Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Não ! Não vale tudo!"

Rui Gomes, em 19.02.18

 

Um texto de Facebook de Francisco Moita Flores, escritor, investigador, antigo inspector da Polícia Judiciária e antigo presidente da Câmara Municipal de Santarém, Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique:

 

FranciscoMoitaFlores.png

"ASSIM NÃO! Tenho algum apreço pelo trabalho que a Direcção de Bruno de Carvalho tem realizado à frente do Sporting. Não tenho apreço nenhum pela forma como se comporta e intervém no espaço público. Desagrada-me que o presidente do meu Clube tenha uma linguagem a roçar o ordinário e , por vezes, ordinária. Desagrada-me que seja vulgar, que adore a chicana sem gosto, que insulte e provoque. Desagrada-me que se queira confundir com a instituição a que preside mas que não é dele. Mas enfim, é um estilo e há quem goste da arruaça em vez da civilidade. 

 
O desequilíbrio emocional leva-o a transformar momentos de apoteose pessoal, como foi a última assembleia, a descarregar insulto e ataques aos valores da cidadania mais elevados. Imaginando ser um ditadorzeco, educador e proprietário dos sportinguistas, querendo boicotar jornais, televisões, tudo aquilo que cheire a pluralismo, indicando o jornal do Sporting e o canal do Sporting como as referencias preferidas dos adeptos leoninos, nos quais me incluo. Afronta valores que vão muito além dos seus projectos pessoais.
 
A liberdade de expressão, a liberdade de escolha, a liberdade de criticar, a liberdade de apoiar ou não, fazem parte de uma património colectivo que é a nossa própria Liberdade. A mesma que lhe permite expressar-se como se expressa e a mesma que nos permite escolher o que queremos ou não queremos. Nos seu momentos mais fantasiosos julga-se presidente da Coreia do Norte impondo gostos e apoios sob ameaças de expulsão. Nos momentos de maior depressão acusa os sportinguistas de o matarem. Não! Não vale tudo. O senhor Bruno de Carvalho passará e o Sporting continuará. Assim, como continuará a cidadania como espaço de liberdade para a diferença, seja de sportinguistas, de benfiquistas, de portistas, seja qual for o Clube, o Partido Político, o Sindicato ou Associação?
 
Esta brutal declaração antidemocrática fez-me tomar duas decisões, essenciais à minha liberdade rebelde. Não volto a comprar o jornal do Sporting e nem volto a ver o canal do Sporting enquanto o senhor Bruno for presidente. E continuarei, como sempre, a apoiar o meu Clube, esperando ser campeão".
 

publicado às 15:42

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


70 comentários

Sem imagem de perfil

De Rui Miguel a 19.02.2018 às 16:23

Basicamente, a estratégia é dependente do contexto, e no contexto que é "sujo" e "corrupto" Futebol português, para sermos campeões, é necessário usar as mesmas armas e tácticas que outros usam.
Ou acham que um clube com a ética, valores e princípios que sempre nortearam o Sporting alguma vez ganharia sem se conspurcar como o que os eternos vencedores normalmente fazem.
De duas uma, ou queremos ser honestos e seremos eternamente perdedores (mas com a consciência perfeitamente tranquila), ou então, não resta outra hipótese que usar as mesmas tácticas corruptas e sem princípios, e assim aí sim, veremos o Sporting campeão.
A escolha é esta ... (sinceramente, estou a ficar enojado disto tudo que é o lamaçal do futebol português, e para mim é igual ao litro)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.02.2018 às 16:28

Quanto à essência da questão fulcral, até concordo, mas não será por estes meios que chegamos lá.

Já o referi em várias ocasiões que é indispensável um determinado "know-how", Bruno não tem essa capacidade e gritar na praça oferece tantas vantagens como desvantagens.

Haja quem queira compreender e agir de acordo.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.02.2018 às 16:32

É um facto que á vantagens e tambem desvantagens e é aí que começa a discussão dos que acham as desvantagens sobreporem-se ás vantagens ou vice versa.
Num diálogo democrático vai á lei dos votos e assume-se o risco de quem votou.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 19.02.2018 às 16:34

Caro Rui Gomes,

O que diz vai de encontro ao que já falamos os dois aqui neste espaço há algum tempo atrás.

