Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




img_920x518$2019_09_30_16_08_06_1608870.jpg

Francisco Salgado Zenha, vice-presidente e administrador da Sporting SAD concedeu uma entrevista à Rádio Observador em que abordou a proposta de aumento de salários da administração e outros assuntos de interesse:

"Esse ponto é importante e deve ser esclarecido. Houve uma convocatória em que se falava de aumento de salários para a administração e é o que fica... Primeiro: há uma comissão accionista independente que faz a proposta e que define com base numa análise o que é e o que deve ser a política de remuneração do Conselho de Administração. Segundo: essa proposta é feita com base num estudo realizado pela Mercer na Sporting SAD para fazer um ajustamento de todos os colaboradores, não só da administração.

Nós queremos fazer, do lado dos colaboradores, o que achamos que faz mais sentido que é profissionalizar o todo da estrutura. Não podemos ter, por exemplo, jogadores de futebol muitíssimo bem pagos e toda a gente que está nos bastidores e que possibilita o bom desempenho dos jogadores no campo insatisfeita, desmotivada e a ser mal paga. Foi com base nisso que a comissão accionista agarrou nesse estudo e definiu uma política que considera mais adequada.

A proposta é, ainda assim, muito inferior para o Conselho de Administração. Nós achamos que não estamos aqui por dinheiro, no ano passado recebemos menos que o Conselho de Administração anterior, abdicámos do prémios variáveis. Receberíamos o mesmo que os jogadores de futebol, o Conselho de Administração anterior recebia o mesmo que o Bruno Fernandes em prémios variáveis. Isso não fazia o mínimo de sentido e abdicámos. Prova que não estamos aqui pelo dinheiro. Está a ser feita uma proposta para o ajustamento dos salários do Conselho de Administração àquilo que é o mercado. E isso vai de encontro à nossa política de atrair talento para o futuro.   
 
Em primeira mão posso dizer-lhes: o Clube vai aceitar essa proposta, mas o Conselho de Administração da SAD vai abdicar do aumento. Não vai receber nem mais um cêntimo do que no ano passado. Mas tem de haver ajustamentos nos bastidores, nos administrativos, nos quadros, nos colaboradores. Estamos de acordo com a comissão accionista. Vamos abdicar e não queremos passar a mensagem de que estamos aqui por dinheiro, porque não estamos".
 
É possível o Sporting ter sustentabilidade pelo aumento das receitas?

"Temos plena consciência de que no futebol as receitas estão dependentes dos resultados desportivos, mas é preciso criar as condições para num momento mais negativo mitigar a perda de receita e num momento mais positivo optimizá-la. Foi o que fizemos. Quando chegámos tínhamos uma quebra na receita de 'gameboxes' entre os 20 e os 30 por cento, no merchandising também era significativa e no final do ano demos a volta a praticamente a tudo. Isso foi feito, mas não porque o ano passado começou por ser fácil, porque não foi. Tivemos momentos desportivos difíceis, mas acabámos por preparar bem essas situações e conseguimos dar a volta, de forma a optimizar."
 
Quanto tempo o Sporting aguenta estas crises cíclicas?

"A instabilidade não ajuda minimamente o Sporting. É preciso ser sério relação a isso. A instabilidade não vem do mandato de Bruno de Carvalho, vem de dentro e de há muito tempo. Por alguma razão não somos campeões há tantos anos. Temos de dar condições a quem está à frente do Sporting. Não pode ser por um momento mais negativo no futebol profissional que colocamos em causa todo um plano e estratégia definidas pela Direcção. A estabilidade é fundamental para tornar o Clube sustentável. Se a cada bola na barra se coloca o plano estratégico e desportivo em causa, assim será mais difícil."

Quanto tempo o Sporting aguenta a contestação dos sócios?

