

É o jogador do vosso clube que eu queria ver no meu... Imaginar ele a fazer dupla com Jonas... Enfim.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2012
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D




Cristiano Ronaldo