Ou seguimos por este caminho diferente dos rivais e não podemos exigir títulos com a frequência desejável, ou então seguimos o mesmo caminho dos rivais e lutamos com as mesmas armas.
Lá está o dilema que lhe referi nessa altura...BdC ainda tenta chegar lá sem sujar as mãos, mas porventura mais tarde ou mais cedo, vai ter que o fazer ou arranjar quem o faça.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.02.2018 às 16:40

E eu já disse vezes sem conta que não é pelas vias que este presidente tem adoptado que chegamos lá. O facto de outros também o terem feito, não anula seja o que for.

O que tem de ser feito, é de forma que cá fora quase não se dá por ela.

Acredite no que lhe digo, porque sei o suficiente para o dizer: para se chegar "lá", é preciso ser respeitado e temido. Bruno de Carvalho não é nem uma coisa nem a outra.

Se tem dúvidas disto, engana-se a si próprio.
Sem imagem de perfil

De Rui Miguel a 19.02.2018 às 17:07

Caro Rui Gomes, os 36 anos que precedem o título de 1981/1982, sendo que neste período, conseguimos somente 2 campeonatos, e simplesmente porque o Benfica curava as suas feridas na sequência dum presidente corrupto, mas só para si próprio e o Pinto da Costa se perdia na má vida entre mulheres a amantes em casas de alterne, ilustram que o romantismo e a discussão de ideias permanentemente dentro do forum leonino não têm resultado em qualquer sucesso.
Para ser campeão e para criar impacto e receio aos adversários (e até aos diferentes players que navegam no panorama do Futebol Português, como é exemplo da Arbitragem, Comunicação Social, etc), uma das primeiras premissas é a militância incondicional dos seus sócios e adeptos.
Esta é a estratégia de Bruno de Carvalho.
Porém e como disse, é uma questão de escolhas e alternativas, sendo que ambas têm os seu méritos e vantagens.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.02.2018 às 17:20

Caro Rui Miguel,

Eu compreendo perfeitamente e, por outras palavras, já o referi muitas vezes nos meus escritos ao longo dos anos, aqui e algures.

É indispensável ter-se poder e "know-how" para lutar as forças obscuras no futebol português, forças essas que vão muito além das quatro linhas. Esse poder implica ser respeitado e temido, em simultâneo.

O problema é que o actual presidente não tem nem o poder nem o know-how. O Sporting já teve presidentes que tinham as duas proposições na sociedade portuguesa. O que aconteceu, é que nunca se disponibilizaram para seguir esse rumo, ou seja, descer a esse nível.

Isto, na minha opinião, é um dilema sem solução, para o Sporting.

P.S.: Não é com a "caça às bruxas" aos nossos próprios sócios que conseguimos seja o que for, mas o ego do presidente não dá para mais.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 19.02.2018 às 19:28

De que valerá a militância incondicional se nem o nosso balneário conseguimos blindar? De que valerá quando se compram jogadores ás carradas e a equipa continua com lacunas gritantes e um treinador pago a peso de ouro mas que em 3 épocas ganhou apenas uma supertaça e uma taça da liga?
Responda quem souber.....
Sem imagem de perfil

De Rui Miguel a 19.02.2018 às 17:28

Então depreendo que neste momento, os Sportinguistas ficaram numa encruzilhada na escolha de qual é o pior dos males e a que devem usar as suas melhores forças para atacar e atingir.
Serão os dois clubes corruptos que têm dominado tudo que é importante no futebol nacional (liga, federação, arbitragem, comunicação social), ou então um presidente egocêntrico, desafiador, mal criado na comunicação, guerrilheiro na acção, independentemente de quem estiver no seu caminho?
E é esta a divisão que se tem revelado nestes anos de regência do actual Presidente, e duma certa forma proliferam em eternos debates entre sportinguistas.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 19.02.2018 às 19:25

Lá diz o povo na sua infinita sabedoria " o calado vence tudo" e também diz "falar menos e trabalhar mais resulta melhor", seguindo estes conselhos, se calhar BdC teria mais sucesso desportivo no Sporting, mas isto sou eu a divagar porque sou maluco e se calhar sportingado ou coisa que o valha....
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.02.2018 às 16:29

Ehhhhh amigo alto lá !!!