"Se Deus quiser o Sporting CP será eterno. O Sporting vai aguentar com certeza se todos estiverem unidos e trabalharem no mesmo sentido. O Clube tem todas as condições para ser sustentável. Posso vir aqui e dar uma entrevista negativa, pessimista sobre a situação do Sporting, mas eu acredito que o Clube tem condições para ser sustentável e eterno. Há ferramentas para o fazer e nós temos um plano."

E esta Direcção aguenta quanto tempo a contestação?

"Esta Direcção tem um mandato, que quer cumprir. Em teoria todas as direcções devem cumprir mandatos, o que espero é cumprir o mandato e entregar aos sócios o que nós prometemos. Temos cumprido exactamente aquilo que estava no programa eleitoral no que diz respeito especificamente ao meu pelouro. Ter um programa eleitoral e cumprir parte desse programa em apenas um ano de mandato prova que sabemos para onde queremos ir."

Sócios a comprar acções para comparecerem na Assembleia Geral da SAD

"Eu sou a favor que haja participação nas assembleias gerais, independentemente de haver pessoas que compram acções só para participar. Tenho conhecimento que vai ter mais participação do que habitualmente e fico feliz com isso. Mas devem participar sempre, mesmo quando os momentos são mais positivos. Haver críticas só para se aproveitarem do momento, não é isso que queremos. Deve haver união. Que a crítica seja construtiva, as assembleias gerais são os sítios certos para essas críticas."

Empréstimo obrigacionista 

"Foi um processo muito difícil, dos mais difíceis em que trabalhei. Fazer um empréstimo obrigacionista que tinha que tinha sido prorrogado, nas condições em que foi, e começar a comercializá-lo um mero dia depois de o ex-presidente ser constituído arguido, isto são condições inacreditáveis. O que foi conseguido aconteceu por duas razões: pelo trabalho de toda a equipa e por o Sporting e os sportinguistas terem muita força. Tivemos senhores de idade que não sabiam como investir a fazer doações. Isto é o Sporting.

Sei que houve pessoas do Sporting que fizeram um 'forcing' grande para isto não se tornar numa realidade. Não vou dizer nomes. Acho muito triste, infeliz, acredito que esse não é o sportinguista típico. Mas as pessoas têm o directo a arrepender-se, temos de lutar por ser mais unidos. Faço um apelo para nos unirmos neste momento. Há agendas próprias, mas as pessoas devem perceber que há momentos para fazer isso. Há eleições. Não nos unirmos em torno do Sporting quando uma Direcção tem um mandato acho errado."

Reestruturação financeira

"A reestruturação financeira vai ser concluída em breve, até ao final do ano. Anunciaremos no momento certo. Qualquer que seja o acordo que saia daqui será sempre melhor do que já existia, porque caso contrário não o faríamos."

Herança pesada

"Podia ser pessimista, destrutivo e matar a situação do Sporting. A herança é difícil, foi difícil, mas quando entrámos neste ano já era muito melhor do a que encontrámos quando chegámos. As coisas estão melhor, estão longe de estar bem, mas estamos no caminho certo.
 
A SAD do Sporting poucas vezes teve resultados positivos. Se definíssemos a estratégia só com base nos resultados líquidos do ano, seria difícil tornarmo-nos numa estrutura profissional. Não é fulcral vendermos o Bruno Fernandes em Janeiro porque temos outras formas de gerar receita e de nos financiarmos. Temos de as procurar, no Sporting é mais difícil do que, por exemplo, na EDP, mas temos alternativas. No mercado de verão tivemos de tomar decisões, a venda do Bruno Fernandes para muitos era um dado adquirido, era possível ele sair, mas não foi o caso e optámos por vender outros jogadores.
 
Tudo o que fizemos voltávamos a fazer, não há dúvida. Não fazia sentido aceitar o que ofereciam pelo Bruno Fernandes. A venda do Bas Dost foi feita porque o custo que ele representava não era comportável para a realidade do Sporting. O que temos de perceber é que o Sporting não tem capacidade para ter todos os jogadores e tem de tomar decisões. Esta foi a decisão."

publicado às 05:02

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


11 comentários

Sem imagem de perfil

De M1950 a 01.10.2019 às 07:51

"Temos cumprido exactamente aquilo que estava no programa eleitoral no que diz respeito especificamente ao meu pelouro."

Isto não é uma frase muito inteligente , faz-me lembrar "o resto está mal mas eu tou a fazer bem" , têm que ter união e solidariedade dentro da organização para com o líder apesar dele ser o responsável máximo.

O Varandas na verdade tal como Zenha são dos dirigentes mais novos da história do Sporting e podiam -especialmente o primeiro- ter esta tolerância e os sportinguistas perceberam que vão errar com naturalidade se tivesse humildade mas alguém que diz que o futebol é fácil e quando as coisas correm mal assume que a culpa é dos sócios e dos críticos dificilmente pode ter a empatia de quem apenas o tolera nele não se revê...

Querem andar para trás com a questão dos salários e eu estou de acordo , foi um erro e assumir isso é inteligente. A questão não é quanto iriam ganhar , mas sim o simbolismo da medida quando o Sporting está em contenção e a reduzir custos e funcionários.

O que cabe a esta direção e foi isso que muitos vimos é fazer melhor que a anterior no sentido de aproveitar o que de bom esta fez e ultrapassar as limitações da mesma na sua maioria causadas pelo egocentrismo do antigo líder.

Nas modalidades vê-se que está a ser aproveitado trabalho e nada foi destruído , na formação agarraram todos os talentos da geração 2002 - já recrutada por ele , mas ficou mal falarem em formação ao abandono apesar do enorme erro do fim da equipa B e de um assumido desinteresse pela formação por parte da anterior direção. Nas finanças ultrapassaram a crise conjuntural e a falência iminente e penso que estão quase a cumprir a reestruturação e o plano de pagamento das VMOCs .

No geral o trabalho é positivo , mas o que é sempre visível é o motor do Clube: o futebol onde houve 2 erros que não são escandalosos eram fáceis de se cair neles ( não despedir Keizer e vender Bruno Fernandes no final da época por menos de 70M) mas prejudicaram por completo a preparação da época , agora é necessário dar estabilidade à equipa e unir os adeptos e o balneário porque esses é que são a chave do sucesso de qualquer direção.
Sem imagem de perfil

De Vieirinha a 01.10.2019 às 10:19

Apenas dois pequenos reparos. Primeiro quando ele se refere ao cumprir os objectivos fala especificamente do seu peloro porque naturalmente é a área que domina e não terá sido com intuito de criticar ou apontar falhas a ninguém, apenas se refere aquilo que melhor conhece. Em segundo lugar quanto á questão dos salários, como o próprio refere na entrevista a proposta não partiu da direcção mas de uma comissão de accionistas, ter-lhe-á escapado esse pormenor, logo não houve erro nem meio erro.
Sem imagem de perfil

De William a 01.10.2019 às 10:13

"A instabilidade não ajuda minimamente o Sporting. É preciso ser sério relação a isso. A instabilidade não vem do mandato de Bruno de Carvalho, vem de dentro e de há muito tempo. Por alguma razão não somos campeões há tantos anos. Temos de dar condições a quem está à frente do Sporting. Não pode ser por um momento mais negativo no futebol profissional que colocamos em causa todo um plano e estratégia definidas pela Direcção. A estabilidade é fundamental para tornar o Clube sustentável. Se a cada bola na barra se coloca o plano estratégico e desportivo em causa, assim será mais difícil."

Isto não se devia aplicar a todas as direcções?