Que praticas ilegais pretende acusar na actual Direçao do Sporting ?, (lave a sua boca neste caso os dedos!!! )Que actos ilicitos , sujos corruptos sem princípios iguais aos outros como insinua vê utilizar, os responsaveis do Sporting?

Isso é uma acusação grave , isso é caso de polícia

Que grande confusão vai na sua cabeça meu caro ....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.02.2018 às 16:35

Esta "explosão" é dirigida a quem ?... Ao leitor Rui Miguel ?
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.02.2018 às 16:50

O leitor Rui Miguel é que usou essas expressões , falando em tacticas corruptas e sujas sem principios , porque nesse dia serei o primeiro a pedir a cabeça dos responsaveis .
Sem imagem de perfil

De Rui Miguel a 19.02.2018 às 16:52

Parece-me que esta questão é para mim.

Eu não disse que o BdC usa ou tem usado já as tácticas mais conspurcadas que o SLB e FCP têm usado a miude para sair vencedor.
Aliás, se estivesse já usar, ao invés de ter ficado em 2ºs e 3ºs nos últimos 4 anos, teria ganho pelo menos um título de campeão. (o que ficamos a um só ponto do SLB).

O que disse e volto a dizer, no lamaçal que é o corrupto futebol português, a melhor e mais certa forma de obter títulos é usar estilos e formas pouco idóneas.

Os velhos e românticos valores desportivos que sempre nortearam a agremiação do Sporting Clube de Portugal, palco de princípios democráticos e de debate de diferentes opiniões simplesmente puxa para baixo e reduz as probabilidades ao mínimo para sermos ganhadores.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.02.2018 às 17:04

Então deixe-me concluir

Só tem 3 possibilidades de ser campeão no estado actual

1 - Atraves dos actos ilicitos semelhantes utilizados pelos outros 2
2- Aceitando a esmola do titulo as quinhentas para enganar tolos
3- Delatar os actos ilicitos que os outros 2 praticam , a exemplo do delate que se traansformou no apito dourado e trouxe de novo o Porto á terra.

Esta direçao do Sporting e até á data optou pela via do ponto 3 , veremos como acaba.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.02.2018 às 17:42

Rui Miguel

José Roquete Iniciou a sua função de presidente do SCP em Março de 1996. O SCP ganhou o campeonato nacional no ano 2000. No ano 2001 lutou até ao fim pelo título. Em 2002 na presidência de Dias da Cunha voltou a ganhar. Tinham sido criadas as condições internas para ganhar títulos regularmente, sem recorrer a "tácticas conspurcadas"., Condições que depois foram desbaratadas. Limpinho, limpinho, sem guerras, nem gritarias. Por isso discordo da sua teoria. As vitórias estão na organização, na discrição e na coesão.
Sem imagem de perfil

De Tecaneles a 19.02.2018 às 18:03

O Sporting ficou a 2 pontos do Benfica.

88 contra 86.

o ultimo campeão a ficar a 1 ponto do vice foi o Porto em 2012/2013 que fez mais 1 ponto do que o Benfica. O tal campeonato que o JJ se ajoelhou no Dragão.

Convém comentar com verdades e não com suposições ou aproximativos.
Sem imagem de perfil

De Rui Miguel a 19.02.2018 às 17:15

Exacto ... Caro Indiana Julio, o seu raciocínio está correcto.

Sendo que a opção 3 não é garantia de qualquer sucesso, porque quando se revela e acusa-se os actos ilícitos de um, o outro usurpa e aproveita-se do desgaste que o Sporting sofre ao enfrentar de peito aberto as tramas do primeiro.

Uma boa ilustração deste fenómeno está na invasão soviética da cidade de Varsóvia só após os violentos combates entre resistentes Polacos contra o exercito Nazi, os Russos aproveitaram-se da derrota dos Nazis e do desgaste dos locais na batalhar com os alemães e assim tomaram de forma fácil a capital Polaca.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.02.2018 às 17:24

Caro Rui Miguel,

Nós não vencemos campeonato - o que referiu - por culpa própria, não obstante as forças obscuras que levaram o clube da Luz ao título. Dependíamos de nós próprios e de mais ninguém, e os pontos perderam-se quase exclusivamente pela fanfarrice do presidente e do treinador.
Sem imagem de perfil

De José Sousa a 19.02.2018 às 17:32

"Dependíamos de nós próprios e de mais ninguém, e os pontos perderam-se quase exclusivamente pela fanfarrice do presidente e do treinador."