SL
Sem imagem de perfil

De Vieirinha a 01.10.2019 às 10:24

Obviamente que sim. Porquê a pergunta? Mas isto acontece em nos 3 grandes, não é apenas o Sporting.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 01.10.2019 às 12:39

Rui Gomes ------------É evidente que esta Direcção tem cometido erros em demasia. Até compreendo que isso tenha acontecido, pois a falta de experiência certamente, teve influência, pois governar um clube de "malucos" não é a mesma coisa que estar há frente de uma empresa com a dimensão que o SCP apresenta, pois ninguém está todos os dias a contestar o trabalho dos administradores.
Uma minoria de pessoas quer tomar conta do poder dentro do SCP. Noventa por cento dos associados já se manifestaram contra esse desejo. E vamos continuar todos os dias a ouvir criticas a esta Direção e ninguém se manifesta contra esta situação. Ainda ontem na CMTV estiveram cerca de meia a hora a dizer , que dezenas de pessoas contestavam o Presidente Varandas. Afinal eram só 20 os contestatários e temos de gramar todos os dias esta porcaria que já cheira muito mal e quanto mais se mexe, pior fica o odor de gente que apenas prejudicam o clube e que ninguém os consegue calar. Façam essas manifestações nos dias em que hajam jogos em Alvalade, pois essa voluntariedade pode não dar bom resultado. Fernando Albuquerque (SCP)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2019 às 13:31

A título de curiosidade, que "erros em demasia" têm eles cometido no que diz respeito à gestão do Clube?

Uma coisa é falar de contratações, de decisões sobre a equipa e jogadores, outra muito diferente é a gestão tanto da SAD como do Clube.
Sem imagem de perfil

De Rumo Certo - Ventos Favoráveis a 01.10.2019 às 15:01

Caro Rui Gomes,
Muitissimo bem observado e corrigido.
Até o presente momento apenas verifico como matéria eventualmente criticável, algumas decisões ao nível da constituição do plantel de futebol profissional.
Por inépcia, falta de sorte e/ou competência, os Sportinguistas ainda não tiveram a oportunidade de concluírem e registarem que foram opções de sucesso e mais-valia.
Aguardemos o que o futuro imediato nos reserva até ao final do ano e reabertura do mercado, para eventuais ajustas e sem cometermos loucuras.
Fraterno abraço leonino.
SL
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 01.10.2019 às 18:22

Rui Gomes---------Como sou "maluco" pelo SCP não vou aqui dar uma listagem de situações , que considero erradas, pois não disse quais os tipos de erros que esta Direcção , (em quem acredito,), praticou durante este ano de gerência. O Rui Gomes respondeu parte do que eu poderia apontar, que para mim são erros, outros na parte financeira, mas como sabe eu gosto muito do SCP e prefiro engolir alguns sapos enquanto acredito nas pessoas que estão à frente do meu clube. Peço desculpa se não ficou esclarecido, mas neste momento não quero afundar mais um clube , que faz parte da minha vida e que me merece o maior respeito, Quando as pessoas deixarem de merecer a minha confiança, farei o mesmo que fiz da outra vez, ou seja saio de casa percorro 300 Kms e
voto na pessoa que eu veja que merece os meus votos através do programa e e ideias apresentadas. Fernando Albuquerque (SCP)
Sem imagem de perfil

De Pelisca a 01.10.2019 às 15:23

Boa tarde,

Bas dost foi vendido apenas por razões económicas ai está a confirmação.

Afinal BDC não foi o começo da instabilidade do SCP

Não está no SCP por dinheiro mas quer aumentos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.10.2019 às 16:32

A sua boa ou má fé nos comentários é obviamente discutível, mas quero acreditar que é uma pessoa inteligente e, de acordo, esperamos observações um pouco incisivas e não apenas bocas avulsas e invariavelmente sarcásticas.

Se desejar, claro...

P.S.: E não me venha pedir mais explicações. Isto é bem claro.
Sem imagem de perfil

De J.Oliveira a 02.10.2019 às 00:41

Boa entrevista. Bas Dost foi vendido por razões económicas (quem é que não sabia disto?) também por que BdC deixou o clube num estado catastrófico; financeiramente sem um avo, com rescisões do plantel (quase sem plantel), a Academia num estado lastimável e sem investir no Scouting. Os órfãos e as viúvas ainda não se aperceberam da herança que deixou.
SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2012
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D




Cristiano Ronaldo