Nesta concordo consigo e com muitos dos jogos com direito a "nota artística" e tudo. Não se compreende.
Irónico será ganhar com exibições cinzentas. Vamos aguardar, isto é jogo a jogo e hoje não são favas contadas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.02.2018 às 17:41

Sim, esta época, salvo rara excepção, tem sido repleta de exibições "cinzentas", mas os pontos têm somado.

Só no final veremos se é/foi suficiente.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.02.2018 às 17:30

Por isso mesmo tenho escrito que o futebol portugues se autoalimentava em surdina deixando os restos visiveis para os outros , agora rebentou a guerra , o Sporting decidiu que tem arcaboiço para a provocar e reclamar o seu estatuto .

Creio que Bruno de Caravalho primeiro meteu-se nela sem perguntar e sem saber primeiro se tinha de facto esse arcaboiço e agora pede que o sigam que nao abandonem trincheiras aos primeiros disparos e ainda mal se sabe do efeito perante as armas pesadas do inimigo .
Pede que todos se agrupem porque de facto e só dessa forma á alguma possibilidade de trazer tambem o Benfica á terra.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 19.02.2018 às 18:18

Indiana,
Tenho uma curiosidade, mas não precisa de a satisfazer? A partir de agora continua a ver a Rua Segura, ou obedece às ordens do presidente-rei? Pense bem porque pode levar um processo disciplinar.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.02.2018 às 19:16

Nesse aspecto é um ponto que discordo do presidente do Sporting e até tenho opinião contrária , primeiro os comentadores têm que estar presentes no maior numero de programas desportivos possiveis mas com gente mais capaz de esgremir opiniões , alguns dos que la estão levam-me por vezes ao limite da paciencia por nao terem capacidade de resposta , falta-lhes mais "cultura" .

Segundo, para nos defendermos temos que ter conhecimento de tudo o que se passa e só assistindo e lendo o que informam diáriamente nos media ficaremos a saber e poder assim organizarmos melhor as nossas estratégias de defesa.
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.02.2018 às 19:19

Meu caro da forma como sinto e defendo o Sporting se levasse um processo disciplinar lhe garanto que montaria tenda á porta principal do estadio de alvalade e so sairia de lá quando esse processo fosse retirado e com um pedido de deculpas.
Sem imagem de perfil

De Tecaneles a 19.02.2018 às 17:56

Acontece que o Sporting é o único clube que tem um presidente ordinário.
Não queiras meter os outros ao nível do BdC até porque nunca existiu um igual em Portugal.

Esta historia de que em Portugal é assim e por isso temos de ser assim é conversa a BdC para manipular os mais distraídos que são cerca de 90% dos Sportinguistas anestesiados pela ausência de títulos.

nunca vi o LFV ou o PdC a fazer figuras dessas e nem a chamar Benficados nem Portagos.

Cada qual com o que lhe pertence....
Perfil Facebook

De Indiana Julio a 19.02.2018 às 18:13

Desculpe sem querer ofender mas fala como um miudo de 10 anos que nao sabe quem foi Pinto da Costa á 20 anos atrás ou nao conhece o verdadeiro LFVieira.

Isso nao justifica que o presidente do meu clube tenha que ser igual mas as diferenças nao existem.

Recordo LFelipe vieira á poucas semanas em plena assembleia geral :
1- Jorge Mendes nao tem um c......de um jogador
2- Um f...da p... de um resultado
3-Não á um c...... de um email que......

tudo isto com voz bem alta em plena ultima assembleia porque na penultima mandou todos os que lá estavam para o c.......

Pelos vistos isto para o caro nao é ordinário, como nao o conheço nao posso avaliar o que acha ordinário.
Sem imagem de perfil

De Tecaneles a 19.02.2018 às 18:35

Claro que não conheço, o amigo Júlio é que conhece todos e sabe tudo tal como o seu chefe BdC.

Só numa cabeça como a sua é que compara o comportamento do BdC com o de qualquer outro dirigente seja do que for em Portugal. e atenção que nem falo somente de dirigentes desportivos. Assim terá um leque maior para procurar dirigentes acarvalhados.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo